Jump to content

É Possível Adivinhar O Futuro?


Jimmy

Recommended Posts

  • Administrador

Infelizmente não é possível adivinhar o futuro. Em algumas coisas é possível estudar para tentar acertar ou tomar uma decisão sobre algo que ainda vai acontecer. Posso citar dois exemplos:

 

- No mercado de ações: Podemos estudar, aprender com as tendências e fazer uma análise técnica do mercado acionário. Desta forma, temos chances maiores de ter sucesso em nossos investimentos. Mas isso não é adivinhar o futuro.

 

- Em apostas esportivas: Podemos estudar uma melhor estratégia, conferindo o histórico dos competidores (times) para ver quais as possíveis tendências de resultados. Mas isso não é adivinhar o futuro.

 

É possível então adivinhar quais dezenas serão sorteadas na Loteria?

 

Impossível! É incoerente dizer que tais dezenas são as mais propícias para sair em um próximo concurso.

 

Estamos lidando com uma modalidade de aposta em que os sorteios ocorrem de forma aleatória. Ninguém pode dizer com certeza quais dezenas serão sorteadas. "Ah, através dos meus estudos as dezenas possíveis para sair são...". Estudos de estatísticas?

 

Qual a probabilidade de determinada dezena sair?

 

A mesma que qualquer outra. "Ah, meus estudos é com base nas mais atrasadas" ou então "Ah, meus estudos são com base nas que mais saíram na história", etc. etc. A probabilidade da mais atrasada ou da mais sorteada sair é a mesma de qualquer outro número.

 

Algumas vezes nos bolões da Lotofácil organizados por mim, pedi para que cada participante sugerisse uma quantidade de dezenas e então dai tirávamos as mais sugeridas para jogar. Esta é a forma que encontrei de tornar a participação dos apostadores mais efetiva, sem a decisão de somente uma pessoa.

 

Alguns membros que acreditam adivinhar o futuro, criticaram esta forma de escolher as dezenas. Infelizmente preciso dizer que as chances destas dezenas serem sorteadas são as mesmas de quaisquer outras escolhidas através de estudos estatísticos. Esta é minha opinião racional sobre esse assunto. Você pode não concordar e respeito totalmente.

 

Agora você tem que convir comigo que em um jogo da Mega Sena, é muito fácil um suposto guru chegar em um fórum ou qualquer página na internet e citar 15 ou 20 dezenas (quando não cita mais) e dizer que em seus estudos, possivelmente 03 serão sorteadas entre as citadas. Avá, quanta astúcia. Nem precisa ser tão esperto para deduzir que tem grande chance de acertar.

 

Mas então não devo utilizar as Estatísticas?

 

Lógico que deve. Primeiramente você deve seguir suas convicções. Se acha que a escolha de dezenas através das estatísticas vai te ajudar, vá em frente.

 

Eu também utilizo as estatísticas, não para tentar prever quais dezenas serão sorteadas, mas para criar um padrão de escolha, além de simplesmente "chutar" alguns números de forma aleatória. Volto a afirmar, as probabilidades são as mesmas, mas criar um padrão de escolha é também interessante.

 

Mas afinal, qual o motivo de ter escrito isso tudo?

 

Gostaria de saber sua opinião. O que pensa sobre isso? Como escolhe suas dezenas? Como determina seu padrão de jogo com base em estatísticas? etc. Gostaria de juntar nesse tópico um acervo de pensamentos, ideias e decisões sobre a forma de determinar quais dezenas escolher em qualquer modalidade da Loteria.

 

Não precisa concordar comigo se não pensar da mesma forma. Quero ler informações divergentes a minha também.

 

Conto com vocês.

 

Obrigado.

Edited by Jimmy Durão
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Probabilidades e estatísticas apesar de serem ciências exatas, não é algo realmente exato, há algo que foge de tudo que conhecemos que pode nos ajudar a prever algo sim, vejamos um exemplo:

 

Você lança uma moeda 20 vezes, o resultado é totalmente aleatório  podendo cair em todas as vezes a face CARA virada para cima, porém a tendencia é que caia uma quantidade equilibrada das faces CARA e COROA voltadas para cima, e conforme aumentamos a quantidade de lançamentos a tendencia e que se iguale ainda mais a frequência relativa das duas faces.

