Jump to content

Fraude Na Mega Sena? Fraude Nas Loterias?


Jimmy

Recommended Posts

  • Administrador

Sempre que a loteria acumula seguidamente, principalmente a Mega Sena, aparecem teorias das mais variadas sobre fraudes nos jogos. Entendo perfeitamente quando surgem dúvidas e pessoas desconfiadas, por isso sou favorável que a CEF utilizasse mais mecanismos para tornar esse tipo de desconfiança menor. Isso é importante para nós apostadores. Por isso, vários tópicos no fórum já foram criados para discutir melhorias e fazer sugestões. Tópicos esses que são poucos movimentados por aqui.

 

Segue um exemplo: http://www.comoganharnaloteria.com.br/forum/topico/24573-sugest%C3%B5es-de-melhorias-para-as-loterias-da-caixa/

 

Agora quando surge alguém fazendo denúncias, na maioria das vezes infundadas e sem provas, os tópicos "bombam". Em se tratando de um fórum de loteria, de apostadores de loteria, isso me incomoda muito, chegando ao ponto de algumas vezes ter que fechar esses tópicos para não dar prosseguimento no que está sendo escrito. Evito fazer isso, mas já informei diversas vezes que aqui não é o local adequado para fazer conspirações e nutrir teorias sem comprovações. A comunidade não tem como objetivo auditar os sorteios, mas de debater formas de aumentar as chances de ganhar. Considero normal debater sobre supostas fraudes até mesmo para orientarmos os apostadores iniciantes e inesperientes, de como realmente funciona a loteria, mas nunca nutrir tais histórias.

 

Um dos nossos membros, fez um tópico muito completo sobre como funciona o processo de sorteios das loterias. Vale a pena ler: http://www.comoganharnaloteria.com.br/forum/topico/26131-entenda-como-%C3%A9-o-processo-de-loterias-na-caixa/

 

Apesar de todos os meus pedidos, de existirem tópico específicos para trocarmos ideias e com explicações completas, ainda tem membros que insistem em abrir novos tópicos para debater sobre possíveis fraudes da Mega Sena. Nossa moderação fechou (com o meu aval) vários tópicos sobre o este assunto. Isso é chato. Se acha mesmo que tem qualquer tipo de manipulação nas loterias, a melhor forma de não participar disso é NÃO JOGAR. Isso é simples de fazer. Agora é incoerente participar de um fórum de loterias, continuar jogando e mesmo assim abrir tópicos para dizer que existem manipulações do sorteio. Reafirmo minha opinião, não acredito que tenha qualquer manipulação nos resultados dos sorteios.

 

Tenham senso critico, fiquem desconfiados, isso é importante, mas também desconfiem do que vocês estão lendo ou vendo na internet.

 

Desde o último grande acumulado da Mega Sena, teorias se espalham como vírus em postagens no Facebook e mensagens do Whatsapp. E apesar de parecer ter alguma lógica de início, qualquer pessoa com o mínimo de curiosidade logo percebe que são invenções para desmerecer as loterias.

 

Além dos varios HOAX que já circulam na internet há anos, novas histórias surgiram para tentar de alguma forma fazer que as pessoas desanimem de jogar na loteria. Veja alguns exemplos:

 

Acumulou e depois teve um ganhador - No sorteio de R$ 200 milhões no concurso 1764, a Caixa exibiu a mensagem de acumulado e depois de algum tempo que o site ficou off-line, mostrou que um ganhador de Brasília tinha levado o prêmio.

 

Quem joga na loteria e tem costume de ficar de olho nos resultados, sabe que bugs no site da Caixa são comuns, como exibir mensagens de concursos anteriores e também o excesso de pessoas acessando a página, a torna inacessível por algum tempo. Sou favorável que a Caixa dê um jeito para acabar com esses problemas, mas não é uma prova que existe manipulação.

 

Veja: http://www.e-farsas.com/caixa-mostrou-2-resultados-para-a-mega-sena-1764.html

 

Jogo premiado em uma agência que não existe - No final de novembro de 2015, uma imagem de um bilhete mostrava os números sorteados e junto ao bilhete uma frase de que o bilhete foi registrado em uma casa lotérica que não existia.

