Jump to content

Neural Net Lottery Picker


iziplay

Recommended Posts

Bom dia senhores,

desculpe acompanhar vossas postagens.

Também continuo pensando exatamente sobre "como" predizer o passo seguinte utilizando o passo anterior (o seguir pelo avesso).

Não obtive muitas respostas, mas a criatividade infelizmente supera meu conhecimento, se o inverso fosse verdade eu me daria por satisfeito...

Seguinte o máximo que encontrei* por enquanto é esta citação:

"Multi-Step and Predictor-Corrector Methods"

 

multi-step.jpg

 

endereço para visualizar:

http://articles.adsabs.harvard.edu//full/1990fnmd.book.....C/0000134.000.html

 

DixieJoe, continuo irredutível, para nos ajudar devemos profissionalizar a questão, isso envolve além dos administradores, contatar filófosos, físicos, matemáticos, programadores e etc etc etc. Obviamente que há no fórum pesquisadores com formação diversificada e que atendem a necessidade, porém é notório que o ego de cada um de nós se manifesta e por vezes as discussões travam e desviamo-nos do foco.

 

Continuo pensando a respeito da solução, em minha opinião se estamos buscando uma solução ela deve partir de alguma constatação matemática entendível e que possa ser reproduzida através de um "mesmo seed" .

 

Um outro livrinho...

Elements of Simulation

 

http://libgen.io/search.php?req=elements+of+simulation&lg_topic=libgen&open=0&view=simple&res=25&phrase=1&column=def

 

Não tenho muito a acrescentar..

 

saudações,

 

Sphgf

 

18 minutos atrás, DixieJoe disse:

Olá VisualSorte,

 

Também vi esse detalhe. Mas, lendo as demais páginas, eles comentam muita coisa. Pode ser que tenham encontrado alguma coisa...

 

Melhor seria a gente encontrar algo. Vou começar a pesquisar sobre Redes Neurais e métodos de predição... Quem sabe, aparece alguma idéia para prever alguns valores, do tipo:

 

Dados os valores de Filtros REALMENTE ocorridos no histórico (Qte Pares, Primos, Fibonacci, e centenas de outros, gostaria de poder usá-las numa "correlação" com valores de outro(s) filtro(s), como Qte Dezenas Repetidas do último sorteio, do Penultimo, Antepenultimo, etc....). Isso, apenas como exemplo.

 

Talvez uma Regressão Linear Múltipla já ajude. Tenho que aprender como programar uma função esperta para fazer isso.

E também aprender a usar técnicas de Redes Neurais e Análises, etc. Aprender para entender, primeiramente, e depois aprender a criar funções para isso....

 

Haja tempo de estudo e de dedicação.

 

Concorda que muito poucas pessoas nos foruns têm conseguido ajudar nisso? Já insisit várias vezes e ninguém apareceu... Faz parte.

 

Pra Lotofacil, quem conseguir fazer a previsão de 5 a 10 valores de filtros (dentro de uns 900 a 1000 que tenho, por exemplo - veja a planilha que publiquei há um tempo atrás), vai gerar jogos super premiados com retorno do investimento quase sempre garantido e também com altíssimas chances de pegar 14 e até os 15 pontos.

 

Exemplo: no sorteio número 1438 da última segunda-feira, tivemos as seguintes Quantidades de Dezenas Repetidas nos 6 sorteios anteriores a ele:

 

do 1437 - 8 Repetidas (meu filtro número 872 no DixiePRO)

do 1436 - 8 Repetidas (meu filtro número 873 no DixiePRO)

do 1435 - 8 Repetidas (meu filtro número 874 no DixiePRO)

do 1435 - 8 Repetidas (meu filtro número 875 no DixiePRO)

do 1434 - 9 Repetidas (meu filtro número 876 no DixiePRO)

do 1433 - 9 Repetidas (meu filtro número 877 no DixiePRO)

 

Usando apenas esses 6 valores nos 6 filtros, teríamos 1108 jogos de 15 dezenas (saindo das 3,2 milhões). Com 15 dentro. E vários prêmios menores.

 

Claro que isso parece praticamente impossível: prever exatamente 6 valores (Qte de Repetições) que vão ocorrer no sorteio seguinte.

 

Mas aí é que está nosso desafio. Penso que deve ser mais fácil do que tudo o que já estudamos até aqui.

 

Só precisamos de mais cabeças pensantes que ajudem com alguma sugestão de como fazer isso ou de como chegar perto disso.

 

Abraços

 

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Mas por outras coisas que li, devemos ignorar o que escrevi na página 8... parem na página 7...

ou seja para cada uma das 1296 combinações possíveis, teremos entre 6 e XXX saídas de dados.

A partir disso fico na dúvida:

- monto combinações a cada dezena encontrada?
- identifico as "posições" de origem e busco o resultado em uma outra posição? (explico depois)

- acumulo as frequencias de cada dezena (conforme a página 8)?

 

Enfim... são muitas variáveis para entender somente UM caminho como certo... alguém ajuda?

 

-----------------------------------

 

veja que na página 6 do PDF acima tem um "caminho" em vermelho (ou "rede" formada), com SEIS saídas possíveis.

Ou seja, conforme página 7 foram encontradas as dezenas 28 38 52 22 17 59 (não sei a ordem depois verifico).

TALVEZ devemos validar cada uma delas em uma posição de sorteio (não dezenas ordenadas / ordem crescente).

