Jump to content

“Sou Eu Mesmo!”


Valter Luiz

Recommended Posts

 Não poucas vezes ouvimos e/ou falamos: “Eu queria ser outra pessoa”. “Se eu fosse outro…”, ou então, “se meu marido fosse outro”, “se meu patrão fosse diferente”, “se meus pais fossem os pais do fulano…”.


‘Ser outro’ apresenta-se, para boa parte das pessoas, como a única solução. Esta tendência atinge também a dimensão espiritual, movendoreligiões a advogar a favor do ‘ser outro’: ‘outra vida’, ‘outro corpo’, ‘quando você era outro’, ‘quando você for outro’. Esta tendência, ‘ser outro’, aproxima-se daquilo que estudiosos denominam despersonalização: desordem dissociativa, caracterizada por experiências de sentimentos de irrealidade, ruptura com a personalidade. Ultrapassamos a esfera pessoal, conferindo à despersonalização uma dimensão relacional, familiar, profissional, social, religiosa, cósmica.


imagem-do-eu_thumb.jpg


Sou eu mesmo!” Cristo Ressuscitado, após confortar os discípulos abatidos, mostra-lhes as mãos e os pés, marcas da crucifixão. Aos que imaginaram ser uma manifestação de ‘outro mundo’, um fantasma, Ele completa: “Não tenham medo, sou Eu mesmo”, eliminando todo e qualquer tipo de dissociação a respeito de Sua pessoa, Sua missão e propósito. Com o Ressuscitado aprendemos que, para ser vitorioso, o ser humano não precisa ‘ser outro’, no sentido de negar a si próprio, mas deve buscar a renovação, a transformação de si mesmo. Nascer de novo não significa voltar ao ventre da mãe, mas sim, entregar-se totalmente aos cuidados de Deus, sem fuga e negação, tendo os pés no chão da realidade, com maturidade e equilíbrio.


O processo que caracteriza a evolução do ser humano chama-se desenvolvimento, pressupondo que o potencial de cada pessoa deve, ao longo da vida, tornar-ser ato, ação, atitude, desenvolver-se. A genuína evolução do ser humano passa pelo ‘ser eu mesmo’ transformado, renovado, amadurecido; empreendimento que é fruto de esforços e competências pessoais sob o sustento da graça de Deus, continuamente derramada sobre nós. ‘Ser outro’ é sinônimo de querer glória sem sacrifícios e esforços. Esta compreensão distorcida da existência humanafaz com que o valor do processo, de como as coisas acontecem, seja perdido, ignorado.


“Sou eu mesmo!” O Ressuscitado convida-nos a transformar a realidade. Aquele que assume ‘sou eu mesmo’ compromete-se, esforça-se, disciplina-se para transformar-se, um pouco mais, a cada dia. Mostre suasmãos e pés, as cicatrizes que testificam que estás em condições de administrar as vitórias que à custa de esforços, amparado pela graça de Deus, tens alcançado. Maravilhoso viver esta experiência sem medo, sem fuga e expressar: “Sou eu mesmo”, em Cristo.


  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Complementando o ótimo post do Valter Luiz, vale lembrar que mesmo aquelas pessoas que julgamos ter uma vida perfeita, com mais dinheiro, diversão e felicidade do que nós, têm também os seus problemas e frustrações que nem podemos imaginar quais sejam.

Como bem diz o Caetano Veloso na letra da música Dom de Iludir: "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é".

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...