Jump to content

Máquina alterando dezenas do volante e eliminando premiados - Já aconteceu c/ você?


ironman

Recommended Posts

Sr. Administrador, Srs. Moderadores e demais membros do fórum: Por favor, leiam com cuidado o tópico, é um alerta para todos os que apostam na Lotomania. Não acredito em fraude em nenhuma das loterias da CEF, o alerta é para que todos confiram uma coisa bem simples e rápida antes de sair da lotérica: A quantia de números lidos no volante. Eu já tinha visto em outro fórum uma reclamação sobre o problema que descrevo abaixo, mas não imaginava que iria acontecer comigo.

Pessoal, nunca fui fã da Lotomania, aliás, nunca jogava, mas, depois das mudanças "prá pior" da Lotofácil, comecei a estudar essa modalidade. Hoje, 03/03/2012, fiz um fechamento com 80 volantes. Nunca gostei de deixar o sistema escolher as dezenas, nem na Lotofácil, quanto mais na Lotomania. Imprimi os 80 volantes no HTLoto, (Foto 1) levei na Lotérica e registrei os jogos. Agora à noite, fui conferir em uma planilha que fiz para essa finalidade (Foto 2), e verifiquei que tinha um cartão premiado com 16 pontos. Peguei os 80 jogos e fui buscar o premiado. Olhem a (má) surpresa!!!! Não consegui localizar o danado!!! Pensei: "-Será que a moça não registrou logo o premiado??". Contei os jogos, e batia os 80. Peguei os volantes que eu tinha levado na lotérica (foto 1) e fui olhar o jogo 29, que era o premiado - conferi e estava tudo certo. Aí comecei a reconferir 1 por 1 os cartões registrados. Ao chegar no 29 vi que estava diferente dos anteriores (Foto 3), só aí percebi o que estava diferente: NÚMEROS LIDOS DO VOLANTE! A máquina "leu" 49 e "completou" com 1 número. Só que, eliminou a dezena 03 que foi sorteada hoje, e daria os 16 pontos, e colocou no lugar a dezena 51, que não saiu.

Aqui, o resultado do 1224:

01 03 12 14 20 27 28 29 40 44 55 62 71 84 86 87 90 91 94 97

Destacados em azul os acertos do cartão.

E agora, vamos as fotos:

Foto 1 - Peguei os volantes 27, 28 e 29 para vocês verem que não deixei nenhuma dezena para o sistema completar, marquei 50 dezenas em todos os volantes.

27%2520e%252028a.jpg

29a.jpg

Foto 02: Planilha de conferência indicando um acerto de 16 dezenas no cartão 29:

imagem.JPG

Foto 3: Cartões 27, 28 e 29 registrados. Vejam que o 27 e o 28, a máquina leu os 50 números, e no que seria premiado, a máquina eliminou o 03 e colocou o 51 no lugar.

27%2520e%252028.jpg

30.jpg

Muitos aqui vão pensar: Ora, pode acontecer, a máquina leu errado só um cartão...

Putzzzz!!! Tudo bem, mas, e se fosse os 20 pontos, com mais de 5.000.000,00 em jogo, eu teria alguma chance de discutir isso com a CEF??? E porque em 80 cartões, o único que faria 16 pontos não foi lido corretamente pela máquina??? Em quantos cartões, no Brasil todo, a máquina fez o mesmo??

A intenção deste tópico, é apenas alertar a todos vocês que fazem fechamentos com mais de 20 ou 30 cartões, o que torna difícil a conferência. Antes de sair da lotérica, "OLHEM UM POR UM O QUE FOI REGISTRADO", para não ter a surpresa desagradável que tive hoje. Basta olhar o cartão no setor logo abaixo da data e hora do registro da aposta (Números Lidos no Volante), e ver se a máquina não "surrupiou" nenhuma dezena que lhe poderia dar um prêmio. Até agora penso se fossem 19 ou 20 pontos que a máquina tivesse alterado, o prejuízo seria grande!!! Perdi de recuperar $34,00 reais nessa brincadeira.

