Jump to content

Iniciantes em Loteria


rivulus

Recommended Posts

Atualizei a primeira mensagem com o texto abaixo. Se alguém estiver chegando agora, vai poder ler lá em cima. Se você está acompanhando o tópico, pode ler apenas o que segue:

Se você já leu este ítem (6.1) lá no início, pode pular as linhas abaixo.

6) Estatísticas e a lotofácil

-----------------------

6.1) Pares e ímpares

As 25 dezenas da lotofácil, produzem 3.268.760 cartões diferentes de 15 dezenas. Ou apostas diferentes.

A maioria de nós não está acostumada a lidar com números como este. Números tão grandes como este, no dia-a-dia.

Para vocês terem uma ideia, a revistinha do Chico Bento, tem aproxidamente 65 páginas. Para chegar em 3.268.760 páginas seriam necessárias:

3.268.760 / 65 ~= 50.288 revistas.

Vejam que é mais de 50.000 revistas.

Destas 3.268.760 de apostas diferentes, é possível encontrar,

a- 1.019.304 com 7 pares e 8 ímpares.

b- 849.420 com 8 pares e 7 ímpares.

c- 660.660 com 6 pares e 9 ímpares.

Isto dá 2.529.384 apostas diferentes. É 77,38% de todas as combinações possíveis. Por isso sai mais.

Em outras palavras, as chances de uma sequência desta sair é um pouco maior do que com outra distribuição de pares e ímpares.

-----------------------

É por este motivo que dizem que é melhor fazer apostas com 6 pares, 7 pares ou 8 pares.

-----------------------

Vejam que NÃO usei as estatísticas passadas para justificar esta ideia. Penso que os concursos passados apenas apresentam as consequências dos argumentos acima. E não as causas.

Eu, e aí é minha opinião, acho que os concursos passados não afetam, não interferem, nos próximos concursos... Tudo o que encontramos no passado, e nos parece dizer algo sobre o presente, são apenas consequências das regras estatísticas e da probabilidade no presente. E não causas...

-----------------------

Escrevi até aqui e, ao reler, fiquei me perguntando:

Afinal o que são números pares e ímpares?

Pode parecer óbvio, mas vou usar algumas linhas para dizer algo sobre isso.

Se você já sabe, pode pular as próximas linhas.

-----------------------

Os pares podem ser divididos em duas partes iguais. A divisão por 2 é sempre exata. Com resto zero.

Se você usa calculadora ou computador para fazer as contas, vai perceber que não aparece vírgula nesta divisão;

Se você faz as contas com papel e lápis, verá que que o resto é zero, SEMPRE.

EM OUTRAS PALAVRAS: Todos os pares estão na tabuada do 2.

Os ímpares não podem divididos em duas partes iguais. Na divisão por 2 sempre sobra um resto. Ou a divisão mostra casas decimais... no caso do uso de calculadora ou computador, SEMPRE aparece uma vírgula com números à direita.

-----------------------

Os números da lotofácil são:

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

Vejam acima quem está na tabuada do dois. Em negrito.

Temos portanto, 12 pares e 13 ímpares neste 25 números da lotofácil.

Link to comment
Share on other sites

Desculpe pela minha ignorância mas se na lotofácil a chance de fazer 11 pontos é de 1/11, isso quer dizer que se eu jogar 11 cartões com 11 combinações diferentes com certeza faço sempre 11 pontos?????????????????? Fiz no Interney http://www.interney.net/lotofacil.php com 25 dez em 11 cartões e a garantia é essa. É assim mesmo? Se for assim, com as matrizes que os guris do fórum fazem não teria como diminuir o número de cartões e manter a garantia dos 11 pontos sempre?

Link to comment
Share on other sites

Nossa quantas coisas eu não sabia, vou ter que salva algumas pra depois ler até memorizar. Méritos ao colaborador Rivulus por que com esse tópico tive certeza que não sabia nada.

A ele pergunto quando puder responde, você já ganho algum premio expressivo na lotofacil? E quanto tempo vem estudando essa modalidade?

Parabéns e obrigado pela aula és mais um sábio, aguardo suas respostas sorte a todos.

Link to comment
Share on other sites

Desculpe pela minha ignorância mas se na lotofácil a chance de fazer 11 pontos é de 1/11, isso quer dizer que se eu jogar 11 cartões com 11 combinações diferentes com certeza faço sempre 11 pontos?????????????????? Fiz no Interney http://www.interney.net/lotofacil.php com 25 dez em 11 cartões e a garantia é essa. É assim mesmo? Se for assim, com as matrizes que os guris do fórum fazem não teria como diminuir o número de cartões e manter a garantia dos 11 pontos sempre?

