Jump to content

Scanners Cartões De Loterias.


Kazu&LotoMania

Recommended Posts

  • Administrador

Me diz como funciona esse scanner de mão?

 

Aqui utilizo o scanner de mesa, na parte do vidro. Dá para escanear vários volantes. O ideal seria se a multifuncional puxasse os volantes e fosse digitalizando individualmente, mas não dá, não puxa o tipo de papel do comprovante.

 

Já digitalizar o código de barra para conferir, seria ótimo. Porém, é preciso saber primeiramente o padrão do código de barras utilizado nos bilhetes. Creio que isso não é possível.

 

Se alguém tiver uma solução para isso, eu também gostaria de saber.

 

obrigado!

Link to comment
Share on other sites

ola jimmy eu tenho um amigo de loja de computares e acessórios, perguntei a ele do Scanner de mão ate tinha só mas caro do que encontrei na internet, diz a ele se elaborava um software capaz de ler os códigos de volantes de loterias, ele não mas me indicou um amigo e me deu o cartão entrei em contato, e me diz que é capaz sim de criar um software de leitura de volantes de loteria, vou contatar ele novamente ele tem que vir em casa pra ver na real o que desejo e ver preço também depois posto aki ok.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal

 

Pelo que é de meu conhecimento as dezenas referentes ao jogo não estão no Código de Barras.

Mas isso não importa, para o tema em questão, porque há solução mais fácil, simples e rápida, acredito eu.

 

A solução é usar um software OCR, que reconhece caracteres gráficos, transformado imagens em texto editáveis (similares aos existentes nos radares de  trânsito).

 

Existem Scanners, inclusive portáteis, que já possuem o software OCR incluido. O texto reconhecido pode ser direcionado para Word, Excel e outros.

 

Para o objetivo que se pretende acho o portátil melhor do que o de mesa. Se os volantes não forem destacados fica fácil estendê-los sobre uma mesa e passar o Scanner sobre os mesmos (resolvendo o problema de tracionamento).

 

Uma procura no Mercado Livre pelo termo Scanner com OCR vai mostrar opções. 

 

Sds

Edited by visualsorte
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

a maioria dos scanners, até mesmo os mais simples, tem o sistema OCR que transforma imagem em texto. Já fiz alguns testes. O problema mesmo é programar algo que permita "ler" e conferir, por exemplo, em uma planilha ou arquivo txt. Tenho certeza, só não sei como fazer, que é possível até mesmo ler as informações em formato de imagem, ou seja, não existe necessidade de transformar em texto.

 

Não sei qual a velocidade do scanner de mão, aqui digitalizo vários volantes de uma vez, no espelho da multifuncional. O ideal mesmo seria encontrar uma que "puxasse" os comprovantes e digitalizasse em massa, ai seria ótimo.

 

A codificação do código de barras do volante é somente para cruzar informações internas de um banco de dados e saber se determinado comprovante é premiado, mas não serve para conferir os volantes, a não ser que alguém conseguisse acessar o banco de dados da CEF e fazer esse cruzamento. Impossível.

 

Tenho interesse também em algo mais automatizado. abraço

Link to comment
Share on other sites

ola pesquisei e achei quem pode dizer algo sobre isso;

 

geralmente os leitores de códigos de barras se comportam como qualquer dispositivo de entrada, ou seja, se você está no Excel 
com uma célula ativa e acionar o leitor, os números correspondentes ao código de barras será "digitado" na célula. 
Com ele você pode fazer, por exemplo, um =PROCV(célula_do_número; intervalo_da_lista_de_produtos; coluna_da_descrição; 1). 
Há outras técnicas de encontrar elementos em tabelas, mas o PROCV geralmente resolve.
 
kazu.
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

Kazu&LotoMania, 

 

Sim, isso ai, mas esquece a leitura do código de barras, não vai conseguir, conforme já publicaram, na codificação não constam as dezenas jogadas. Foque em arrumar uma forma de leitura dos jogos, seja por OCR ou identificação de imagem.

 

Se alguém tiver qualquer solução, por favor, comenta aqui.