 

Na loteria os números sorteados pertencem, em sua maioria, a jogos atrasados ou que nunca tenham pontuado,a tendencia das dezenas é se igualarem e isso pode sim ajudar a prever algo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

prever! palavra que não concordo. É possível imaginar uma possibilidade e ajudar nas escolhas. Prever, jamais.

 

Sobre o exemplo da moeda, em um universo de duas possibilidades, a chances de acertar é muito maior. :P

 

antever conjecturar futurar pressentir prever baçorejar adivinhar pressagiar prognosticarcalcular ajuizar avaliar computar contar desconfiar julgar louvar numerar orçar premeditar prepararpressupor farejar cheirar descobrir examinar imaginar afigurar cismar compor conceber congeminarconsiderar criar cuidar devanear engendrar excogitar fantasiar figurar idealizar inventar mentalizarpensar presumir projetar sonhar supor traçar entrever palpitar suspeitar conjeturar profetizar agourarantecipar augurar predizer prenunciar vaticinar anunciar revenir acautelar atalhar avisar evitar informarprecaver achar crer dar esperar estar querer subentender surpresar bacorejar surpreender vislumbrarsentir preanunciar profetar fadar ominar perspirar agoirar antedizer ver saber auspiciar esmar

 

http://www.dicionarioinformal.com.br/sinonimos/prever/

Edited by Jimmy Durão
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

Lendo os sinônimos com mais atenção vi que os sinônimos para prever, pode ser "adivinhar", mas também "avaliar", "desconfiar" etc. Então, prever podemos sim se a intenção for de avaliação ou de desconfiança.

 

Editei o título retirando a palavra "prever" e colocando "adivinhar" que melhor descreve o que quero abordar aqui.

 

abração

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Concordo contigo Jimmy!

Não acredito que eventos passados na loteria possa aumentar suas chances nos sorteios futuros.

 

No caso do APENASMAISUM, o que acontece é que existem muito mais combinações de 10 CARAS e 10 COROAS do que 20 CARAS.

Para entender vamos lançar a moeda 4 vezes, e pode sair dessa forma.

AAAA

AAAB

AABA

AABB

ABAA

ABAB

ABBA

ABBB

BAAA

BAAB

BABA

BABB

BBAA

BBAB

BBBA

BBBB

 

Então temos 1 ocorrência de 4 caras(AAAA) e 6 ocorrências de 2 Caras e 2 coroas.

por isso é mais difícil sair as 4 caras.

 

Agora imagina se saia as 4 caras....

Então se jogarmos a moeda 4 vezes novamente a probabilidade de sair BBBB é maior? Definitivamente não.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

uma dezena ISOLADA não faz nada... os sorteios são de 5, 6, 7, 15, 20 dezenas (no Brasil). 

Ao EXCLUIR uma das 60 dezenas da mega, as chances aumentam muito... em exatos 5.006.386.

Ou seja, você terá uma chance em 45.057.474 contra uma chance em 50.063.860.

São 10% mais chances!!!!! É muita coisa...

Só que esse ganho também é enorme a possibilidade de acertar JUSTAMENTE a dezena escolhida... 

Veja você terá 5.006.386 chances para cada uma das SEIS bolas sorteadas... algo próximo de 30 milhões... é muita "fácil" acertar a excluída...

 

Resumo tudo isso em uma situação: apostar com as 60 dezenas...

NOSSO bolão MSV2 foi montado pensando nisso... a cada XX jogos fecham 60 dezenas.

Minha aposta de 50 joguinhos será com base nas 60 dezenas... 

Meu empenho está na combinação e validação dos jogos de forma que TODOS tenham equilíbrio, dando as mesmas chances para todas as dezenas...