Olá Borboleta,

De fato a probabilidade é esta. Mas não funciona assim: 1 acerto a cada 11 apostas. Esta estatística indica uma probabilidade. Uma tendência. Acho que deve chegar perto para um número muito alto de apostas: tipo de cada 55000 apostas 5000 acertam 11 (isto foi um chute, não sei números sobre isso).

Por exemplo: as chances de nascer um menino são 1 em 2, ou seja, 1/2 = 0,5 = 50%.

A gente poderia pensar que numa determinada maternidade depois do nascimento de um menino nasceria uma menina, pelas estatísticas. Mas eu acho que pode ter uma maternidade onde nascem bem mais meninas do que meninos.

E mesmo em alguns países o desequilíbrio de meninos e meninas é maior do que em outros.

A estatística se mostra válida para o planeta todo. É claro que de forma aproximada... Com margem de erro.

Espero que ajude.

=========================================================

Só completando a ideia:

Confrontando os acertos de 11 pontos e a probabilidade no concurso 694.

Arrecadação total: 21.392.377,50

Número de apostas: 21.392.377,50 / 1,25 = 17.113.902

Apostas com 11 pontos: 1.360.830

Porcentagem de apostas com 11 pontos:

1.360.830 / 17.113.902 =

= 1 / 12,57 = 0,079 = 7,9%

Probabilidade do acerto de 11 pontos:

1 / 11 = 0,09 = 9%

Mesmo assim, mesmo com mais de 17 milhões de apostas, o número de acertos de 11 pontos (7,9%) ficou abaixo da probabilidade (9%).

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Nossa quantas coisas eu não sabia, vou ter que salva algumas pra depois ler até memorizar. Méritos ao colaborador Rivulus por que com esse tópico tive certeza que não sabia nada.

A ele pergunto quando puder responde, você já ganho algum premio expressivo na lotofacil? E quanto tempo vem estudando essa modalidade?

Parabéns e obrigado pela aula és mais um sábio, aguardo suas respostas sorte a todos.

Olá CartadaFinal

Fiz um único 13. Só. Em 6 meses de estudos.

Agradeço o elogio, mas não sou sábio não.

Aliás, estou MUITO distante disso.

Talvez pelo modo como escrevo possa passar esta ideia.

Acho que é isso. Mas não tenho esta intenção.

Outra coisa: eu acho que não precisa, necessariamente, ser sábio para ganhar na loteria.

Basta fazer uma boa escolha das dezenas, preencher um (ou mais) volante(s) e registrar na lotérica.

Link to comment
Share on other sites

CONVITE.

[O texto é bem longo. Peço perdão, desde já, por isto. O convite só aparece no item 4 e termina no 5. Para quem quer ir direto é só avançar.]

Algumas coisas eu já achava interessantes de comentar e a excelente pergunta da BORBOLETA (acima) só acelerou o processo.

==========================================

Primeiro

Quem pergunta não é ignorante, é curioso. E a curiosidade é uma das coisas mais importantes não só aqui no estudo da lotofácil, mas em muitas outras atividades.

Desde os primeiros anos de escola, em geral, os alunos se sentem envergonhados, constragidos de perguntar. Isto aconteceu comigo. Eu tinha vergonha de perguntar e de que os colegas fizessem piada da minha pergunta. Hoje eu me tornei uma pessoa sem vergonha. Sem vergonha de perguntar. E isto tem me ajudado muito.

Ocorre muitas vezes da pessoa perguntar, mas os outros leitores, aqueles que já sabem aquilo, fazerem o mesmo que faziam na escola. Consideram a pergunta boba. E respondem de forma rude ou irônica. Isto eu acredito que existe em todo lugar, não só aqui.

Mas quem age assim está se considerando muito bonzão. E está perdendo uma oportunidade de refletir. Uma oportunidade de aprender algo com a pergunta que foi feita por outra pessoa. E está perdendo uma oportunidade de aprender a fazer perguntas. Infelizmente na escola não existe uma disciplina sobre a ARTE DE FAZER PERGUNTAS. A filosofia poderia se ocupar disso, mas nem sempre está na grade curricular. E nem sempre cumpre esta missão.

