Jump to content

Cadê O Desejo?


Valter Luiz

Recommended Posts

Pesquisa realizada no ambulatório de sexologia do hospital estadual Pérola Byington, aponta que a falta ou diminuição do desejo sexual afeta 50% das mulheres que procuram auxílio médico e que a maioria dos distúrbios tem como causa aspectospsicológicos e socioculturais.

Interessante notar neste estudo que a faixa etária das mulheres situava-se entre 40 a 55 anos de idade, longe do inicio da vida sexual e próxima da queda hormonal, mas esse fator orgânico era responsável por um número muito pequeno na amostra. São as divergências e o mal estar da relação os maiores estressores!

Nas mulheres com problemas de desejo os estudiosos encontraram níveis baixos de fantasia, enquanto nos homens com distúrbios o nível de fantasia sexual era bastante elevado, e ansiógeno.

Para a psicoterapia clinica são as dificuldades do relacionamento, fortemente reforçados pela educação sexual recebida na infância, aliada a padrões negativos de pensamento, crenças erradas ou pejorativas ligadas ao sexo e uma imagem corporal negativa as maiores causas dos distúrbios. Sabemos que a satisfação em estar com o outro é bastante sentida no ato espontâneo. O contato com a pele e a intimidade trazem conforto, dissipam dúvidas e reforçam laços. Sexo sempre diz mais do que palavras em um relacionamento.

Outro fator fortemente ligado à distancia pessoal entre quem somos e nossos desejos mais íntimos está relacionada ao nosso modo de viver. Retratado em 1970 brilhantemente por Jean Luc Godard, o filme “Duas ou Tres Coisas Que Eu Sei Dela” tem na prostituição a metáfora central para a nossa cultura capitalista. Capaz de transformar o corpo em uma alienação, uma mercadoria, e fazer do sexo objeto de troca, coisificando aquilo que temos de mais pessoal e vibrante, o ato sexual.

Se o sentimento de abandono, desdém, crítica à forma de sentir e agir estiverem fortemente presentes na relação, a depressão da libido não demora a chegar, vale para homens e mulheres. A intimidade emocional é o impulso legítimo para o desejo sexual… o que o outro pensa e precisa, como gosta de ser tratado e suas preferências para a relação. Compatibilidade intelectual e entrosamento, o melhor tratamento.

Link to comment
Share on other sites

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...