Jump to content

Paradoxo em desdobramento: mais acertos na matriz = mais chance de prejuízo (será?)


Wata

Recommended Posts

Em 30/07/2018 at 12:38, Wata disse:

 

@DixieJoe achei muito interessante isso.

Me fez pensar melhor na situação... e concluí que não tem lógica...:lol:...

Nem isso e nem muito menos o que eu estava fazendo...:wacko:...

 

Vejam só:

Esse desdobramento de 4 linhas garante lucro SE 15 em 21, então testei todas as possibilidades de 15 em 21 que são C21,15 = 54.264.

Até aqui OK; se as 15 estão dentro das 21, esquece as 4 de fora.

 

Mas, na condição de acertar menos que 15 entre as 21, tem que considerar as que ficaram fora... e aí que está o erro!

 

Então, se quero saber como esse desdobramento vai se comportar se vier só 14 em 21, o correto é fazer C21,14(116.280) x C4,1(4) = 465.120... E testar essas 465.120 linhas contra as 4 linhas do desdobramento.

 

O mesmo vale para qualquer outra quantidade de acertos:

 

Para 13 em 21 =  C21,13(203.490) x C4,2(6) = 1.220.940.

 

Pra concluir, não tenho ferramentas qui pra isso...:unsure:... Mas achei interessante a coisa...:P...

 

:cool:

...

@Wata, venho trabalhando com isso no meu algoritmo, e achei alguns resultados interessantes, inclusive compartilhei aqui no forum.



Sao conjuntos que ou dao somente lucro, ou dao lucro e empate. Mas enfim. acho que ai começamos a virar um pouco o jogo.  (podem ser usados como matriz)

Acima de 22 numeros, fica inviavel fazer reduçoes, pois sera somente possivel lucro  TALVEZ acertando as 15 dezenas. Nosso limite é trabalhar até 22 dezenas.
Coloquei uns conjuntos que acho interessante , mas o legal acho ser o CJ_LUCRO_20-15-14-15-00=20_91,3506_LUCRO_EMPATE

com esse, vc escolhe 5 ausentes. Se acertar 4 ausente, ou é lucro ou empate.

Espero ter ajudado e que possamos ter novas outras ideias.

@DixieJoe, analise tambem, talvez alguns pitacos possam ocorrer para melhorarmos alguma coisa.
 

 

Sucesso sempre!!

  • Like 1
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Marco Silva disse:

@Wata, venho trabalhando com isso no meu algoritmo, e achei alguns resultados interessantes, inclusive compartilhei aqui no forum.



Sao conjuntos que ou dao somente lucro, ou dao lucro e empate. Mas enfim. acho que ai começamos a virar um pouco o jogo.  (podem ser usados como matriz)

Acima de 22 numeros, fica inviavel fazer reduçoes, pois sera somente possivel lucro  TALVEZ acertando as 15 dezenas. Nosso limite é trabalhar até 22 dezenas.
Coloquei uns conjuntos que acho interessante , mas o legal acho ser o CJ_LUCRO_20-15-14-15-00=20_91,3506_LUCRO_EMPATE

com esse, vc escolhe 5 ausentes. Se acertar 4 ausente, ou é lucro ou empate.

Espero ter ajudado e que possamos ter novas outras ideias.

@DixieJoe, analise tambem, talvez alguns pitacos possam ocorrer para melhorarmos alguma coisa.
 

 

Sucesso sempre!!

 

Valeu.

Vou verificar isso.

 

8-)

...

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, andrelinos disse:

@Wata boa tarde, sou novo aqui no fórum. Estou aprendendo ainda as estratégias, entendo minimamente o Excel, mas achei muito interessante sua proposta. Esta planilha está disponível no site? Obrigado

 

Essa planilha tem quase 38MB, por isso não coloquei no fórum.

Mas tem essa outra que é no mesmo formato e permite fazer o mesmo teste... só vai precisar fazer as modificações necessárias.

 

Se não conseguir avisa que eu vejo uma forma de carregar a planilha aqui... ;-) ...

 

:cool:

...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Duas em uma série  25. 

Ao tentar saberemos?

Tomei 19 na condição de 13 com zero prejuizo e coloquei contra 3C6 resultou em 160 Ln de 17D

Agora vc, Colocar na Ln de topo 25 que seja como desejar e depois  escanei até formar 160 e mantenha a imagem 

Retire as dezenas da imagem de cada linha composta de 7 Dz, irá sobrar linhas de 17Dz em cada Linha;

Toda sorte pra vc.

E de 17 para 15 é um pulo.

 

image.thumb.png.257f0d2eee4c6359b87d34f70d06c820.png

  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, Julio cezar Rocha Brito disse:

Duas em uma série  25. 

Ao tentar saberemos?

Tomei 19 na condição de 13 com zero prejuizo e coloquei contra 3C6 resultou em 160 Ln de 17D

Agora vc, Colocar na Ln de topo 25 que seja como desejar e depois  escanei até formar 160 e mantenha a imagem 

Retire as dezenas da imagem de cada linha composta de 7 Dz, irá sobrar linhas de 17Dz em cada Linha;

Toda sorte pra vc.