 

obrigado.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Kazu&LotoMania, 

 

Sim, isso ai, mas esquece a leitura do código de barras, não vai conseguir, conforme já publicaram, na codificação não constam as dezenas jogadas. Foque em arrumar uma forma de leitura dos jogos, seja por OCR ou identificação de imagem.

 

Se alguém tiver qualquer solução, por favor, comenta aqui.

 

obrigado.

bom dia jimmmy essa citação sua foi muito importante, vou passar para o amigo desenvolvedor logo do o retorno.

 

kazu.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
Guest Zangado
1 hora atrás, admnti disse:

Bom dia pessoal,

 

Não houve progresso na identificação de escaneamento dos números nos bilhetes de loteria?

montar um sistema desse é meio complicado, teria que ter um scaner com uma mecanica bem otimizada dada a fragilidade e o liso do papel do comprovante, para construir teria que ser na base da manufaturação,


um sitema mais manual seria como o jimmy já mencionou que é colocar os comprovante na scanner de mesa e com um programa passas as dezenas separadas para uma planilha e ir dividindo por grupo de bilhetes scaneados para facil localização
creio que de para usar fotos tbm tomando cuidado para a qualidade da imagem das dezenas, e usar um leitor de codigo de barras para mapear os bilhetes

eu nunca tentei, mas acho que pelo proprio vba tem como acessar o ocr

Link to comment
Share on other sites

Em 21/06/2015 at 14:30, Kazu&LotoMania disse:

 

bom eu comecei a Scanners os cartões pois parei, por não saber fazer a conferencia do códigos de barras no Excel.

 

 

Em 22/06/2015 at 11:45, visualsorte disse:

 

Pelo que é de meu conhecimento as dezenas referentes ao jogo não estão no Código de Barras.

Mas isso não importa, para o tema em questão, porque há solução mais fácil, simples e rápida, acredito eu.

 

A solução é usar um software OCR, que reconhece caracteres gráficos, transformado imagens em texto editáveis (similares aos existentes nos radares de  trânsito).

 

 

 

Em 23/06/2015 at 00:02, Jimmy Durão disse:

 

 

 

 

Em 27/02/2017 at 10:31, admnti disse:

 

Não houve progresso na identificação de escaneamento dos números nos bilhetes de loteria?

 

 

Em 27/02/2017 at 12:40, edcronos2 disse:


eu nunca tentei, mas acho que pelo proprio vba tem como acessar o ocr

 

 

 

Olá à todos,

 

Este é um assunto com o qual nunca me conformei...

Como aqui em frente teve FUNK desde sexta-feira e também estou gripado,

não consigo me concentrar nos únicos 2 projetos que estou priorizando.

 

Então resolvi pesquisar... encontrei vários conteúdos e "ferramentas".

Comecei com a leitura de alguns conteúdos válidos como "introdução"

e depois passei a por a "mão na massa".

 

A realidade, infelizmente, é duríssima; O que já foi aqui citado faz parte dela

e no momento não posso me deter nisto.

 

 

Considerando isto, eis o que atualmente tenho a colaborar:

1.) Esqueça o código de barras pra identificar as dezenas:

      1.1)  Salvo engano, já ví bilhete com 10 apostas simples, ou seja, no mínimo 300 caracteres.

              Não te convenceu ? OK !!! Com 2 apostas de 18 dezenas, são, no mínimo 72 caracteres.

              00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

              seria esta linha só pras 36 dezenas !!!... e na minha opinião, uma estupidez técnica.

      1.2)  Uma solução, SE a CEF estivesse interessada (e acredite, ela não está nem um pouco)

              seria um algorítimo de redução e ainda a boa vontade (ela tem ???) de divulgar.

      1.3)  Outra solução, SE a CEF estivesse interessada... seria UM código de barras ao lado de

               cada aposta do respectivo bilhete.

      1.4)  A solução natural, SE a CEF estivesse interessada... seria utilizar QR-Code.

      1.5)  A solução ideal, SE a CEF estivesse interessada... seria fornecer um serviço pago

              de acesso somente leitura (pra talvez evitar hackeamento), Funcionaria ???

 

2.) Resta-nos aventurar em OCR, mas solução 100% confiável não encontrei.

     Fiz alguns testes simples e depois farei os complexos que exigem considerar

     ruídos, perspectivas, cores, iluminação, etc...

