Jump to content

Benditos Os Que Sempre Voltam


Valter Luiz

Recommended Posts

A conhecida parábola do Filho Pródigo, registrada no Evangelho de Lucas, deveria ser chamada, parábola do Pai Misericordioso, porque, o amor e misericórdia do Pai é infinitamente maior que o erro do filho que, iludido, saiu de casa.


filho-prodigo_thumb.jpg


Perdeu tudo: amigos, mulheres, dinheiro, beleza, músculos, o sentido da vida. Quis voltar, não pelo dinheiro, pois pensava não mais ser considerado herdeiro. Voltou, porque, em lugar algum, encontrou sentido verdadeiro, como o amor do Pai, o amor de Deus. O Pai? Foi correndo ao seu encontro, abraçou-o, cobriu-o de beijos, pediu que trouxessem roupas novas, sandálias, anel e convocou todos à festa.


De onde menos se esperava veio a surpresa: o irmão mais velho, todo certinho, que nunca se revoltara contra o pai, que trabalhava muito, ia a igreja, devolvia o dizimo segundo o costume, que se imaginava perfeito, inconformado, quis colocar limites ao amor do Pai, como que reivindicando: Este teu filho pecador, ladrão, assassino, drogado, prostituto, não pode mais ser amado, não pode mais ser acolhido.


Pobres filhos mais velhos! O do Evangelho e nós, quando a ele nos igualamos. Eles não entenderam nada. Continuam se achando perfeitos, excluindo, perseguindo os irmãos que voltam e os que se esforçam para acolhê-los.


Benditos os filhos que saíram. Não porque saíram, mas porque voltaram.


Malditos os filhos que nunca saíram fisicamente, mas sempre estiveram distantes, deixando-se tomar pelo ódio, rancor e injustiças. Malditos os que não são capazes de se alegrar porque o irmão voltou para a casa do Pai.


Benditos os filhos que sempre voltam. Benditos os pais, mães, crianças, adolescentes, jovens, idosos, que não se deixam dominar pelo ódio ou comparações e se esforçam para acolher. O critério para a salvação é “o quanto somos capazes de amar e perdoar”.


Bendito sejais, Pai Misericordioso, porque muito ou pouco distantes de sua casa, o Senhor é sempre capaz de dizer a cada um de nós, a cada filho que volta: “Meu filho, que bom que você voltou. Eu te amo. Fica comigo!”


  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...