Jump to content

Análise Das 3.268.760 Em 4 Blocos E 20 Semiblocos


Lotó

Recommended Posts

Pessoal,

 

Com base no conhecido estudo de blocos, em que se dividem as 3.268.760 combinações da Lotofacil em blocos diversos, venho analisando essa divisão por blocos da seguinte forma, a fim de melhor tentar fazer minhas escolhas para os concursos:

 

4 grandes blocos com 817.190 combinações;

20 semiblocos com 163.438 combinações.

 

Sendo que os 20 são semiblocos dos 4 blocos principais:

 

Bloco 1 tem os semiblocos 1, 2, 3, 4, 5

Bloco 2 tem os semiblocos 6, 7, 8, 9, 10

Bloco 3 tem os semiblocos 11, 12, 13, 14, 15

Bloco 4 tem os semiblocos 16, 17, 18, 19, 20

 

post-18354-0-34882900-1418084934_thumb.g

 

As questões são as seguintes:

 

É possível deduzir que, sendo o bloco 3 o mais atrasado atualmente (veio uma combinação dentro desse bloco a 10 concursos atrás, no 1131), ele teria forte tendência a sair nos próximos concursos (até uns 10 concursos para frente, por exemplo)?

 

Com essa perspectiva, é possível uma boa redução dessas 817.190 combinações a ponto de ter um número mais reduzido de combinações para se escolher para torcer que se tenha mais chances de ter acertos a partir de 11 pontos nos jogos que se realizar? 

 

Considerando que a previsão de 15 pontos para os blocos seja dividida igualmente para cada um deles no decorrer dos concursos, em 1141 concursos seriam previstos em torno de 285 acertos de 15 pontos em cada bloco dos 4 e 57 acertos de 15 pontos em cada um dos 20 semiblocos. O real tende a manter o equilíbrio, mas há blocos e semiblocos acima e abaixo da previsão de 100%. Essa defasagem para mais e para menos tende a buscar equilíbrio? Por exemplo, o bloco 1 tinha previsão de 285 acertos de 15 pontos, considerando 1141 concursos (sorteios), mas já acertou 299 (quase 5% acima). Já o bloco 3 acertou 278 e não atingiu 100%(está em 97%). O semibloco 12, dentro do bloco 3, é o mais atrasado (não vem a 60 concursos uma combinação dentro desse semibloco), mas por outro lado é o melhor semibloco dentro do bloco 3, sendo que já vieram 65 acertos de 15 pontos e a previsão era de 57. Será por isso que deu uma adormecida, visando ajustar esse equilíbrio? O pior semibloco dentre os 20 é  o 11 (veio somente 45 da previsão de 57, ou seja, 78%) e está a 32 concursos atrasados. Já o pior bloco dos 4 grandes é o 4º bloco, com apenas 275 acertos de 15 pontos dentre os 1141 sorteios. Talvez isso possa explicar alguns últimos resultados esquisitos: 1141 (05 06 09 10 11 12 13 15 16 17 18 22 23 24 25) e 1140 (03 04 05 06 07 08 10 15 18 19 20 21 23 24 25) que ficaram dentro do bloco 4em que seria uma tentativa do bloco de "reconquistar terreno". Dessa mesma forma, se aprofundarmos as análises, vemos que atualmente o bloco 01, que está saturado (299 acertos de 15 pontos, dentre os 1141 e tinha previsão de 285) é o que está tendo os resultados mais esparsos, ou seja, é o que mais tem demorado atualmente a aparecer 15 pontos dentre uma certa quantidade de concursos (está "baixando a bola"). Últimos resultados de 15 do bloco 1: (1139, 1138, 1128, 1119...). Já o bloco 4 vem apresentando resultados menos espaçados (1141, 1140, 1137, 1135, 1133...).

 

post-18354-0-71390800-1418084975_thumb.g

 

São apenas questões das análises, mas o que seria interessante é saber se há métodos (como filtros ou outros) para tentar reduzir esses grandes blocos, pelo menos eliminando alguns jogos improváveis para melhor trabalhar as escolhas no restante, pois isso aumentaria um pouco as chances de acertos. Talvez nas reduções possa perder os 15, mas pelo menos podem ficar muitas combinações pontuáveis (11, 12, 13 e 14) que se poderia pegar com mais probabilidade. Se por acaso ficar os 15, ótimo (que talvez dependerá da quantidade reduzida). 

Edited by Lotó
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Resultado 1142: 02 04 07 08 09 10 12 13 15 16 19 20 22 23 24

 

Novamente dentro do bloco 4. Agora são 3 resultados consecutivos dentro do bloco 4 (1140, 1141 e 1142). O bloco 4 continua com percentual abaixo de 100% (96,32%) o que pode indicar continuidade de resultados dentro dele com menores intervalos de sorteios. Dentro do bloco 4, o resultado veio no semibloco 17, que era o mais atrasado dentro do bloco 4 (37 sorteios)

 

post-18354-0-02880600-1419394972_thumb.g

 

O bloco 3 agora está com atraso de 11 concursos. Pode ser que venha nos próximos. Se vier o bloco 3, haverá falha da dezena 01 ou 02. Somente uma delas vem, caso venha resultado do bloco 3.

 

Atrasos (considerando 1142):

Bloco 1: 3 concursos

Bloco 2: 6 concursos

Bloco 3: 11 concursos

Bloco 4: 0 concursos 

Edited by Lotó
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Lotó,

 

Você poderia disponibilizar essa planilha? Seria possível adaptá-la para grupos de 21 dezenas?

 

Estou pensando num estudo de blocos igual ao que fez com todas as combinações para grupos de 21 dezenas...

 

Desde já grato.

 

 

Pessoal,

 

Com base no conhecido estudo de blocos...

Link to comment
Share on other sites

Lotó,

 

Você poderia disponibilizar essa planilha? Seria possível adaptá-la para grupos de 21 dezenas?

 

Estou pensando num estudo de blocos igual ao que fez com todas as combinações para grupos de 21 dezenas...

 

Desde já grato.

