Jump to content

Entendendo a Filosofia do Caos


Evaldo Elisio

Recommended Posts

Tentaremos explicar a aplicação da Teoria do Caos aos Jogos Lotérico utilizando a analogia que segue:

Imaginemos uma piscina, na qual, no fundo existe uma camada de areia finíssima, onde são lançadas pedras de gelo. As pedras representam as dezenas sorteadas a cada concurso e a água representa o universo das dezenas sorteadas nos concursos anteriores. No nosso exemplo as pedras de gelo se liquefazem imediatamente após seu impacto com a superfície.

As ondas geradas na queda das pedras se propagam até as margens, refletem e retornam, cruzando-se entre si e, portanto, interagindo até que se extingam. Em um processo continuo, lançamentos de pedras proporcionam o aparecimentos de ondas que vão às margens, porém, as subseqüentes a primeira serão distorcidas devido as interferências das reflexões de ondas anteriores e das interações ocasionadas pelos cruzamentos entre si.

Imaginemos agora, que no fundo dessa piscina, na areia finíssima, em virtude dos movimentos aleatórios na superfície, aparecerão ondulações causadas pelos movimentos das ondas na superfície. Essas ondulações são caóticas mas seguirão um padrão de ondas de diversas formas, tamanhos, alturas etc., e estas mudarão a medida em que o corrugamento da superfície mudar, porém, apesar de todo o caos dos movimentos, é reconhecido um padrão cíclico.

Neste momento ocorrem alguns movimentos aparentemente caóticos, porém ainda previsíveis, pois são padrões cíclicos das ondas. Mas se continuarmos a jogar pedras aleatoriamente na mesma piscina, quanto mais jogarmos, mais caótico será o padrão das ondas na superfície.

Passado algum tempo, as primeiras ondas já estarão extintas, porém como o processo é continuo as ondulações na areia estarão sujeitas às influências das mais recentes.

Estatisticamente isto ocorre porque pequenas alterações na alimentação de dados em sistemas de cálculo de previsões, podem provocar mudanças drásticas com o passar do tempo, pois em função da realimentação de dados, estes podem alterar o sistema com respostas que levam ao crescimento das mudanças numa espiral caótica que alterará toda a previsão estatística daquele sistema, ficando assim completamente fora das margens de erro convencionais, porém, apesar do aumento da margem de erro, sempre será reconhecido um padrão cíclico, a despeito da aparente aleatoriedade.

Link to comment
Share on other sites

Caro WATA,

Qualquer sistema real opera sempre em ambientes onde a incerteza impera, principalmente quando o sistema envolve, pela sua natureza, ações imprevisíveis, tais como sorteios de loterias de números. Os modelos determinísticos certamente contribuem para a compreensão, a um nível básico, do comportamento dinâmico de um sistema. No entanto, por não poderem lidar com a incerteza, acabam por ser insuficientes nos processos de tomada de decisão. Assim, recorre-se a Processos Estocásticos como uma forma de tratar quantitativamente esses fenômenos, aproveitando certas características de regularidade que eles apresentam para serem descritos por modelos probabilísticos.

Pode definir-se um Processo Estocástico como um conjunto de variáveis aleatórias indexadas a uma variável (geralmente a variável tempo), sendo representado por {X(t), tT}. Estabelecendo o paralelismo com o caso determinístico, onde uma função f(t) toma valores bem definidos ao longo do tempo, um processo estocástico toma valores aleatórios ao longo do tempo. Aos valores que X(t) pode assumir chamam-se estados e ao seu conjunto X, espaço de estados.

A análise exclusiva dos últimos resultados não possibilita a determinação de uma matriz de probabilidades de transição dos estados.

Link to comment
Share on other sites

Prezado Evaldo

Em primeiro lugar parabens pelo teu post. Brisa nova é excelente para arejar a mente.

Gostaria, com tua permissão, de fazer alguns adendos, trazendo tua bela exposição para um pouco mais próximo da convivência lotérica no sentido de clarificar conceitos.

O padrão cíclico não contém linearidade, ou seja constância de intervalos. Para além disso, o padrão não está relacionado às dezenas em si, mas às condições específicas que se transferem de dezena para dezena com o passar do tempo.

Outra característica que está muito bem evidenciada em sua analogia é que cada dezena ao ser lançada aleatóriamente na piscina irá se encontrar com ondas provocadas por outras dezenas.