E de 17 para 15 é um pulo.

 

image.thumb.png.257f0d2eee4c6359b87d34f70d06c820.png

Boa noite, @Julio cezar Rocha Brito , só não dar pra entender nada da imagem...:blink:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@Neguin 

Então tá certo, pois nada tem.

Ela define o que vc irá colocar ao scanear

1 - Copiar, colar, savar como, nomear, converter para excel, sbstituir a série de 25 dezenas pela série da sua preferência,

2 - Na sua série de topo arrastar da primeira a última dezena

3 - Multiplicar sua linha arrastando até formar 160 linhas 

4 - Clicar na figura de opções de autoformatação e escolha preencher sem formatação

5 - E então vc verá 160 linhas e em cada linha 7 sombreadas como opcionais para opostas a jogos de 18 Dz ou para apagar e ficar com 160 linhas de 17 Dz

Tõ ao seu dispor meu irmão

A sorte pode ser consequência de nossa persistencia

Um abraço

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 5 years later...
On 7/31/2018 at 9:34 AM, DixieJoe said:

Nos  exemplos acima, você só consegue acertar a quantidade da Garantia do desdobramento. Não adianta querer acertar 15 nesse tipo de desdobramento porque a matemática não deixa. Tem gente que acha que, COM SORTE, pode melhorar o acerto da garantia. Em milhares de testes, você pode comprovar que não vai ser possível.


 

Quando eu usava outro avatar nesse fórum, eu via esse equívoco (aqui e em diversos outros posts) e embrulhava o estômago. Evitava comentar para não magoar. Principalmente por se tratar de membros de elevado prestígio. Já havia me esquecido dele, mas hoje fui lembrado ao “sapear” a guest online users list. Agora posso pisar em ovos, pois um maracujá seco é levinho.

 

Esse post já tem 5 anos e quero crer que o @DixieJoe já tenha percebido o equívoco. Pois essa afirmação está absolutamente equivocada. Ao contrário do que se afirmou, fechamentos são projetados para garantir pontuação mínima e não máxima. Então, pode-se até calcular qual a garantia para pontuar mais do que o mínimo garantido.

 

Mas mesmo sem fazer qualquer conta é fácil perceber essa característica. Ora bolas, se qualquer combinação que compõe um fechamento 25-15-11-15 for sorteada, o fechamento acertará 15 pontos. Então, é absolutamente equivocado dizer que a Matemática impede acertos maiores do que a garantia do fechamento.

 

  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

On 7/30/2018 at 12:38 PM, Wata said:

 

@DixieJoe achei muito interessante isso.

Me fez pensar melhor na situação... e concluí que não tem lógica...:lol:...

Nem isso e nem muito menos o que eu estava fazendo...:wacko:...

 

Vejam só:

Esse desdobramento de 4 linhas garante lucro SE 15 em 21, então testei todas as possibilidades de 15 em 21 que são C21,15 = 54.264.

Até aqui OK; se as 15 estão dentro das 21, esquece as 4 de fora.

 

Mas, na condição de acertar menos que 15 entre as 21, tem que considerar as que ficaram fora... e aí que está o erro!

 

Então, se quero saber como esse desdobramento vai se comportar se vier só 14 em 21, o correto é fazer C21,14(116.280) x C4,1(4) = 465.120... E testar essas 465.120 linhas contra as 4 linhas do desdobramento.

 

O mesmo vale para qualquer outra quantidade de acertos:

 

Para 13 em 21 =  C21,13(203.490) x C4,2(6) = 1.220.940.

 

Pra concluir, não tenho ferramentas qui pra isso...:unsure:... Mas achei interessante a coisa...:P...

 

:cool:

...

 

@Wata, já disse em outra oportunidade que o considero um dos membros mais lúcidos desse fórum. A sua análise está absolutamente correta. Quando estiver apoiado na Matemática, confie mais em si mesmo, não se deixe enganar.
 

Para gerar as 465.120 combinações para o seu teste, basta gerar um 25-15-15-15 filtrado pela condição de ter pelo menos um número no grupo de quatro. Para gerar as 1.220.940 deve ter pelo menos dois números no grupo de quatro. Para gerar as 1.175.720 deve ter pelo menos três números no grupo de 4. Para gerar as 352.716 deve ter quatro no grupo de quatro.
 

  • Like 1
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

On 7/30/2018 at 12:38 PM, Wata said:

Então, se quero saber como esse desdobramento vai se comportar se vier só 14 em 21, o correto é fazer C21,14(116.280) x C4,1(4) = 465.120... E testar essas 465.120 linhas contra as 4 linhas do desdobramento.

 

O raciocínio está absolutamente correto, mas para o objetivo que você deseja, pode utilizar uma heurística de entendimento do problema para diminuir o tamanho do cálculo. Ou seja, você deseja calcular a garantia de lucro no caso de se errar apenas um número em 21. Existem quatro possibilidades de erro, mas para o seu objetivo não importa qual entre os possíveis quatro erros. Então, não precisa fazer C21,14 x C4,1. Basta calcular para C21,14 = 21,14,14,14 = 116.280. Dessa forma você economiza 348.840 iterações do cálculo.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...