Com as 1296 combinações, teremos, para cada posição 1296 dezenas para determinar QUAIS estarão POSSIVELMENTE no sorteio seguinte.

Nisso deve entrar um novo "momento" da rede neural: Avaliar as combinações entre as dezenas, ou seja e seguindo o exemplo citado (e seguindo aqui de forma simplória sem avaliação real):

- temos na posição 1 a dezena 28.

- devemos avaliar novamente TODOS os sorteios montando uma rede neural para ver quais são as dezenas mais "parceiras" para a posição 2, 3, 4, 5, 6....

- isso vai criar uma nova base de dados, que PODE ser cruzada com a primeira, ou seja, quais dezenas são mais irmãs da primeira dezena na posição 1 de sorteio.

 

Viagem total, certo? Também me parece... mas vejam que o sorteio é caótico (sem teorias conspiratórias), e isso tudo não é colocar ordem e sim "ver" o que ocorreu nesse caos entre os sorteios...

Se ao "olhar" conseguirmos "ver" algo que seja somente a eliminação de UMA dezena, já ajuda muito...

 

Por fim 1: ainda tenho duvidas do que é o melhor a ser feito, pois ao escolher UMA dezena, ela gera situações diversas para as demais...

 

Por fim 2: TALVEZ colocar "peso" para cada dezena (conforme página 7 do PDF) seja uma hipótese... não vi isso em lugar nenhum, mas como é feita a avaliação da margem de erro desses softwares? Deve ser com algo de "peso" de acertos de cada dezena....

 

SERÁ?

Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

@oiregor

isso está parecendo aquela planilha que corria os sorteios para organizar por força de possibilidades

varios fatores determinavam os pesos de cada dezena

 

eu tinha adicionado uma um teste de possibilidade de acerto dos ajustes

 

Edited by Zangado
Link to comment
Share on other sites

Participando aqui do debate.

 

Para conseguir taxas de acerto muito superiores.

O   futuro é que determinará nossas ações!”

A lógica é  os sorteios ainda não realizados (futuros) é que podem determinar melhor

nossas ações "escolha de dezenas" no presente.

A verdade é que precisamos nos habituar a novas formas de enxergar o futuro de sorteios

não realizados para tomar decisões, no caso na escolha de dezenas, pois as antigas estão… antigas!

Na minha visão, o uso de Rede Neural, com resultados do passado, não mostrou nenhum novo aprendizado, para potencializar sugiro  uso de resultados futuros de sorteios ainda não realizados.  

 

Shaping the Future (Random House, 2009)

 

Complemento de leitura

http://www.crest.fr/ckfinder/userfiles/files/pageperso/vcottet/paper - Deep Learning predicts Loto.pdf


 

Edited by pauloeasy
leitura complementar
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

28 minutos atrás, pauloeasy disse:

Participando aqui do debate.

 

Para conseguir taxas de acerto muito superiores.

O   futuro é que determinará nossas ações!”

A lógica é  os sorteios ainda não realizados (futuros) é que podem determinar melhor

nossas ações "escolha de dezenas" no presente.

A verdade é que precisamos nos habituar a novas formas de enxergar o futuro de sorteios

não realizados para tomar decisões, no caso na escolha de dezenas, pois as antigas estão… antigas!

Na minha visão, o uso de Rede Neural, com resultados do passado, não mostrou nenhum novo aprendizado, para potencializar sugiro  uso de resultados futuros de sorteios ainda não realizados.  

 

Shaping the Future (Random House, 2009)
 

 

Perfeito Paulo.

Taí um norte a ser seguido... ao invés de olhar o que ocorreu, tenho que montar algo novo (no caso um jogo novo) e "validar" se o mesmo PODE/DEVE entrar na base final... ou seja validar se já ocorreu... se ocorreu ELIMINAR
Ou seja eu moldo o meu "grande grupo de jogos" de acordo com o que não ocorreu... e se usar as redes neurais, é ver o que foi mais fraco... ou ainda um mix dos dois... e ainda de jogos em série... para que mesmo que as dezenas se repitam na mesma posição elas se "complementarão"....

 

SERÁ?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, oiregor disse:

 

Perfeito Paulo.

Taí um norte a ser seguido... ao invés de olhar o que ocorreu, tenho que montar algo novo (no caso um jogo novo) e "validar" se o mesmo PODE/DEVE entrar na base final... ou seja validar se já ocorreu... se ocorreu ELIMINAR
Ou seja eu moldo o meu "grande grupo de jogos" de acordo com o que não ocorreu... e se usar as redes neurais, é ver o que foi mais fraco... ou ainda um mix dos dois... e ainda de jogos em série... para que mesmo que as dezenas se repitam na mesma posição elas se "complementarão"....

 

SERÁ?

 

Não custa tentar, se ferramentas já estão a disposição.

 

Como diz Oiregor, será!

Link to comment
Share on other sites

oiregor, paulo e demais,

 

Negócio complicado esse de "predizer" o futuro!!!!

 

De um lado, sabemos que determinadas condições do passado tendem a se repetir. Exemplos:

 

Quantidade de Repetências dos sorteios anteriores,

Grupos de 18-19-20 dezenas que mais premiaram com 13-14 pontos,

Quantidade de Pares, etc......

 

Então, poderíamos, em teoria, usar isso a nosso favor, na construção de algum modelo matemático que viesse a ajudar na previsão de quando determinadas ocorrências teriam mais chances de voltar a ocorrer (não necessariamente acertando em CHEIO, mas numa faixa de N sorteios para menos ou para mais em relação à previsão - isso supondo a utilização de um modelo linear, por exemplo).

