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programação alternativa Basic com assembler


Guest Zangado

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3 horas atrás, DixieJoe disse:

@Bruno Cintra 

 

Olá Bruno Cintra,

 

O PoweBasic juntamente com o Assembler in-line é o que usa o Aleksander Stefanovic da AS Software nos programas super rápidos dele.

 

Você conhece os programas dele?

E você usa o PowerBasic com Assembler?

eu conheço o programa dele sim são rapidos,eu conheço um pouco de PB por se quase igual o código do vb6,mais o assembler in line é mais dificil.neste site tem até uns codigo assembler inline em PB,inclusive ele na conversa com os forense.eu até pensei em tentar passar o codigo do lottodesigner que te mandei para PB,creio que vai ficar mais rapido,em PB é mais rapido que VB¨.

https://forum.powerbasic.com/forum/user-to-user-discussions/powerbasic-inline-assembler/49219-do-anyone-want-to-join-me-on-new-lottery-project/page2

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Guest Zangado

@MARIO salles 

mario, não vou falar que é impossivel, eu mesmo já tentei fazer

mas dá um puta trabalho, o problema que tem que verificar as cordeadas do ponteiro do mouse e comparar com as da planilha, aí entra questão de células visíveis, e tudo,  talvez em uma tabela pequena seria mais facil 

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Guest Zangado

@DixieJoe @Bruno Cintra 

 o o2 tbm permite Assembler in-line, mas acho que só mesmo se quiser algo extremamente rapido que vale a pena o trabelho

o mesmo caso com os array, 

talvez passar os processos mais demorados para uma dll 

bruno, vc tem o O2? ele é gratuito só não dá para investir nele para coisas profissionais onde se tenha que dar suporte 

 

Dixie o seu i5, é 4 nucleos reais ou tem 2 reais e 4 thread ?

depois que desativei o multithreading do meu i3 o tempo caiu pela metadade, "mas infelizmente no geral meu pc parece mais lento por causa dos processos concorrentes "

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@MARIO salles 

 

Sim, Mário

 

SSD ajuda muito quando você acessa bastante o HD.

 

Nos meus programas, eu não acesso o HD durante o processamento.  Então, o SSD não ajudaria, na minha opinião.

 

Mas os 8 GB ou 16GB de RAM ajudam, sem dúvida.

 

Com 6 GB que eu uso, tenho problema com o tratamento de quantidades de jogos acima de 30.000.000 de linhas.

 

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@MOC 

 

Pois é. Já cheguei a pensar no processamento na nuvem.

 

Mas não tenho a menor idéia se seria possível colocar programas .EXE e nem como seria o funcionamento.

 

Principalmente para desenvolvimento com linguagens do tipo Delphi.

 

Alguem aqui já teve alguma experiência com esse tipo de acesso na nuvem? Quero dizer, para desenvolvimento ou apenas para processar programas prontos em .exe?

 

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11 minutos atrás, DixieJoe disse:

@MOC 

 

Pois é. Já cheguei a pensar no processamento na nuvem.

 

Mas não tenho a menor idéia se seria possível colocar programas .EXE e nem como seria o funcionamento.

 

Principalmente para desenvolvimento com linguagens do tipo Delphi.

 

Alguem aqui já teve alguma experiência com esse tipo de acesso na nuvem? Quero dizer, para desenvolvimento ou apenas para processar programas prontos em .exe?

 

acho que o xloterias faz isso um processamento na nuvem 

aqui no sul quem faz um processamento na nuvem é o são pedro 

tem vezes que cai um granizo de fura os telhados aqui hehehe

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Guest Zangado
27 minutos atrás, DixieJoe disse:

@MARIO salles 

 

Sim, Mário

SSD ajuda muito quando você acessa bastante o HD.

Nos meus programas, eu não acesso o HD durante o processamento.  Então, o SSD não ajudaria, na minha opinião.

Mas os 8 GB ou 16GB de RAM ajudam, sem dúvida.

Com 6 GB que eu uso, tenho problema com o tratamento de quantidades de jogos acima de 30.000.000 de linhas.

 

realmente o hd não ajuda muito nesse nomento, a não ser quando ustiliza como memoria swap

 

55 minutos atrás, MOC disse:

A Amazon aluga supercomputadores por alguns dollares a hora. Alguns podem utilizar placas de video para o processamento, da mesma forma que a galera utiliza para minerar bitcoins.