Isso nem sempre é possível, mas deve ser utilizado... a força de cada dezena é e sempre será igual às demais... 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Participando neste tópico,  concordo que sorteios não tem memória.

 

Mas como seres humanos, gostamos de abstrações para tudo.

 

Para apoiar a matéria em questão, sugiro a leitura dos tópicos linkados,

Sempre uma boa leitura para reflexão.

 

https://sites.google.com/a/aracoara.com/z-antonio/Home/ciencia/curiosidades-cient%C3%ADficas--posts-/Loterias--seria-poss%C3%ADvel-prever-os-n%C3%BAmeros-sorteados-

 

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/teste+voce+consegue+prever+o+futuro/n1238143708092.html

 

Abraço a todos os foristas.

 

Boas festas ao Jimmy e todos os amigos do Fórum.

 

Paulo

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Isso tudo me recordou uma velha piada.

 

 

A loira e a morena estão assistindo ao telejornal quando aparece na TV um homem no telhado de um prédio ameaçando se jogar. A morena logo vai dizendo:

— Aposto 50 reais que ele vai pular.

— Certo. Eu aposto 50 reais que ele não vai pular — responde a loira muito empolgada.

— Apostado!

Dali a uns minutos, o homem solenemente se espatifa na calçada. E a loira com olhar triste diz:

— Ok, você ganhou. Tome os seus 50 reais.

— Ah, deixa pra lá. Eu não posso aceitar o seu dinheiro. É que eu tinha visto essa matéria hoje de manhã e já sabia que ele ia pular. Desculpe.

— Tá bom, tá bom, confesso! Eu também fui desonesta com você. Eu tinha visto o jornal hoje de manhã.

— Mas então por que você apostou?

— Bom, eu não imaginei que ele seria tão estúpido de pular de novo!

 

Resumindo se em 17 anos da mega sena as estatísticas me dizem que as seis dezenas nunca saíram em um único quadrante, eu não sou ignorante o suficiente para achar que justamente no dia em que eu for jogar irá sair.

 

Contudo, as estatísticas não garantem nada, apenas diminuem a perda quase certa, no final das contas o que conta mesmo é sorte. 

 

Boas Festas pessoal, espero que  a sorte me escolha neste fim de ano, hehehe

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Guest Pitaco_certo!

Sim é possível.

 

Para pensar;

 

Os jogos de loterias são de fenômeno aleatório, correto?

 

Nova pergunta é aleatório a forma como são sorteadas as bolas?

 

O globo trata-se essencialmente de um fenômeno aleatório?

 

Essas perguntas nos permitem compreender melhor as diferenças entre os fenômenos suas respectivas teorias e o fator humano
envolvido na interpretação muitas vezes equivocada dos fenômenos correlatos aos jogos lotéricos e teorias associadas.

 

 

Entretanto não se trata de disciplina normatizada.

 

http://veja.abril.com.br/livros_mais_vendidos/trechos/o-andar-do-bebado.shtml

 

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2658080/o-andar-do-bebado-como-o-acaso-determina-nossas-vidas

Link to comment
Share on other sites

Eu, em minha modesta "sabedoria" acredito que é possível manipular esse "futuro" de forma que eles me ajudem a concretizar meus objetivos. Mas de que forma? Toda informação é necessária e nem menos importante que outra. É aí que temos o problema. Nosso "caixote"(cérebro) de informações as vezes nos destrói completamente. Toda vez que realizo uma aposta minha principal convicção é de verificar onde será feito esse sorteio. Se for nas cidades interioranas busco resultados somente dos caminhões da sorte se é em estúdio só procuro resultados desse lugar. Tem algo de importante nisso? Não sei, mas é uma forma que condicionei minha percepção. E toda e qualquer informação acrescenta ou diminui minha direção. Um abraço e obrigado pela existência deste site. :mrgreen:

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Observo tendências em localidades. Durante a semana o caminhão da sorte permanece sempre na mesma cidade realizando os sorteios de várias loterias e em alguns sorteios há repetição de dezenas inteiras ou em unidades. Desde a federal até outras loterias. No caso da sede(Osasco) os globos também tem diferenças, por exemplo a lotofácil de sexta e segunda quando realizadas na sede(Osasco), há sempre dois globos e há tendência em um e no outro. Não tenho um estudo profundo, apenas uma observação esporádica e já ganhei com 14 na lotofácil observando assim.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Ainda acredito que as estatísticas são fundamentais.