 

johncker,

 

Segue link para download da planilha, mas já adianto que é uma planilha simples, básica para acompanhamentos estatísticos dos 15 pontos nos blocos e semiblocos (quase como se fosse uma análise de frequência número a número, só que em blocos e com as combinações completas).

http://www.mediafire.com/download/3h730aw1opabxzh/An%C3%A1lise+3.268.760+-+4+Blocos+-+20+Semiblocos.xlsx

 

O acompanhamento é feito com arquivos a parte de todas as combinações da Lotofacil. Dividi em bloco de notas (txt) todas as combinações, primeiro em 4 blocos iguais (de 817.190) e depois em 20 blocos iguais (de 163.438). Quando sai o resultado, confiro no Notepad++ em qual bloco e semibloco saiu aquele resultado e aí preencho na planilha, que dá as quantidades previstas, reais e percentuais automaticamente e, com isso, vejo os blocos mais frequentes, mais atrasados, mais pontuados, menos pontuados, etc. 

 

 

Por exemplo, o resultado 1143 saiu no bloco 2  (semibloco 9). Sabemos que acertar na loteria é muito difícil, ainda mais jogando pouco, que é o meu caso, mas não impossível, pois há pessoas que ganham e ficamos na esperança de ser uma delas um dia. Então prefiro escolher um bloco (o mais atrasado) e escolher meus jogos nele, até ele sair, assim sei que pelo menos estou direcionado em 25% das combinações em algumas vezes quando o resultado vem no bloco que escolhi no momento. Por isso o interesse em tentar reduzir um bloco escolhido ao máximo, mas sem perder muitos prêmios (de preferência mantendo os 15 pontos nele). Com auxílio também do programa Analisador de Arquivos, do DixieJoe, vejo as linhas daquele bloco em que já saíram 15 pontos e tento lançar jogos naquelas regiões do bloco em que não ocorreram pontuações, na esperança de que possam cair por ali, podendo até mesmo ficar numa região de 14 pontos, quem sabe. Atualmente estou fazendo os jogos somente das combinações do bloco 3 (agora atrasado a 12 concursos). Sei que de cara, jogando no bloco 3, estou jogando com 24 dezenas, pois não há combinações no bloco 3 que tenha as dezenas 01 e 02 juntas. Para esse concurso arrisquei eliminar também a 15, que já estava com uma frequência extremamente alta e poderia falhar (e realmente não veio) e ficaram 23 dezenas. Mas veio o bloco 2... mesmo assim deu 1 de 11 pontos de 5 jogados...

 

Dessa forma, acredito que dê normalmente para análise de outros grupos de combinações, a exemplo de 21 dezenas. Nesse caso seria preciso as combinações de 21 dezenas e fazer as adaptações para fazer as análises estatísticas dos blocos referentes as combinações de 21 dezenas.

 

Achei interessante essa questão de 21 dezenas. Vc possui arquivo com todas as combinações de 21 dezenas? Quantas seriam?

Edited by Lotó
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Legal a estratégia Lotó,

Pessoal quero compartilhar uma 'pequena' rotina que criei para ajudar a pelo menos dar um norte na hora da aposta. Esse gráfico é baseado no CSN que é basicamente a mesma ideia difundida pelo Lotó, porém informando exatamente onde os sorteios estão caindo no universo das possibilidades da Lotofacil.

Segue o link:

http://zaktar.com/loterias/lotofacil.html

 

Johncker, gostaria de entender como funciona esse fechamento, você poderia me dar uma força???
Até onde sei fechamentos são por matriz são intituladas na seguinte forma, por exemplo: 25-15-15-15

Onde:
A primeira dezena diz respeito  a quantidade de números que se escolhe para jogar.
A segunda dezena diz respeito a quantidade de números que são sorteados no sorteio de loteria.
A terceira dezena diz respeito   ao prêmio que esta garantido no esquema se a condição da dezena seguinte for alcançada. No caso aqui acertar as 15 dezenas .
A quarta dezena  diz respeito    a quantidade de números que o jogador precisa acertar para conseguir o prêmio prometido pela matriz. No caso aqui as 15 dezenas.

No seu fechamento são cartelas de 21 números. Isto desdobrado em grupos de 15 daria MTs jogos, como funciona o entendimento seria o mesmo do explanado acima???
A propósito não consegui baixar a matriz. Pode fornece-la novamente???


Abraçoss e Boa sorte...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Lotó,

 

Grato por disponibilizar a planilha!

 

A matriz 25-21-21-21 gera 12650 linhas de 21 dezenas, caso queira posso enviar txt ou planilha com as linhas.

 

johncker,

 

Com sua resposta da matriz vc me deu uma ideia e procurei gerá-la no Cologa naquela parte de "outros" e deu certo (12.650).

Interessante é saber que essas 12650 combinações tem 210 acertos de 15 pontos em todo concurso! Só um exemplo: Se fossem divididas em 11 blocos de 1.150 combinações, seria interessante verificar quantos acertos dos 210 ficariam dentro dos blocos em cada concurso. A média seria de 19 em cada, mas não se sabe se há algum fator que deixe algum bloco com mais ou menos acertos.

 

No caso dos blocos de combinações com 15 dezenas, há uma grande quantidade de 14 pontos no bloco que tem os 15 pontos e principalmente no semibloco. Por exemplo:

 

Concurso 1143: 

 

BLOCO 2: Total de 14 acertos: 118  

 

Semibloco 6: Total de 14 acertos: 01

 

Semibloco 7: Total de 14 acertos: 00

 

Semibloco 8: Total de 14 acertos: 11

 

Semibloco 9: Total de 14 acertos: 97 (bloco que acertou os 15 pontos)

 

Semibloco 10: Total de 14 acertos: 09

 

 
Em cada concurso existem 150 combinações que tem 14 pontos. O bloco em que está os 15 pontos abocanha quase 80% desses acertos de 14 pontos, então formular jogos que estejam foro do bloco dos 15 pontos fica muito a desejar e, se acertar 14 pontos já era difícil, se torna uma tarefa extremamente complicada (pra não dizer "missão impossível") Seriam apenas 32 combinações de 14 pontos em 2.451.570 combinações. Já vi em algum tópico sobre a regra de pareto e isso parece praticamente isso: 80% dos resultados (no caso 14 pontos) em apenas 20% das combinações (no caso, 25% em um bloco de 817 mil). Bem próximas as proporções.
 