Vou ver se acho o link do blog do cara que está tentando processar a CEF devido a essas trocas que lhe tiraram um bom prêmio, e depois, posto aqui.

Quarta-Feira, to lá novamente, só que agora, sabendo que a máquina pode me sacanear :-P e vou conferir um por um meus jogos.

[ ]s a todos e fiquem espertos!!!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Obrigado, Luiz, estava preocupado em postar esse assunto aqui e ser mal interpretado. Boa ideia, vou mandar e-mail para a ouvidoria da CEF indicando este link para detalhar mais facilmente o ocorrido.

Eu encontrei o link do cara que teve o mesmo problema, mas, após ler todo o texto, vi que ele fala o tempo todo em fraude, coisa que descarto, por isso não vou postá-lo como prometi acima, a menos que tenha a permissão do administrador e moderadores. No Twitter ele tem fotos, inclusive dos processos tentados contra a CEF.

Bitcho, depois que descobri os softs que imprimem diretamente nos cartões, passei a usá-los SEMPRE nas modalidades que aposto: Lotofácil, Megasena, Quina, Duplasena e agora, Lotomania. Uso o HTLoto e o Cologa há mais de 02 anos, e, mais recentemente, o Lotoclover. Nunca tive problemas nas outras modalidades com nenhum deles. Quero acreditar que o leitor ótico da máquina para Lotomania, e só para Lotomania, tenha problemas em ler algumas dezenas, por isso faz a troca de dezenas. Já tinha lido reclamações sobre isso (pesquise no Google sobre a Lotomania), só não esperava que acontecesse comigo, tanto é que só descobri quando conferi os cartões à noite.

É provável que agora, mais alguém relate o problema, seria ótimo se fosse neste tópico para termos uma noção da frequência dessa troca de dezenas. Se ainda não ocorreu com ninguém aqui, pelo menos todos passarão a conferir seus bilhetes ainda na lotérica, o que evitará perdas que poderiam/ão ser irreparáveis.

[ ]s

Link to comment
Share on other sites

bom dia amigo ironman obrigado pelo seu alerta eu uso tambem software pra imprimir meus jogos uma vezes que passam dos 30 jogos confiro bem um a um mais não usava esse seu criterio acho que já perdi então alguns premios, mas agora vou usar sua dica eu particularmente tambem acho que nas loterias da cef não existe fraude e nem coisa aprecida, pode haver sim o que vc disse troca de numeros na hora de passar pelo leitor otico, continuamos a jogar mais de olho muito obrigado amigo pelo topico de alerta, abraços.

Link to comment
Share on other sites

o que me aconteceu foi de levar meu bilhete com 19 pontos la conferi em casa na raça ... ai a muie da loterica onde eu tinha feito a aposta na mesma maquina... disse q nao tinha nada premiado eu falei nao ta errad o confere ai d novo ai deu o premio fica o alerta x)

Link to comment
Share on other sites

Olá !!!

Eu quando imprimo meus volantes não coloco na impressão econômica, pois pode falhar a leitura !!

Outra coisa confiro no ato se a máquina completou algum cartão !!!!

Alerto a operadora que está passando os cartões a quantidade de jogos e que não está autorizada a completar nenhum cartão com números da máquina, ou seja, todos cartões estão completos.

Levo a listagem comigo, porque se porventura algum estiver faltando olho a listagem !!!

Imprimo os cartões na ordem e peço para passar na ordem !!!

Abraços,

FER4746

Link to comment
Share on other sites

Isso já aconteceu comigo 3 vezes .Sendo que duas eu me ferrei,perdi de fazer 16 pontos.Já na outra eu iria fazer só 16,mais a maquina trocou um número e veio mais um sorteado dando 17 pontinhos.