 

De outro lado, temos os ERROS que teremos. Esses, sim, têm a ver como o FUTURO e concordo plenamente com o pensamento que você coloca, Paulo.

 

Continuando na pesquisa.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Olá Sphgf

 

embora não o conheça pessoalmente sou seu admirador, já comentei isso algumas vezes ao nosso amigo comum.

Em função disso tomo a liberdade de comentar sua frase :

 

" Não obtive muitas respostas, mas a criatividade infelizmente supera meu conhecimento, se o inverso fosse verdade eu me daria por satisfeito... "

 

Evidente que ambas são importantes, mas a criatividade busca o conhecimento e o conhecimento não gera criatividade. Assim a criatividade não só precede o conhecimento como também o direciona.

Se não houver aplicabilidade, o conhecimento é tão somente uma enciclopédia inútil.

Veja o que está acontecendo aqui nesse tópico (Redes Neurais) de um lado os membros do fórum estão buscando formas criativas para a possibilidade do uso das RN em loterias e do outro lado centenas de links com noções básicas, exemplos e teses de mestrado e doutorado em RN mas nada de aplicação em loterias.

Comentários de alguns participantes do fórum evidenciam alguns fatos que incomodam:

- consideram o campo muito etéreo

- querem entender o conceito para escapar do modelo que se mostra, em se tratando de loterias, como engessado.

- querem criar seus próprios modelos

É a criatividade buscando, direcionando e tentando adequar conhecimento.

 

Pela definição clássica, criatividade é a capacidade de olhar os mesmos fatos que todos e visualizar algo diferente dos demais.

 

Acho que é isso que todos aqui procuram fazer o tempo inteiro.

Então a sorte começa na criatividade. Sorte não é apenas ganhar na loteria.

 

abraço

VS

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, visualsorte disse:

Olá Sphgf

 

embora não o conheça pessoalmente sou seu admirador, já comentei isso algumas vezes ao nosso amigo comum.

Em função disso tomo a liberdade de comentar sua frase :

 

" Não obtive muitas respostas, mas a criatividade infelizmente supera meu conhecimento, se o inverso fosse verdade eu me daria por satisfeito... "

 

Evidente que ambas são importantes, mas a criatividade busca o conhecimento e o conhecimento não gera criatividade. Assim a criatividade não só precede o conhecimento como também o direciona.

Se não houver aplicabilidade, o conhecimento é tão somente uma enciclopédia inútil.

Veja o que está acontecendo aqui nesse tópico (Redes Neurais) de um lado os membros do fórum estão buscando formas criativas para a possibilidade do uso das RN em loterias e do outro lado centenas de links com noções básicas, exemplos e teses de mestrado e doutorado em RN mas nada de aplicação em loterias.

Comentários de alguns participantes do fórum evidenciam alguns fatos que incomodam:

- consideram o campo muito etéreo

- querem entender o conceito para escapar do modelo que se mostra, em se tratando de loterias, como engessado.

- querem criar seus próprios modelos

É a criatividade buscando, direcionando e tentando adequar conhecimento.

 

Pela definição clássica, criatividade é a capacidade de olhar os mesmos fatos que todos e visualizar algo diferente dos demais.

 

Acho que é isso que todos aqui procuram fazer o tempo inteiro.

Então a sorte começa na criatividade. Sorte não é apenas ganhar na loteria.

 

abraço

VS

 

Belíssima compilação do que aqui estamos discutindo.

Aproveito então para acrescentar mais algumas coisas...

 

No modelo que montei (PDF acima), falo em observar quatro sorteios, visando o resultado da quinta referência.

Porém isso deixa tudo muito "amplo" e a base de dados é pequena para uma "correta" (SERÁ esse o termo?) avaliação do passado.

Para as loterias, SUGIRO que sejam testados somente os sorteios IMEDIATAMENTE anteriores... ou seja, usar somente UM sorteio para avaliar o próximo.

Por exemplo da quina temos 4200 sorteios que é uma ótima base de avaliação.

Mas então vem a velha pergunta: Será que funciona?

 

Como bem colocado pelo VS estamos estudando hipóteses para criar "algo novo" --- talvez não seja novo, mas sim USÁVEL em loterias.

Mesmo que somente encontremos uma forma de filtrar melhor os jogos, só um filtro.

 

É pouco? Sim... também acho... Trás resultados? (Ainda) Não sei...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

oriegor e demais,

 

Tem razão: não sabemos se vai valer a pena para pegar os 15 pontos com poucos jogos. Também acho isso difícil, pelas probabilidades envolvidas.

 

Mas, ao estudar, se aparecer alguma idéia consistente que permita reduzir a quantidade de jogos, já vamos sair no lucro.

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, DixieJoe disse:

oriegor e demais,

 

Tem razão: não sabemos se vai valer a pena para pegar os 15 pontos com poucos jogos. Também acho isso difícil, pelas probabilidades envolvidas.

 

Mas, ao estudar, se aparecer alguma idéia consistente que permita reduzir a quantidade de jogos, já vamos sair no lucro.

 

Os inputs para softwares de redes neurais precisam ser reorganizados, independente de qualquer loteria.

Não é colocar o historico de x sorteios.

Mas dar um tratamento qualitativo de entrada para o aprendizado na rede neural.