Dessa forma, se for fazer 5 jogos de um bloco, ideal seria 1 de cada semibloco. Caso sejam 10 jogos, ideal fazer 2 em cada semibloco, Se for 15 jogos, fazer 3 em cada semibloco e assim por diante...
 
Esse estudo de blocos com 21 dezenas é interessante porque são menos combinações e mais acertos com 15 (210), enquanto que no caso de combinações de 15 é somente uma por concurso. Mesmo, claro, que a combinação de 21 dezenas precise ser desdobrada, mas é ideal essa busca para montagem de jogos em matrizes de 21.

Vou começar a verificar alguns dados para ver esse estudo com combinações de 21 dezenas também.

Valeu!

Edited by Lotó
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Lotó, excelente estudo, ampliando suas chances no acerto do bloco.

Acredito sim na aplicabilidade para blocos com maior números de dezenas, diminuindo os blocos, porém necessitando de um desdobramento para fazer os jogos.

Seus blocos foram criados seguindo a sequência? CSN?

 

cebolinha, 

Os blocos seguem a sequência CSN.

Tenho tentado reduzir as combinações com filtros tipo par/impar (6/9), consecutivas (2/6), gap (1/5), duplos (5/9), soma (165/230), posição 8 (11/16), linhas/colunas (1/5) e por aí vai, mas ficam muitos jogos ainda, mas como falei, focar num bloco é "menos pior" porque nota-se que mesmo os 14 pontos acabam ficando praticamente tudo dentro de um bloco/semibloco específico (que vem 15 pontos).

Edited by Lotó
Link to comment
Share on other sites

Legal a estratégia Lotó,

Pessoal quero compartilhar uma 'pequena' rotina que criei para ajudar a pelo menos dar um norte na hora da aposta. Esse gráfico é baseado no CSN ...

 

 

Isso mesmo, DionisioJr,

 

Levo pelo lado de que na Lotofacil é sorteada apenas uma bolinha por concurso das 3.268.760 (cada bolinha é um CSN).

Essa técnica da análise gráfica dos CSNs nos permite tentar correr para onde a bolinha vai, ou não ficar aonde ela já saiu. Isso é o que procuramos acertar, a bolinha (CSN) que será sorteada. É o que todos tentam quando jogam num concurso: acertar os 15 pontos (a bolinha CSN dos 15 pontos). E é no mínimo válido tentar analisar e fazer uma "previsão" de onde a bolinha pode aparecer ou onde é mais improvável dela aparecer. Essa bolinha é recheada de 15 "diamantes" dentro, por isso essa bolinha é valiosa! Existem também 150 bolinhas por sorteio que tem 14 "esmeraldas" dentro e que também nos interessa acertar.

 

Se em um concurso a bolinha sorteada foi a de CSN 984.560, pela análise gráfica geralmente podemos nos orientar se escolheremos CSNs acima de 984.560 ou abaixo, pois geralmente ela se movimenta em forma de M (eme) ou W (dáblio) no gráfico e aí tentamos "advinhar" mais logicamente onde ela irá aparecer. Sabe-se que é difícil mesmo assim, mas é como vc mesmo disse, nos dá um norte, pois ainda é melhor que ir às escuras sem uma tentativa de noção.

 

Geralmente também alio a análise dos blocos com a análise gráfica dos CSNs pelo programa Palpite do Amary Carvalho, mas quando escolho um bloco fixo até que ele saia, pode ser que acabe deixando a previsão do programa de lado e continue no bloco escolhido (geralmente o mais atrasado na esperança dele vir). Estou jogando no bloco 3 atualmente.

 

Pegando os 16 últimos concursos vemos que o gráfico mantém o sobe, desce, sobe, desce em forma de M, W do concurso 1128 ao 1138. Já do 1139 ao 1143 deu uma desregulada nesse padrão (mesmo assim no 1139 ainda manteve subida, mesmo que leve), mas possivelmente para frente ele tentará voltar a esse padrão M, W.

 

Pela previsão do programa, o CSN para o concurso 1144 estaria na faixa de 200.000 a 400.000, que seria dentro do BLOCO 1. Os parâmetros que usei foram os últimos 16 sorteios. Geralmente costuma variar dependendo dos parâmetros, mas geralmente simulo com uns 16 resultados. Ocorreram previsões variadas pelo programa, mas as principais na maioria ficaram nessa faixa de 200 a 400 mil, conforme simulações realizadas:

 

post-18354-0-63909700-1418355781_thumb.g

 

Conforme disse, estou apostando no BLOCO 3 porque ele é o mais atrasado e está agora a 12 concursos sem vir os 15 pontos nele.

 

Creio que o que o programa parece estar tentando fazer é justamente similar o padrão M, W, pois abaixo inseri linhas em vermelho simulando que o padrão M, W estivesse se mantendo do concurso 1128 ao 1144 e no 1144 culminaria numa descida rumo aos CSNs do bloco 1. Tentador!

 

post-18354-0-03884900-1419211660_thumb.p

 

O concurso 1144 pode ser que venha no bloco 1. Mantenho o bloco 3 porque é o mais atrasado. Mas também acontece da análise gráfica de CSN indicar aonde já estou mantendo o foco, reforçando a decisão.  

Edited by Lotó
Link to comment
Share on other sites

Lotó,

Baixei aqui o programa Palpite do Amary Carvalho, o qual você se referiu.... Pude perceber que tem bastante coisas nele, inclusive o gráfico de CSN que tem o mesmo objetivo daquele que montei.
Tem muitos tipos de análises, acho que passaria uma semana inteira para estar 'a par' de todas as funcionalidades do programa. rs rs

No entanto achei mais interessante essa observação feita sobre os blocos onde caem os números com menor premiação. Tanto nos jogos de 15 quanto nos de 21. Gostaria de saber qual programa você usa para 'mapear' os acertos de 14 e 13 dado um sorteio de 15 números??
Penso em fazer um gráfico que indica a faixa de onde caem estes acertos menores, separando por blocos  e  quantidade em cada sub-bloco da maneira que você descreveu alí em cima.

 

Link to comment
Share on other sites

DionisioJr,

 

Está correta a definição das matrizes! 

