Jump to content

A Timidez


Valter Luiz

Recommended Posts

Em grau moderado pode ser considerada um atrativo, espécie de charme sedutor. Todos nós somos, em algum momento de nossas vidas, afetados pela timidez – ela funciona como uma espécie de regulador social que nos permite avaliar situações novas através de uma atitude de cautela e buscar a resposta adequada para a situação.


 


Pode significar uma preocupação exagerada com o pensamento e o sentimento do outro, inibindo as ações e a expressão de quem sente, mas não é considerada um transtorno se não estiver prejudicando ou empobrecendo a qualidade de vida, trabalho ou relacionamentos.


A timidez pode ser uma característica do temperamento da pessoa, que a acompanha desde a tenra infância, ou uma característica aprendida, se os pais forem tímidos e tendo uma percepção depreciada de si mesmo, que acabam transferindo para os filhos. Pessoas bastante criticadas podem imaginar que todas as pessoas lhe seriam hostis.


Dentre os critérios de Habilidades Sociais pesquisados pela equipe da psicóloga Zilda Del Prette, da Universidade de São Carlos, algumas atitudes são bastante difíceis e constrangedoras, até para desinibidos e extrovertidos. As atitudes classificadas como “difíceis para qualquer um” seriam: cobrar dívida de amigo, abordar para relacionamento sexual (paquerar), ou reagir bem a gozações de colegas. Haja jogo de cintura!


timidez_thumb.jpg


Mas a importância de falar e se colocar em público, combatendo essa inibição, se faz bastante presente em nossos dias. A profissionalização exige que saibamos nos apresentar, vender nossos produtos ou serviços, complementando ou orientando as pessoas acerca de nosso trabalho e nossas condutas.


 


O constrangimento deve ser combatido desde cedo, estimulando a confiança e a autoestima das pessoas, começando na infância, conduzindo as crianças a falar, exprimindo pensamentos e sentimentos, para que esta “vergonha” que ela sente não determine o posterior desenvolvimento de sua personalidade, emotividade e conduta social.


Depois do abrigo e alimentação, a comunicação é nossa maior necessidade. Somente nos comunicando somos retirados do isolamento, por isso é a primeira e mais importante função aprendida pelo ser humano. Desfazendo barreiras, desentendimentos e auxiliando as outras pessoas a nos auxiliar.


  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...