Todos que estudam loterias sabem que ganhar o prêmio principal da Mega sena é um hiper milagre. Podemos incluir aí também Timemania, Lotomania, Quina e Dupla sena e com ressalvas excluir a Lotofácil. Loteria Federal, Loteca e Lotogol são as loterias mais "fáceis" matematicamente. Eu como faço jogos usando esquemas com 12 dezenas - cheguei a seguinte conclusão: As loterias "fáceis" para ganhar prêmios secundários são: DUPLA SENA 1 chance em 45 para fazer a quadra. 1 chance em 528 para fazer a quina QUINA 1 chance em 47 para fazer o terno 1 chance em 714 para fazer a quadra MEGA SENA 1 chance em 90 para fazer a quadra 1 chance em 1.317 para fazer a quina Timemania 1 chance em 128 para fazer a quadra 1 chance em 1.760 para fazer a quina OBS: Excluir o terno, que tem chances de 1 para 17 por ser uma quantia irrisória. E observem ainda que a Mega sena em comparação com a Timemania é mais "fácil". LOTOMANIA Na Lotomania, como todos sabem, só podemos jogar com 50 dezenas e para fazer 16 pontos as chances são de 1 em 472 - 17 pontos 1 chance em 2.776 e 18 pontos 1 chance em 2.235. Difcícil, não é? Mais "fácil" acertar a quadra da Mega sena (jogando com 12 dezenas) do que fazer 16 pontos na Lotomania. LOTOFÁCIL COM 18 DEZENAS 1 chance 18 para 13 pontos 1 chance em 152 para 14 pontos LOTOFÁCIL COM 19 DEZENAS 1 chance em 8 para 13 pontos 1 chance em 46 para 14 pontos. A Lotofácil sem dúvidas é a com mais possibilidades de se ganhar prêmios secundários, seguidos da Dupla sena e Quina. Aproveitando vai aí o esquema criado por mim com dezenas para Quina - com 12 dezenas. Quina A B C D 12.47.23 04.39.58 01.36.15 60.21.56 AB AC AD BA BC BD A+ 04.39 A+01.36 A+60.21 B+12.47 B+01.36 B+60.21 A+04.58 A+01.15 A+60.56 B+12.23 B+01.15 B+60.56 A+39.58 A+36.15 A+21.56 B+47.23 B+36.15 B+21.56 CA CB CD DA DB DC C+12.47 C+04.39 C+60.21 D+12.47 D+04.39 D+01.36 C+12.23 C+04.58 C+60.26 D+12.23 D+04.58 D+01.15 C+47.23 C+39.58 C+21.56 D+47.23 D+39.58 D+36.15 36 jogos As dezenas nos grupos são só exemplos. Então ficam como matrizes. A+ significa marcar no cartão (ou cartela) as três dezenas do grupo A mais as combinações que já estão feitas. Exemplo: AB - 12.47.23.04.39 - 12.47.23.04.58 - 12.47.23.39.58 Entrando três dezenas, dependendo da posição acerta o terno. Entrando quatro dezenas - aí terno garantido. Pensando dias e dias nas loterias - acabo criando esquemas que podem ser interessantes. Se alguém perceber algum erro - corrijam para que eu possar aperfeiçoar. O esquema acima se aplica aos outros também. Obrigado e boa sorte a todos!