O Wata chegou a uma conclusão correta ao partir da premissa de retornar poucos concursos para minimizar a turbulência da espiral caótica. Mas há aqui um pequeno/grande problema: como no caos cada evento é simultaneamente causa e efeito, dificilmente o "ponto" que pegarmos como inicial para a análise estará estabilizado. Há alguma idéia de como "nivelar", ou pelo menos atenuar, as condições iniciais ?

Será que você tem algum mecanismo, mesmo que conceitual, para operacionalizar o principio, ou seja permitir efetivamente a aplicação na loteria ? Torço para que sua resposta seja positiva,pois gostaria de conhecê-la.

atenciosamente

Saldanha

Link to comment
Share on other sites

Caros Wata e Saldanha,

Sinto que pisei em terra fértil e espero que nos ajudemos mutuamente!

Quando Edward Lorenz teorizou o Caos,a primeira dificuldade encontrada por ele, foi exatamente determinar as condições iniciais, posto que seu interesse era prever fenômenos metereológicos.

Para nós, isto não representa um grande problema, pois a CEF disponibiliza todos os resultados desde o primeiro sorteio, de qualquer modalidade dos jogos lotéricos por ela operada.

A geometria fractal, criada pelo matemático Benoit Mandelbrot, nos fornece a idéia de como analisar fenômenos caóticos: os fractais. No nosso caso, um fractal há de conter um número fixo de resultados de concursos anteriores ao concurso que está sendo analisado, desde que, não seja tão grande de forma que contenha todo universo das dezenas da modalidade, nem tão pequeno que a ocorrência pesquisada apresente um período muito extenso. (Exemplo: cada concurso será comparado com os dez concursos precedentes.)

Feito isso, procedemos uma contagem seletiva, de todas as ocorrências registradas.

Para analisar a contagem seletiva, nos valemos da Teoria das Cadeias de Markov, montando a Matriz de Probabilidades de Transição de Estados, e o Vetor da População Inicial.

O produto do Vetor População pela Matriz de Transição nos fornece dois resultados bastante interessantes:

a) O Vetor População Final;

B) A Esperança do próximo resultado.

Esta é uma síntese do processo.

Um abraço à todos.

Link to comment
Share on other sites

O dr.Lotofacil postou algo semelhante a isso a muito tempo atras.

Realmente nada melhor para esplicar os resultados lotericos que o caos.

Olá Faceira

Fui procurar o post do Dr Lotofácil que você citou. Porque fiz isso ...

Primeiro porque embora tendo a loteria, na minha opinião, uma alta correlação com a Teoria do Caos, poucas publicações existem a esse repeito.

Depois porque o Dr Lotofácil comprovadamente acertou a combinação vencedora com 15 pontos em um determinado concurso. Pode até ser que tenha acertado outros sem que tenha feito divulgação, já que houve 39 acerttadores quando postou seu palpite. Não sei se alguém observou, ou não, que o único e lacônico desabafo dele foi: "nem um obrigado eu recebi, como já era de se esperar". Essa forma tranquila induz a supor que ele tinha convicção de acertar outras vezes.

De minha parte sinceramente torço para que essa suposição seja realidade.

A terceira razão é que vários membros tentaram descobrir como foram montadas as 20 combinações do Dr Lotofacil que tinham no seu bojo o prêmio de 15 pontos. Afirmam categóricamente que não se trata de desdobramento ou fechamento. Aceito sem questionar, até porque não tenho convivência com fechamentos já que seu uso para mim é dispensável.

Após apresentar razões suficientes do porquê da minha busca, vamos às conclusões.

O Dr Lotofácil é incisivo em um enfoque que quase ninguém considera: a pesquisa do que não ocorre. Copiando as palavras dele: "o interessante é obervar que esse percentual que não costuma ocorrer e tambem ocorre tambem possue um padrão e este padrão é ainda mais fixo que o padrão que costuma ocorrer mais frequentemente".

É óbvio não ? O que mais ocorre na loteria é se errar o resultado. Então o padrão de errar é muito maior do que o padrão de acertar.

Atenciosamente

Saldanha

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

O dr.Lotofacil postou algo semelhante a isso a muito tempo atras.

Realmente nada melhor para esplicar os resultados lotericos que o caos.

Olá Faceira

Fui procurar o post do Dr Lotofácil que você citou. Porque fiz isso ...

Primeiro porque embora tendo a loteria, na minha opinião, uma alta correlação com a Teoria do Caos, poucas publicações existem a esse repeito.