 

A questão dos grupos de 21 dezenas parte do seguinte, 25-15-15-15 = 3.268.760 combinações, enquanto 21-15-15-15 = 54.264 combinações!

 

"Ótimo, eliminamos 98,5% das combinações!" - E aí entra o SE, se souber qual das sequencias de 21 dezenas que terá as 15 sorteadas é correr pro abraço!

 

Segue arquivo txt com as 12.650 combinações de 21 dezenas http://www.mediafire.com/download/xfucljh75jo4oc8/25-21-21-21.txt

 

Mas o maior detalhe aqui é que não utilizo todas as combinações de 21 dezenas, tenho um grupo com 199 linhas que garante no mínimo UMA linha com 15 pontos, mas já trouxe mais de 20 linhas com 15 pontos num mesmo concurso...

 

Legal a estratégia Lotó,

Pessoal quero compartilhar uma 'pequena' rotina que criei para ajudar a pelo menos dar um norte na hora da aposta. Esse gráfico é baseado no CSN que é basicamente a mesma ideia difundida pelo Lotó, porém informando exatamente onde os sorteios estão caindo no universo das possibilidades da Lotofacil.

Segue o link:

http://zaktar.com/loterias/lotofacil.html

 

Johncker, gostaria de entender como funciona esse fechamento, você poderia me dar uma força???
Até onde sei fechamentos são por matriz são intituladas na seguinte forma, por exemplo: 25-15-15-15

Onde:
A primeira dezena diz respeito  a quantidade de números que se escolhe para jogar.
A segunda dezena diz respeito a quantidade de números que são sorteados no sorteio de loteria.
A terceira dezena diz respeito   ao prêmio que esta garantido no esquema se a condição da dezena seguinte for alcançada. No caso aqui acertar as 15 dezenas .
A quarta dezena  diz respeito    a quantidade de números que o jogador precisa acertar para conseguir o prêmio prometido pela matriz. No caso aqui as 15 dezenas.

No seu fechamento são cartelas de 21 números. Isto desdobrado em grupos de 15 daria MTs jogos, como funciona o entendimento seria o mesmo do explanado acima???
A propósito não consegui baixar a matriz. Pode fornece-la novamente???


Abraçoss e Boa sorte...

Edited by johncker
Link to comment
Share on other sites

Ótimo Johncker,

A visão sob esse prisma ainda não tinha me ocorrido!! Nossa fantástico... Realmente é uma redução BRUTAL... Porém ainda são 54.264 palhas para encontrar a agulha (O troféu não é fácil)... :P
Só tem um porém ai, a caixa não permite jogos de 21 números, o permitido é de no máximo 18, então nesse caso você escolheria uma, duas ou mais cartelas de 21 (aquela que está quente no momento, por exemplo) e realizaria os desdobramentos correto??

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

DionisioJr,

 

Isso mesmo, mas não apenas o desdobramento, assim ainda geram muitos volantes de 15, tem que desdobrar e filtrar pra reduzir a uma quantidade viável...

 

E não seriam apenas duas linhas de 21, no mínimo umas dez linhas, o que desdobrado gera 542.640 linhas de 15 números... aí entram os filtros que precisam ser muito bem escolhidos para reduzir o suficiente e manter as linhas premiadas...

 

Ótimo Johncker,

A visão sob esse prisma ainda não tinha me ocorrido!! Nossa fantástico... Realmente é uma redução BRUTAL... Porém ainda são 54.264 palhas para encontrar a agulha (O troféu não é fácil)... :P
Só tem um porém ai, a caixa não permite jogos de 21 números, o permitido é de no máximo 18, então nesse caso você escolheria uma, duas ou mais cartelas de 21 (aquela que está quente no momento, por exemplo) e realizaria os desdobramentos correto??

 

Link to comment
Share on other sites

Lotó,

 

Como eu disse, não trabalho com todas as combinações de 21 dezenas, são muitas, é preciso apenas 199 delas para garantir ao menos uma linha com os 15 pontos em todos os concursos, e já ocorreu de ter mais de 20 linhas com 15 pontos...

 

Agora resta descobrir como escolher algumas linhas entre as 199, mas já reduziu bastante de 12.650 para 199 linhas..

 

 

johncker,

 

Com sua resposta da matriz vc me deu uma ideia e procurei gerá-la no Cologa naquela parte de "outros" e deu certo (12.650).

Interessante é saber que essas 12650 combinações tem 210 acertos de 15 pontos em todo concurso! Só um exemplo: Se fossem divididas em 11 blocos de 1.150 combinações, seria interessante verificar quantos acertos dos 210 ficariam dentro dos blocos em cada concurso. A média seria de 19 em cada, mas não se sabe se há algum fator que deixe algum bloco com mais ou menos acertos.

 

No caso dos blocos de combinações com 15 dezenas, há uma grande quantidade de 14 pontos no bloco que tem os 15 pontos e principalmente no semibloco. Por exemplo:

 

Concurso 1143: 

 

BLOCO 2: Total de 14 acertos: 118  

 

Semibloco 6: Total de 14 acertos: 01

 

Semibloco 7: Total de 14 acertos: 00

 

Semibloco 8: Total de 14 acertos: 11

 

Semibloco 9: Total de 14 acertos: 97 (bloco que acertou os 15 pontos)

 

Semibloco 10: Total de 14 acertos: 09

 

 
Em cada concurso existem 150 combinações que tem 14 pontos. O bloco em que está os 15 pontos abocanha quase 80% desses acertos de 14 pontos, então formular jogos que estejam foro do bloco dos 15 pontos fica muito a desejar e, se acertar 14 pontos já era difícil, se torna uma tarefa extremamente complicada (pra não dizer "missão impossível") Seriam apenas 32 combinações de 14 pontos em 2.451.570 combinações. Já vi em algum tópico sobre a regra de pareto e isso parece praticamente isso: 80% dos resultados (no caso 14 pontos) em apenas 20% das combinações (no caso, 25% em um bloco de 817 mil). Bem próximas as proporções.
 
Dessa forma, se for fazer 5 jogos de um bloco, ideal seria 1 de cada semibloco. Caso sejam 10 jogos, ideal fazer 2 em cada semibloco, Se for 15 jogos, fazer 3 em cada semibloco e assim por diante...
 
