Jump to content

Ajuda com formula em excel


Fir3LorD

Recommended Posts

Bom dia @dois e demais, favor me ajudar com essa planilha pfv, criei a essas formulas a muito tempo atras, hj em dia consigo a entender mas não consigo melhora-la, deixa eu te explicar o que quero que ela faça:

Se vc olhar bem as formulas, elas estão de 5 em cinco concursos, posso mudar a célula AB2 de 5 em 5 números que ela vai mudar toda a estrutura automaticamente, mas se eu colocar 6 por exemplo, ela não ira me retornar nada pq não ta especificado  na formula, gostaria de mudar isso, mas a formula ira ficar gigantesca e ira me dar muito trabalho, tem outra forma de fazer isso?

 

Grato!

Fabulosa.rar

Link to comment
Share on other sites

para mudar a formula eu tenho que entender qual o propossito exato

 

fora isso vou te dar uma dica

tente aprender indireto

eu uso muito mesmo,

tipo

=SOMA(INDIRETO(AK2&Ultima_Linhafiltro))

 

para oq vc quer acho que vai depender de macro

isso pq pelo que vi existe acumulo de leitura

=SE($AB$2=5;SE(E(CONT.SE($B15:$P19;AD$1)>=$W$2;CONT.SE($B15:$P19;AD$1)<=$W$3)=VERDADEIRO;AD$1;"");SE($AB$2=10;SE(E(CONT.SE($B10:$P19;AD$1)>=$W$2;CONT.SE($B10:$P19;AD$1)<=$W$3)=VERDADEIRO;AD$1;"");SE($AB$2=15;SE(E(CONT.SE($B5:$P19;AD$1)>=$W$2;CONT.SE($B5:$P19;AD$1)<=$W$3)=VERDADEIRO;AD$1;"");"")))

 

se fosse apenas tamanho variavel seria facil

mas a cada pulo de linhas a formula tem que fazer a contagem de todas a areas anteriores

 

estou meio enferrujado em formulas

mas nem sei se entendi

vamos ver

CONT.SE(INDIRETO("$B" & lin()-1 & ":$P" & lin()-$AB$2-1) ;AD$1)

isso deve dar um tamanho variavel da range

no caso

uma linha antes de onde a formula está,

até o valor de AB2 linhas ateriores

$AB$2=5

a formula estando na linha 15

a formula vai contar da linha 14 >>> lin()-1

até a linha lin()-$AB$2-1=15-5-1

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

O proposito exato é criar uma planilha dinâmica com interação automática ao usuário par fins de estudos, como nas formulas só posso escolher de 5 em 5 concursos, logo que eu colocar outro número que não seja múltiplo de 5 a formula ira retornar uma clula vazia, pois tal esta programada para isso, agora pouco fiz alterações nela para analise de 2 a 10 concursos, só fiz alterar a formula, mas queria mesmo era poder digitar qualquer faixa de concurso e a planilha me retornar os valores de forma exata, ex.:

 

quero saber quais são as dezenas que sairão mais de 30x e menos de 60x nos ultimos 111 concursos.

 

não sei como fazer para o cont.se ler o valor da célula AB2 e fazer a contagem dos concursos referentes, não sei mexer com macros, quero muito aprender mas ando sem tempo. Irei ver essa sua dica ai para ver se consigo chegar ao resultado que almejo, se não for pedir muito, poderia fazer e ver se consegue.

 

Grato @edcronos2

Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Fir3LorD disse:

O proposito exato é criar uma planilha dinâmica com interação automática ao usuário par fins de estudos, como nas formulas só posso escolher de 5 em 5 concursos, logo que eu colocar outro número que não seja múltiplo de 5 a formula ira retornar uma clula vazia, pois tal esta programada para isso, agora pouco fiz alterações nela para analise de 2 a 10 concursos, só fiz alterar a formula, mas queria mesmo era poder digitar qualquer faixa de concurso e a planilha me retornar os valores de forma exata, ex.:

 

quero saber quais são as dezenas que sairão mais de 30x e menos de 60x nos ultimos 111 concursos.

 

não sei como fazer para o cont.se ler o valor da célula AB2 e fazer a contagem dos concursos referentes, não sei mexer com macros, quero muito aprender mas ando sem tempo. Irei ver essa sua dica ai para ver se consigo chegar ao resultado que almejo, se não for pedir muito, poderia fazer e ver se consegue.

 

Grato @edcronos2

bem

peço desculpas mas em relação ao tempo tbm estou escarço

estou querendo terminar varias planilhas aqui e aprender mais um monte de coisa

 

boa sorte aí ,

Link to comment
Share on other sites

a formula deve ser essa

 

=SE(E(CONT.SE(INDIRETO("B" & LIN()-$AB$2-1 & ":P" & LIN() -1);AD$1)>=$W$2;CONT.SE(INDIRETO("B" & LIN()-$AB$2-1 & ":P" & LIN() -1);AD$1)<=$W$3);AD$1;"")

 

o problemas que todo mundo quer pronto, a desculpa é que não tem tempo, o fato é que o dia tem as mesmas 24h para todos

Link to comment
Share on other sites

23 horas atrás, edcronos2 disse:

a formula deve ser essa

 

