Jump to content

INCENTIVO: O que falta para vocês publicarem suas planilhas no fórum?


Jimmy

Recommended Posts

  • Administrador

Pessoal, tenho pensando bastante sobre isso. Alguns membros relutam em publicar suas planilhas no fórum, mesmo sabendo que aqui as coisas são melhores organizadas, não é difícil publicar. Conforme a planilha é atualizada, é possível atualizar a versão facilmente. Quem publica tem controle na quantidade de downloads, ganha visibilidade, autoridade na comunidade. Mas ainda assim, preferem publicar em serviços terceirizados.

 

Mas por que isso acontece?

 

Gostaria de saber a opinião de vocês. Quero melhorar essa questão. Gostaria que vocês publicassem suas planilhas diretamente no fórum na área de Downloads. Isso fortalece a comunidade, ajuda os usuários e também ajuda a administração a buscar recursos para melhorar ainda mais a comunidade.

 

Estou estudando a possibilidade de investir em um serviço terceirizado que vai nos permitir ter mais espaço aqui, para todos os usuários, mas isso é investimento. Iria fazer isso no começo do ano, mas devido a alguns aborrecimentos, dei uma desanimada, e também não consegui implementar da forma que imaginava. Mas voltei firme neste objetivo.

 

Estou tentando organizar o fórum. É extremamente difícil fazer isso. As vezes o pessoal prefere publicar seus arquivos e planilhas diretamente no tópico, ao invés de publicar na área de downloads, com título e descrição com a possibilidade de melhor organizar para todos e depois bastaria apenas citar o link no tópico que quer expor o assunto. Além disso, sempre que uma planilha é publicada na área de downloads, automaticamente é aberto um tópico para que possamos discutir o assunto.

 

Então me diz, o que temos que melhorar? O que temos que fazer para que vocês que montam planilhas para a comunidade, possam publicar no lugar correto e assim nos ajudar?

 

Por favor, participem deste tópico dando sua opinião. Não tenham medo de criticar e sugerir. Não sou carrasco, estou abrindo mais um tópico para ouvir vocês. A intenção é melhorar.

 

obrigado.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Para mim faltava saber disso, pois julgava indiferente publicar no tópico ou na área de download.

Na verdade pensava que era mais apropriado publicar no tópico pois era diretamente relacionado ao assunto.

Também imaginei (agora) que não seria o mais apropriado e acabaria "poluindo" a área de download.

Mas, se é o caso, passarei a publicar na área de download ... ;-) ...

 

8-)

...

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

@Wata existe uma diferença.

 

Quando você abre um tópico sobre um assunto e publique ali sua planilha, você está publicando ela sem uma padronização, sem um título da planilha, tamanho e etc. Se precisar atualizar, precisará mandar novamente a planilha e avisar a todos. Além disso, existe um limite de espaço para fazer isso publicando diretamente no tópico. Nesta opção, a planilha pode se perder no meio de todos os outros tópicos.

 

Já quando você publica na área de downloads, você dará um nome que condiz com a planilha, vai descreve-la. Se houver algum problema ou atualização, poderá atualiza-la ali mesmo, a qualquer momento. Também é aberto um tópico com o mesmo título utilizado para cadastrar a planilha para que possa discutir exatamente sobre ela. Tudo fica mais organizado. Sem contar que o espaço de envio é muito maior.

 

Exemplo prático...

 

Não dá para saber quantas planilhas publicadas nos tópicos por ai, mas dá para saber, pesquisar e achar facilmente qualquer planilha publicada na área de downloads. Olha como é bem mais simples.

 

obrigado.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olá Jimmy e forumistas,

de fato fica melhor tanto para os usuários cadastrados quanto para manutenção do fórum, entendi e estou de acordo.

Penso que seria interessante remanejar as planilhas já existentes nos tópicos para a área de download, pelo menos as minhas eu penso que devem e podem ser remanejadas.

 

Acredito que dessa forma também estaremos contribuindo de forma indireta para os custos do fórum e planilhas upadas em outros servidores/locais tendem a desaparecer com o passar do tempo, ou link expira ou são retiradas etc etc.

 

saudações,

Sphgf

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Diferentemente de todos aqui, vou contribuir de forma contundente, sem meias palavras e sem passar a mão na cabeça de ninguém muitas vezes o que se precisa é simplesmente falar a verdade, pois bem, porque entendo que o pessoal não posta planilhas?

 

É muito simples, mas poucos falam, e os que se manifestam são os que muitas vezes compartilham, então não há nada de novo, pois quem compartilha participa e ponto, mas os que não o fazem porquê não o fazem?

