Jump to content

Por onde começar?


Valter Luiz

Recommended Posts

Por onde começar? Creio ser esta uma das questões mais frequentes em nossos tempos.

Quando a questão é matemática, começa-se pela fórmula; quando é científica, pela observação; quando é técnica, pela instrução; quando é cultural, pela história; quando é filosófica, pelos pensadores. E quando a questão é do coração (não do órgão, mas daquilo que o coração representa)? Quando a questão é de dentro, do mais profundo do ser?
Por onde começar?
“A paz esteja convosco!” Assim Cristo Ressuscitado apresenta-se aos discípulos que, abatidos, lamentavam o desperdício dos esforços empreendidos no seguimento de um tal Jesus, que morrera na cruz. A primeira atitude do Ressuscitado é preencher o lugar onde os discípulos estavam (ambiente externo) e o coração de cada um deles (ambiente interno) com a Paz. No sentido bíblico Paz significa plenitude de bens, tudo o que é necessário para ser e viver com dignidade e plenitude. A Paz do Cristo proporciona quietude, conforto, confiança e segurança ao coração de cada discípulo.
Tantas questões nos pegam por dentro: medos, conflitos, contradições, dúvidas, desânimo, decepções e incertezas. Diante delas, fórmulas e argumentos, por mais óbvios que sejam, não fazem sentido. Não por acaso, é cada vez maior o número de estudados, bem-sucedidos, inteligentes, famosos ou anônimos, que recorrem às drogas (dos remédios às ilícitas), a atitudes extremas (da violência física ao suicídio) em busca de alívio, algo que nunca experimentaram mas desejam profundamente. Anseiam pela Paz!  Possuem “tudo”, porém falta-lhes força necessária e suficiente para que se amem, se respeitem e se valorizem independentemente das circunstâncias externas.
Se o Ressuscitado começasse repreendendo, explicando, provando, instruindo ou criticando, nada teria conseguido. Ele começa pelo mais simples, importante, necessário, essencial. Ele começa pelo coração: “A Paz esteja convosco!” Lógica, argumentos e aplausos não convencem corações atormentados porque necessitam de Paz.
O Ressuscitado nos traz a Paz. Como aos discípulos de ontem, hoje e sempre, Ele se nos apresenta e oferece, gratuitamente, este dom. Se queremos superar as questões do coração e ser verdadeiramente felizes, abracemos Esta Paz. Se de fato, amamos aqueles que estão sob nossa responsabilidade e não queremos que se percam, sobretudo, quando abatidos pelas dores do coração e da alma, ensinemos e ajudemo-los a abraçar Esta Paz.
Então, já sabemos por onde começar!

“A paz esteja convosco!”

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

      Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: – “pai, começa o começo!”. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.

   Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis…..

      Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.

      Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:

      “Pai, começa o começo!”. Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você.

      Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa o  começo."

 

Accioli

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...