Pode ser uma opção...

qual a necessidade disso?

se sequer sabemos se temos boas estratégias para testar

fora que tem que saber utilizar essas tecnologias, e nós aqui somos programadores amadores e hobbysta  "e por enquanto sem o "sorte"io" definido "

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@edcronos2 

 

Pois é!!!

 

Eu mesmo comecei a estudar Machine Learning para tentar aplicar no estudo das informações que já temos.

 

Depois de vários cursos e tentativas, continuo na estaca zero.

 

Dizem que não ajuda nas loterias... 

 

Ainda acho que eu é que não consegui achar uma forma de aplicar direito.

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Guest Zangado
35 minutos atrás, DixieJoe disse:

Dizem que não ajuda nas loterias... 

Ainda acho que eu é que não consegui achar uma forma de aplicar direito.

eu acho que ajuda sim

mas claro que tem o Custo*chance

eu desanimei disso depois de perder algumas chances , ou não sou de apostas mesmo, nem no jb eu apostei mais mesmo depois daquele ganho,"de certa forma é melhor sair no lucro"

eu acho legal mexer com loterias e dá muitas ideias para automatizar 

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Guest Zangado

@DixieJoe @MOC @Bruno Cintra 

 

velocidade de processamento tem muito a ver com a estrutura do codigo

nem sempre um codigo pequeno é mais rapido do que um grande

um exemplo bem simples

loop

    if x

      

   else

    

   end if

end loop

 

é mais lento do que 

if x

    loop

     

    end loop

else

    loop

    

    end loop

end if

 

mas é claro que nesse caso só é percebido com muitos ciclos

um exemplo é um tratamento usando objetos para encurtar o codigo e melhorar a manutenção, 

e claro que dá prioridade na velocidade não é nada facil 

 

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Guest Zangado

lidar com programação de baixo nivel nos faz dar conta de varios fatores que nos são transparente 

um exemplo são os arrays

enquanto estamos acostumados a apenas definir o indice de endereçamento ignoramos o calculo envolvido

 

array( L , C ) 

array(  L * CT + C) 

L= linha * CT = total de colunas + C = coluna

 

num indice de valor dinamico que pode ser negativo ou maior que 0

array(  L , C ) 

array(  (L-Li)  *  CT +  C  - ci  )  

 

e isso ainda tem o calculo interno do tipo "intenge, long, ..."

considerando isso fica claro que alguns codigos podem ser sensivelmente melhorados na performance 

tipo se o mesmo  endereço do array for utilizado em varios pontos

seria mais eficiente passar o valor para uma variavel comum e usar a variavel em vez de usar o array diretamente 

 

fiz uns testes aqui no proprio vba e realmente cai o tempo de processamento como imaginei

não chega a afetar pequenos projetos, mas onde se tem muitos ciclos  pode ajudar caso o codigo permita 

 

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Guest Zangado

bem, eu vou largar o estudo do o2 de lado e tentar ir adaptando as rotinas de estatística aos poucos 

o maior problema para mim nesse caso é a interface, 

eu não consigo lidar com muitas linhas de codigo na tela, até configurei o notepad++ para facilitar, mas ainda não é suficiente

escopo em o2 é um tanto quanto dificil de lidar 

 

mas bem, se não começar nem tem como terminar "posso falar a mesma coisa da louça suja na pia"

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Guest Zangado

@Bruno Cintra @DixieJoe 

só para confimar

acho que o tempo do bruno está mais proximo do real

não sei oq eu fiz de errado nas primeiras medidas , mas acho que mesmo o puro loop sem variavel e array leva mais tempo que isso,

engraçado que apenas 1 zerinho a menos dá uma gritante diferença no tempo, 

testei no C e leva mais de 2 minutos 

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Guest Zangado

claro que os tempos para cada zero são bem diferentes 

tempo*640

tempo*6400

dá uma diferença de 5760 vezes  de um para o outro

 

 

bem, os meus testes são para saber oq esperar da performance 

dá para perceber que se com simples loops o tempo é esse, envolvendo testes, transferências, criação de tabelas  e calculos o tempo vai ser bem maior 

vou tentar rodar o codigo do O2 em 64bit e ver como funciona a para dividir os processos em diferentes nucleos 

não quero esperar 9 minutos ou mais para rodar um simples teste para loteria

 

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