Jump to content

Scanners Cartões De Loterias.


Kazu&LotoMania

Recommended Posts

Em 01/03/2017 at 13:42, Jimmy Durão disse:

a questão do OCR não é o mais difícil de resolver, o problema é qual scanner utilizar. 

 

Primeiro teria que digitalizar o volante todo e em massa excluir todas as informações desnecessárias e só deixar os jogos. Ao importar para uma planilha, mesmo que o OCR em algum momento tivesse erro, a planilha iria mostrar o jogo e então faria a conferência na mão.

 

Segundo, normalmente os scanners não puxam os comprovantes da loteria, sendo necessário efetuar a digitalização na bandeja, também não sendo algo prático.

 

Então, qual scanner utilizar?

 

@dois qual scanner utilizou? Digitalizou na bandeja ou puxando os comprovantes?

 

obrigado.

 

 

 

Olá Jiimmy,

 

Ontem teve uma queda de energia elétrica e minha resposta foi "pro saco"

antes de publicá-la...

 

A energia elétrica só voltou ontem +-22:15hs,

Ffiquei "P...-da-vida" por vários motivos, então pensei

"O PC estava a vários dias ligado... Ruindows 10graçado... vai ter M#@$%  quando eu ligar"

Não deu outra, agora este FDP exige conta Microsoft pra acessar...

Pra mim chega deste FDP ... vou voltar pro 70 desapegar.

 

Agora está chovendo e trovejando... Logo mais respondo, OK ?

 

 

Um abraço !

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Jimmy Durão disse:

Os erros podem acontecer de várias formas...

 

17 horas atrás, visualsorte disse:

Pois bem. Quando falei de scanner com Ocr lá no começo do tópico era porque com esse procedimento se descobre os erros a tempo e também "onde" estão ocorrendo os mesmos.

 

Não sou dono de lotérica, mas acho que "tentar tapar o sol com a peneira" ou querer empurrar a solução para a Caixa é contra indicado dada a magnitude do problema.

 

 

Olá Jimmy e demais interessados,

 

1.) Confesso que estou estressado... vou tirar umas férias pra ver se resolve.

2.) O Jimmy tem toda a razão e este é o grande problema, pois estamos lidando com

      dinheiro... Quando é o seu próprio dinheiro até se pode dizer: "Erros acontecem".

      Mas experimenta dizer isto pros participantes de um bolão !

3.) Cada um tem sua opinião e a minha é a seguinte: É inaceitável o descaso que a CEF

     dispensa ao, inclusive por ela reconhecido, que chamamos de "bolão".

     Então eu pergunto: SE a postura do "patrão" é esta, imagina dos seus funcionários:

     3.1) Preste atenção no comportamento das atendentes ao passar "bolão" de várias apostas.

     3.2) Você já teve que resgatar algum prêmio na CEF ???

             3.2.1) Você teve atendimento diferenciado ???

             3.2.2) Você conseguiu resgatar de forma discreta ???

             3.2.3) Desconhecidos ficaram sabendo da sua premiação, porque funcionários da CEF

                        tentaram de empurrar produtos argumentando algo como: "Já que o senhor ganhou na loteria..." ???

4.) A gorjeta sugerida pelo amigo e parceiro COELHO DOIDÃO, infelizmente é o que costuma funcionar, 

     o que preocupa é que deixa de ser espontâneo e se torna até obrigatório, além de fomentar e incentivar

     pra que as coisas só funcionem com este jeitinho brasileiro.

 

Enfim, vou parar por aqui com a abordagem de realidades que nem sempre são bem recebidas,

além de em nada contribuir pra solucionar a necessidade que se tem. 

 

Te garanto que já vi muita coisa preocupante, então pra quê correr risco ???

Então, minha dúvida é a seguinte: 

- Alguém aqui consegue extrair as dezenas das apostas do bilhete digitalizado ?

- Qual é o % de confiabilidade ?

- Qual é o % de aproveitamento ?

 

PS: Estou estudando as soluções, já fiz alguns testes conforme aui postado e agora vou testar um outro

       scanner, pois costumo utilizar o "de mesa" via impressora EPSON. Quanto a região das dezenas no

        bilhete, em tese, basta utilizar o recurso crop/cut/recortar de forma que se possa ajustar as coordenas,

        caso não se queira utilizar pontos de referência (geralmente 4) automáticos.