 

Acontece que o bilhete mostrado é falso. Uma manipulação para denunciar suposta manipulação. Pessoal reclama de corrupção e fraudes na loteria e fraudam um bilhete para fazer denúncia? Estranho, não é mesmo?

 

Veja: http://www.e-farsas.com/mega-sena-1764-feito-numa-agencia-que-nao-existe.html

 

Dono de lotérica é um ex-deputado - Pois é, tiveram a genial ideia de investigar quem seria o dono da casa lotérica que teve o sortudo ganhador de R$ 205 milhões no concurso 1764 da Mega Sena. Eis que descobrem que o dono da lotérica se chama Nasser Youssef Nasr. Pronto! Um prato cheio para os investigadores mequetrefes da internet. 

 

Acontece que o dono da lotérica é uma pessoa e o ex-deputado é outra. Nomes iguais, pessoas diferentes. Apesar de estranho, isso é comum. Ah, o dono também não tem qualquer ligação com o doleiro Alberto Youssef.

 

Veja: http://www.verdadeabsoluta.com/2015/11/dono-de-loterica-e-o-deputado-nasser-youssef-nasr.html

 

Enfim, vamos focar no que sabemos fazer, que é debater sobre os jogos e as estratégias para aumentar nossas chances. Deixem de lado, pelo menos aqui no fórum, essa questão de corrupção e manipulação. Vamos deixar para as pessoas certas investigarem. Tomara que nada de errado encontrem, mas se encontrarem vamos torcer que as coisas aconteçam para melhorar.

 

Cobre investigação, cobre melhorias, você está certo. Eu também cobro. Mas vamos parar de nutrir falácias. Tem alguma denúncia? Faça aos órgãos responsáveis e competentes. Do mesmo modo que desconfia de manipulações, desconfie também do que é publicado na internet, não aceite tudo passivamente. Tenha curiosidade, pró-atividade para pesquisar e tirar conclusões com conhecimento e não achismos.

 

Boa sorte!

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

sem falar que a maioria das suposições são burras

1º acumular é normal  dada a dificuldade de se acertar os numeros

2º alguem ganhar tbm é normal, senão ninguem jogaria

3º a maioria dos congressistas moram em outros estados e ficam na vida boa dificilmente indo para brasilia "se houver algo em relação é para gerar boatos e tirar o foco da verdade"

4º se tem armação nesse ponto de pos sorteio essa pode ser feita de qualquer lugar e ou simplesmente jogar como sendo de uma loterica que não registrou tal aposta " ninguem da loterica vai saber se é verdade ou mentira"

 

para falar a verdade outras coisas ativa meu sensor de desconfiança, mas como se falou para acusar tem que ter e mostrar as provas, mas tbm acho que para se defender se obriga na mesma categoria

Edited by Zangado
Link to comment
Share on other sites

É verdade !!!

 

Boatos por todos os lados !!!!

 

Contudo, quando mencionei sobre as denúncias do Senador da República, tive hoje a comprovação que é real !!!

 

No site do uol tem a íntegra do ofício do Senador da República Federativa do Brasil encaminhado para a Caixa Econômica Federal !!!

 

Melhor pensarmos em esquemas !!!! E sugestões para melhorias das Loterias !!!

 

Abraços, 

 

FER4746

Edited by FER4746
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Jimmy boa noite !!

 

Concordo contigo em partes e descordo também em partes, mas agora falando na resposta da CEF ao senador é o mesmo do mesmo, sempre alegando a procedência dos globos, a verificação das bolas regularmente feitas pelo INMETRO, auditores, mas não entra em confronto em relação ao que se está postado nas redes sociais....Então porque não se muda o horário dos sorteios para estes serem logo após o encerramento das apostas, não vejo o porque destes sorteios serem feitos uma hora, uma hora e meia após este encerramento.

 

Se quiser ser honesto vai ser, mas também se quiser fazer sacanagem vai fazer ( CEF ), dias atrás até foi desmantelada um grupo de pessoas que faziam sacanagem para receber alguns prêmios onde me parece que se tinha pessoas também ligadas a CEF.

 

Voltando a MEGA ou qualquer outra modalidade de jogos creio que qualquer Governo/instituição nunca vai criar algo para deixar de lucrar independente da forma que será feito ser honesta ou não.