Depois porque o Dr Lotofácil comprovadamente acertou a combinação vencedora com 15 pontos em um determinado concurso. Pode até ser que tenha acertado outros sem que tenha feito divulgação, já que houve 39 acerttadores quando postou seu palpite. Não sei se alguém observou, ou não, que o único e lacônico desabafo dele foi: "nem um obrigado eu recebi, como já era de se esperar". Essa forma tranquila induz a supor que ele tinha convicção de acertar outras vezes.

De minha parte sinceramente torço para que essa suposição seja realidade.

A terceira razão é que vários membros tentaram descobrir como foram montadas as 20 combinações do Dr Lotofacil que tinham no seu bojo o prêmio de 15 pontos. Afirmam categóricamente que não se trata de desdobramento ou fechamento. Aceito sem questionar, até porque não tenho convivência com fechamentos já que seu uso para mim é dispensável.

Após apresentar razões suficientes do porquê da minha busca, vamos às conclusões.

O Dr Lotofácil é incisivo em um enfoque que quase ninguém considera: a pesquisa do que não ocorre. Copiando as palavras dele: "o interessante é obervar que esse percentual que não costuma ocorrer e tambem ocorre tambem possue um padrão e este padrão é ainda mais fixo que o padrão que costuma ocorrer mais frequentemente".

É óbvio não ? O que mais ocorre na loteria é se errar o resultado. Então o padrão de errar é muito maior do que o padrão de acertar.

Justamente isso, eu também sempre acompanhei o Dr.Lotofacil e percebo que ele sempre fazia mensão ao fato de as pessoas procurarem seguir atraves das estatisticas o que mais costumava ocorrer na Loteria e me parece que com isso ele quiz dizer que deve haver algo justamente naquilo que menos aconteceu.

Pena que o Dr.Lotofacil apagou a grande maioria das mensagens que ele postou, motivos com certeza não faltou.

O Dr Lotofácil é incisivo em um enfoque que quase ninguém considera: a pesquisa do que não ocorre.

Talvez ele tenha feito essa observação se referindo ao fato que que nos tentamos sempre descobrir o que vai ocorrer no proximo sorteio baseando-nos em tudo que já aconteceu, me parece que segundo ele o caminho era justamente o contrario.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 years later...

Se considerassemos os resultados como um vetor no plano cartesiano xy, poderiamos analisar as tendencias, aproximacoes, inversões e simetrias. A não-linearidade existente no sistema leva a multiplicidade de informações tendendo ao infinito. O cálculo de populações torna-se ineficiente neste estudo se analisarmos um ponto devido a não-linearidade. O cálculo da ferradura e o mais indicado para se obter a aproximação, pode_se utilizar o ponto desejado e estimar um limite aproximado isto é trabalhar com grupo numérico reduzido.

Link to comment
Share on other sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boooaaa Fernandes20...


Só pra quebrar o gelo mesmo!!!!


Se é relevante aplicar a teoria do caos nas loterias, porque não aplicar também as fases da lua, já que a mesma reflete nas marés, na agricultura, e em diversas áreas e setores???

Acredito que tudo seja válido, eu estou jogando em loterias há 11 meses, e há cerca de 3 meses venho pesquisando a fundo e encontrei aqui um grupo seleto e bem gabaritado para se discutir probabilidades, estatísticas, matemáticas, físicas... dentre vários assuntos, mas ainda sim, lembro-me no segundo período da minha graduação, na aula de estatística 1, ao questionar o professor durante o intervalo sobre loterias, o mesmo disse com total experiência de mais de 40 anos de estudo e lecionando matérias específicas:

"Rafael, por mais que cheguemos à conclusões, analisando ainda sim o passado, jamais saberemos com exatidão o que acontecerá no futuro!"

 

Vale sim os estudos, e ainda acredito que a capacidade humana ainda sim um dia irá desvendar a "mecânica" de se descobrir e acertar os números de qualquer loteria.


Vamos continuar a buscar isso, e booooaaaa sorte a todos!!!