O que a escola tem ensinado é dar respostas prontas para perguntas também prontas. Isto não é ruim mas poderia ser melhor.

Eu não vou ser nem um pouco simpático com quem vier até este tópico para fazer piada das perguntas dos usuários. E isto de não ser simpático eu sei fazer muito bem. Vocês podem dizer que isto não aconteceu. E é verdade, não aconteceu mesmo. Mas já estou me antecipando.

É claro que tenho tentado aprender a ser mais simpático, e isto é um desafio para mim. Cada um pode ter seus próprios desafios.

==========================================

Segundo

Quando eu comecei a escrever este tópico, minha intenção não era de me colocar no lugar de uma pessoa que supostamente sabe tudo, e vai sair ensinando por aí. Eu não gosto desta ideia. A intenção era concentrar diversas informações sobre a lotofácil que estão disponíveis na WEB num único lugar. Mas porque fazer isto? Porque estas informações eu custei um bocado para aprender. Foi um trabalho demorado. E muitas vezes para mim foi difícil entender o que as pessoas diziam. Eu não gostaria que pensassem que tudo que escrevo é totalmente fácil para mim. Mas como não pretendo controlar o pensamento de ninguém, cada um é livre para pensar o que quiser.

Mas acabou que o tópico se tornou um tópico em que eu escrevo como se estivesse ensinando.

Tudo bem, mas meu desafio para os leitores é: DUVIDE DE MIM. QUESTIONE.

Não esqueça que muitas vezes eu cometi erros e posso estar cometendo erros aqui também.

A ideia do tópico foi inspirada na Wikipedia. Muita gente fala mal dela. Mas faça uma experiência e tente criar um tópico fake (falso, errado) e veja quanto tempo ele sobrevive. Já vi pesquisas mostrando que a Wikipedia tem menos erros do que enciclopédias tradicionais. Mesmo assim tem erros.

==========================================

Terceiro

Porque eu escrevo da forma que escrevo?

Bom, eu sempre gostei de ler e de escrever. Fui feliz de ter esta oportunidade, de começar a ler desde cedo. Fui feliz de ter acesso a livros desde cedo. E isto não me torna melhor do que ninguém. No sistema em que vivemos as oportunidades não são iguais para todos. Uns têm mais oportunidades do que outros. Eu sonho que poderia ser diferente, mas ainda não é. Mas também não sei como poderia ser este diferente. Passei por treinamentos na escola, como muitos aqui passaram. E este treinamento me deu condições de ler e escrever dentro das normas consideradas como "normas padrão". Mas isto é uma invenção. Uma invenção da Revolução Francesa, que definiu que a norma padrão seria a lingua falada e escrita pelos burgueses da época. Isto no século XVIII. Por volta de 1780. A língua padrão foi um acordo. Algumas pessoas se reuniram e disseram: A norma de escrita e fala da língua, a partir de hoje, é esta.

É claro que tudo isto facilita muito nossa vida, a vida de pessoas que precisam se comunicar; e seguindo a norma padrão, a comunicação se torna mais ágil, mas fácil. Mas não é uma verdade inquestionável, pois o objetivo é a comunicação. E muita gente se entende usando normas fora do padrão.

==========================================

Quarto

Aqui vem o convite. Um convite para todos que queiram perguntar ou escrever sobre qualquer coisa que foi comentada por aqui. Ou comentar sobre as perguntas que eu coloco abaixo. Vejam que comentar não é, necessariamente, responder.

Tem muitas perguntas que são muito boas para pensar e não para responder.

1) Para você que está começando, o que é mais difícil?

2) Você acredita facilmente (cegamente) no que as pessoas escrevem sobre a lotofácil?

3) Você acha importante definir um valor mensal para fazer apostas? E não apostar mais do que isto?

4) É importante saber matemática para ganhar na lotofácil? Caso afirmativo, qual matemática a pessoa tem que saber?

5) Você acha que pode existir algum método totalmente garantido para ganhar na loteria?

6) Quantos modos de jogar na lotofácil você ja experimentou?

7) É melhor apostar em 2 concursos com 8 apostas, ou em 8 concursos com 2 apostas?

8) Você sabe os pontos positivos e negativos do método que está usando? Ou ele só tem pontos positivos?

==========================================

Quinto

Teriam muito mais perguntas ou comentários, e o convite é este:

Qual sua pergunta ou comentário?

==========================================

Em tempo: Eu não sei a resposta da maioria das perguntas que fiz. Tenho algumas ideias, mas...