      2.1)  Fiz testes utilizando o ONENOTE do Ruindows 10graçado através do recurso OCR,

              utilizando imagem com moderado ruído (vide figura 1 e 2 abaixo), após "fuçar"

              insistentemente consegui gerar o arquivo txt, mas isto foi apenas uma única vez.

      2.2)  Fiz testes utilizando o software tesseract versão 3.02 portable, utilizando imagem

              com baixíssimo ruído (vide figuras 3 e 4 abaixo), após "fuçar" insistentemente

              consegui gerar o arquivo txt, e SEMPRE 100% CONFIÁVEL, ou seja, extraindo

              corretamente todas as dezenas constantes na imagem/figura.

      2.3)  Em PYTHON há bibliotecas até elogiadas, mas ainda não testei.

 

Por enquanto é isto, espero conseguir melhorar.

 

 

Um abraço !

 

 

 

figura 1

LF_bilhete_002.jpg

 

 

figura 2

LF_bilhete_002 _ONENOTE.jpg

 

 

figura 3

OCR_dezenas.jpg

 

 

figura 4

OCR_dezenas_Consolas_22 (2).jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

a questão do OCR não é o mais difícil de resolver, o problema é qual scanner utilizar. 

 

Primeiro teria que digitalizar o volante todo e em massa excluir todas as informações desnecessárias e só deixar os jogos. Ao importar para uma planilha, mesmo que o OCR em algum momento tivesse erro, a planilha iria mostrar o jogo e então faria a conferência na mão.

 

Segundo, normalmente os scanners não puxam os comprovantes da loteria, sendo necessário efetuar a digitalização na bandeja, também não sendo algo prático.

 

Então, qual scanner utilizar?

 

@dois qual scanner utilizou? Digitalizou na bandeja ou puxando os comprovantes?

 

obrigado.

 

Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado
5 horas atrás, Jimmy Durão disse:

a questão do OCR não é o mais difícil de resolver, o problema é qual scanner utilizar. 

 

Primeiro teria que digitalizar o volante todo e em massa excluir todas as informações desnecessárias e só deixar os jogos. Ao importar para uma planilha, mesmo que o OCR em algum momento tivesse erro, a planilha iria mostrar o jogo e então faria a conferência na mão.

 

Segundo, normalmente os scanners não puxam os comprovantes da loteria, sendo necessário efetuar a digitalização na bandeja, também não sendo algo prático.

 

Então, qual scanner utilizar?

 

@dois qual scanner utilizou? Digitalizou na bandeja ou puxando os comprovantes?

 

obrigado.

 

jimmy ocr funciona com imagens, então até mesmo fotos se os caracteres estiverem com boa nitidez funciona muito bem
o fator de importancia é a capacidade de reconhecimento do programa ocr

no quesito de separar partes importantes que no caso são as dezenas é que está o maior problema
como para adiantar seria utilizado varios volantes teria que separar por quadrante das dezenas

Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

para puxar os comprovantes eu não sei se funcionaria entõ teria que testar com equipamentos sucateados primeiro
se poderia passar um silicone aqueles de bisnaga e passar de forma uniforme nos roletes para melhorar a aderência

Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

os scanners comuns desses de multifuncionais não passam. Pensei até em colocar fita crepe para dar aderência, aqui não funcionou bem, ainda enrosca. Já aqueles scanners melhores, feitos para digitalizar tudo que é tipo de documento ainda não testei. Pensei em alugar para testar antes de comprar, mas na minha região não tem quem trabalhe com isso.

Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado
34 minutos atrás, Jimmy Durão disse:

os scanners comuns desses de multifuncionais não passam. Pensei até em colocar fita crepe para dar aderência, aqui não funcionou bem, ainda enrosca. Já aqueles scanners melhores, feitos para digitalizar tudo que é tipo de documento ainda não testei. Pensei em alugar para testar antes de comprar, mas na minha região não tem quem trabalhe com isso.

fita crepe não serviria por causa da textura
o silicone por ser uma borracha mais fina tem uma boa aderencia, mas teria que ser bem aplicado
vou ver uma impressora velha com puxador para testar, só não vou prometer

Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado
19 minutos atrás, Crazy Rabbit disse:

Poxa, e eu que achava que jogava bastante cartões (100 à 200 cartões) KKKK e vocês falando em Scanner para conferência.