 

@Renato Maia

Você está totalmente correto, vamos pegar um número maior de lançamentos(pensem nos lançamentos como CARA sai determinada dezena e COROA não sai) por exemplo 80 lançamentos, há maior probabilidade de sair 40 CARAS e 40 COROAS, porém dentro do espaço amostral podem sair 40 CARAS nos primeiros 40 lançamentos e COROA no restante, ou ainda qualquer sequencia de acima de 10 lançamentos seguidos com a mesma face.....Isso realmente acontece na pratica?

O normal seria não ocorrer algo assim(se ocorrer então seria algo anormal), mas por quê?

Para entender vamos dividir os 80 lançamentos em 20 grupos de 4 lançamentos, ai sim é valido o que você descreveu.

Vejam bem, o equilíbrio é constante! As dezenas da loteria também!

Ambos se tratam de um espaço amostral equiprovável.

 

@oiregor

Tabus existem para serem quebrados, nunca saiu 04 e 05 no mesmo concurso sendo que são dezenas "quentes"? Se sim, está ótimo pois existem grandes chances de isso acontecer ainda.

Mas na minha opinião, deveríamos pegar uma quantidade menor de concursos, como apenas os últimos 100, 200 ou 300 concursos, e não focar nas dezenas quentes e sim nas frias, pois a frequência tende-se a equilibrar.

Também acho que não devemos desprezar alguma dezena, mas podemos ver a frequência e focar em algumas.

 

@João Roberto

Parabéns cara, isso pode ser um fator muito importante e onde as estatísticas esbarram, isso pode e deve ser estudado com mais atenção pois nos ajudará muito.

 

 

Bem é isso, tudo o que eu disse tem uma melhor aplicação na loteria que eu mais aposto que é a Lotofácil, mas também pode ser aplicado em outras loterias. Cada pessoa gosta de jogar da forma que ela acha mais coveniente, mas não acredito que alguém despreze estatísticas sendo que elas ajudam sim a prever. Sorteios não tem memória? Podem ser que tenham..... o ser humano conhece quase tudo tudo e ao mesmo tempo quase nada nesse mundo.

 

Boa Sorte a todos!

 

 

 

Att, Apenas mais um entre muitos.....

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Guest Pitaco_certo!

Observo tendências em localidades. Durante a semana o caminhão da sorte permanece sempre na mesma cidade realizando os sorteios de várias loterias e em alguns sorteios há repetição de dezenas inteiras ou em unidades. Desde a federal até outras loterias. No caso da sede(Osasco) os globos também tem diferenças, por exemplo a lotofácil de sexta e segunda quando realizadas na sede(Osasco), há sempre dois globos e há tendência em um e no outro. Não tenho um estudo profundo, apenas uma observação esporádica e já ganhei com 14 na lotofácil observando assim.

 

Olá João Roberto,

 

Veja apenas podemos obter o calendário de apenas três meses....

 

http://www1.caixa.gov.br/loterias/sorteio_loterias.asp

 

Salvo engano, não existe na disponível a relação do local do sorteio (calendário) para todos os concursos as informações são limitadas a apenas 3 meses.

 

João você tem uma base histórica com esses dados?

 

Alguém tem?

Link to comment
Share on other sites

Guest Pitaco_certo!

Na pagina dos resultados da CEF tem o local de todos os sorteios desde o primeiro....

Basta selecionar a loteria:

http://www1.caixa.gov.br/loterias/loterias/

 

Vai aparecer o local entre as abas "concurso anterior" e "próximo concurso"

 

Olá amigo Mais Um!