Link to comment
Share on other sites

Olá Rivulus! Pessoas como você são imprescindíveis em qualquer aspecto da vida de cada um

Parabéns pela iniciativa de cooperar de forma significativa com os foristas - te agradeço.

Aceito o convite e respondo às questões:

1) Qdo estava começando, o mais difícil foi entender os termos usados pelos foristas, p.ex.

fechamento, esquemas, planilhas (como usar);

2) Acreditei sim, imaginei que todos fossem !experts!

3) ´Definir o valor a ser apostado é MUITO importante, já que é fácil a gente se !empolgar! com

a expectativa de grandes ganhos

4) Minha relação com a matemática é, digamos, não muito amistosa - mas acredito que o

conhecimeto acerca é importante sim.

5) Não acredito que métodos dêem garantia absoluta - já entendi que se os números certos

não estão presentes, de nada adianta o método.

6) Já usei praticamente todos os métodos a que tive acesso - aí é que reside, no meu entender,

o maior engano - a pessoa se dispersa, se confunde! Qdo iniciei (+- 2 anos) utilizava sempre

o mesmo, fazia em cada cncurso ao menos 1 de 11 (cheguei a fazer 12 e 13 raras vezes),

mas comecei a usar métodos diversos para um mesmo concurso e aí começou a bagunça.

Nos últimos concursos (acredite) consigo fazer 5, 6 pontos - 11 só se repetir o anterior...

7) Pelo que entendi, a pergunta se refere à teimosinha - já tentei por 3 vezes, repetir por

3 seguidos, mas não obtive resultado (nem 11) Talvez tua sugestão de 8 concursos seja

a opção.

8) Não fiz análise de pontos positivos ou negativos (talvez devesse) Acreditei cegamente

em cada um deles.

PARÁGRAFO QUINTO: Pergunta ou comentário

Os comentários já estão implícitos nas respostas acima. A pergunta que tenho é: qual a

tua leitura sobre o que escrevi?

Grande abraço.

Link to comment
Share on other sites

Olá Rivulus! Pessoas como você são imprescindíveis em qualquer aspecto da vida de cada um

Parabéns pela iniciativa de cooperar de forma significativa com os foristas - te agradeço.

Aceito o convite e respondo às questões:

1) Qdo estava começando, o mais difícil foi entender os termos usados pelos foristas, p.ex.

fechamento, esquemas, planilhas (como usar);

2) Acreditei sim, imaginei que todos fossem !experts!

3) ´Definir o valor a ser apostado é MUITO importante, já que é fácil a gente se !empolgar! com

a expectativa de grandes ganhos

4) Minha relação com a matemática é, digamos, não muito amistosa - mas acredito que o

conhecimeto acerca é importante sim.

5) Não acredito que métodos dêem garantia absoluta - já entendi que se os números certos

não estão presentes, de nada adianta o método.

6) Já usei praticamente todos os métodos a que tive acesso - aí é que reside, no meu entender,

o maior engano - a pessoa se dispersa, se confunde! Qdo iniciei (+- 2 anos) utilizava sempre

o mesmo, fazia em cada cncurso ao menos 1 de 11 (cheguei a fazer 12 e 13 raras vezes),

mas comecei a usar métodos diversos para um mesmo concurso e aí começou a bagunça.

Nos últimos concursos (acredite) consigo fazer 5, 6 pontos - 11 só se repetir o anterior...

7) Pelo que entendi, a pergunta se refere à teimosinha - já tentei por 3 vezes, repetir por

3 seguidos, mas não obtive resultado (nem 11) Talvez tua sugestão de 8 concursos seja

a opção.

8) Não fiz análise de pontos positivos ou negativos (talvez devesse) Acreditei cegamente

em cada um deles.

PARÁGRAFO QUINTO: Pergunta ou comentário

Os comentários já estão implícitos nas respostas acima. A pergunta que tenho é: qual a

tua leitura sobre o que escrevi?

Grande abraço.

Primeiro de tudo obrigado airyl.

Você foi a primeira que aceitou o convite.

Quanto ao item 7.

Minha ideia quando fiz esta pergunta foi a seguinte. Eu cheguei num valor mensal de R$50,00 como limite para mim. Mais do que isto seria besteira eu apostar. Como eu aprendi isto? Tomando na cara. No início me empolguei e apostei mais do que podia. Claro que tive que apertar o cinto depois. Apertar o cinto não era novidade para mim. Eu já tinha aprendido a fazer isto. Então, consegui equilibrar as coisas. Hoje, o máximo que aposto é R$50 por mês. De vez em quando perco o passo e passo da conta. Bom, daí sei o que fazer: apertar o cinto de novo.

rsrsrsrsrsrs.....