De que forma:

1) Criar "n" amostrais de base histórica de forma seletiva.
    Seletividade, pode ser um conjunto de sorteios passados ou dezena que mais sairam em cada posição de sorteio.
    Separar por digitos de unidades que mais sairam por posição.
    Por exemplo, se o numero 23 apareceu na posição 2 e 3, manter 23 na posição com a contagem mais alta, eliminar o outro.
    Se 2 números tiverem a mesma contagem na mesma posição, use a mais recente.

2) Pode trabalhar com dezenas quentes e frias e ou somas de sorteios que estão dentro do melhor padrão estatístico.

Os foristas aqui são melhor treinados para dar feedback sobre esta alternativa.

Saudações

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

BÃO... BRINQUEI UM POUQUINHO... com a quina...

 

com base o sorteio 4239    28    64    39    42    40

Porém com as dezenas ordenadas fica 28    39    40    42    64

E vamos avaliar posição por posição.

-----

NA POSIÇÃO 1 O Nº 28 OCORREU 10 VEZES NOS ÚLTIMOS MIL SORTEIOS E OCORREU 48 VEZES EM TODOS OS SORTEIOS.

NOS ÚLTIMOS MIL SORTEIOS FORAM PARCEIRAS (no sorteio seguinte) AS DEZENAS: 04 (1x), 05 (1x), 06 (1x), 08 (1x), 17 (3x), 20 (1x), 25 (1x), 29 (1x).

EM TODOS OS SORTEIOS FORAM PARCEIRAS (no sorteio seguinte) AS DEZENAS: 01 (2x), 02 (1x), 03 (2x), 04 (4x), 05 (1x), 06 (1x), 07 (2x), 08 (5x), 09 (2x), 10 (1x), 11 (2x), 12 (2x), 13 (1x), 14 (1x), 15 (3x), 16 (2x), 17 (3x), 19 (1x), 20 (2x), 23 (1x), 25 (2x), 28 (2x), 29 (1x), 30 (1x), 39 (1x), 40 (1x), 58 (1x).

-----

NA POSIÇÃO 2 O Nº 39 OCORREU 22 VEZES NOS ÚLTIMOS MIL SORTEIOS E OCORREU 92 VEZES EM TODOS OS SORTEIOS.

NOS ÚLTIMOS MIL SORTEIOS FORAM PARCEIRAS (no sorteio seguinte) AS DEZENAS: 07 (1x), 08 (1x), 12 (1x), 14 (1x), 15 (1x), 16 (1x), 17 (1x), 18 (1x), 23 (1x), 26 (1x), 27 (2x), 30 (1x), 31 (1x), 32 (3x), 34 (2x), 36 (1x), 37 (1x), 50 (1x).

EM TODOS OS SORTEIOS FORAM PARCEIRAS (no sorteio seguinte) AS DEZENAS: 02 (1x), 03 (1x), 06 (1x), 07 (1x), 08 (1x), 09 (1x), 10 (3x), 12 (2x), 14 (4x), 15 (2x), 16 (5x), 17 (3x), 18 (1x), 19 (2x), 20 (2x), 21 (1x), 22 (4x), 23 (4x), 25 (1x), 26 (4x), 27 (2x), 29 (2x), 30 (3x), 31 (2x), 32 (5x), 33 (3x), 34 (4x), 35 (1x), 36 (3x), 37 (2x), 39 (3x), 40 (4x), 41 (1x), 42 (4x), 43 (1x), 46 (1x), 47 (1x), 50 (2x), 51 (1x), 52 (1x), 53 (1x), 65 (1x).

-----

NA POSIÇÃO 3 O Nº 40 OCORREU 18 VEZES NOS ÚLTIMOS MIL SORTEIOS E OCORREU 111 VEZES EM TODOS OS SORTEIOS.

NOS ÚLTIMOS MIL SORTEIOS FORAM PARCEIRAS (no sorteio seguinte) AS DEZENAS: 20 (1x), 22 (1x), 24 (1x), 33 (2x), 36 (1x), 37 (1x), 38 (1x), 41 (1x), 42 (1x), 43 (1x), 46 (2x), 49 (1x), 51 (1x), 52 (1x), 55 (1x), 61 (1x).

EM TODOS OS SORTEIOS FORAM PARCEIRAS (no sorteio seguinte) AS DEZENAS: 10 (1x), 11 (1x), 13 (1x), 14 (1x), 15 (1x), 18 (2x), 20 (2x), 21 (2x), 22 (2x), 23 (2x), 24 (2x), 26 (1x), 28 (2x), 29 (3x), 30 (1x), 31 (3x), 32 (3x), 33 (4x), 35 (2x), 36 (5x), 37 (2x), 38 (5x), 40 (3x), 41 (1x), 42 (6x), 43 (3x), 44 (3x), 45 (4x), 46 (3x), 47 (6x), 48 (3x), 49 (3x), 51 (3x), 52 (2x), 53 (1x), 55 (3x), 56 (3x), 57 (1x), 58 (2x), 59 (2x), 61 (1x), 62 (1x), 63 (1x), 64 (1x), 65 (1x), 66 (1x), 67 (1x), 70 (2x), 71 (1x), 73 (1x).

-----

NA POSIÇÃO 4 O Nº 42 OCORREU 11 VEZES NOS ÚLTIMOS MIL SORTEIOS E OCORREU 66 VEZES EM TODOS OS SORTEIOS.