 

Um abraço !

 

Link to comment
Share on other sites

O Jimmy está correto e corrobora o que eu já havia dito, quem joga grandes volumes, seja em bolões, seja para terceiros e até para si próprio, não pode ficar dependente de um "modus operandi na base da unha".

Evidentemente, e independente do que cada um acha, não se pode esperar e nem querer que a Caixa resolva o problema, que por sinal não é dela. Ou alguém acha que a Caixa, ou qualquer outro, vai assumir riscos financeiros, até de grande monta, em operações e situações que não tem controle e ingerência.

Resumindo, nessa situação é preciso um scanner e/com Ocr, e fim.

Nem considero o software do Ocr como um problema, ou pelo menos é a menor parte dele, como já concluiu o Jimmy.

 

Então o problema agora é descobrir qual scanner é adequado para resolver o impasse de forma confiável (baixa porcentagem de erros),

racional (sem muita interferência do operador) e ágil (veloz o suficiente para processar o volume necessário dentro do tempo adequado).

 

Pelo que pesquisei, não há um scanner específico e nem adequado para fazer esse trabalho, assim a solução é criar um dentro das especificações.

É o que faria se eu precisasse.

 

abraços

Visual Sorte

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

@Crazy Rabbit como escrevi em publicações anteriores, não é possível escanear o código de barras para obter os jogos, pois acredito que no código de barra não consta o jogo, não dá para constar. Vi que ele informa se foi premiado ou não, não sei como funciona, vou testar, mas ainda não serve para conferência antes do sorteio.

 

@visualsorte alguns escaners mais caros digitalizam em massa vários tipos de documentos, ainda não tive a oportunidade de testar e não consigo testar sem adquirir uma, já que nas lojas que vendem não tem a opção de verificar o funcionamento. Já mandar fazer algo,  como faria? Conhece alguma empresa que faz?

 

obrigado.

Link to comment
Share on other sites

17 minutos atrás, Jimmy Durão disse:

 

@visualsorte alguns escaners mais caros digitalizam em massa vários tipos de documentos, ainda não tive a oportunidade de testar e não consigo testar sem adquirir uma, já que nas lojas que vendem não tem a opção de verificar o funcionamento. Já mandar fazer algo,  como faria? Conhece alguma empresa que faz?

 

obrigado.

 

Não, não conheço.

Mas com um pouco de espírito de diy (do it yourself) creio que da para se criar um dentro das especificações.

Parta do princípio de usar um scanner de mão e criar uma mesa/canaleta por onde os volantes passariam um a um empurrados ou puxados por um tracionador simples.

O scanner e a canaleta seriam integrados formando uma peça única, ou seja um scanner de mesa onde os volantes passariam em fila.

 

Lembrei-me que você pode pedir para não destacar os volantes (como eu pedia nos bolões que fiz). Talvez fique mais fácil para tracionar, quem sabe criando 2 rolos, um com os volantes a serem scaneados e o outro com os volantes já scaneados. Desse modo o rolo dos já scaneados é o tracionador e a canaleta teria abas internas em ambos os lados para fazer os volantes caminharem dentro delas (serviriam também de guias).

 

O momento de tracionar e o tempo de exposição no scanner podem ser controlados por sensores de passagem.

Para eliminar o trabalho de tirar "sujeira" do material scaneado, faz-se uma máscara de forma tal que o volante quando sob o scanner só exponha as regiões que há interesse.

O princípio é esse.

O resto, ferramentas necessárias simples e caseiras.

Comece pela mesa e o tracionador fazendo modelos com materiais recicláveis e fáceis de cortar, furar e colar

Lápis, papel, uma canto para se trabalhar sossegado, criatividade, imaginação e mão na massa.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

@dois é para cheques, mas o tamanho do volante é similar, o problema é realmente testar. Não encontrei em nenhum site no Brasil e nos EUA não custa menos de US$ 650,00.

 

Cogitei comprar esse:

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Jimmy Durão disse:

 

@dois é para cheques, mas o tamanho do volante é similar, o problema é realmente testar. Não encontrei em nenhum site no Brasil e nos EUA não custa menos de US$ 650,00.

 

Cogitei comprar esse:

 

 

Parece ser excelente, também gostei dos recursos dele.