Amigos, destaquei este post pelo fato da MÁQUINA NÃO TIRAR apenas mas dá também a nós BONS PRÊMIOS que as vezes não teríamos caso ela fizesse IGUAL está no cartão. Já aconteceu comigo nos DOIS CASOS, embora tenham sido prêmios pequenos o que considero até 17 pontos, em uma ela me ajudou com 18 e na outra faltou pra chegar aos 16. Ou seja, isso não tira a NOSSA OBRIGAÇÃO de verificar SEMPRE nossas apostas o que torna mais SIMPLES como o próprio amigo IRONMAN disse QUE É SIMPLESMENTE ver no volante IMPRESSO se tem alguma DIFERENÇA de quantidade de números lidos e COMPLETADOS PELA MÁQUINA, acho que não fica difícil ver na hora isso e nem precisa FICAR NA FRENTE DELA (do caixa) fazendo esta observação até porque como vc já estava na fila pode voltar e fazer alguma CORREÇÃO.

Grande abraço a todos!!!

ps: TODO ALERTA partindo de boa intenção é BEM VINDO e nosso amigo SEMPRE CONTRIBUI NESSE SENTIDO. O interessante é que já aconteceu com muita gente e as vezes parece-nos um fato isolado e que acreditamos acontecer esporadicamente, o que não o é...

Link to comment
Share on other sites

Obrigado a todos pelo retorno. Não vou "citar" todos os tópicos, mas colocar o "nick" de todos que responderam para fazer algumas observações necessárias.

Kazu&LotoMania: Para quem usa fechamentos, marcando as 50 dezenas no volante, o melhor critério para conferir ainda na lotérica é esse: Números Lidos no Volante. Se a máquina leu menos que os 50 números, você pode ter uma surpresa desagradável!!!

Jotai Soares: Interessante a máquina ter dado os 17 pontos mas tirado os 16... queria que tivesse ocorrido comigo :-P . O que me deixou preocupado é que a gente só fica sabendo disso na hora de conferir os prêmios, se eu não usasse a planilha para conferir, fizesse como a maioria que vejo entregando os bilhetes diretamente no caixa para a atendente verificar a premiação, nem ficaria sabendo disso.

Tikofspider: Putzzz! 19 pontos e a guria dizer que não tinha nada!!! É prá ficar doido. Eu confio totalmente a conferência dos bilhetes a planilhas que faço para essa finalidade, depois que elas indicam que tem algum cartão premiado, aí sim, confiro umas 03 vezes no "dedômetro e olhômetro" antes de levar na lotérica ou na CEF.

Fernando (Fer4746): o HTLoto não tem essa opção (impressão econômica), todos as marcações saem no mesmo formato, portanto se a máquina lê uma deveria ler todas sem problemas. Quando usava o Cologa para imprimir Lotofácil (troquei pelo LotoClover) sempre usava a impressão econômica e nunca tive problemas na lotérica, nem para registrar os cartões nem na hora de receber os premiados com 11, 12 ou 13 pontos. O problema não está na impressão por software, mas sim, na calibragem do leitor ótico das máquinas que registram os cartões.

Não sabia que havia a possibilidade de alertar a atendente que não é para a máquina completar nenhum cartão, vou passar a fazer isso.

Eu também deixo todos em ordem e peço para que não sejam destacados, apenas dobrados, para facilitar a conferência.

Astronomia: Como disse mais acima, o problema não é a impressão por software, mas sim, na calibragem do leitor ótico da máquina. Se fosse por causa da impressão via PC, teríamos milhões de reclamações do pessoal, e o que vejo é o contrário, a maior parte dos apostadores, depois que acha o soft ideal, não perde mais tempo marcando manualmente os cartões (alguns até esquecem a caneta atrás da orelha :-P ) Além disso, já tenho experiência de no mínimo dois anos com isso, o problema só apareceu agora que comecei a jogar na Lotomania.