 

O cara coloca uma planilha e claro que todos sabem que isso passa a ser compartilhado no fórum, para todos, qualquer um esse é um dos problemas!

 

E sinceramente acho que é a partir desse problema que se ponde pensar em algo.

 

Notei que muitos baixam planilhas usam a lógica das planilhas criam seus softwares, e não é preciso dizer mais nada, o software fica com a beldade, qualquer contribuição que é dada ao fórum, alguém usa, e na grande maioria não devolve.

 

Mas uma forma, penso ser boa, seria por exemplo termos uma pessoa qualquer uma, com a validação do fórum que ajude no desenvolvimento das planilhas, por um valor baixo, assim, teremos muitas planilhas e o fórum, poderá se utilizar da benesses do sistema, em resumo seria assim, quero fazer uma planilha X, dou uma módica contribuição ao fórum, a planilha é desenvolvida pelo apoiador excel e tudo fica bem! (Todos ganham inclusive o apoiador).

 

Outra forma seria em tópicos específicos o autor do tópico conceder o acesso, para evitar que oportunistas, vendedores, especuladores em geral, apenas baixem e sumam! Dessa forma o autor do tópico poderá se sentir mais confortável com um sistema assim, e as contribuições seriam em grande parte maiores!

 

Valeu Jimmy, essa é uma participação sincera, sem ficar passando a mão na cabeça que para mim é um grande, problema do fórum, ninguém ataca a ferida, fica todo mundo sempre usando panos quentes, aí fica difícil, se tudo é uma maravilha porque não existem contribuições, é simples as pessoas se sentem exploradas e usadas!

 

  Veja aquela alma que não sei o nome dele, desenvolveu uma porrada de planilhas para o pessoal aqui, e disponibilizou, isso é quase uma madre teresa de Calcutá aqui no fórum, em assuntos excel, ele fez um post e informou lá as planilhas e por aí vai.....

 

Isso prova que se houver apoio para desenvolver planilhas o que vai acontecer?

 

Bombar!

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

@PS_(Soares) Taí uma coisa que já defendi noutros tempos e continuo acreditando, é preciso remunerar quem faz o trabalho, alguns não aceitam a remuneração, mas o fato é que de forma remunerada os trabalhos tendem a serem melhores*.

Muitos dos softs que desenvolvi* ou me foram ofertados ou paguei pela construção deles !!

Penso que o Jimmy pode e deve distribuir de uma forma ou de outra os custos da manutenção do fórum, e os membros que assim desejarem poderão ter acesso a todo conteúdo.

Vejo que muitos ao baixarem variadas planilhas apresentam sugestões de melhorias, muitas das vezes não implementadas pelo desenvolvedor por falta de tempo, noutras vezes a dedicação ao estudo toma tempo e nem sempre temos, dai que um grupo remunerado cairia bem, pra solucionar estas e outras pendências, daí quem apresenta sugestões também ficaria incumbido de arcar com os custos, nada mais justo !!

 

saudações,

Sphgf

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

@Sphgf já estou pensando nessa questão de verificar todas as planilhas publicadas nos tópicos para posterior publicação na área de downloads. É trabalhoso, mas vou fazer isso com a ajuda de vocês, aos poucos.

 

Outra coisa que estou pensando, mas nem gostaria de comentar isso agora, é um projeto de marketplace, em que os membros pudesse vender suas planilhas mais elaboradas. Mas isso é uma segunda etapa.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Sphgf disse:

@PS_(Soares) Taí uma coisa que já defendi noutros tempos e continuo acreditando, é preciso remunerar quem faz o trabalho, alguns não aceitam a remuneração, mas o fato é que de forma remunerada os trabalhos tendem a serem melhores*.

Muitos dos softs que desenvolvi* ou me foram ofertados ou paguei pela construção deles !!

Penso que o Jimmy pode e deve distribuir de uma forma ou de outra os custos da manutenção do fórum, e os membros que assim desejarem poderão ter acesso a todo conteúdo.

Vejo que muitos ao baixarem variadas planilhas apresentam sugestões de melhorias, muitas das vezes não implementadas pelo desenvolvedor por falta de tempo, noutras vezes a dedicação ao estudo toma tempo e nem sempre temos, dai que um grupo remunerado cairia bem, pra solucionar estas e outras pendências, daí quem apresenta sugestões também ficaria incumbido de arcar com os custos, nada mais justo !!

 

saudações,

Sphgf

 

 

Perfeito, é isso mesmo!

 

O fórum precisa de uma pessoa para isso e montar um sistema para fomentar o desenvolvimento de planilhas!

 

Poderia claro aperfeiçoar o sistema, como por exemplo fazer assim;

 

Valor X, para planilhas compartilhadas.