Esse estudo de blocos com 21 dezenas é interessante porque são menos combinações e mais acertos com 15 (210), enquanto que no caso de combinações de 15 é somente uma por concurso. Mesmo, claro, que a combinação de 21 dezenas precise ser desdobrada, mas é ideal essa busca para montagem de jogos em matrizes de 21.

Vou começar a verificar alguns dados para ver esse estudo com combinações de 21 dezenas também.

Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Lotó,

Baixei aqui o programa Palpite do Amary Carvalho, o qual você se referiu....

 

Pois é DionisioJr, achei muito interessante sua iniciativa própria de análise gráfica de CSN, por isso citei o programa Palpite por ver que vc foi em cima de um ponto importante de análise. Como montou esse seu gráfico de CSN?

 

Ontem, antes de fazer as análises com 16 concursos no programa para previsão de CSN para o 1144, havia gerado outras análises com 10 concursos (no gráfico mostra 7) e havia tido previsões de CSN na faixa dos 2 milhões e uns quebrados e o gráfico apresentava subida para o 1144. Mas nas análises com 16 concursos o gráfico já apresentava descida. Simulando hoje novamente com 10 concursos pra "tentar" entender as diferenças de previsões em razão dos parâmetros inseridos (10 ou 16 concursos), vi que a previsão foi a mais aproximada do resultado quando se simulou com 10 últimos resultados. No gráfico apresentou subida com previsão de CSN 2.027.607 para o 1144. O resultado do 1144 foi CSN 2.147.632, ou seja, podemos dizer que a região foi praticamente acertada. Bem próximo do resultado. De novo fiz outra simulação ainda com os 10 últimos resultados e deu CSN 2.002.966. Faça o teste aí. Nesse caso o programa conseguiu entender melhor o padrão gráfico dentro de 10 concursos do que em 16, pois com 16 estava dando CSNs na faixa de 200 a 400 mil.

 

post-18354-0-93749100-1420423112_thumb.g

 

Então nesse caso o que cabe é analisar quais seriam os parâmetros mais ideais em um determinado momento, situação ou tendência para se pedir a simulação de previsão no programa. Nesse caso acredito justamente na análise em conjunto com os blocos e também com a noção de M, W que falei. Veja porque:

 

1 - Se o padrão mais comum é de sobe, desce, sobe, desce (M, W) então o concurso 1144 seria subida, pois no 1143 foi de descida (claro que às vezes falha, mas na maioria mantem isso). Então se o CSN do 1143 foi 1.387.527 então o CSN do 1144 iria ser acima de 1.387.527. Nesse caso, se priorizaria a inserção de parâmetros (quantidades de últimos concursos)  que forçariam previsão de subida. Isso para se tentar aproximar da região do resultado, caso o sobe, desce se mantivesse. Caso os dados inseridos resultassem em descida, se descartaria e testariam outros, até obter subida para previsões de CSNs acima do atual resultado (falando nesse caso do 1143 para 1144 e assim por diante com quaisquer concursos).

 

2 - Considerando iminência de aparecer o bloco 3 (que realmente veio no 1144) os testes gráficos deveriam priorizar os CSNs dentro do bloco 3 (de 1.634.381 a 2.451.570). Mesma coisa. Testar parâmetros até ver se em algum momento o programa daria gráficos que atingissem essa região. Então, os parâmetros teriam que priorizar as previsões de CSNs que caissem no bloco mais atrasado (ou o bloco escolhido para o concurso, sejam quais forem os motivos da escolha daquele bloco ou semibloco).

 

Então com isso pode-se, para "tentar" fazer previsões de regiões de CSNs, considerar: blocos mais atrasados e movimento de subida, descida (M, W) para se tentar prever uma região mais lógica para o CSN do próximo concurso. 

Edited by Lotó
Link to comment
Share on other sites

Resultado 1144: 02 03 04 06 07 08 10 13 14 17 18 19 23 24 25 (BLOCO 3, SEMIBLOCO 14).

 

E finalmente veio o bloco 3. O semibloco foi o 14 (com 97 combinações com 14 acertos dentro também).

 

Dessa forma, o que falta é a redução dos blocos e semiblocos com qualidade, visando manter a boa quantidade de acertos. Ainda peco é nisso...

Link to comment
Share on other sites

Lotó,

...

No entanto achei mais interessante essa observação feita sobre os blocos onde caem os números com menor premiação. Tanto nos jogos de 15 quanto nos de 21. Gostaria de saber qual programa você usa para 'mapear' os acertos de 14 e 13 dado um sorteio de 15 números??

Penso em fazer um gráfico que indica a faixa de onde caem estes acertos menores, separando por blocos  e  quantidade em cada sub-bloco da maneira que você descreveu alí em cima.

 

 

DionisioJr,

 

Se refere aos números dentro do bloco e semibloco que mostrei que teve 97 de 14 pontos dentro do semibloco 9 ? Se não for me fale o trecho.

 

Se for essa, faço no Cologa mesmo. Primeiro pego a linha do resultado e verifico no programa Notepad++ em qual dos 20 arquivos txt (20 semiblocos) caiu aquele resultado.

 

No caso do concurso 1144, caiu no semibloco 14. Assim sei que o bloco foi o 3, pois nele tem os semiblocos 11, 12, 13, 14 e 15. Poderia consultar nos 4 blocos maiores (tenho os 4 txt dos 4 blocos completos), mas como sei em qual bloco está o semibloco, confiro o semibloco, pois interessa saber também o semibloco.