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Acredito que a teoria do caos seja o sistema de previsão de ocorrencias mais adequado para se tratar de jogos de azar (mega-sena dupla-sena, quina, loto-facil, lotomania, etc etc). Quando li algumas vezes o primeiro comentario do nosso amigo Evaldo Elisio, cheguei ao mesmo pensamento que o nosso amigo Wata, mas pensei um pouco mais: se fica menos dificil encontrar um padrao analisando um determinado numero de sorteios, 10 por exemplo, essa analise nao resolveria nada a questao do ponto de partida (padrao inicial) para se estabilizar o calculo de outras vaariaveis, entao se no fundo da piscina ha uma areia finissima  que representa  as dezeenas sorteadas e a piscina em si representa o universo do espaço amostral, fica mais compreensivel se limitarmos mais o tamanho dessa piscina e levarmos em conta a trajetoria das pedras de gelo (dezena sorteada). as pedras saem de dentro do globo, ou seja, a agua onde esta contido o universo das dezenas, se observarmos, as pedras ja estao dentro da piscina antes de serem sorteadas, o que precisa ser feito é a previsao do caminho que essa pedra percorrera antes de atingir o chao da piscina e consequentemente a sua loclizacao em relacao a area finissima. Por varios motivos as pedras de gelo ao serem soltas dentro da piscina se desviam e mudam sua trajetoria por conta de diversos fatores naturais considerando de fato ma piscina entao, ondas, outros objetos que estejam no caminho ate o chao. O que determina qual pedra de gelo saira é o modo como todas as bolas de 1 a 60 estao organizadas dentro doo globo, se nunca tivemos sorteios com as mesmas pedras é porque nunca foram organizadas identicamente dentro do globo, como diz uma frase de um filosofo famoso: nao tomamos banho no mesmo rio duas vezes, se formos no mesmo local mesma hora do dia, mesmo tudo... nao sera a mesma agua, assim como o espaço-tempo em que cada sorteio é realizado, nao acontecera dois resultados iguais em nenhuma hipotese, em 1938 nao houve uma sequencia de mais de 3 numeros na mesma ordem de sorteio, pode ser que em ordem numerica sim. Isso porque nao ha situacao em que os fatores estao nas mesmas condiçoes tampouco se pensa em fazer isso. Talvez a teoria do caos nao eplique todo o processo de previsao de sorteios em jogos de azar, mas se dois sorteios fosse realizados com as bolas exatamente no mesmo lugar, no mesmo globo, no mesmo espaço, no mesmo modo de giro das apresentadoras, faltaria ainda a coordenada tempo, o qque estaria distorcido simplesmente por ja ter sido modificado por outros eventos universais. lembro que ha cinco anos quando tinha 14 anos, copiei todos os sorteios da mega sena e colei no word editei para tirar as datas, deu um trabalho daqueles hahaha, entao comecei a verificar varios tipos de materias matematicas para prever com um sorteio anterior, o proximo, mas isso é muito mais que matematica, é a teoria de tudo, usei teoria de bhascara, sequencias numericas usando os dois ultimos sorteios e ate mesmo o 20 ultimos pra ver se tinha alguma relacao de sequencia, foi a parte mais dificil, ja estava ficando cansado, nao conseguia ais raciocinar, fiquei algumas noites testando essas tentativas, equacoes de reta, 1 grau, 2º, trigonometria, funcoes, logaritmo, analise combinatoria, permutçoes, arranjos etc. Nenhuma tentativa me deu uma luz no fi do tunel, entao parei de estudar isso, sempre joguei na mega sena, antes de comear esse estudo fiz um jogo em que sortemente acertei 3 deenas, depois nunca mais, foi um fato que e incentivou a estudar a logica de probabilidades. o ponto inicial é espaço-tempo, as coordenadas por si, a organizaçao de todas as bolas no globo, o numero de vezes que o globo sera girado para entao ser aberto a porta para sair uma dezena. sobre multiplicao, divisao, substraacao e adicao de cada sigla variavel nao tenho a ordem, mas é um ponto inicial para a previsao. Nao é possive acertar as 6 dezenas uando so teoria de previsoes, seja qual for, o maximo de deenas que podem ser previstas sao 4 ou 5, pois a teoria sempre sera falha por um fator: espaço-tempo.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião, apesar da indescritível dificuldade de se acertar as 6 dezenas na Mega-sena, o apostador pode diminuir drasticamente tal dificuldade, simplesmente reduzindo a quantidade de dezenas. Não vejo nenhuma aplicação e nenhuma relação dessa teoria (caos) com as loterias. A menos que alguém me convença do contrário, com argumentos bem consistentes.  

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Dia 29/06 anteontem fiz uma aposta na mega sena após aplicar um sistema de combinações de dezenas, ontem foi o resultado da mega sena concurso 2054, as dezenas foram: 04-07-12-22-26-39. Eu consegui acertar três dezenas: 22-26-39. A diferença é que no infinito mundo do acaso, eu escolhi antecipadamente prevendo esse sorteio, essas 3 dezenas, que saíram, a fórmula existe, há um ano eu escrevi nesse post, agora um ano depois, volto pra dar uma acordada no assunto, existe uma fórmula e não é difícil descobrir, eu creio!! E provo dela.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...