E nessa vou tentando me equilibrar. Para mim não é fácil. Sou muito desorganizado.

Mas não sei e nunca soube se o melhor é fazer 8 apostas em 2 concursos ou 2 apostas de 8 em concursos.

Ainda não sei.

De qualquer modo minha experiência não é mais importante do que a experiência de qualquer um dos leitores.

E isto é o mais legal de tudo. A gente está literalmente no mesmo barco. Ombro a ombro.

O que você disse vale tanto quanto o que eu disse...

Mas a experiência de cada um pode ajudar o outro e aqueles que chegam...

É isso o que eu acho.

Obrigado airyl.

Link to comment
Share on other sites

Tomo a liberdade de postar alguns pontos que considero importantes não só para os iniciantes mas para uma padronização na forma de comunicar;

1) Para você que está começando, o que é mais difícil?

Considero as diversas nomenclaturas utilizadas para um mesmo atributo, (ex.: sequencias, sequencia de jogos, matrizes, posições, etc.)

sequencia (1,2,3,4,....)

sequencia de jogos (jogo 1, jogo 2, ...)

matrizes (geralmente são de posições)

posições (colocação ou correspondencia em que uma dezena ocupa em um determinado resultado de cálculo estatístico. Geralmente dentro de um universo amostral)

universo amostral de dezenas; (qtdade de dezenas utilizadas)

universo amostra de resultados (qtdade de resultados de concursos já realizados utilizado para cálculo de probabilidade)

probabilidade e possibilidade;

2) Você acredita facilmente (cegamente) no que as pessoas escrevem sobre a lotofácil?

Não na medida em que colocam as garantias sem informar as condiçoes específicas para que o evento ou resultado ocorra

3) Você acha importante definir um valor mensal para fazer apostas? E não apostar mais do que isto?

Sim, a fim de não extrapolar suas condições;

4) É importante saber matemática para ganhar na lotofácil? Caso afirmativo, qual matemática a pessoa tem que saber?

Sim, principalmente por que, o mínimo necessário encontra-se no âmbito dos cálculos estatísticos tais como;

probabilidade, médias (média aritmética, geométrica, moda), percentuais, além dos já mencionado no item 1;

5) Você acha que pode existir algum método totalmente garantido para ganhar na loteria?

Sim, na medida do poder de investir;

6) Quantos modos de jogar na lotofácil você ja experimentou?

vários de acordo com o tipo de estatística efetuada;

7) É melhor apostar em 2 concursos com 8 apostas, ou em 8 concursos com 2 apostas?

ambos podem não apresentar um resultado satisfatório

8) Você sabe os pontos positivos e negativos do método que está usando? Ou ele só tem pontos positivos?

A maioria apresentou pontos negativos uma vez que considero pontos positivos um método que possa apresentar retorno do investimento mesmo ao longo de um período de insistência (ou tentativas);

assim: se eu jogar R$10,00 po concurso, no mes teria gasto R$ 80,00, em 4 meses R$ 320,00 (e assim por diante);

dentro desse período, consideraria qualquer método positivo se houvesse ao menos o retorno do investimento;

entretanto, a maioria dos métodos ainda não apresentaram tal média;

==========================================

Quinto

Teriam muito mais perguntas ou comentários, e o convite é este:

Qual sua pergunta ou comentário?

!!!!.

Link to comment
Share on other sites

muito boa esta iniciativa do amigo,

só para esclarecer a probabilidade dos 11 pts, relacionada a 1/11

na verdade 1 jogo qualquer na lotofacil, cobre com premios, 10,58% das combinações.

entao esta seria a chances de acertar algum premio,

pois muitos confundem a probabilidade descrita da caixa,

na verdade realmente é 1 pra 11 a de 11 pts,

mas juntando tambem a de 12,13,14,15 pts.

passa para 10,58% de chances em 100%.

de acertar qualquer premio.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Rivulus por me responder. Eu ando acompanhando os sorteios e geralmente não sai 1 ou 2 números considerando de 0 a 9, no 694 não saiu o 7 nem o final 2. No 693 não saiu o 5 e 8. Tenho me baseado nisso para jogar, já fiz 13 pontos várias vezes jogando 3 cartões com a planilha do Ganhado. Me parece uma boa maneira de eliminar as dezenas, um caminho para os 15 pontos.