 

Depois para saber quantos acertos cairam nos semiblocos, abro no Cologa os txt dos semiblocos como fechamento (um a um), insiro o resultado do concurso em "digitar o resultado" e peço para conferir:

 

Aí dará a conferência como a que aparece abaixo, que fiz para o semibloco 14 para o resultado 1144:

 

--- Conferência do Fechamento: 
0 acerto(s) de 0 ponto(s)
0 acerto(s) de 1 ponto(s)
0 acerto(s) de 2 ponto(s)
0 acerto(s) de 3 ponto(s)
0 acerto(s) de 4 ponto(s)
0 acerto(s) de 5 ponto(s)
45 acerto(s) de 6 ponto(s)
1392 acerto(s) de 7 ponto(s)
11566 acerto(s) de 8 ponto(s)
37989 acerto(s) de 9 ponto(s)
56721 acerto(s) de 10 ponto(s)
40300 acerto(s) de 11 ponto(s) = R$ 120.900,00
13406 acerto(s) de 12 ponto(s) = R$ 80.436,00
1921 acerto(s) de 13 ponto(s) = R$ 28.815,00
97 acerto(s) de 14 ponto(s) = R$ 145.500,00
1 acerto(s) de 15 ponto(s) = R$ 1.700.000,00
--- Totais:
Valor do provável prêmio: R$ 2.075.651,00
Quantidade de bilhetes do fechamento: 163438
Quantidade de combinações para conferência: 1
Total de jogos conferidos: 163438
 
Nesse caso como o Bloco 3 tem 5 semiblocos (11, 12, 13, 14 e 15) confiro eles um a um. 
 
Assim ficaram os acertos no 1144:
 
Concurso 1144: 

 

BLOCO 3: Total de 14 acertos: 121  

 

Semibloco 11: Total de 14 acertos: 00

 

Semibloco 12: Total de 14 acertos: 00

 

Semibloco 13: Total de 14 acertos: 12

 

Semibloco 14: Total de 14 acertos: 97 (bloco que acertou os 15 pontos)

 

Semibloco 15: Total de 14 acertos: 12

 

 

Percebe alguma semelhança com os números do bloco 2 que saíram no 1143?

 

Vieram 121 acertos de 14 pontos dentro do bloco 3 (80,6% do total de 150).

 

Agora, se mesmo dentro do bloco 3 que acertou 15 pontos temos dois semiblocos zerados (de 14 pontos) imagina os outros 15 semiblocos que estão fora do bloco 3 (blocos 1, 2 e 4): Só migalhas, pois são o resto de 29 acertos de 14 pontos distribuídos em 17 semiblocos (2.778.446 combinações). Os 3 semiblocos juntos (13, 14 e 15) ficaram com 121 acertos de 14 pontos (80,6% dos acertos de 14 pontos em 15% dos semiblocos ou combinações) e o resto de 29 acertos de 14 pontos é distribuído para os outros 17 semiblocos (sendo que 2 já dentro do bloco que fez 15 pontos).  

 

Assim, vemos que os semiblocos vizinhos anterior e posterior do semibloco que fez 15 pontos (e 97 de 14 pontos) também acertam um bom número de 14 pontos (em torno de pouco mais de 20% de 97 do semibloco principal). Quase o mesmo tanto que foi distribuído para os outros 17 semiblocos. 97+24+29=150 (97 do sb 14+24 dos sb 13 e 15 + 29 dos restantes 17 sb). 

 

Interessante que se tiverem 20 pessoas e cada uma escolher um semibloco para jogar, aquela que ficar com o semibloco de 15 pontos tem boas chances, caso consiga também boas reduções para melhorar.

 

Isso vale também para bolões. Bolão do semibloco 1, Bolão do semibloco 2, bolão do semibloco 14, etc. Um dos bolões terá os 15 pontos (com boa quantidade de 14 pontos). Mas precisando ter reduções de qualidade nos blocos e semiblocos para ter menos jogos possíveis para se escolher a quantidade de jogos com mais qualidade dentro de cada semibloco.

Edited by Lotó
Link to comment
Share on other sites

Lotó,

 

Como eu disse, não trabalho com todas as combinações de 21 dezenas, são muitas, é preciso apenas 199 delas para garantir ao menos uma linha com os 15 pontos em todos os concursos, e já ocorreu de ter mais de 20 linhas com 15 pontos...

 

Agora resta descobrir como escolher algumas linhas entre as 199, mas já reduziu bastante de 12.650 para 199 linhas..

 

johncker,

 

Realmente é uma redução de 98,5% e mantendo uma de 15 dentro isso é fantástico. Fiquei instigado a estudar estatisticamente 21 dezenas e com esse grupo de 199 pode nos ajudar em buscar alternativas. Pode passar essas 199 linhas para estudo também? Qual foi o critério para chegar nelas? 

Edited by Lotó
Link to comment
Share on other sites

Boa noite, 

Lotó, visto o resultado do concurso 1144 caiu a ficha que este esquema que montou para 'reduzir' e tentar prever a faixa de CSN realmente funciona.
No entanto as chances de acertar a faixa de CSN correta (sub-bloco) é de 1/20. Acertando isto ainda temos outros 163437 cartões que teremos que eliminar de alguma forma. A intenção é acertar o prêmio máximo então ficamos entre os 163437 + 1 ( o prêmiado ) que resultam em 163438 cartões no sub-bloco. 

A observação feita no seu post anterior é interessante em utilizar a ferramenta de análise e palpite para gerar a sugestão do CSN funcionou melhor nos 10 últimos concursos do que nos 16 últimos concursos. O estudo das tendências é importante, pois nos dá esse norte de subida ou descida. Por exemplo, pelo resultado obtido no último concurso 1144, acredito que o pŕoximo movimento será de descida visto que ele está tendendo a descer. Claro, ele pode subir, mas eu aposto que ele vai descer :P. Porque??  Pois se você observar a linha que divide as possibilidades na metade, nos últimos concursos teve mais resultados acima da linha central. Então acredito que esta tendência deve ser alterada novamente.

post-19192-0-34863900-1418517099_thumb.p

No entanto pode ser que dê acima do eixo central sim... é um jogo de 'azar' hehehe 

 

Agora, o problema é o quanto ele vai descer no próximo concurso. Se formos utilizar os 10 últimos concursos já não iria funcionar. Isto é variável, talvez os 16 últimos concursos nesse caso iria funcionar melhor, que nem você enfatizou. O objetivo aqui é acertar o sub-bloco de CSN, com essa condição verdadeira não estaríamos mais com 3.268.760/1 e sim 163438/1 um ganho de 95% correto??

Gostei da ideia dos 20 bolões, assim sempre um dos bolões iria estar apostando com 95% de chances a mais de ganhar. O grande problema é participar dos 20 bolões $$ kkkkk... 

