Jump to content

VOLTAMOS!


Jimmy

Recommended Posts

  • Administrador

Pessoal, como sempre, em respeito a todos vocês, preciso abrir um tópico para dar satisfações sobre o "apagão" do fórum durante toda a quarta-feira. O site ficou offline por praticamente 24 horas e está voltando aos poucos com a propagação dos novos dns.

 

Vou resumir para não ficar chato...

 

Este ano tivemos dois ou três apagões, mas não tão sérios como esse. Esse último foi o que faltava para sair do datacenter que estava hospedado o nosso servidor. Por volta da meia noite da última quarta-feira, o servidor, que não pagamos nada barato, simplesmente apagou, desligou. Entrei em contato com o datacenter abrindo um ticket de urgência, a qual me responderam em 15 minutos, porém dizendo que não tinha nenhum problema, obviamente engano do pessoal o suporte, pois o problema estava lá. Depois disso, não responderam mais e considerei um descaso, tomando todas as atitudes para migração para um novo datacenter.

 

Temos backups de todo o nosso conteúdo, porém é feito diariamente durante a madrugada. Se a empresa anterior tivesse o cuidado no suporte, o fórum já teria voltado ou poderíamos migrar mais tranquilamente, mas isso não aconteceu. Tive que utilizar o último backup para restaurar toda a estrutura.

 

O fórum está voltando aos poucos, podemos notar alguma lentidão, mas é que precisa ser ajustado ainda. Também pode ser que algum membro sinta falta de algum conteúdo publicado nas últimas horas antes do apagão. Tentei recuperar o máximo possível, mas neste delay de um dia para o outro, pode ser que algo tenha se perdido.

 

Peço ajuda de vocês para reportar qualquer problema ou dificuldade. Pode reportar nesse tópico e vamos acertamos com o tempo.

 

Muito obrigado pela paciência. "nós enverga, mas não quebra".

 

Estamos de volta.

 

boa sorte!

 

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador
2 horas atrás, sorel disse:

ok perfeito, mas o que alegam que houve?

 

expliquei acima, problema no servidor no datacenter (fora do Brasil), suporte ruim e então resolvi mudar para outro servidor. Agora sobre esse negócio de ouvidoria deve ser algo entre vocês membros que estou por fora, porém afirmo que reclamação na ouvidoria não vai tirar o fórum do ar.

Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

já falei aqui anteriormente... Não é a primeira vez que saímos do ar, até mesmo o Google e Facebook tem problemas com estrutura e saem do ar. O ano tem 365 dias, o ideal era nunca sair do ar, mas 3 ou 4 dias são poucos dias para algo que funciona 24 horas, todos os dias.

 

Mas já investi mais, estou pagando um servidor mais caro, pois levo esse fórum muito a sério. Só o pessoal ficar tranquilo, a gente vai, mas volta.

 

Vou ver uma forma de manter o pessoal ciente dos problemas, através de um site externo, talvez uma fanpage ou tumblr, explicando o que acontece e as previsões de volta. Mas trabalho para evitar que isso aconteça.

 

Sobre a possibilidade de qualquer empresa retirar esse fórum do ar, é nulo, zero. Não tem nada de irregular e fora da lei, sem contar que o fórum sequer é hospedado no Brasil.  Nem mesmo conversar sobre jogo de bicho, por exemplo, é proibido ou irregular. Mas se por acaso isso tivesse acontecido, voltaria com o fórum para avisar para vocês e não teriam motivos para mentir. :)

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

já faço backup, isso é até algo normal, é preciso. Já em pdf não existe necessidade e sequer conheço uma forma de fazer isso.

 

Sim, ser atacado por hackers é um fato que pode acontecer, sites grandes do governo, inclusive aconteceu a pouco tempo nos EUA, ficam indisponíveis devido ataques DDOS. Então obviamente qualquer site menor corre o mesmo risco. Mas isso não faz perder dados ou ter dados copiados por hackers, neste caso especifico tenho rotinas de segurança, firewall, etc.

 

O que aconteceu foi uma indisponibilidade da máquina e a empresa não prestou um suporte que considero adequado, foi demorado e com má vontade, então a melhor solução foi mudar para algo melhor e tentar evitar problemas futuros, apesar de saber que é uma máquina e máquina dá problema em algum momento, em qualquer lugar. O diferencial é o suporte e a vontade de resolver.

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

Fórum off por 03 minutos e lento neste momento devido a um pico de acessos. É normal pelo fato de ainda está otimizando o servidor, peço que tenham paciência.

 

Estou providenciando um Twitter para avisar quando problemas ocorrerem. 

 

obrigado.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Administrador

Nos últimos dias o fórum tem caído durante o dia e ficando off de 03 a 05 minutos. 

 

Hoje fiz um upgrade no servidor para evitar isso. Dobrei a capacidade. Contratei um servidor de 160 dólares.

 

Vamos que vamos, 2017 promete. Boa sorte pessoal.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...