 

Difícil, pois ainda é no código de barra que identifica o cartão, teríamos 2 trabalhos, 1 de scanear todos cartões, 2

de scanear de novo, muito trabalho, mesmo colocando "OCR", pois ele só é eficaz, quando impresso junto com o cartão,

tipo, A Caixa, deveria colocar "OCR", aí seria mais fácil o método.

 

Minha Técnica Simples Para Conferência de Cartões:

1) Imprimir os cartões com numeração para melhor identificar mediante software.

2) Deixar em ordem numérica os cartões.

3) Pedir p/ o Caixa, introduzir os cartões na sequência, (Diga que se ele não fizer, você não dá gorjeta depois do prêmio) KKKKKKKK,

 

Sempre dá certo, fiz uma vez em um bolão com +- 2500 cartões e ficou 100% para conferência, pois verificava no

software os números dos cartões premiados, pegava o monte ia até nº correto e pimba. Simples Assim.

 

Um Abraço do Coelho,

 

Crazy Rabbit

 

por que escanear de novo?
as dezenas iriam para a planilha que faria a comparação dos jogos com os oiginais da planilha e então a conferencia com o resultado
na hora de escanear se separa por grupo e numera para ficar facil localizar

Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado
30 minutos atrás, Crazy Rabbit disse:

Falei 2 vezes, porque não é fácil escanear centenas de cartões, as vezes não fica bom e você fica pensando,

esta não ficou boa e as outras ficaram ou não boas (funcional) e aí você faz de novo e de novo e de novo. KKKKKKKKKKK

 

Crazy Rabbit

sobre escanear creio que não teria problemas,
daria trabalho sim em ficar organizando o jogos,
e tbm teria que se ter uma rotina de separação para confrontar com os jogos marcados

 

o seu metodo é até valido
mas o fator de se ter uma verifcação dos jogos feitos cai no fator da segurança, ainda mais em bolões, mesmo eu que só fiz jogos simples e 3 ou quatro volantes por exemplo já peguei jogos registrados incorretamente imagina então em um montante de 50 100 200 ... jogos
já pensou vc com um bolão e descobrir que o jogo ganhador não foi registrado corretamente ?

Link to comment
Share on other sites

Tenho a sensação que os reais objetivos começam a ficar nebulosos e gostaria de colocar alguns parâmetros, até para ver se o assunto está sendo sub considerado ou estou vendo além das intenções.

Para tirar dúvidas, pelo menos minhas, vamos à situações reais.

Monta-se um jogo e se tem o mesmo em um arquivo txt ou no Excel.

Um software lê esse arquivo e imprime os volantes a serem levados à lotérica.

A máquina da lotérica por sua vez lê os volantes e imprime o jogo registrado.

Entendo que o objetivo é verificar se o jogo no comprovante da lotérica é igual àquele que está no arquivo inicial.

Suponhamos que não seja. Cabe então identificar se o erro ocorreu no software de impressão do volante ou na leitora da lotérica.

Antes de continuar, gostaria de dizer que acho que esses erros ocorrem muito mais do que se imagina, principalmente o do segundo tipo.

A título de demonstração vamos supor que entre um volante impresso e o comprovante da caixa haja diferença e que o prêmio está em um deles.

Se o prêmio estiver no volante impresso e não no da lotérica, a Caixa está garantida porque o que vale é o que está no impresso pela lotérica.

Mas, e aqui mora o grande perigo, se o comprovante da lotérica contém o prêmio e não o impresso pelo apostador, o prêmio não será reclamado já que a conferência é feita pelo arquivo original.

Pelo volume dos prêmios não recebidos na Caixa pode-se ter uma idéia do tamanho das divergências.

 

Um problema tão grande quanto, ou ainda maior, é quem faz bolões ou registra volumes altos de jogos para terceiros.

Imagina uma divergência entre 2 documentos onde o original contém o prêmio e o registrado não tem. Será extremamente complicado para o organizador justificar esse fato.