 

Vou até continuar a jogar talvez até pensando em prêmios menores que em muitos casos são até bons e não chamam a atenção de muitos, na MEGA não jogo muito até pelo preço.

 

Como este caso chamou muito a atenção creio que a CEF deveria se pronunciar de uma forma mais agressiva até mudando a forma dos sorteios porque com certeza muitos ainda vão continuar jogando, mas muitos também vão deixar de fazer isso e tem aquele velho ditado quem se cala.....

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

Jimmy boa noite !!

 

Concordo contigo em partes e descordo também em partes, mas agora falando na resposta da CEF ao senador é o mesmo do mesmo, sempre alegando a procedência dos globos, a verificação das bolas regularmente feitas pelo INMETRO, auditores,

quais bolas são verificadas pelo inmetro ?

quanto produtos que tem o selo do inmetro dão problemas, teve um caso de berço em que um bebe morreu e teve o selo revogado "isso depois que o pior aconteceu" ?

esses auditores vieram do Céu e são a prova de ganancia?

qual a procedência desses globos, onde fica a fabrica, quem é o dono, cade o selo de vistoria de um santo honesto?

 

não quero jogar mais gasolina, mas acho que qualquer alegação de fraude ou de honestidade tem que vim com provas cabíveis e incontestáveis.

Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

Que o senador realmente investigue e pare de falar, pois falar até papagaio fala. 

 

sobre a fraude que o jocimar citou, realmente aconteceu, foi noticiado até no Jornal Nacional e ocorreu com funcionários da agência que pagava pequenos prêmios para o grupo de ladrões. Isso é diferente de vídeos e textos publicados em sites duvidosos que afirmam que os sorteios são manipulados, seja por peso das bolinhas ou magneticamente. Isso não existe. Isso não vai diminuir nossas chances, nossas probabilidades continuam as mesmas.

 

É possível até mesmo falsificar um volante e receber um prêmio. Se falsificam dinheiro, qual a dificuldade de falsificar bilhetes e receber prêmios secundários que não são resgatados? Lógico, que isso acontece com a facilitação de funcionários, mas não são funcionários diretamente ligados a administração e organização dos jogos.

 

Não devemos ser ingênuos, infelizmente a corrupção está espalhada no Brasil, mas as teorias publicadas na internet chegam a ser absurdas se tiver um pouquinho de discernimento e curiosidade antes de sair compartilhando tudo que te jogam na tela.

 

Vamos supor que realmente fosse muito fácil manipular a loteria, os fraudadores poderiam escolher qualquer cidade para ganhar o prêmio. Mas após vários acumulados, um prêmio gigantesco, simplesmente escolhem Brasilia para alimentar ainda mais a boataria. Além disso, escolhem que o prêmio só sairia para uma pessoa, ao invés de fazer uma manipulação para premiar vários laranjas e assim acabar com as desconfianças. Quanta inteligência estratégica.

 

Pensem.

Link to comment
Share on other sites

Já fiz sugestões aqui para dar mais credibilidades e transparências as loterias, principalmente a Mega sena, e não uma denúncia e aí meu tópico foi tachado de "Teoria da conspiração".

Na verdade já ando me divertindo com essas "Teorias".

Mas, uma maior transparência, como já disse, a transmissão por um canal do governo de todo o processo até o sorteio seria algo para tranquilizar todos os apostadores.

Esse de fato é um assunto que atraem todos - porque na verdade todos querem que apareça algo fraudulente e todos dizerem: Viu! era tudo fraude!..rs rs rs!

Vamos ter fé!

Apresentar novos esquemas, novas idéias, estatísticas, matemáticas...e vamos nos divertir e quem sabe ganhar alguma coisa interessante.

Meus respeito ao administrador Jimmy Durão!

Boa sorte a todos e tenhamos fé!

Edited by petronalves
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

esses congressistas que fazem denuncia a unica coisa que querem é aparecer ou pegar sua fatia do bolo

nenhum toma atitude para mudar como as coisas são feitas

 

 

o fato mais estranho ao meu ver é de sempre que se tem uma denuncia por parte de um desses  a primeira coisa que eles alegam e de pé junto é q que não existe fraude no sorteio

 

isso vindo por parte de pessoas de uma area onde só se sabe de falcatruas é de deixar a orelha em pé

Link to comment
Share on other sites

Esta é uma "virtude" (vejam que virtude se encontra entre aspas) dos pessimistas sem convicção, procuram sempre culpar terceiros ou um motivo para justificar as suas derrotas.

