Jump to content

Como Prever O Imprevisível?


Fernandes20

Recommended Posts

O simples fato de viver já é uma grande incerteza. Sim, porque muito pouco, ou quase nada, sabemos de nosso futuro; de forma que estar vivo corresponde a conformar-se com o fato de que as coisas são incertas.
Muitos conseguem lidar muito bem com isso, fazendo a coisa mais simples que existe: não pensam; seguem a vida deixando-se levar por ela.
Outros, já, pretendem ser os senhores de seus destinos, e tentam, a todo custo, dirigir os eventos presentes, com o objetivo de dominar aqueles que estão no futuro.

 

Outros, no entanto, simplesmente ficam tão atordoados com o fato de que nada sabem sobre o que lhes vai acontecer amanhã, que procuram em todos os locais e em todas as formas de saber, alguma perspectiva sobre os acontecimentos vindouros.
 

A dúvida existencial, pode-se dizer, não nos é totalmente desconhecida, já que de alguns atos presentes podemos perfeitamente prever as consequências.
 

Não que a toda causa corresponda um efeito predeterminado, porque isso, absolutamente, não existe.
Pensar assim não é nada mais que uma grande confusão que se faz com a terceira lei de Newton (todo efeito tem uma causa e todo efeito vai ser causa de outro efeito). Afinal de contas, nem toda pessoa que toma veneno irá morrer; contudo, muitas sucumbem.

 

O que acontece é que certas ações, provavelmente, geram algumas reações; contudo, quais reações (?) não temos a capacidade de prever. 
O que acontece é que existem pessoas que lidam melhor com a incerteza do que outras. Assim com o fato de não pensar no problema não vai fazer com que ele desapareça, também preocupar-se demasiadamente não vai levar a qualquer solução (no máximo será causa de outro efeito).

 

Então, como dizia um grande amigo: “e durma com um barulho desses...”.
Quer dizer, se não podemos prever o futuro, o que nos resta é aguçar nossa sensibilidade para apreender nas coisas presentes certo padrão, que nos permita identificar os indícios de um efeito minimamente previsível daquilo que fazemos hoje.
Apenas para refletir...

 

Autor Desconhecido

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...