Eu vou começar a aplicar esta ideia dos blocos, porém simplesmente somente jogando naqueles sub-blocos de maior incidência, desconsiderando os demais, pois analisando a média de atraso daqueles que mais acertam, a média é baixa. Então de 4 em 4 ou 5  em 5 concursos você vai conseguir apostar com 95% de chances maior pois vai vencer a condição SE dos blocos.

Acertando isto temos um problema maior ainda que é filtrar estes 163437 cartões restantes que não são o premiado.

Este gráfico foi montado utilizando uma classe chamada CombTools disponibilizada nesse site aqui: http://www.dreamsincode.com/projectos/jogos-de-loto/combinatorica/ escrita em C#.

Ela fornece as funções que iria demorar muito para desenvolver do zero que são: Transformar uma combinação em array de string formatada, transformar de e para um CSN, ordenar, acrescentar e retirar de um conjunto de combinações, truncar, devolver a diferença entre duas combinações e limpar um conjunto de combinações.
A partir daí desenvolvi uma pequena rotina que utiliza essa classe somente para me devolver os números CSN's a partir do resultado que é retirado do site da caixa.
Com os dados em texto puro, utilizei este outro sistema de montagem de gráficos para web ( http://www.highcharts.com/demo/line-labels) afim de processar os textos que contém os CSN's dos resultados e apresentá-los de forma gráfica.

 

 




 

 

Link to comment
Share on other sites

DionisioJr,

 

Se refere aos números dentro do bloco e semibloco que mostrei que teve 97 de 14 pontos dentro do semibloco 9 ? Se não for me fale o trecho.

 

Se for essa, faço no Cologa mesmo. ....

 

Loto, So uma curiosidade.... Quanto tempo leva para o Cologa corrigir 163.438 cartoes com todos os resultados??? 

Esse mapa e bacana de se fazer .... pois para quem gosta de perseguir os premios menores sabe que tera tambem que acertar o 'sub-bloco' do cartao premiado para ter chances reais de ganhar alguma migalha valiosa....kkkk

Ps:Verifiquei que ele lançou uma nova versao agora em Dezembro. Por sinal, muito melhor do que algumas versoes que tinha avaliado ha uns dois anos atras.... Parabens para equipe Cologa.

 

Link to comment
Share on other sites

Lotó,

 

Como eu disse, não trabalho com todas as combinações de 21 dezenas, são muitas, é preciso apenas 199 delas para garantir ao menos uma linha com os 15 pontos em todos os concursos, e já ocorreu de ter mais de 20 linhas com 15 pontos...

 

Agora resta descobrir como escolher algumas linhas entre as 199, mas já reduziu bastante de 12.650 para 199 linhas..

 

 

Johncker,

Uma observação legal que encontrei, não sei se já havia falado. Dê uma olhada:

0001 -> 02 03 05 06 09 10 11 13 14 16 18 20 23 24 25

        00210 cartelas com 15 acertos.

0002 -> 01 04 05 06 07 09 11 12 13 15 16 19 20 23 24

        00210 cartelas com 15 acertos.

0003 -> 01 04 06 07 08 09 10 11 12 14 16 17 20 23 24

        00210 cartelas com 15 acertos.

0004 -> 01 02 04 05 08 10 12 13 16 17 18 19 23 24 25

        00210 cartelas com 15 acertos.

0005 -> 01 02 04 08 09 11 12 13 15 16 19 20 23 24 25

        00210 cartelas com 15 acertos.

0006 -> 01 02 04 05 06 07 10 12 15 16 17 19 21 23 25

        00210 cartelas com 15 acertos.

....

Em TODOS os concursos das combinações de 21-15-15-15 possuem 210 cartelas com 15 acertos. Então você jogando em matrizes de 21, considerando todas as 12,650 cartelas de 21 números temos 210 com 15 pontos. 

Visto por este angulo a possibilidade é melhor. O maior problema são os desdobramentos, que necessitam de filtros e mais filtros...

 

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, 

Lotó, visto o resultado do concurso 1144 caiu a ficha que este esquema que montou para 'reduzir' e tentar prever a faixa de CSN realmente funciona...

 

 

 

DionisioJr,

 

Nesse caso, pelo seu gráfico apresentado, foram mesmo mais resultados (dessa faixa apresentada) no eixo superior e menos no eixo inferior. Para o próximo a previsão seria abaixo (CSNs a partir de 1.634.380 para baixo), mas como vc disse, pode vir acima novamente, mas já seria fora do padrão normal, mas acontece. Vemos claramente nesse seu gráfico que um concurso fica acima do eixo, no próximo fica abaixo do eixo e assim por diante. Somente mais para o final do gráfico tivemos 3 resultados consecutivos acima da linha central, mas pela totalidade vemos que isso são as exceções. Como jogo é jogo, sempre estamos sujeitos a perder mesmo, o mais coerente mesmo seria jogar seguindo os padrões, mesmo que em algum momento ele vá ao contrário. 

 

Pelo menos, com isso, já dá para pensar em quais dos 4 blocos direcionar a aposta para o 1145. Se formos pelo lado de que será abaixo do eixo central (CSNs até 1.634.380), o resultado só poderia cair nos blocos 1 ou 2. Dessa forma, aí entra a análise dos blocos atrasados. Dentre os dois, o mais atrasado é o bloco 1 (5 concursos). 

 

Não estou conseguindo para o concurso 1145 simular com confiança com nenhum parâmetro no programa Palpite. na maioria das simulações ele tá colocando o gráfico em subida e previsão de CSN 3.268.760. Acho que os últimos resultados endoidou ele, rs.

 

Por isso, essa análise de eixo superior e inferior do seu gráfico já é suficiente. Como teria a tendência para o 1145 ser no eixo inferior, vou de bloco 1, que está nesse eixo inferior e é o mais atrasado (5 concursos). O bloco 2, que também está no eixo inferior, tem 1 atraso (pode ser ele que venha, mas é mais coerente escolher o mais atrasado).