Tem ele na kabum http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=84547&origem=52&gclid=CKnl7PezudICFQkEkQoduMgMcg

 

 

Precisamos comparar com o que eu postei:

54 minutos atrás, dois disse:

 

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Crazy Rabbit disse:

Olá Jimmy,

 

Pedi para o nosso programador, fazer um estudo minucioso deste assunto, tipo SOFTWARE e HARDWARE necessários,

bem como o funcionamento do código de barra da caixa, se é ou não funcional com as dezenas, senão for, então achar

uma maneira de scanear dezenas com algum tipo de software que identifique as dezenas do cartão em questão, ele estava

me falando que já tem softwares que fazem a leitura das dezenas, caso não seja identificado pelo código de barra.

Disse também que vai verificar um aplicativo AUS LOTTO de outro País, para tentar adaptar para loterias do Brasil.

 

Aguardem, logo teremos novidades.

 

Crazy Rabbit

 

 

Agora vai !!!

Estarei torcendo pra que consigam

e aguardando ansiosamente !!!

 

Um abraço !

 

Link to comment
Share on other sites

Finalmente desembalei um scanner portátil com base

que eu havia comprado tempos atrás...

Trata-se do Scanner Portátil TravelScan TS2L Sunfire com BASE D-TS

 

Fiz um primeiro teste no modo portátil/"de mão" e confesso que me surpreendeu.

Ainda preciso aprender como funciona com a BASE. Vamos ver !!!

 

Um abraço !

 

 

dois _006 Scanner Sunfire T2SL com base.jpg

 

dois _007 Scanner Sunfire T2SL teste de digitalização portátil.jpg

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 01/03/2017 at 01:23, dois disse:

 

Olá à todos,

 

Este é um assunto com o qual nunca me conformei...

Como aqui em frente teve FUNK desde sexta-feira e também estou gripado,

não consigo me concentrar nos únicos 2 projetos que estou priorizando.

 

Então resolvi pesquisar... encontrei vários conteúdos e "ferramentas".

Comecei com a leitura de alguns conteúdos válidos como "introdução"

e depois passei a por a "mão na massa".

 

A realidade, infelizmente, é duríssima; O que já foi aqui citado faz parte dela

e no momento não posso me deter nisto.

 

 

Considerando isto, eis o que atualmente tenho a colaborar:

1.) Esqueça o código de barras pra identificar as dezenas:

      1.1)  Salvo engano, já ví bilhete com 10 apostas simples, ou seja, no mínimo 300 caracteres.

              Não te convenceu ? OK !!! Com 2 apostas de 18 dezenas, são, no mínimo 72 caracteres.

              00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

              seria esta linha só pras 36 dezenas !!!... e na minha opinião, uma estupidez técnica.

      1.2)  Uma solução, SE a CEF estivesse interessada (e acredite, ela não está nem um pouco)

              seria um algorítimo de redução e ainda a boa vontade (ela tem ???) de divulgar.

      1.3)  Outra solução, SE a CEF estivesse interessada... seria UM código de barras ao lado de

               cada aposta do respectivo bilhete.

      1.4)  A solução natural, SE a CEF estivesse interessada... seria utilizar QR-Code.

      1.5)  A solução ideal, SE a CEF estivesse interessada... seria fornecer um serviço pago

              de acesso somente leitura (pra talvez evitar hackeamento), Funcionaria ???

 

2.) Resta-nos aventurar em OCR, mas solução 100% confiável não encontrei.

     Fiz alguns testes simples e depois farei os complexos que exigem considerar

     ruídos, perspectivas, cores, iluminação, etc...

      2.1)  Fiz testes utilizando o ONENOTE do Ruindows 10graçado através do recurso OCR,

              utilizando imagem com moderado ruído (vide figura 1 e 2 abaixo), após "fuçar"

              insistentemente consegui gerar o arquivo txt, mas isto foi apenas uma única vez.

      2.2)  Fiz testes utilizando o software tesseract versão 3.02 portable, utilizando imagem

              com baixíssimo ruído (vide figuras 3 e 4 abaixo), após "fuçar" insistentemente

              consegui gerar o arquivo txt, e SEMPRE 100% CONFIÁVEL, ou seja, extraindo

              corretamente todas as dezenas constantes na imagem/figura.

      2.3)  Em PYTHON há bibliotecas até elogiadas, mas ainda não testei.