Eu penso como Jimmy. Porque continuar apostando se tem certeza de que há irregularidade? Não seria uma tentativa de justificar o fracasso porque não ganha na loteria?

Edited by Substantivo
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Peço desculpas ao Jimmy por mais uma vez tocar nesse assunto. Mas o que deveria ser auditado com máximo rigor é o banco de dados das apostas. Eu como profissional da área já realizei testes em vários sistemas públicos para prefeituras onde encontrei erros absurdos de acessos a informação. Esse ponto é para mim o elo fraco das loterias no momento. Uma aposta editada... e lá temos um ganhador e o apostador original nem fica sabendo. Perdão por expor aqui o que penso mas não deixo de acreditar que irei ganhar, nem mesmo tendo que dividir o premio assim.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

Esta é uma "virtude" (vejam que virtude se encontra entre aspas) dos pessimistas sem convicção, procuram sempre culpar terceiros ou um motivo para justificar as suas derrotas.

Eu penso como Jimmy. Porque continuar apostando se tem certeza de que há irregularidade? Não seria uma tentativa de justificar o fracasso porque não ganha na loteria?

Agora me diz,

em que o fracasso ou sucesso de uma pessoa está atrelado a ele ganhar em um jogo de "AZAR" ?

historicamente falando o jogo está atrelado apenas no sucesso dos sem caráter que usam os jogos de azar " a maioria adulterados " para enriquecimento ilícito em cima do vicio ou sonhos alheio

o jogo está sim atrelado a sorte da pessoa " se é que isso existe "

 

e venho a supor que a maiorias do frequentadores desse forum não são viciados e sim sonhadores e estudiosos

 eu tenho fé sim que a maioria daqui tem o bom senso  de não achar que se jogar tudo que tem vão ter mais chancer " se bem que isso de certa forma é verdade"

 

jogar o bom senso fora achando que por ser um banco tudo é perfeito, quantos não tem roubos, politicagem, espertinhos, gananciosos, e por aí vai, o mundo está cheio"não estou falando do brasil", onde tem ser humano pode ter guerra ou ter paz

ter sonhos sim, ter fé sim, mas sem jogar o bom senso fora e as autos criticas, por que senão é mais facil achar que dando tudo oq tem para um pastos por aí Deus, vais te dar tudo em dobro.

 

quando se fala em bolões, se fala em sonhos e na fé da sorte somada, um passo mais proximo da realidade

quando se fala em estatisticas, sei lá "para a realidade do caos isso não quer dizer nada", será uma tentativa  de achar algo oculto, seja no padrão universal que rege os sorteios ou a escolha humana.

Link to comment
Share on other sites

O grande mal disso tudo são essas coincidências que acabam por deixar uma grande pulga atrás da orelha. Ainda assim acredito que 100% confiável essas apurações não são. E se há algum problema pode estar diretamente relacionado ao software como diz este site (http: //www.pampalivre.info/conheca_o_funcionamento_das_fraudes_nas_loterias_brasileiras.htm ) e outras materias como estas duas também são de deixar qualquer um com cara de tonto ( http : //sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,preso-ex-delegado-de-policia-que-recebeu-17-premios-de-loteria,115596) (http : //www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u64015.shtml). Pra mim chega.

Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

herfer

primeiro

já vi a respeito desse fato

mas postagem de internet tbm poderia ser adulterados, " se a pessoa acredita na adulteração de uma loteria nacional, pq não numa postagem do orkut?"

acho que cada um deve tirar suas proprias conclusões e exigir mudanças no modo como é feito

Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

esse Herfer só entrou no fórum para escrever isso. Sequer é um usuário assiduo. Entrou para dizer que chega, se ainda fosse um usuário antigo, dava um crédito.

 

Publicou três links, sendo um de um site duvidoso falando algo do Orkut que já foi explicado diversas vezes sobre isso. De nada comprova sobre fraudes. 

 

Os outros dois links, um não abriu e outro é de 2004. Estamos em 2015.