 

Nos bolões que realizei, adotei procedimentos para evitar riscos desse tipo.

1) O arquivo original de jogos era classificado em ordem crescente.

2) Tinha uma soma acumulada das dezenas a cada 10 jogos

3) Dividia o jogo total em grupos de 50 e instruia para que não tirassem da ordem (embora se isso ocorresse eu saberia porque o arquivo estava classificado)

4) Somava as dezenas dos jogos registrados e comparava com as somas originais.

5) Só enviava os jogos para os participantes depois desses processos.

 

Mas isso é "quebra galho" e possível até certo volume.

Daí para a frente só com procedimentos mais avançados.

 

Pois bem. Quando falei de scanner com Ocr lá no começo do tópico era porque com esse procedimento se descobre os erros a tempo e também "onde" estão ocorrendo os mesmos.

 

Não sou dono de lotérica, mas acho que "tentar tapar o sol com a peneira" ou querer empurrar a solução para a Caixa é contra indicado dada a magnitude do problema.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

bem o erro foi com cartão marcado a mão, e estava marcado corretamente, tanto que a caixa fez outro para mim e ia colocar aquele a venda, mas acabei ficando com os 2

mas como falei tem um tempo que não aposto , e nem nunca participei em bolões muito menos organizei

 

1 hora atrás, Crazy Rabbit disse:

Mentira, se esta neste bate papo é porque faz milhares de cartões por sorteio KKKKKKKKKKK

estou aqui  pq me interesso pelo assunto, pela parte da programação e da automação em si

Link to comment
Share on other sites

que tipo de sacnner a caixa usa? é claro nao precisa todos os recursos da maquina somente

 aquele de conferir, ou seja se passa o volante( no caso de fazer apostas aleatorioa) sim porque desde seja bem marcado com a caneta tem varios conferidores pra boloes, claro a prerogativa

 de aamquina mudar alguma dezena marcada? que fez as maquinas para a caixa? qual é a marca? poderiamos entrar em contacto

Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

vou explicar com mais detalhes...

 

Preciso de um escaner que digitalize os jogos por dois motivos:

 

- Disponibilizar os jogos aos que participam dos bolões oficiais do fórum;

- Conferir todos os jogos, para ver se nenhum foi registrado incorretamente;

 

Imagina fazer centenas ou milhares de jogos, é muito trabalhoso e quase impossível se a quantidade for muito grande. Os erros podem acontecer de várias formas...

 

- Ao imprimir as dezenas não forem marcadas corretamente nos volantes;

- Ao registrar na lotérica acontecer algum erro, seja na máquina ou pela atendente.

 

Então meu pensamento é, um escaner que consegue...

 

- Puxar os jogos no rolamento, em massa, um atrás do outro, gerando um (ou vários separadamente) arquivo de imagem/pdf;

- Digitalizar e depois através de rotinas dos programas de edição ocultar dados sensíveis as falsificações;

- Obter os jogos em txt para ser jogado na planilha e assim comparar os jogos originais com os que foram registrados.

 

Mesmo que o OCR não registre alguns jogos da forma correta, será exibido o erro na planilha, bastando fazer a conferência manual do jogo apostado para ver se está correto. Pronto, bem mais fácil do que conferência manual de todos os jogos.

 

================

 

Para quem não tem esses meios tecnológicos para conferir seus jogos, dou algumas orientações:

 

- Se for imprimir os jogos diretamente no volante, conferir se estão devidamente marcados;

- Se alguma dezena não estiver completamente marcada, utilize uma caneta preta para corrigir;

- Veja quanto vai dar seu jogo e se está de acordo com o valor inicial. Se a atendente te passar um valor a mais ou a menos, não hesite de conferir todo o jogo para encontrar o erro.

 

Com essas simples dicas vai minimizar problemas. Normalmente (quase sempre) as máquinas registram corretamente todos os jogos, então se aconteceu algum erro, foi provavelmente erro humano, seu ou da pessoa que está te atendendo na lotérica. Até mesmo uma forma errada de colocar o jogo no escaner da máquina pode gerar uma leitura errada. Fique atento a isso e tente acompanhar o registro junto aos atendentes, até mesmo contando os comprovantes impressos.

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...