 

Por enquanto é isto, espero conseguir melhorar.

 

 

Um abraço !

 

 

 

figura 1

LF_bilhete_002.jpg

 

 

figura 2

LF_bilhete_002 _ONENOTE.jpg

 

 

figura 3

OCR_dezenas.jpg

 

 

figura 4

OCR_dezenas_Consolas_22 (2).jpg

 

 

 

4 minutos atrás, Crazy Rabbit disse:

A citação com maior relevância é que o código de barra

da caixa realmente não identifica as dezenas, simplesmente

para conferência deles.

Se nós pequenos mortais, tivéssemos acesso ao banco de

dados deles, seria fácil burlar o sistema.

Então achamos que para poder fazer um acompanhamento

seria necessário ler as dezenas, esta seria a forma mais

viável para colocar no sistema e assim verificar os acertos

das dezenas, tendo uma posição de onde está o cartão.

 

Crazy Rabbit

 

Link to comment
Share on other sites

 

Até este momento o modelo que mais gostei foi o que o Jimmy postou,

o Scanner Canon DR-C225.

 

Vou ver se consigo analisar bem ele, enquanto isto vou

"quebrando o galho" com este meu sunfire !!!

 

Um abraço !

 

 

Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Crazy Rabbit disse:

É isto +-, marcaríamos cada cartão com qualquer marca, talvez outro código,

além de dar as dezenas ele marcaria cada cartão p/ busca automática, já

em seu scanner inicial, simplificando assim a conferência.

 

 

Crazy Rabbit

 

 

É +- o que pensei...

Porém eu identificaria o bilhete ANTES de scannear,

assim junto com as dezenas já scanneia também a identificação

dada a cada bilhete.

 

Seria tipo assim: LF_1480_nome-do-jogo_nr_bilhete

 

 

Um abraço !

 

Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Crazy Rabbit disse:

Vai tentando aí, mas achamos que o segredo não está no scanner,

e sim no software que usarmos para apropriar dezenas impressas

automática para texto, com marca própria de cada cartão,

inclusive pode ser o mesmo código de barra associado, para que

um leitor qualquer possa acessá-lo, basta alimentar o sorteio para

que o software possa identificar quais cartões e a ordem que esta.

 

Talvez ???????????????????

 

Crazy Rabbit

 

 

 

 

O scanner facilita a digitalização e o maior entrave é o tipo de papel do bilhete da CEF.

Na minha opinião o grande diferencial é um modelo que ofereça recursos de OCR

que realmente funcionem de maneira eficiente, e também recursos de pré-tratamento:

Redimensionamento automático, crop/cut/recortar pré-definido, exportação pra txt, ...

 

Um abraço !

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Crazy Rabbit disse:

Vamos começar com os testes tipo:

 

Escanear dezenas do cartões e converter em texto,

junto com o código de barra da Caixa.

 

Gerar um arquivo: tipo: Dezenas do Cartão (2 jogos) + Código de Barra da Caixa,

 

Alimentar o software com as dezenas sorteadas do concurso, PIMBA.

 

Usamos o leitor e acharemos facilmente os cartões já que cadastramos o mesmo Código de Barra.

 

Na verdade, nos fizemos um banco de dados usando os mesmos Códigos de Barra da Caixa KKKK

 

Não é hilário, acharemos os cartões com o mesmo número de código de barra da caixa, já que para

eles não é funcional, mas para nós que cadastramos, ficaria funcional.

 

Crazy Rabbit

 

 

 

Pra mim o uso seria +- da forma que o Jimmy já expôs, ou seja:

 

1.) Comparar o que está registrado no bilhete com o que se pretende apostar, pois

     SE houver divergência pode-se corrigir, antes do sorteio, onde for necessário.

2.) Diminuir o tempo e trabalho na digitalização, assim os participantes do bolão

     podem receber mais rápido cópia digital confiável do que se aposta.

 

PS: Com identificação antes de digitalizar eu nem preciso do código de barras,

       já que ele não me fornece as dezenas que seria o essencial.

 

Um abraço !

 

Link to comment
Share on other sites

Quando faço bolão eu costumo dividir em 100 bilhetes ...

 

Certa vez a atendente me cobrou 100 bilhetes a MENOS !!!

Falei que não estava correto e que deveriam ser 100 a mais...

Ela reimprimiu a cobrança novamente e teimou que estava correto.