 

Valor Y, para planilhas particulares, apenas isso!

 

As coisas certamente vão acontecer.

 

Att.

Edited by PS_(Soares)
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Só uma sugestão.

As pessoas que publicam planilhas poderiam ter uma conta no Patreon, ou qualquer outro site de recebimento de doações, e divulgá-los junto com a planilha. Às vezes alguém pode ganhar um prêmio bom em uma loteria devido a esse trabalho e resolver gratificar a pessoa que preparou esse material.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

23 minutos atrás, Jimmy disse:

@Sphgf já estou pensando nessa questão de verificar todas as planilhas publicadas nos tópicos para posterior publicação na área de downloads. É trabalhoso, mas vou fazer isso com a ajuda de vocês, aos poucos.

 

Outra coisa que estou pensando, mas nem gostaria de comentar isso agora, é um projeto de marketplace, em que os membros pudesse vender suas planilhas mais elaboradas. Mas isso é uma segunda etapa.

 

 

Ao invés de vender, inicialmente, seria importante ajudar a desenvolver as planilhas essa é a dificuldade!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, V.SP disse:

Só uma sugestão.

As pessoas que publicam planilhas poderiam ter uma conta no Patreon, ou qualquer outro site de recebimento de doações, e divulgá-los junto com a planilha. Às vezes alguém pode ganhar um prêmio bom em uma loteria devido a esse trabalho e resolver gratificar a pessoa que preparou esse material.

 

É uma alternativa sim!

 

Mas o problema é ainda mais fácil, se tiver alguém que apoie o desenvolvimento de planilhas ou seja ajudar a fazer, simples assim, as coisas acontecem mas de forma remunerada, com opção de valor para planilha compartilhada ou com valor diferenciado para projetos particulares!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 22/03/2018 at 13:57, Jimmy disse:

 

Você me coloca como VIP, Só isso.

Farei uma planilha por semana de minha autoria e mais uma a pedido dos forenses... (Claro que o pedido tem que ter fundamento... pq tem cada pedido sem lógica.)

E prometo fazer isso por 3 meses. posso colocar as planilhas travadas ou toda aberta com todas formulas e editável. Fica a seu critério.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

@V.SP sem abusos, não vejo problema algum o membro que disponibilizar sua planilha deixar seu link do Patreon para receber contribuições.

 

@NandoADM a tendência que tenho é valorizar que ajuda o fórum, logo, estou entrando em contato com você por mensagem privada.

Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

Sim, mas também é possível publicar planilhas que fazem determinado objetivo. Exemplo: Uma planilha que monta os jogos de determinadas matrizes. Planilhas que ajudam a conferência e assim por diante. São úteis também. abraço

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Programação, diagramação, matemática, análise de viabilidade são coisas que o Jimmy poderia analisar a ideia e colaborar nesse sentido. 

Ex.:

Fiz este esboço mas resolvi pegar o bonde. 

Verifique a sugestão sucinta, mas com a ideia do todo. 5 acertos posicionais esperados com as dezenas da primeira e última linha, observe os posicionamentos diretos e espelhadas ou entre 10 dezenas de sua escolha, mais 10 dezenas das demais 3 linhas por C15,10 = 3036 - Basta fazer o espelho no intervalo do campo em azul. Estou adiantado caso alguém já queira botar uma graninha na ideia para o próximo sorteio. 

Observação.

Os créditos ficam para o Jimmy, pois o produto é fruto do trabalho conjunto de todos os colaboradores deste forum. Mas não quero dizer nada com isto. Tudo dito é somente isto.

Grato

Julio Cezar

image.png.7201170e45416a6cc025cd053f322dc9.png

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

@Jimmy 

Perfeitamente Jimmy

Amanha deve estar completa a planilha. A planilha mesmo não sendo automática mas com as dezenas casadas ao invés de listas de linhas acho bastante paráticas, e nos permite conferir, entender melhor o rascicínio do autor, ou encontrar falhas ou adaptar o que temos em mente etc, pena que acontece poucas ou quase ninguem o faça aqui. Talvez tenha algum programa que ajude a fazer o espalhamento de correspondencia das dezenas com as casas de ausentes vazias, caso alguem tenha e queira colaborar... Ainda assim Jimmy, veja os demais pontos citados, só teremos a ideia da importancia se tivermos ao menos o IA relativo a um ou outro concurso onde tenha alcançado os 14 pontos, e probabilidade para 14.

Pesso sua ajuda, pois será um ponto CAPITAL para o forum.

Obrigado ai, 

"Vamos ao trabalho", não é Acciole?

Julio Cezar

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...