Venturi: É isso que me deixou preocupado! "Se" fosse 19 ou 20 pontos, o que eu poderia fazer? O cara que teve problema semelhante e que alega que perdeu um prêmio de mais de 1.000.000,00, não conseguiu respaldo em nenhum órgão de defesa do consumidor, nem o advogado conseguiu levar adiante as reclamações para nenhuma instância superior.

Gostaria que você e todos prestassem atenção em um detalhe que, ao rever a planilha de conferência, notei hoje. Está na foto abaixo:

imagem.JPG

O detalhe a reparar é o seguinte: NOS JOGOS 01 A 29 EU TENHO A DEZENA 03 (EM TODOS). Você pode ver na foto que eles estão destacados em AZUL. Todos os números certos ficam destacados em AZUL, pela formatação da planilha.

A pergunta é: Porque a dezena foi lida corretamente nos cartões de 01 a 28, e justamente no 29, que daria 16 pontos, ela foi trocada? Não poderia ter trocado em qualquer um dos 28 cartões anteriores? :???::

Ronald Cruz: Grande Ronald, e aí, como estão teus estudos da Lotomania? Não deu mais notícias, pelo jeito, está mais firme mesmo com as 05 ausentes da Lotofácil. Eu te alertei naquela MP que a Lotomania é muito mais difícil que a Lotofácil... :grin:

Bom, sobre seu comentário, você sempre é extremamente otimista, em todo e qualquer comentário. Mesmo em um problema como o comentado acima, você procura o lado bom, dizendo que a máquina tira, mas também dá. É fácil se entusiasmar ao "teclar" com você, agora, gostaria que você se imaginasse com um cartão que você registrou na lotérica e, na sua conferência, deu 20 pontos!!! Que tal quarta agora, quase 7.000.000,00 no bolso!!! Aí, você faz que nem eu, vai procurar o premiado no meio dos outros e, surpresa!!! a máquina trocou uma ou duas dezenas e teu prêmio milionário se transforma em alguns mil reais... :( Como seria?

É, meu amigo, só de imaginar, dá uns arrepios!!! Então, acredito que a máquina deve registrar exatamente o que você marcou, nem tirar, nem dar pontos para ninguém. Se a CEF quer um sistema realmente confiável, deve resolver esse problema. No mínimo, os/as caixas deveriam alertar quem está apostando que a máquina trocou dezenas, mas acho que nem elas sabem disso. Você leva 80, 100 cartões, ela não olha o que está registrando, nem tem como!!!

Samuka: Cara, é a primeira vez que escuto falar em troca de dezenas em outra modalidade que não a Lotomania. Você lembra se usou os volantes "oficiais" ou aqueles "especiais, maiores, para a Mega da Virada"? Vamos aguardar ver se mais alguém relata problema semelhante em outras modalidades de aposta.

Acredito que a finalidade do tópico está sendo alcançada, todos passarão a conferir seus cartões, a menos que sejam aqueles que deixam o acaso decidir as dezenas do cartão (surpresinha), o que nunca foi nem é meu caso.

[ ] a todos

Link to comment
Share on other sites

Gostei do alerta.

Mas... Vejam bem, NÃO ESTOU justificando o erro.

Se existem "confrades" no fórum, que não acreditam em fraude, e sim em um erro mecânico ( leitor das dezenas com defeito ), o inverso também poderá acontecer... Você marcar uma dezena, a máquina ler e registrar outra, e justamente esta dezena MELHORAR o seu prêmio.

A nós, resta conferir os jogos...

Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

Como outros já escreveram, creio sim que possam haver erros das máquinas. Esses erros acontecem tanto ao nosso favor, quanto contra. Muitos citaram aqui que já foram beneficiados. Se houvessem tais erros somente beneficiando a Caixa, ai teria algo realmente estranho.