 

De toda forma, mesmo um semibloco, possui 163.438 combinações (10% do eixo inferior ou superior). Como jogo pouco, a adaptação para, pelo menos concorrer com maiores chances, caso acerte o bloco que terá os 15 pontos é:

 

1-Escolher um bloco a jogar (o mais atrasado);

 

2-Escolher 3 semiblocos mais atrasados dentro do bloco escolhido:

 

3-Fazer 2 jogos para cada semibloco, totalizando 6 jogos, da seguinte forma:

a.) escolher uma dezena (só existem duas possibilidades para ela: ser sorteada ou não ser sorteada).

b.essa dezena escolhida servirá de filtroComo cada semibloco terá 2 jogos, 1 jogo será com a dezena escolhida excluída (no caso dela não ser sorteada) e o outro jogo será com a dezena escolhida fixada (caso ela seja sorteada). Com isso já dividiríamos o semibloco de 163.438 em duas partes. 1 parte somente com as combinações que não possuem a dezena escolhida (excluída) e 1 parte somente com as combinações que possuem a dezena escolhida (fixada).

 

Dessa forma, jogaríamos com um conjunto com 24 dezenas e outro conjunto com 25 e 1 fixa, e uma das duas coisas aconteceria com certeza. 

 

A parte que excluiu a dezena terá em torno de 40% das combinações (das 163.438) e a parte que fixou a dezena terá em torno de 60% das combinações do semibloco. Se a pessoa tiver "quase" certeza que uma dezena não virá e quiser "arriscar", ela pode apostar somente na parte que excluiu as dezenas, 40% das combinações. Isso já seria uma redução grande das 163.438 combinações do semibloco. O danado é conseguir saber qual mísera dezena irá falhar. Nem isso conseguimos com boa segurança, mas se quiser pensar em arriscar, estaria aí um filtro inicial (excluir as combinações que possuem uma dezena que queremos deixar de fora por achar que ela não será sorteada). O contrário também se aplica, caso tenha "quase" certeza de que a dezena vai ser sorteada e quiser arriscar somente no conjunto que fixou a dezena. Nesse caso, seria 60% das combinações para se direcionar a aposta naquele semibloco inicial de 163.438 combinações.

 

Pode-se, ainda, usar alguns filtros fixos nos dois conjuntos gerados, tipo par (4/10), soma (150/240), consecutivos (2/8), posição 8 (9/17) o menos restritível possível, somente para eliminar aquelas combinações muito improváveis mesmo, mas com extremo cuidado para não ter filtragem que possa comprometer os acertos dos conjuntos. 

 

Se por acaso acertar o semibloco, estaremos concorrendo com 2 jogos ao prêmio de 15 pontos e +/- uns 70 prêmios de 14 pontos (por dividir o semibloco os 97 acertos não vão ficar na parte que acertou os 15, mas ficam a maioria), independentemente da dezena escolhida ser sorteada ou não, pois criamos dois conjuntos, um com a dezena escolhida e outro sem a dezena escolhida e ambos serão fortes. Se a dezena não vier, o conjunto em que a dezena foi excluída ficará forte e terá os 15 pontos. Se a dezena vier, o conjunto em que a dezena foi fixada é que ficará forte e terá os 15 pontos da mesma forma. 

 

São alternativas que devem ser buscadas, pois se com todas essas estratégias vemos que ainda é extremamente difícil, sem estratégias é pior ainda, é depender da sorte quase que exclusivamente.

 

Quanto à classe Combtools e montagem gráfica que citou, achei bastante interessantes para se mexer, embora confesse que não está muito a meu nível de compreensão para onde vai mexer nisso, he, he. Quem sabe depois possa me aventurar a aprender... Mas valeu pelas explicações  

Edited by Lotó
Link to comment
Share on other sites

Loto, So uma curiosidade.... Quanto tempo leva para o Cologa corrigir 163.438 cartoes com todos os resultados??? 

Esse mapa e bacana de se fazer .... pois para quem gosta de perseguir os premios menores sabe que tera tambem que acertar o 'sub-bloco' do cartao premiado para ter chances reais de ganhar alguma migalha valiosa....kkkk

Ps:Verifiquei que ele lançou uma nova versao agora em Dezembro. Por sinal, muito melhor do que algumas versoes que tinha avaliado ha uns dois anos atras.... Parabens para equipe Cologa.

 

 

DionisioJr,

 

Essa questão de tempo para conferência é relativa, porque depende da capacidade de processamento e memória de cada computador, mas com base no meu computador, que é básico, 1,66 GHz de processador e 1GB de memória, faço a comparação com o Cologa e o Analisador de Arquivos do DixieJoe para conferência de todos os resultados:

 

No Cologa para conferência de todos os resultados para certo fechamento, se for muito grande, a exemplo das 163.438 combinações, demora um pouco mais. Assim, uso o cologa para conferência de um único resultado.

 

Para conferência das 163.438 combinações em todos os concursos, utilizo o Analisador de Arquivos e com essas configurações do meu computador que citei o resultado leva em torno de 7 a 8 minutos. Se for um computador com melhor processamento e memória deve ser bem menos.

 

Todavia, o Analisador de Arquivos foi projetado para conferência de até 300.000 linhas (combinações). Se tiver mais que isso é preciso dividir o arquivo para a conferência e depois somar os resultados.

 

No meu caso, para conferência dos 4 blocos que possuem cada um 817.190 combinações, tive que analisar os semiblocos e somar cada um dos 5 de cada bloco para saber o total do bloco. Exemplo hoje:

 

Bloco 1: 299 acertos de 15 pontos.

Semibloco 1: 62 acertos de 15 pontos.

Semibloco 2: 67 acertos de 15 pontos.

Semibloco 3: 60 acertos de 15 pontos.

Semibloco 4: 54 acertos de 15 pontos.

Semibloco 5: 56 acertos de 15 pontos.

 

O Analisador de Arquivos te dá a opção de analisar qualquer quantidade de acertos que se queira (11, 12, 13, 14, 15 ou menos, se for o caso). É só definir peso na preparação de “pesos por acertos”.

 

Sobre a nova versão do Cologa 3.5.6 eu não sabia. E é uma versão completa, não precisa ativação e é gratuita! Viu como são importantes as discussões?  Nelas há trocas de informações e sempre absorvemos mais informações úteis às nossas. Já até abri um tópico falando da novidade (para mim foi). Valeu!

Edited by Lotó
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...