NOS ÚLTIMOS MIL SORTEIOS FORAM PARCEIRAS (no sorteio seguinte) AS DEZENAS: 24 (1x), 28 (1x), 31 (2x), 39 (1x), 45 (1x), 50 (1x), 51 (1x), 61 (1x), 64 (1x), 68 (1x).

EM TODOS OS SORTEIOS FORAM PARCEIRAS (no sorteio seguinte) AS DEZENAS: 21 (1x), 23 (1x), 24 (1x), 28 (3x), 31 (2x), 32 (1x), 37 (1x), 39 (1x), 40 (1x), 41 (2x), 42 (1x), 44 (2x), 45 (4x), 47 (1x), 48 (1x), 49 (2x), 50 (1x), 51 (2x), 52 (1x), 53 (1x), 54 (1x), 56 (3x), 57 (2x), 58 (1x), 59 (1x), 60 (4x), 61 (5x), 63 (3x), 64 (5x), 65 (1x), 68 (5x), 69 (2x), 70 (1x), 71 (1x), 79 (1x).

-----

NA POSIÇÃO 5 O Nº 64 OCORREU 21 VEZES NOS ÚLTIMOS MIL SORTEIOS E OCORREU 95 VEZES EM TODOS OS SORTEIOS.

NOS ÚLTIMOS MIL SORTEIOS FORAM PARCEIRAS (no sorteio seguinte) AS DEZENAS: 42 (1x), 47 (1x), 62 (1x), 66 (3x), 71 (1x), 72 (1x), 73 (2x), 75 (2x), 77 (1x), 78 (3x), 79 (2x), 80 (3x).

EM TODOS OS SORTEIOS FORAM PARCEIRAS (no sorteio seguinte) AS DEZENAS: 30 (1x), 40 (1x), 42 (1x), 45 (1x), 47 (2x), 48 (1x), 50 (1x), 52 (2x), 54 (1x), 59 (2x), 60 (1x), 61 (3x), 62 (2x), 63 (2x), 64 (4x), 65 (1x), 66 (9x), 67 (4x), 68 (1x), 69 (3x), 70 (3x), 71 (4x), 72 (2x), 73 (5x), 75 (4x), 76 (3x), 77 (6x), 78 (8x), 79 (9x), 80 (8x).

-----

O sorteio 4240 foi: 06 07 21 28 30 (acima também de azul)

Que nas informações acima, tem as seguintes quantidades, respectivamente:

- mil sorteios: 1x, 1x, 0x, 1x, 0x;

- em todos os sorteios: 1x, 1x, 2x, 3x, 1x.

Link to comment
Share on other sites

Me chamou a atenção a posição 3.. com 18 ocorrências nos últimos mil sorteios e 111 (!!!!) no total...  uma queda de frequencia enorme...

 

E a característica desse sorteio (4240) é realmente curiosa... reparem que na posição 5, sair o número 30 já teve uma vez... mas reparem que no intervalo "de 31 à 39" nenhuma ocorrência (com a dezena 64 na posição 5)

 

-----

 

Desse simples exemplo, vemos que não devemos confiar SOMENTE num histórico recente e usar ocorrências pequenas ainda é o caminho (vide posição 5 com "9x" para algumas dezenas).

 

Para cada posição poderemos definir um "range" de dezenas para seleção de aposta, por exemplo, posição 5 (mantendo acima 80% das ocorrências):

- últimos mil sorteios: dezenas de 66 à 80;

- em todos os sorteios: dezenas de 63 à 80;

- que pode ser ajustado ao "meio-termo" ---  algo como 64 à 80;

 

Para posição 4:

- últimos mil sorteios: dezenas de 24 à 61;

- em todos os sorteios: dezenas de 39 à 69;

- que pode ser ajustado para 31 à 65;

 

Para posição 3:

- últimos mil sorteios: dezenas de 33 à 61;

- em todos os sorteios: dezenas de 22 à 59;

- que pode ser ajustado para 27 à 60;

 

Para posição 2:

- últimos mil sorteios: dezenas de 14 à 37;

- em todos os sorteios: dezenas de 12 à 42;

- que pode ser ajustado para 13 à 40;

 

E para posição 1:

- últimos mil sorteios: dezenas de 04 à 20;

- em todos os sorteios: dezenas de 01 à 23;

- que pode ser ajustado para 02 à 22;

 

SERÁ?

 

E agora então portanto enfim vem a criação de jogos com essas características????

Link to comment
Share on other sites

RN 01.PNG

 

Retornando...

 

O ponto inicial está no Conjunto de Variáveis e seus respectivos Pesos. Dependendo das variáveis que se quer, pode ser necessário o uso de Amostras as quais são obtidas no Arquivo de Resultados.

Neste modelo, as variáveis não são os resultados em si, mas o que se extrai deles.

As variáveis que serão os inputs devem ter a característica de serem quantificáveis, numericamente falando.

Em princípio tudo aquilo que pode ser usado como filtro constitui uma possível variável.

 

Os pesos se referem à quantidade de inferência, ou interferência, de cada variável no output ou saída do processo.

As variáveis com seus respectivos pesos são processadas e se chega a um valor que representa a Expectativa calculada. Esse Resultado projetado é comparado com o Resultado Real originando um valor de Erro pela diferença entre eles.

 

Se o Erro estiver dentro de uma margem aceitável o valor projetado é aceito, caso contrário os pesos são reajustados e os cálculos são feitos novamente num processo iterativo até que a margem de Erro seja aceitável.