 

Sou favorável as investigações. Sou contra a bla bla bla e a nutrir histórias da carochinha. 

 

O que percebemos com tudo isso é que as pessoas são mais facilmente manipuláveis do que especificamente as lotericas. Acreditam em tudo facilmente, não tem curiosidade e senso crítico. Saem compartilhando tudo que veem pela frente, iguais aquelas correntes de "a cada email enviando o doente ganha R$ 0,05. Vamos ajudar".

 

abraço

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O que compreendo deste fórum é que o mesmo é um local sadio, onde pessoas com mentes afins possam trocar idéias sadias sobre algo que gostam e estudam. Um bom passatempo e um bom lugar onde fazer amigos que tenham a mesma busca.

 

De forma que já perguntei-me muitas vezes: Por que uma pessoa que não acredita na autenticidade das loterias da Caixa, se cadastra num fórum como este?

 

Não é por causa dos métodos, já que o fórum é aberto. E muita gente apenas o acessa para ler a maioria dos assuntos tratados, sem precisar se cadastrar.

 

A única resposta que encontro, é que estas pessoas se cadastram apenas para trollar o fórum e não para conversar de forma sadia ou trocar conhecimento.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

 
 

 

CRodrigues, por isso que já venho pensando a muito tempo se bloqueio o conteúdo do fórum para não cadastrados. 

 

Acredito ser uma idéia muito boa, sr. Jimmy.

Uma das vantagens que o fórum obteria de imediato com o bloqueio, seria o aumento de números de cadastros.

Outra, seria a segurança dos membros. Principalmente na questão, postagem de bilhetes premiados. Por que não há como um membro afirmar ter ganho algum premio bom, sem correr o risco de estar exposto à pessoas desconhecidas que estejam lendo anonimamente o tópico.

Uma terceira vantagem, seria o de dar a sensação de segurança para um membro postar estudos ou métodos. Porque acredito que há quem não poste mais métodos, justamente por causa dos tais "kits de loteria" que são vendidos no mercado livre ou internet afora. Os piratas, lêem anonimamente um tópico, roubam o método do membro e montam estes kits para enganarem com falsas promessas, quem compra estes "kits".

Uma pessoa quando se cadastra, tem que dispor uma conta de e-mail, seus dados, etc.. E isto facilita em muito, rastrear quem faz este tipo de coisa.

Acho que pode haver mais vantagens ainda, além destas.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

Ola, sobre o bloqueio do forum somente se fosse em partes, por que é dificil alguem querer se cadastrar em um site/forum que não sabe do que se trata

 

 

 

De forma que já perguntei-me muitas vezes: Por que uma pessoa que não acredita na autenticidade das loterias da Caixa, se cadastra num fórum como este?

As vezes as pessoas tem sonhos e esperanças apesar dos préjuizos

e não é somente em quetão de loteria,

tem gente que busca tratamentos milagrosos mesmo não acreditando totalmente,

tem gente que dá tudo que tem para uma igreja com a promessa que vai receber em dobro "como se Deus vendesse milagres"

e por aí vai.

 

Eu por minha parte gosto de mexer com planilhas para loterias apesar de não ter coragem de apostar " tbm não confio no sistema"

agora jogar acusações sem provas é errado,

mas tbm exijo provas de alguem  que chega e fala que minhas desconfianças são erradas "provas concretas, assim como se exigiria de alguem que acusa"

Link to comment
Share on other sites

E as confusões envolvendo o prêmio 1764 da Mega Sena que premiou mais de R$ 205 milhões para um único apostador de Brasília não param.

A confusão dessa vez envolve o nome Nasser Youssef Nasr, que é o dono da Wands loteria onde o apostador vencedor fez as apostas. Muitas pessoas consultaram o CPNJ da empresa e descobriram, ou acharam que descobriram que o dono da lotérica é o deputado Nasser Youssef Nasr.

 

Link da matéria é idonea:

 

http://www.bnldata.com.br/noticia.aspx?tipo=1&cod=5878

Edited by walt
Link to comment
Share on other sites

Ola, sobre o bloqueio do forum somente se fosse em partes, por que é dificil alguem querer se cadastrar em um site/forum que não sabe do que se trata

 

Sim. Isto é válido para sites ou fóruns que estejam inciando agora e necessitam demonstrar o conteúdo para divulgação.