Acontece que é nossa obrigação conferir se a aposta está correta, e antes do sorteio reclamar. Infelizmente quando jogamos muitas cartelas, fica complicado conferir. A verdade é que esses erros não deviam existir, mas infelizmente são comuns. A diferença é que só procuramos nosso direito quando a máquina erra contra, muitos que tiveram prêmios através de erros, não admitem que foram beneficiados por isso.

abraço

Link to comment
Share on other sites

Como outros já escreveram, creio sim que possam haver erros das máquinas. Esses erros acontecem tanto ao nosso favor, quanto contra. Muitos citaram aqui que já foram beneficiados. Se houvessem tais erros somente beneficiando a Caixa, ai teria algo realmente estranho.

Acontece que é nossa obrigação conferir se a aposta está correta, e antes do sorteio reclamar. Infelizmente quando jogamos muitas cartelas, fica complicado conferir. A verdade é que esses erros não deviam existir, mas infelizmente são comuns. A diferença é que só procuramos nosso direito quando a máquina erra contra, muitos que tiveram prêmios através de erros, não admitem que foram beneficiados por isso.

abraço

Verdade, seja dita...

Link to comment
Share on other sites

É de meu costume sempre depois de passar os VOLANTES na máquina, chegando em casa sempre confiro o Bilhete gerado justamente prevendo algum acontecido desse porte, por isso que faço sempre os jogos com antecedencia também. De sábado jogo na Quinta e de Quarta jogo na Segunda. Eu ja tinha lido sobre isso que a máquina trocou um numero pelo outro e tals, as minhas marcações da LOTOMANIA e em todas as loterias é td na UNHA, com CANETINHA DE ESCREVER EM CD.

Não da para ver o numero preenchido nem colocando contra a luz, eliminando assim a possibilidade da máquina "ler errado" a linha, essas canetas são ótimas.

Mais o alerta é muito bom..

Link to comment
Share on other sites

Já tive problema semelhante.

Acredito que se você não preencher corretamente os quadradinhos, o leitor pode se confundir... Isso acontecia comigo quando fazia um "X". Passei a fazer uma Bolona Cheia, o problema foi solucionado. Faço o preenchimento de forma manual com caneta esferográfica preta.

Link to comment
Share on other sites

Eu quando imprimo meus volantes não coloco na impressão econômica, pois pode falhar a leitura !!

Alerto a operadora que está passando os cartões a quantidade de jogos e que não está autorizada a completar nenhum cartão com números da máquina, ou seja, todos cartões estão completos.

Imprimo os cartões na ordem e peço para passar na ordem !!!

os três pontos são importantes, porém destaco o primeiro.

Eu nunca fui de usar sistemas para impressão, mas passei a fazer, claro, conforme passei a apostar com mais cartões.

E na primeira aposta tive VÁRIOS problemas... justamente por causa da impressão econômica.

Antes disso com as apostas preenchidas a mão tinha problemas com tinta azul... passei a usar um pincel atomico ou canetão (ou mesmo canetinha infantil), nunca mais deu erro, e quando ocorreu foi erro no preenchimento mesmo.

Reitero a recomendação do Fernando: NÃO USEM IMPRESSÃO ECONÔMICA.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Eu já passei por isso e sempre preenchi os volantes manualmente.

No meu caso eu passei o mesmo cartão com 20 números 2 vezes e a máquina lia 19,18 ou às vezes 21,22 números.

Achei estranho e mudei de Lotérica.Acredito ser calibragem da máquina...

Link to comment
Share on other sites

Uso o LMania pra imprimir.... Normalmente dá certo, apesar de as vezes ter que reconfigurar as margens devido a diferença de tamanho dos volantes oficiais. Nunca tentei imprimir em A4 e cortar depois, mas um amigo fez isso e deu certo. Mas algumas vezes percebo que alguns volantes onde marquei 50 dezenas têm 1 ou 2 completadas pela máquina. Nunca perdi (nem ganhei) nenhum prêmio por conta dessa falha na leitura. Creio que não é falha da CEF, mas da impressão mesmo (talvez qdo o cartucho está no final e mais fraco, talvez qdo não atento para tirar da impressão de rascunho, ao invés de normal). De qualquer modo, como está escrito no volante, a responsabilidade de conferir se a aposta está correta é nossa, não da lotérica. Para não correr riscos, acho uma boa providência fazer como o colega disse anteriormente e pedir para o atendente da lotérica marcar a opção de não permitir que a máquina complete o cartão eventualmente mal-lido. E quando é um número maior de jogos, pedir que vá conferindo, de 10 em 10, por exemplo, para evitar ter que procurar tudo depois....

