Jump to content

Programas de análises de estatísticas


Friaça

Recommended Posts

ok estatisticas sao validas desde que voce tenha um ponto de referencia( até para nao andar em circulos e poder fixar dezenas) aonde ??? é o inicio da aposta e tambem o fim no caso da lotofacil porque o centro é curto

 ora pensa!  pense! se voce acerta as duas ou tres dezenas no começo voce esta dentro se errar esta fora

 simples assim, sorel quais dezenas fixar , as dezenas iniciais e finais vamo ver?

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 30/06/2019 at 15:18, PARAFUSO disse:

 

esse programa é muito interessante mas não consegui adaptalo para dados lotericos, apesar que entrei em contato por email la nas alemanhas e o suporte disse ser possivel, e enviaram um tutorial mas meu ingles não é essas coisa:P, da uma olhada

https://orange.biolab.si/

 tem somente que adaptar os dados numericos para que funcione 100%, da pra usar algumas funções com os resultados das loterias mas para uma previsão tem q adaptar a planilha dos dados q serão lidos pelo programa.

@DixieJoe 

 

Achei interessante

Poderiam criar um topico só para tratar do uso desse programa na analise das loterias

 

O programa le arquivos xlsx diretamente  basta se colocar cabeçalho como Sorteio Data Bola1 Bola2 ...

A partir daí se pode fazer testes e o pessoal postar o que aprendeu para ir fazendo melhorias

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

@Mauricio Pimenta 

 

No seu exemplo (para a Lotofacil) de criar instâncias (linhas) com os próprios resultados por posição sendo os atributos (em colunas), qual seria a classe preditora? Alguma sugestão?

 

Eu imaginei usar, por exemplo a QTE de DEZENAS PRIMOS COMO A CLASSE PREDITORA (Target).

 

Agora fica um problema pensando nos dados a serem oferecidos para o modelo.

 

Teríamos que informar os Resultados "Futuros" (Quantidade de Primos) para cada Resultado dos sorteios. Mas nós só temos os valores conhecidos. Não sabemos o valor QtePRimos para o futuro. Aí que está nosso quebra-cabeças. Como montar um dataset que consiga representar o histórico com dados não conhecidos.

 

Existe um "truque" (usado em análise de séries temporais em Data Analysis) que pode ser aplicado e que, em inglês, é chamado de LAG (deslocamento em tradução livre aqui) que poderia ser utilizado para solucionar essa questão.

 

Você usa como valores preditores a última linha de resultados conhecidos (do sorteio anterior) e os oferece ao programa para ver se ele consegue prever o valor correto (Target, ou Qte de Primos para o sorteio seguinte). Então o LAG seria deslocar os valores REAIS de QTE de Primos dos sorteios no DATASET criado um linha acima, deixando sempre o VALOR a ser PREVISTO em branco --- sempre seria o valor do sorteio futuro.

 

Algo assim, num exemplo rápido usando 10 sorteios anteriores e tendo os valores de QTE de PRIMOS (que eu quero PREVER) como Class (ou Target, que é a mesma coisa para o Orange).

 

Em resumo; Queremos saber o provável número de 7 (Qte de Primos) do sorteio seguinte ao 1710.  Informamos os valores conhecidos "deslocando-os" 1 linha para cima na quantidade de primos e vamos esperar que o programa faça a previsão do valor 7  para o sorteio seguinte (neste exemplo, já conhecido, claro. Apenas para demonstrar a idéia de como montar o dataset, usando a sugestão).

 

Ainda não testei. Qualquer hora vou preparar um dataset com essa idéia.

 

Mas, poderia e deve haver outros métodos para montagem de um dataset para loterias...

 

Quem descobrir isso vai se dar bem.

 

O dataset é a "alma do negócio" nesse tipo de estudo. Eu ainda sou aprendiz de feiticeiro e devo dizer que o pouco que testei, dei com os "burros n´água" por não chegar a lugar algum.... rsrsrsrs.

 

Mas continuo "achando" que, se um modelo de Deep Learning conseguiu ganhar mais de três vezes do campeão mundial no dificílimo jogo de GO, então deve existir a possibilidade de se treinar uma Rede Neural ou de se criar um modelo de previsibilidade utilizando o Orange ou outro programa que nos ajude a "prever" algo simples e que nos ajude a melhorar a montagem dos jogos.

 

Batendo em ferro frio e trazendo assunto "requentado"; 

 

SÓ PRECISAMOS PREVER uns 10 Valores para Filtros diferentes para gerar uma quantidade pequena de jogos e segurar o prêmio máximo de 15 pontos na Lotofacil.

 

Sabemos que existem os "ANGELS" e os "VENTURE Capitalists" que gostam de INVESTIR em negócios promissores para o futuro.

 

Será que não existem "ANGELS" e "VENTURE Capitalists" que possam acreditar num "futuro negócio" ligado às loterias?

Para mim, aqui está aberto um campo fértil para os pesquisadores e para os estudiosos de comportamento nas loterias.

 

Já temos dados e sistemas que podem ajudar a gerar poucos jogos. Só precisamos de mais estudos e de datasets de loterias que nos permitam chegar perto dessas metas.