 

Mais uma dica! rsrsr

 

Obrigado!

 

Sim bacana, lá consta!

 

Mas gostaria de observar esse dado "Local do sorteio" junto com os resultados de todos os sorteios para análise, veja;

 

Pense ir clicando no botão desde o primeiro sorteio até o de número 1559, caso alguém tenha essa base ajudaria muito ou como disse o João Roberto, focar apenas nos três últimos meses conforme dados disponibilizados no link já indicado, nesse caso há um vazio de análise veja;

 

O sorteio da mega sena da virada vai ser realizado;

 

31/12

Mega da Virada

SÃO PAULO / SP

Av.Dr Chucri Zaidan, 46 -

Continuação da Av Eng. Luiz Carlos Berrini

 

Onde encontramos o histórico de sorteios realizados nesse mesmo local?

 

Não temos no histórico de 3 meses (Disponibilizados pela CEF) dados oriundos de sorteios no mesmo local.

 

Gostaria de observar a tendência por cidade  ou estado com os registros totais.

 

Obrigado e continuamos nisso....

 

Sucesso a todos!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, o caminhão da sorte é único ou tem mais de um?

Se sim podemos apenas observar seus sorteios.

Se não, temos que individualizá-los, ou seja, dois caminhões dois controles distintos.

Como disse no começo são coisas de minha minha imaginação, não quer dizer que são eficazes ou eficientes na previsão deste futuro.

Mas que há dados a serem questionados nisso é vero.

Não basta ter os lugares e sim o dispositivo que realizou o sorteio, ou seja, no caso do sorteio pela RedeTV é fixo na cidade de Osasco durante o ano ou durante o contrato com este local.

Como exemplo, nesse local(Osasco-RedeTV) tem três(03) globos e são carregados com bolas somente dois(02) globos para o sorteio.

E apenas em um(01) desses dois globos restantes é que irão realizar o sorteio.

Ou seja a tendência ou a escolha está nesse quesito, globo tal e não tal... para obter o futuro é complicado e de suma importância detalhes minuciosos.

Obrigado e um bom sorteio para a Mega do Milhão e 2014 repleto de prêmios. :oops::mrgreen::lol:

Link to comment
Share on other sites

Guest Pitaco_certo!

Pessoal, o caminhão da sorte é único ou tem mais de um?

Se sim podemos apenas observar seus sorteios.

Se não, temos que individualizá-los, ou seja, dois caminhões dois controles distintos.

Como disse no começo são coisas de minha minha imaginação, não quer dizer que são eficazes ou eficientes na previsão deste futuro.

Mas que há dados a serem questionados nisso é vero.

Não basta ter os lugares e sim o dispositivo que realizou o sorteio, ou seja, no caso do sorteio pela RedeTV é fixo na cidade de Osasco durante o ano ou durante o contrato com este local.

Como exemplo, nesse local(Osasco-RedeTV) tem três(03) globos e são carregados com bolas somente dois(02) globos para o sorteio.

E apenas em um(01) desses dois globos restantes é que irão realizar o sorteio.

Ou seja a tendência ou a escolha está nesse quesito, globo tal e não tal... para obter o futuro é complicado e de suma importância detalhes minuciosos.

Obrigado e um bom sorteio para a Mega do Milhão e 2014 repleto de prêmios. :oops::mrgreen::lol:

 

 

Certo,

 

Mas então temos que partir pelo menos do(s) hardware de Osasco, procurando identificar seus respectivos desenhos, se puder crie um tópico João para acompanharmos e na medida do possível observar o comportamento do dispositivo.

 

Os dados específicos talvez não seja público, a muito tempo atrás tinha um site ou blog de uma pessoa de Curitiba, que agora não me lembro detalhes(Ele acompanhava os sorteios in loco, fazendo análises de padrões sobre isso).......Veja como são as coisas escrevendo isso agora me surgiu o nome do cidadão, vou reler seu conteúdo e conforme for posto nesse novo tópico se houver....

 

Sucesso! 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...