 

De forma genérica esse é o esboço do modelo e é facilmente perceptível que o maior problema não é de cálculo, mas da definição das variáveis. 

Criatividade será mais necessária do que o Conhecimento, portanto vamos a ela.

 

VS

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olá visualsorte!

 

Parece simples! Mas só parece, concorda?

Claro que eu posso estar querendo fazer algo "simples" porque não sei construir esse "mecanismo"/equação ainda...

 

Por exemplo, na questão dos pesos a serem estabelecidos. Seriam pesos definidos "a priori" ou durante/pós processamento?

 

Me permita um exemplo, apenas a título de tentar entender a aplicação para algo que imaginei e já comentei algumas vezes aqui no forum: Prever o valor de Qte Dezenas Repetidas do sorteio anterior.

 

Pensei em utilizar os "dados" reais de algumas variáveis "independentes" conhecidas de uma série de 100 resultados anteriores, por exemplo, para "ligar" com o valor Desejado de quantidade de Dezenas Repetidas no sorteio de número 101 - Essas variáveis "independentes" poderiam ser, por exemplo, qualquer "filtro" como você bem definiu (e que também estava entendendo como um caminho a seguir): Qte Pares em cada um dos 100 sorteios anteriores, Qte de Dezenas Repetidas em cada um dos 100 sorteios anteriores, Qte de Dezenas menores do que 13 nos 100 anteriores, etc... - para usar umas 10 caracerísticas, como teste.

 

A variável dependente seria, por exemplo, o valor de Qte de dezenas Repetidas no sorteio 101 da série.

 

Estou pensando em como montar algo para testar a idéia e o seu fluxo acima. Parei para raciocinar e pedir ajuda na questão dos pesos...

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Olá à todos...

entendo que o grande ponto de "prever" o futuro não é usar UMA variável fixa... 9 dezenas repetidas por exemplo...

devemos usar um conjunto delas... 7 8 9 10 11 repetidas (talvez). Mas de forma distribuída... ou seja, teremos 50% jogos com 9 repetidas, 35% jogos com 8 e 10 repetidas e 15% com 7 e 11 repetidas fechando 100% das apostas pretendidas.

 

Mesma coisa com pares/impares teremos 70% com 8/7 e 7/8, 25% com 9/6 e 6/9 e 5% com 10/5 e 5/10...entendem?

 

E assim sucessivamente para quantos filtros acharem necessários e realmente úteis (posição de sorteio, primos, fibonacci, etc)

 

MAS entendo que as redes neurais são mais simples de serem aplicadas quando avaliadas diretamente sobre as dezenas... talvez seja tão simples essa definição que não funcione, mas, também talvez, só me falte a criatividade para montar algo com resultado satisfatório...

Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, oiregor disse:

posição 5 (mantendo acima 80% das ocorrências):

saiu 30

- últimos mil sorteios: dezenas de 66 à 80;ERRO

- em todos os sorteios: dezenas de 63 à 80;ERRO

- que pode ser ajustado ao "meio-termo" ---  algo como 64 à 80;ERRO

 

Para posição 4:saiu 28

- últimos mil sorteios: dezenas de 24 à 61;ACERTO

- em todos os sorteios: dezenas de 39 à 69;ERRO

- que pode ser ajustado para 31 à 65;ERRO

 

Para posição 3:saiu 21

- últimos mil sorteios: dezenas de 33 à 61;ERRO

- em todos os sorteios: dezenas de 22 à 59;ERRO

- que pode ser ajustado para 27 à 60;ERRO

 

Para posição 2:saiu 07

- últimos mil sorteios: dezenas de 14 à 37;ERRO

- em todos os sorteios: dezenas de 12 à 42;ERRO

- que pode ser ajustado para 13 à 40;ERRO

 

E para posição 1: saiu 06

- últimos mil sorteios: dezenas de 04 à 20;ACERTO

- em todos os sorteios: dezenas de 01 à 23;ACERTO

- que pode ser ajustado para 02 à 22;ACERTO

 

 

O sorteio 4240 foi: 06 07 21 28 30 (acima também de azul)

 

Marquei acima se os filtros propostos acertaria algo.... vejam que NÃO seria bom apostar com esses filtros...  por isso falei acima de mudar o foco e ver o histórico como uma base conjunta de apostas nunca filtrar sob somente UMA ótica...

 

os filtros podem trabalhar muito bem, mas sempre de forma conjunta... onde poderemos usar 7 repetidas com 6 pares... 11 repetidas com 7 pares..... coisas que aparentemente NÃO tem relação, mas estão totalmente relacionadas...

 

Vamos ver essas combinações com somente 5 filtros para a lotofácil? minha sugestão:
- repetidas do sorteio anterior;

- pares/impares;

- primos;

- acima de 13;

- borda

 

Mas isso vai cair no mesmo de sempre alguns dirão.... TALVEZ eu respondo... vamos provar?? Veja que isso não deixa de ser uma rede neural, estamos fazendo extraindo as variáveis para em seguida definir pesos... e ao final montar um grande conjunto de combinações aceitáveis...

 

Link to comment
Share on other sites

Sem maior profundidade, até o ultimo sorteio da lotofacil

 

Curiosidades:

Em 12 sorteios até agora tivemos 15 pontos, sem sair a linha 2
em 90 sorteios tivemos 14 pontos com apenas 1 dezena na linha 2.