=SE(E(CONT.SE(INDIRETO("B" & LIN()-$AB$2-1 & ":P" & LIN() -1);AD$1)>=$W$2;CONT.SE(INDIRETO("B" & LIN()-$AB$2-1 & ":P" & LIN() -1);AD$1)<=$W$3);AD$1;"")

 

o problemas que todo mundo quer pronto, a desculpa é que não tem tempo, o fato é que o dia tem as mesmas 24h para todos

Muitissimo obrigado, irei implantar agora mesmo na planilha, o meu problema é que não conheço todas as formulas, ou pelo menos as principais, eu nunca fiz curso de excel, o que sei aprendi observando, pego uma planilha onde tem as formulas, procuro entender e vou tentando usar, essa função inditero eu nunca ouvi falar nela, como irei usar uma função sem saber?

Agora sei e irei ver se consigo usar ela em outras planilhas associada a outras funções.

 

Grato!

Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Fir3LorD disse:

Muitissimo obrigado, irei implantar agora mesmo na planilha, o meu problema é que não conheço todas as formulas, ou pelo menos as principais, eu nunca fiz curso de excel, o que sei aprendi observando, pego uma planilha onde tem as formulas, procuro entender e vou tentando usar, essa função inditero eu nunca ouvi falar nela, como irei usar uma função sem saber?

Agora sei e irei ver se consigo usar ela em outras planilhas associada a outras funções.

 

Grato!

eu tbm nunca fiz curso

aprendi pesquisando testando até dar certo, perguntando , no excel existe muitas funções, não tem como saber todas então é pesquisar oq atende a nossa necessidade no momento, até perguntando, com o vba a mesma coisa

se formos sempre querer pronto sempre vamos estar dependentes

Link to comment
Share on other sites

23 horas atrás, edcronos2 disse:

a formula deve ser essa

 

=SE(E(CONT.SE(INDIRETO("B" & LIN()-$AB$2-1 & ":P" & LIN() -1);AD$1)>=$W$2;CONT.SE(INDIRETO("B" & LIN()-$AB$2-1 & ":P" & LIN() -1);AD$1)<=$W$3);AD$1;"")

 

o problemas que todo mundo quer pronto, a desculpa é que não tem tempo, o fato é que o dia tem as mesmas 24h para todos

Nossa que formula complicada, não to conseguindo entender, essas letras entre aspas, "B"', "P", não sei para que servem, a formula deu certinho na primeira linha, já na demais não puxou completo, to tentando entender mais ta difícil.

 

Mas deixa pra la, vou fazer do meu jeito, nem que eu escreva um livro em cada celula, kkkkkk

 

Muito obrigado, e desculpa ter te em comodado.

 

Sorte sempre!

Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Fir3LorD disse:

Nossa que formula complicada, não to conseguindo entender, essas letras entre aspas, "B"', "P", não sei para que servem, a formula deu certinho na primeira linha, já na demais não puxou completo, to tentando entender mais ta difícil.

 

Mas deixa pra la, vou fazer do meu jeito, nem que eu escreva um livro em cada celula, kkkkkk

 

Muito obrigado, e desculpa ter te em comodado.

 

Sorte sempre!

eu posso sim explicar como funciona

 

no caso

INDIRETO("B" & LIN()-$AB$2-1 & ":P" & LIN() -1)

se em $AB$2 tver o valor 5

e a formula estivar na linhar 10

o resultado vai ser

lin=10

10-5-1

B4:P9

no caso a range que vai estar em contse

CONT.SE(B4:P9;AD$1)

pode ter sido algo que não entendi por isso não consegui ajustar a formula

 

mas é muito facil ajustar para oq vc quer

a não ser que seja realmente valores cumulativos

 

Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, edcronos2 disse:

eu posso sim explicar como funciona

 

no caso

INDIRETO("B" & LIN()-$AB$2-1 & ":P" & LIN() -1)

se em $AB$2 tver o valor 5

e a formula estivar na linhar 10

o resultado vai ser

lin=10

10-5-1

B4:P9

no caso a range que vai estar em contse

CONT.SE(B4:P9;AD$1)

pode ter sido algo que não entendi por isso não consegui ajustar a formula

 

mas é muito facil ajustar para oq vc quer

a não ser que seja realmente valores cumulativos

 

Ata, agora clareou mais as vistas, "B" se refere a coluna b e "P" a coluna p, entao ele pega o valor da célula para determinar a qnt de linhas referente aos concursos, vou ver se consigo ajustar ela aqui, muito obrigado mais uma vez.

 

Sorte a todos!

Link to comment
Share on other sites

33 minutos atrás, Fir3LorD disse:

Viva, consegui, aprendi!!!! Consegui consertar o erro, tirei o -1 da subtração, a linha referente era a linha 9 e não 10, dai tava puxando uma linha acima, já para coluna p estava certo, que formula maravilhosa, gostei muito.

 

Obrigado @edcronos2

foi bem melhor que pegar pronto né

se bem que já estava pronta, só que por estar com a cabeça em outras coisas acabei não prestando atenção na sua formula e cometi esse erro

 

mas daí vc pode fazer coisas bem melhores

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...