Link to comment
Share on other sites

Atualização.

Quem já leu o 6.2 na primeira mensagem pode pular o que segue.

Quem está acompanhando o tópico e já leu o 6.1 é só seguir adiante.

===============================================

6.2) Uma ideia:

Sobre o que foi falado acima acerca dos pares e ímpares, pode ser interessante fazer uma visitinha ao tópico:

http://www.comoganha...ados-possiveis/

proposto pelo espartano.

Lá ele apresenta informações mais detalhadas do que as que estão acima; não só sobre pares e ímpares.

Pode ser interessante para quem começa, se familiarizar com a leitura de tabelas, como as citadas.

Link to comment
Share on other sites

qual a possibilidade de algum jogo anterior se repetir???????. joguei alguns e acertei 11 pontos duas vezes!!!!!!!

Gilson,

Pode acontecer, sim.

A probabilidade de um dos concursos anteriores repetir é 1 em 3.268.760.

Mas foram poucos concursos até hoje, só 695, em relação ao número total.

Se a gente já tivesse visto 1.600.000 de resultados diferentes, aí a situação seria outra.

=====================================================================

Veja que se eu acertar 11 pontos no concurso 695 não quer dizer que eu estou chegando perto dos 12 pontos no próximo. E se acertar 12, não quer dizer que estou no caminho dos 13 para o próximo. A cada concurso a gente volta para o início.

Se fosse uma maratona, a cada concurso a gente começa do zero, mesmo que tenha percorrido 1 km na maratona anterior.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma vez peço perdão pela longa mensagem.

Eu sei que na WEB as pessoas não lêem longas mensagens, mas ainda não consegui aprender a me comunicar de forma monossilábila.

Quem leu o item 0 lá no início pode pular as linhas seguintes.

0) Pés no chão

Leitoras e leitores:

As palavras relacionadas com pés no chão, neste texto, tem relação com:

prudência, lucidez, sobriedade, bom senso e coerência.

Hoje, dia 15/12/2011, resolvi colocar em um mecanismo de busca na WEB a palavra "loteria". Os resultado foram superiores 22 milhões. Não é pouco.

E a quantidade de baboseira e conversa mole, que encontrei, foi absurda. Por baboseira e conversa mole eu entendo mentiras e enganações. Tenho uma hipótese que precisaria ser comprovada: Têm muito mais mentirosos e enganadores do que gente honesta falando sobre loteria. Por isto todos nós devemos tomar cuidado.

Eu gostaria de ter mais tempo para fazer uma pesquisa detalhada e dar nomes aos bois, para poder responder a cada um destes idiotas, e vir até este fórum e publicar minhas respostas, com nomes e os emails que enviei. Mas como o tempo é curto, é mais importante não dar nomes, mas advertir; porque acredito que este idiotas só sobrevivem por conta da ignorância do outro. E quando todos estivermos vacinados contra estes espécimes, eles morrerão à mingua, sem qualquer tipo de retorno.

O que me impressionou bastante foi algumas pessoas se dizerem autoridades em loteria por serem matemáticos.

Vejam que um matemático não tem NENHUMA autoridade para falar em como ganhar em loteria.

O que ele pode dizer é como aumentar suas chances. O que ele pode dizer é como funciona o sistema de loterias. Mas não como ganhar na loteria. As chances, mesmo em apostas com desdobramento, continuam muito pequenas. Mesmo quando se usam matrizes e mesmo em um bolão. Falta aí a honestidade de uma pessoa que tem o conhecimento. Vejam que eu posso cometer erros por ignorância - ou seja, por não saber o assunto - ou por má-fé - mesmo sabendo eu cometo o erro. São coisas que são julgadas de forma diferente.

Admiro a honestidade de Tristão Garcia e Sebastião de Amorim, que quando vão falar de loterias, dizem o que a matemática os permite dizer, e nada mais. Mas eu acho que eu não precisaria admirar esta honestidade. Mas, diante do contexto bem absurdo, acabou que os admirei. Não foi uma pesquisa exaustiva. Pode ter muito mais gente sendo honesta neste sentido.