 

E isto não é o caso deste fórum. Pois o mesmo já está no ar há pelo menos oito anos, um tempo que em termos de Internet é uma eternidade. Além de ser muito conhecido no meio. Praticamente já é uma referência para pessoas que estudam loterias.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

para mim isso tanto faz,

vc acha que um forum fechado vai coibi as pessoas entrar com emails secundários somente para pegar oq interessa?

 

como falei eu não sou de jogar, e se jogar vai ser poucos jogos e simples, portanto nem me atrevo a apender esses esquemas de vc´s

 

gosto sim de mexer com planilhas macros e loterias, isso pq é algo simples de se fazer

depois de péssimas experiencias eu apenas faria planilha com o esquema ou a ideia  de alguem se valesse a pena para mim ou se fosse algo simples e que eu entendesse no ato e claro se for algo que eu goste de fazer.

 

quando se fala de foruns se pensa em ajuda mutua, mas um forum de loterias se fala em todo mundo querendo ficar rico " e quem não quer ?"

portando ,

ninguem aqui está fazendo filantropia

muitos tem seus mais altos segredos guardados e só apresentam poucos dados e garimpando oq sai para tentar completar seu esquema milagroso "tudo bem, em outros foruns tbm tem"

muitos são gananciosos e todos tem medo da ganancia aleia

já teve gente que eu fiz planilha ganhou e me veio com 20 reais grupo de bolão 10 pessoas ganharam mais de 60.000 " é piada não e pior foi gente conhecida e de perto" , se fosse da net nem ia saber que ganhou

 

 

tem gente que me procura falando em "Troca" de ideias

já aconteceu algumas vezes e normalmente as pessoas vem com essa...

 

Cronos,
 
Uma vez eu tentei baixar suas planilhas e não funcionou nada, porque minha máquina era ** ********.
 
Bom eu te forneço um passo a passo do que fazer não se preocupe, eu sei fazer tudo também, mas o problema é que é muita coisa para um só, então estou querendo dividir as coisas para ficar mais rápido.
 
Façamos assim, você pode me mandar as planilhas que você tem e dizer qual a versão do office porque se for outra diferente da minha eu vou instalar em uma máquina adequada.
 
A partir disso eu vejo se algo pode servir.
 
Não vai ser difícil eu te passo tudo...
 
Até!

 

ou simplesmente me passam suas planilhas e ideias que eu custo a entender,

antes eu até fazia um esforço, algumas duraram muito tempo para automatizar e eu até acrescentei varias coisas.

mas é diferente de ajudar em um forum com algo que vc sabe e gosta, ou disponibilizar planilhas simples ou de uso geral pela net.

Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

esse assunto sobre fechar os tópicos ou não para membros não cadastrados não é o assunto deste tópico. Mas foi eu que puxei o assunto sobre isso, então vou dar mais detalhes do que estou pensando em fazer... A intenção é bloquear somente as postagens subsequentes do primeiro, ou seja, o tópico fica visível para todos os usuários, mas o restante do tópico, com as outras participações e respostas somente para os cadastrados. Enfim, é algo que ainda estou pensando, o fórum é o que é exatamente por ser aberto para todos. Infelizmente não dá para esperar a mesma atitude de todas as pessoas em

utilizar o fórum de forma produtiva, a intenção é apenas dificultar para aqueles que so aparecem aqui para tumultuar ou "sugar" o conteúdo. Contudo, conforme já explicaram, dificulta, mas não vai acabar, bastaria a pessoa fazer um cadastro rapidamente.

 

O fato é que eu particularmente não acho que as coisas publicadas aqui precisam ser ocultas para determinadas pessoas, quem escreve e participa daqui, publica para que tenham pessoas para ler o que ele está escrevendo, então bloquear os tópicos só tornaria o conteúdo mais restrito, menos pessoas visualizando e quem sabe menos se animando em participar. Se um curioso entra e se sente a vontade para participar ao ler nossos tópicos, é melhor do que 10 que entram somente para ver e sair, mas é preciso que o conteúdo seja para todos, pois é desta forma que vamos conseguir esse importante usuário participativo.

Link to comment
Share on other sites

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...