Linha 1 ausente.
Foram  4 sorteios com 15 pontos
Foram 96 sorteios com 14 pontos

Linha 3 ausente
Foram 3 sorteios com 15 pontos
Foram 82 sorteios com 14 pontos

Linha 4 ausente
Foram 5 sorteios com 15 pontos
Foram 14 sorteios com 14 pontos

Linha 5 ausente
Foram 8 sorteios com 15 pontos
Foram 68 sorteios com 14 pontos

O uso estrategico de ausencia da linha inteira propiciou 
pontuação otima em 458 sorteios

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Olá DixieJoe, oiregor e demais interessados nesse tópico

 

Sim Dixie não é tão simples quanto parece, mas no modelo reduzido que montei o "bicho" não é tão grande quanto a sombra que ele projeta.

 

Descrevendo o processo de forma macro

Vamos supor as Variáves v1, v2 e v3 e os Pesos p1, p2 e p3.

Em seguida vamos obter os produtos de cada Variável pelo seu respectivo Peso.

Cada um desses valores representa a força de interferência no valor da Previsão.

Fazendo a soma desses produtos chega-se ao Valor Previsto.

Compara-se esse Previsto com o Real e se obtém o Desvio.

 

Esse Desvio é basicamente consequência de um ou mais dos fatores:

- Variáveis inadequadas (baixa influência no Real)

- distribuição incorreta nos Pesos

- relação imprópria entre Variáveis

 

O ajuste dos pesos é feito através de iteração com loops onde se altera o valor de cada Peso em cada loop e se recalcula o valor Previsto,  medindo continuamente os Desvios.

Para que um Peso não tenha preponderância sobre outro, todos devem estar dentro de uma mesma escala, e por isso se faz a normalização dos dados.

 

Do ponto de vista de operação do processo não há dificuldade.

O problema está em definir as Variáveis, ou seja o mais difícil é aquilo que parece ser o mais simples.

 

Portanto a dependência é muito maior de Criatividade do que de Conhecimento.

Diz-se que configurar uma Rede Neural é uma arte. Acredito que a engenhosidade pode contribuir muito.

 

Não falo de cátedra, assim aguardo novas idéias.

 

VS

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, pauloeasy disse:

Sem maior profundidade, até o ultimo sorteio da lotofacil

 

Curiosidades:

Em 12 sorteios até agora tivemos 15 pontos, sem sair a linha 2
em 90 sorteios tivemos 14 pontos com apenas 1 dezena na linha 2.

Linha 1 ausente.
Foram  4 sorteios com 15 pontos
Foram 96 sorteios com 14 pontos

Linha 3 ausente
Foram 3 sorteios com 15 pontos
Foram 82 sorteios com 14 pontos

Linha 4 ausente
Foram 5 sorteios com 15 pontos
Foram 14 sorteios com 14 pontos

Linha 5 ausente
Foram 8 sorteios com 15 pontos
Foram 68 sorteios com 14 pontos

O uso estrategico de ausencia da linha inteira propiciou 
pontuação otima em 458 sorteios

 

isso!!!!!!!

e se combinarmos fatores dessa mesma regra... por exemplo: linha 1 com ZERO ou UMA dezena, e a linha 2 com CINCO dezenas, temos 13 ocorrências.

Vejam todas:

- Linha 1 com ZERO ou UMA dezena e linha 2 com CINCO dezenas: 13 ocorrências.
- Linha 1 com ZERO ou UMA dezena e linha 3 com CINCO dezenas: 18 ocorrências.
- Linha 1 com ZERO ou UMA dezena e linha 4 com CINCO dezenas: 11 ocorrências.
- Linha 1 com ZERO ou UMA dezena e linha 5 com CINCO dezenas: 6 ocorrências.
- Linha 2 com ZERO ou UMA dezena e linha 1 com CINCO dezenas: 13 ocorrências.
- Linha 2 com ZERO ou UMA dezena e linha 3 com CINCO dezenas: 12 ocorrências.
- Linha 2 com ZERO ou UMA dezena e linha 4 com CINCO dezenas: 12 ocorrências.
- Linha 2 com ZERO ou UMA dezena e linha 5 com CINCO dezenas: 11 ocorrências.
- Linha 3 com ZERO ou UMA dezena e linha 1 com CINCO dezenas: 9 ocorrências.
- Linha 3 com ZERO ou UMA dezena e linha 2 com CINCO dezenas: 18 ocorrências.
- Linha 3 com ZERO ou UMA dezena e linha 4 com CINCO dezenas: 9 ocorrências.
- Linha 3 com ZERO ou UMA dezena e linha 5 com CINCO dezenas: 13 ocorrências.
- Linha 4 com ZERO ou UMA dezena e linha 1 com CINCO dezenas: 12 ocorrências.
- Linha 4 com ZERO ou UMA dezena e linha 2 com CINCO dezenas: 11 ocorrências.
- Linha 4 com ZERO ou UMA dezena e linha 3 com CINCO dezenas: 9 ocorrências.
- Linha 4 com ZERO ou UMA dezena e linha 5 com CINCO dezenas: 20 ocorrências.
- Linha 5 com ZERO ou UMA dezena e linha 1 com CINCO dezenas: 10 ocorrências.
- Linha 5 com ZERO ou UMA dezena e linha 2 com CINCO dezenas: 5 ocorrências.
- Linha 5 com ZERO ou UMA dezena e linha 3 com CINCO dezenas: 12 ocorrências.
- Linha 5 com ZERO ou UMA dezena e linha 4 com CINCO dezenas: 15 ocorrências.