Vejam, por exemplo, o que afirma o Professor Sebastião Amorim, da Unicamp:

"Se fosse assim, todos os especialistas em estatística estariam milionários. “A matemática só nos ensina que a melhor estratégia é não jogar”, diz Sebastião de Amorim, professor de estatística da Unicamp. As chances de alguém ganhar a Mega-Sena, por exemplo, são de 1 em 50 milhões*. Não há como estabelecer um padrão. Um número que saiu recentemente pode ou não aparecer de novo. Apostar sempre na mesma seqüência não aumenta nem diminui as possibilidades. A única dica do professor vem mais do bom senso do que da matemática: o ideal é escolher números que não tenham uma lógica muito óbvia, para que, se ganhar, você não tenha que dividir o prêmio com todas as pessoas que tiveram a mesma idéia."

Este texto (ou citação) deve ser creditado a Tiago Cordeiro, que o publicou no portal da superinteressante.

O Professor Tristão Garcia, numa conversa com internautas e publicada no portal do R7, responde algumas perguntas:.

(12:47:09) PACIFICO pergunta para Convidado: QUAL A LÓGICA PARA ESCOLHER OS NUMEROS?
(13:14:50) Tristão : PACIFICO, Não. Tem que ter sorte na escolha dos números. Mas não há lógica que preveja uma melhor escolha.

E o professor Tristão complementa, se referindo à mega-sena:

(13:39:24) Tristão : Para testar a sua sorte, faça a seguinte experiência: pegue uma moeda, escolha cara e veja se consegue tirar 26 vezes seguidas este lado escolhido. Se conseguir realizar esta proeza, parabéns, você tem um pouquinho mais de sorte do que um apostador da mega-sena!

Mas a lógica e a ideia são igualmente válidas para a lotofácil, ou qualquer outra modalidade semelhante.

Fontes:

http://super.abril.c...do_494094.shtml

http://noticias.r7.c...a-20110601.html

http://entreteniment...o-garcia-2.html

-----------------------

Link to comment
Share on other sites

O primeiro texto já foi atualizado. Se você já os itens 6.3 e 6.4 na primeira mensagem, ignore o que segue.

6.3) Números primos

Como eu já comentei antes, Espartano publicou um estudo sobre os resultados possíveis da lotofácil em:

http://www.comoganha...ados-possiveis/

Na tabela em que ele apresenta os primos, podemos observar:

---------------------------------
5____1.009.008___30,9%
6______960.960___29,4%
4______550.368___16,8%
(publicado por espartano, cf. link acima.)
---------------------------------

Com 4, 5 ou 6 primos encontramos um total de 2.520.336 combinações diferentes dentro daquelas mais de 3 milhões da lotofácil. É bastante.

Isto quer dizer que é mais provável que saia uma destas combinações, do que uma com 1 ou 9 primos.

Deste modo faz sentido fazer um controle sobre os primos para elaborar uma aposta que tenha mais chances de sair nos próximos concursos, do ponto de vista estatístico.

Isto não quer dizer as coisas ficam muito mais fáceis. Apenas menos difíceis.

Já que é menos difícil procurar um resultado dentro de 2.520.336, do que dentro das mais de 3 milhões. Mas as chances continuam pertinho do zero.

---------------------------------

Quais são os primos da lotofácil?

02-03-05-07-11-13-17-19-23

São nove números primos.

---------------------------------

O que é um número primo?

É número que só pode ser dividido por exatamente dois números.

Considerando a divisão exata, sem resto. Sem casas decimais. Sem números depois da vírgula.

E este dois números são: ele mesmo; e o número 1.

---------------------------------

Por exemplo:

---------------------------------

Quero saber se o 6 é primo:

Dividindo o 6 por 6 temos: 6/6=1

Dividindo o 6 por 5 temos: 6/5=1,2

Dividindo o 6 por 4 temos: 6/4=1,5

Dividindo o 6 por 3 temos: 6/3=2

Dividindo o 6 por 2 temos: 6/2=3

Dividindo o 6 por 1 temos: 6/1=6

Opa. Deu quatro divisões exatas. Então o 6 pode ser dividido por: 6, 3, 2, 1.

Logo não é primo.

---------------------------------

Já o 5 é primo; veja porque:

Dividindo o 5 por 5 temos: 5/5=1

Dividindo o 5 por 4 temos: 5/4=1,25

Dividindo o 5 por 3 temos: 5/3=1,66

Dividindo o 5 por 2 temos: 5/2=2,5

Dividindo o 5 por 1 temos: 5/1=5

Apareceu só duas divisões exatas. E foi isto que foi dito. Os primos só podem ser divididos exatamente por dois números. Por ele mesmo e por 1.