abçs e sorte pra todos

Link to comment
Share on other sites

CAROS FORISTAS, LÍ ESSE TÓPICO ANTEONTEM E ACHEI BASTANTE ESTRANHO, AFINAL COLOCAR EM XEQUE A CREDIBILIDADE DA CAIXA ECONÔMICA É ALGO BASTANTE COMPLICADO. MAS HOJE ÁS 15:50 (HORÁRIO REGISTRADO NO VOLANTE) FUI À LOTÉRICA E FIZ 16 JOGOS EXAUSTIVAMENTE ESTUDADOS COM MUITAS HORAS DE TRABALHO. PARA A MINHA SURPRESA, CONFERI POR ALTO O PRIMEIRO VOLANTE E LÍ: 5 NÚMEROS LIDOS COMPLETADOS PELO SISTEMA, RESOLVI LER O OUTRO, 4 NÚMEROS COMPLETADOS E PARA O MEU ESPANTO, DOS 16 JOGOS 10, "ISSO MESMO 10 JOGOS" FORAM COMPLETADOS PELO SISTEMA E PASMEM SRS, NUM VOLANTE O ABSURDO:"19 NÚMEROS FORAM COMPLETADOS PELO SISTEMA", SEGUIDOS DE 8,1,4,2,1,3,10,5,11. LEMBRANDO QUE TODOS OS VOLANTES FORAM PREENCHIDOS CORRETAMENTE COM 50 NÚMEROS MANUALMENTE. DEIXO AQUI O REGISTRO CASO OCORRA ALGUMA PREMIAÇÃO ESPERO USAR ISSO COMO PROVA ALÉM É CLARO DOS VOLANTES PREENCHIDOS POR MIM E PELA LOTÉRICA.

BOA SORTE À TODOS.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 years later...
Em 05/03/2012 at 20:50, Gzmo disse:

Uso o LMania pra imprimir.... Normalmente dá certo, apesar de as vezes ter que reconfigurar as margens devido a diferença de tamanho dos volantes oficiais. Nunca tentei imprimir em A4 e cortar depois, mas um amigo fez isso e deu certo. Mas algumas vezes percebo que alguns volantes onde marquei 50 dezenas têm 1 ou 2 completadas pela máquina. Nunca perdi (nem ganhei) nenhum prêmio por conta dessa falha na leitura. Creio que não é falha da CEF, mas da impressão mesmo (talvez qdo o cartucho está no final e mais fraco, talvez qdo não atento para tirar da impressão de rascunho, ao invés de normal). De qualquer modo, como está escrito no volante, a responsabilidade de conferir se a aposta está correta é nossa, não da lotérica. Para não correr riscos, acho uma boa providência fazer como o colega disse anteriormente e pedir para o atendente da lotérica marcar a opção de não permitir que a máquina complete o cartão eventualmente mal-lido. E quando é um número maior de jogos, pedir que vá conferindo, de 10 em 10, por exemplo, para evitar ter que procurar tudo depois....

abçs e sorte pra todos

Ola boa noite.agora fiquei chateado pois tenho um fechamento de 81jogs tenho acertado 15 16 17 será que estão trocando os números como saber se estão fazendo isso

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Hoje eu fui jogar na lotomania algumas cartelas , só que ao chegar em casa eu percebi que o volante tinha completado e trocado vários números das cartelas...Fica a dica para as pessoas tomarem mais cuidados e conferirem na hora se esta registrado apenas os números que vc marcou, e não deixe que o sistema complete nada para vc...

Valeu

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...