Jump to content

É Preciso Tentar Ser Feliz


Valter Luiz

Recommended Posts

É Preciso tentar ser Feliz, mesmo que seja apenas para dar o Exemplo”. A frase, do poeta e cronista Frances Jacques Prevert, reflete um entendimento importante! 

Será que meu filho se sente amado? O que mais eu deveria fazer por ele para que fosse uma pessoa feliz e realizada?

Não há dúvidas que os pais amam seus filhos, mas a grande questão é que as crianças aprendem a agir como nós, antes de nos escutar. Repetem o que fazemos conosco e não o que fazemos aos outros.

“Quero que meu filho seja uma pessoa feliz, e não frustrado como eu”. Ora, mas é este o grande dilema da educação que se repete…Serão felizes, se vocês aprenderem a sê-lo também.

Como uma estrada que se constrói para os que caminham conosco, a questão que realmente faria diferença na vida de seus filhos é: Eu me sinto amado? O que mais eu deveria fazer para me tornar uma pessoa realizada e feli

É necessário concentrar-se e olhar para os desejos e sentimentos mais profundos, aqueles que foram constantes da infância aos dias de hoje. Quem não teve na infância o exemplo de olhar-se, só olha aos outros.

Fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung dizia aos discípulos médicos: “Quem olha pra fora sonha, quem olha pra dentro, desperta.”

Absolutamente necessária a dedicação dos pais (assim, em dupla) aos seus filhos. Em algumas situações de dor, angústia e medo, o pai sensível se faz presente. Mas vi repetidamente mães deixando suas vidas de lado para atender caprichos e agendas cada vez mais cheias de seus filhos, enquanto sua vida e seus desejos mais secretos ficavam de lado esperando uma chance de se manifestar que não veio… e o discurso foi ficando obsoleto, o corpo refletindo o descuido consigo…

A infelicidade que domina os pais é o modelo central do receio, insegurança e frustração de seus próprios filhos. As pessoas não são mais felizes por falta de exemplos!

pais-e-filhos_thumb.jpg


Pergunte-se: o que teria sido de mim, se meus pais tivessem sido muito felizes? Amorosos, não comigo, mas um com o outro?Como teria sido minha vida e, principalmente, minha infância? Eu seria uma pessoa mais livre? Com menos receios e preocupações?Saberia eu viver melhor com meu companheiro e me trataria melhor se fosse isso que eu tivesse assistido no dia a dia da minha família?

Pela falta de segurança pessoal (e não insegurança sobre o amor dos pais), as pessoas vivem sem acreditar e confiar no potencial que tem, sem ousar, sem se atirar e perseguir boas remunerações e relacionamentos melhores.

Se olharmos claramente para o mundo e para as nossas próprias vidas, percebemos que tudo o que somos e que tudo o que fazemos,pertence a um todo maior, com fortes reflexos e influências do que vimos e assistimos nossos pais fazerem a si mesmos.

Por isso o meu melhor conselho: Ser feliz é o grande exemplo que faria com que nossos filhos também não se contentassem com menos!

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...