Num total de 239 sorteios premiados com essa regra.

 

Sendo somente uma linha ZERADA e a outra com CINCO dezenas temos somente 22 sorteios.

 

Mas se ampliarmos para uma linha com ZERO e UMA dezena e outra linha com QUATRO ou CINCO dezenas temos 960 sorteios! Interessante trabalhar com premiação (14 ou 15pts) em 67,1% dos sorteios (até 1430). E detalhada:

--- 1 ou menos dezenas na Linha 1 e 4 ou mais dezenas na linha 2, temos: 53 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 1 e 4 ou mais dezenas na linha 3, temos: 59 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 1 e 4 ou mais dezenas na linha 4, temos: 57 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 1 e 4 ou mais dezenas na linha 5, temos: 41 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 2 e 4 ou mais dezenas na linha 1, temos: 54 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 2 e 4 ou mais dezenas na linha 3, temos: 57 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 2 e 4 ou mais dezenas na linha 4, temos: 48 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 2 e 4 ou mais dezenas na linha 5, temos: 54 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 3 e 4 ou mais dezenas na linha 1, temos: 43 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 3 e 4 ou mais dezenas na linha 2, temos: 51 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 3 e 4 ou mais dezenas na linha 4, temos: 39 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 3 e 4 ou mais dezenas na linha 5, temos: 41 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 4 e 4 ou mais dezenas na linha 1, temos: 57 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 4 e 4 ou mais dezenas na linha 2, temos: 45 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 4 e 4 ou mais dezenas na linha 3, temos: 48 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 4 e 4 ou mais dezenas na linha 5, temos: 54 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 5 e 4 ou mais dezenas na linha 1, temos: 45 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 5 e 4 ou mais dezenas na linha 2, temos: 39 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 5 e 4 ou mais dezenas na linha 3, temos: 36 ocorrências.
--- 1 ou menos dezenas na Linha 5 e 4 ou mais dezenas na linha 4, temos: 39 ocorrências.

 

 

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos,

estive sumido para escrever mas estou acompanhando sim o tópico.

Sobre o uso do Python para loterias, penso ser interessante dar uma olhada no software usado pelo La Jolla o tal sábio --> Sage : http://doc.sagemath.org/html/pt/tutorial/programming.html#conjuntos

 

Com relação a redes neurais, penso que obviamente no output queremos ter as 15 dezenas certas, ou algumas dezenas 100% certas (5 se 5, ou 10 se 10) ou ainda (9 se 10 ou mais), ou ainda dezenas certas nas posições corretas indicadas.

 

  De forma geral, a operação de uma célula da rede se resume em:

  • Sinais são apresentados à entrada;
  • Cada sinal é multiplicado por um peso que indica sua influência na saída da unidade;
  • É feita a soma ponderada dos sinais que produz um nível de atividade;
  • Se este nível excede um limite (threshold) a unidade produz uma saída;

O Visual Sorte com o diagrama demonstra de forma objetiva que tanto a margem de erro quanto os pesos podem ser alterados para que na saída se obtenha boas combinações (prêmios).

 

Penso que as últimas postagens feitas pelo oiregoR de forma analítica norteiam formatos de combinações aceitáveis, mas não direciona ...  "Você poderia me dizer, por favor, qual caminho eu devo seguir? Alice não sabe escolher a menos que se lembre do futuro... 

 

Também não sei a resposta completa, mas penso que o "quantitativo" e escolhas fixas neste quantitativo possa produzir respostas para calibrar tanto os pesos quanto as variáveis corretas.

 

Exemplo: A algum tempo atrás (set/2012), tentei definir "uma tabela de pesos" na qual as variáveis seriam subsets já sorteados e subsets inéditos.

 

Veja a imagem abaixo:

 

subsets8.jpg

 

A imagem nos mostra o quantitativo em termos de conjuntos de 8 dezenas inéditos (ainda não sorteados na Lotofácil naquela época para o concurso 806).

 

Penso que a rede de treinamento deva "aprender" utilizando exatamente as 150 combinações de 15 dezenas que acerta 14 pts para cada um dos concursos estudados, ao invés de dar ao software 1.440 linhas penso ser interessante, dar ao soft conjuntos de 150 em 150 provenientes de cada resultado independente.

 

Óbvio que podemos fazer isso sem as redes neurais, e podemos ainda definir os pesos a partir dos dados fornecidos pelas 150 combinações estudadas (tomando como exemplo o concurso 805, e observando as 150 combinações de 15 dezenas possíveis para acerto de 14 pontos, a pergunta que deve ser respondida é quanto variou os valores de novos subsets (inéditos), seja para 9, 10 ou 11 ou 12 acertos.

 

Essa resposta ajudará a calibrar "o peso" da variável "subsets 9 inéditos", talvez a profundidade de busca seja a qtd de concursos imediatamente anteriores.

 

Essas respostas nortearão um caminho, segui-lo depende da comparação com o resultado real e reajuste dos pesos caso não esteja dentro da margem aceitável n-1 (14-1 = 13 acertos) etc etc etc.

 

De um concurso para outro só mesmo a computação para fornecer respostas e validar o método, mas ainda assim vamos ter variados caminhos a escolher (mas não todos !!).

 

obrigado

 

Sphgf

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...