---------------------------------

6.4) Resumindo

Apostas com 6,7 e 8 pares vão acontecer com mais frequência do que com outras distribuições de pares.

Apostas com 4, 5 e 6 primos também vão sair com mais frequência do que com outras distribuições de primos.

É um bom começo, mas a vida não fica mais fácil e sim menos difícil.

---------------------------------

Link to comment
Share on other sites

A lotofácil é uma boa modalidade para estudar.

Porque afirmo isto?

Porque são 25 dezenas ao todo, e são sorteadas 15. Fica mais fácil em qualquer estudo encontrar padrões. Como já foi mencionado acima, podemos encontrar padrões não só para os pares e ímpares, mas também para os primos. E os padrões também são estudados para:

a - linhas e colunas

Vejam o concurso 695. A segunda linha não teve dezenas sorteadas. E teve apenas um ganhador.

Nós, que estudamos os padrões, dizemos que foi um concurso mal comportado do ponto de vista estatístico. Mas como é um jogo aleatório, um jogo de azar, qualquer resultado é tão legítimo quanto outro.

b - Frequência.

E aqui as estatísticas são várias.

Frequência das dezenas. Frequência de duques (duas que sairam juntas), ternos, quadras, ...

O pressuposto básico no estudo da frequência é de que existe uma força que leva as dezenas a saírem de forma mais ou menos equilibrada. Em outras palavras, de que vai ser muito difícil uma dezena estourar e sair muito mais vezes do que outras. Ou muito menos vezes. O que dá no mesmo.

c - E muitos outros padrões estatísticos...

Consultem os tipos de estatísticas que são fornecidas sobre a lotofácil.

Tudo isto; todos estes padrões, podem nos levar a acreditar que na Lotofácil nós temos mais controle na hora de elaborar apostas. Muito mais do que nas outras modalidades como a mega-sena ou quina; modalidades que têm um número maior de dezenas e o sorteio é de um número pequeno de dezenas.

Acredito que isto possa ser verdade, ainda que eu não tenha total convicção para fazer esta afirmação. É uma crença. O que talvez justifique, em parte, a grande popularidade desta modalidade.

E a palavra controle aqui tem o sentido do dicionário mesmo.

Eu, pessoalmente, nunca tive a iniciativa de pedir uma surpresinha na loteria. Sempre pensei que eu devesse saber tudo acerca da aposta. Sempre pensei que devesse controlar. E aí entra a palavra controle.

Eu dizia para mim mesmo:

- Vai que a surpresinha me fornece 5 pares e 10 ímpares. Isto nunca vai acontecer. Vai sim, veja o concurso 685. Taí uma aposta que eu nunca faria...e saiu.

-------------------------

Me despeço temporariamente dos leitores (escrevo isto em 17/12/2011), até que começe o próximo ano (2012).

Pelo menos em relação a estas longas mensagens.

Continurei a participar de forma breve e com comentários. Mas sem estas longas mensagens.

E um obrigado especial a todas as pessoas que colaboraram e me ensinaram muito nestes poucos meses que tenho participado deste fórum.

Eu espero, de forma sincera, contribuir um pouquinho. Eu acredito muito que a história de cada um é muito importante e pode ajudar muito os outros. Esta é minha intenção. Esta era minha intenção. Dar espaço para as pessoas contarem suas histórias. Não consegui. Mas ainda não desisti.

Ao Alexandre, idealizador e criador deste fórum agradeço a oportunidade e a compreensão. Este tópico não aconteceu exatamente como eu tinha imaginado, mas não abandono a ideia de tentar melhorar ainda mais no próximo ano, se eu tiver condições para tal feito, e tentar fazer diferente.

Que cada um, com seus valores, possa aproveitar da melhor forma as festas que estão por vir.

Boas festas a todos.

-------------------------

Assino como a pessoa mais desautorizada a falar sobre como ganhar na loteria que eu já conheci; eu mesmo. UM GRANDE ABRAÇO.

Link to comment
Share on other sites

Saudações

Aqui vê-se pessoas cultas e solidárias.

Parabéns Rivulus.

Quando comecei no Forum, dei umas ratiadas feias, fiz muito dente no facão. Falei coisas que não devia por não ter conhecimento o suficiente, há aproximadamente de 3 a quatro anos que estudo, estudo, estudo. Errei muito, mas aprendi a respeitar a opinião dos participantes.

Acredito que evolui e estou evoluindo.

Bom natal e fim de ano. (a todos).

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...