Eu devolvi tudo pra ela que, com cara de poucos amigos,

contou os blocos de 100 bilhetes e viu que estava errado.

Fez cara de bunda e pediu desculpas.

 

Neste caso ela poderia ter ficado no prejuízo, e até merecia pelo

mau antendimento prestado ou se fosse um destes espertos

que se vê Brasil afora... mas prefiro fazer a minha parte.

 

Agora imagina SE a infeliz não tivesse passado 100 bilhetes ???

Quais não foram passados ??? E se o premiado estiver entre estes ???

Reposta; Neste caso, também na conferência seria fácil saber.

 

Outra vez uma atendente se perdeu e não sabia se tinha ou não passado um

determinado bilhete... Olhou pra mm e eu disse: Tudo bem, pode passar novamente.

 

E assim vai... Como eu disse, já ví muita coisa.

então pra quê correr risco se for possível comparar e conferir ???

 

Um abraço !

 

 

Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Crazy Rabbit disse:

Tente entender,

 

1) Escanear dezenas do cartões e converter em texto, junto com o código de barra da Caixa.

 

2) Gerar um arquivo: tipo: Dezenas do Cartão (2 jogos) + Código de Barra da Caixa,

 

3) Alimentar um banco de dados sem esforço, pois o software faz automático.

 

4) Usar o leitor com o mesmo Código de Barra escaneado da Caixa.

 

 

5) Ele Daria todos os cartões premiados com o mesmo Código de Barra da Caixa

 

6) Simples Assim.

 

Crazy Rabbit

 

 

SIM, amigo e parceiro COELHO DOIDÃO

eu entendi... pode ser assim também !!!   kkkkkkkkkk

 

 

Um abraço !

 

Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Crazy Rabbit disse:

Vou ser mais claro,

 

 

Entendido,

amigo e parceiro COELHO DOIDÃO !!!

 

 

PS: e o FDP  de RUINDOWS 10GRAÇADO novamente

      reiniciou do nada... tudo pro saco... páginas com

      pesquisa de Scanner... Criação de Matriz,...

      Tá decidido, este fim-de-semana quem vai pro saco é ele !!!

 

 

Um abraço e, pra não ficar mais estressados... fui !!!

 

Link to comment
Share on other sites

ala grande coelho tive o mesmo problema no window 10 fique com a opinao do coelho coloquei o 7

agora tao tranquilo to sossegado!!o  COELHO, A PLANILIA tem 80% já pronta, o que precisa é dentro das formaçaoes de 5 a 10 ver as que mais saem e atrasadas mas das que mais saem , par e impar ,

a aoutra parte já esta pronta não mexer, os dígitos inicial 0,1,2 não entra, o deve fazer pe confrontar as o arquivo das resultados das terminações( que já esta separado) comas 444 pares e impares, foi um trabalheira danada separar as 444  pares/impares  em 100% dentro de 5 a 10( soma das quantidades).

COELHO , quando ao scanner poderíamos ver a marca( quem fabrica a maquina para a caixa, e fazer somente a parte do scaneamento, conectada a net do computador ou seja usaria o monitor para conferir e ver do pc,

 não precisando o monitor para  a maquina interagindo então com solft  OCR ou outros, seria tipo uma impressora

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

esquece o código de barra dos comprovantes, ele vai ser digitalizado, mas ocultado junto com outras informações sensíveis para evitar falsificações, não é algo importante para conferência e disponibilização. O importante são as dezenas dos jogos. O OCR faz isso, inclusive acredito que é possível determinar qual parte será lida pelo OCR, como também quais partes precisam ser ocultadas. O bilhete será digitalizado mostrando os jogos, data, concurso, etc, com edição ocultando o código de barras e o local em que foi feito.

 

Depois de digitalizado e os jogos lidos no OCR é gerado um arquivo txt que será exportado para a planilha e assim comparar os jogos que foram impressos com os jogos que foram registrados. Pimba, se aparecer alguma inconsistência é só fazer a varredura manual.

 

Também é gerado a imagem ou pdf com os jogos para a disponibilização de possíveis participantes em bolões.

 

O problema não é o OCR para a leitura dos jogos digitalizados, mas um escanear capaz de puxar as folhas dos comprovantes, que são finas e lisas e uma multifuncional comum não consegue puxar.

 

:)

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...