 

Precisamos de "LOTTERY ANGELS" e de "LOTTERY Venture Capitalists" que acreditem e que apoiem esse trabalho. Na verdade, podemos imaginar isso como um negócio, tendo o devido tempo para mais estudos e os recursos (financeiros, equipamentos, pessoal) disponíveis para tal. Acredito mesmo que isso seja um trabalho de pesquisa de pouco tempo, tendo-se os recursos e o pessoal para tal.

 

 

Sorteio ResP1 ResP2 ResP3 ResP4 ResP5 ResP6 ResP7 ResP8 ResP9 ResP10 ResP11 ResP12 ResP13 ResP14 ResP15 QtePrimos
c c c c c c c c c c c c c c c c c
meta                               class
1701 1 2 3 5 6 7 8 10 13 16 17 18 20 21 22 6
1702 3 4 5 7 8 10 11 14 15 16 17 18 19 22 25 4
1703 1 3 6 8 9 10 12 13 14 15 16 17 18 19 22 5
1704 2 4 6 7 9 10 11 12 13 14 16 18 19 20 22 6
1705 2 3 4 5 9 12 14 16 17 18 19 20 21 23 24 6
1706 2 3 4 5 7 8 9 12 13 14 15 17 18 20 21 7
1707 2 5 9 10 11 12 13 16 17 18 19 21 22 23 25 5
1708 1 2 3 4 6 7 8 9 10 12 13 14 17 18 22 6
1709 1 3 4 5 11 12 13 15 18 19 20 21 22 23 24 5
1710 2 4 5 6 7 9 10 11 12 17 20 21 22 24 25 7
                                 
1711                               7

 

Em tempo: a palavra meta na primeira coluna com numero do sorteio não tem nada a ver com previsão. É o termo que o Orange pede que se use quando não se quer que o programa considere esse valor nos cálculos e no modelo. Apenas informação. Não é DADO relevante.

 

A coluna QtePRIMOS é o nosso TARGET de previsão (objetivo de previsão para o programa).

 

Espero que ajude.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

@DixieJoe Bom dia
Achei a prerrogativa do programa interessante, fácil de usar podendo brincar ao se testar possibilidades, mas tem que ter certo conhecimento dos métodos aplicados.

 

Mas qualquer tentativa  de se buscar prever resultados de loterias pode ser tornar frustrante

Sendo aleatorio, qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento, tendo  algum traço de manobra detectável, essa pode ser mudada a qualquer momento ou mesmo ter uma rotatividade de vários esquemas

O único porem seria no víeis quantitativo e espaço amostral , mas mesmo assim cai em uma grande variedade de possibilidades e elevado custo

 

Uma abordagem que também achei interessante e lembrei 

 

Ainda bem que fica no registro do perfil , eu nunca iria achar nem nome lembrava , e vendo o autor do tópico nem se prestou a me responder.

A abordagem foi bem pensada e se não fosse para loteria tinha tudo para dar certo , fico pensando se ele deu um uso apropriado na criação dele

Pelo que entendi a tentativa foi de fazer varreduras em cima dos sorteio e definir qual tinha mais possibilidades de manter o posicionamento de saída , testando amostragens e estatisticas variadas
 

Em loteria não se sabe nada e o panorama muda a cada sorteio, e ainda tem que se manter o panorama analisado hoje durante um tempo , Custo, Custo + Custo...

Acho as abordagens de analises e estatisticas em loterias interessantes , mas o próprio resultado dessas analises se torna aleatório,   então para poucas apostas um bom sorteador pode se ter o mesmo efeito "me lembrei da dezena 22 da quina"

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@Mauricio Pimenta 

 

Sim, Mauricio.

 

Já sabemos como gerar quinze pontos acertando DEZ valores corretos em DEZ Atributos previstos. Com poucos jogos.

POUCOS aqui significa de UM JOGO até aproximadamente CEM jogos de QUINZE dezenas.

 

E isso pode ser feito para linhas com DEZOITO dezenas, VINTE dezenas, etc..

 

O que a gente precisa é de tempo e dedicação para conseguir montar Datasets lotéricos que possam ser usados em programas como o Orange, por exemplo.

E mais tempo para analisar, modificar, até conseguir algo produtivo.

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

46 minutos atrás, DixieJoe disse:

O que a gente precisa é de tempo e dedicação para conseguir montar Datasets lotéricos que possam ser usados em programas como o Orange, por exemplo.

E mais tempo para analisar, modificar, até conseguir algo produtivo.

Por isso a ideia do topico sobre o uso do Orange

Mas acompanhando,  fora nos tópicos onde se resume a postar palpites e matrizes se percebe que existe pouca participação e reciprocidade, é quase inexistente , existem muitos pedidos e cobranças mas quase nenhuma participação e troca de ideias , então acho que nem ia a frente o tópico, mas seria a melhor forma de se alcançar algum resultado

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@Mauricio Pimenta 

 

Concordo com você.

 

Mas a gente pode começar um tópico específico sobre o Orange. E ir tentando gerar Datasets e sugestões de Classes preditoras.

 

Eu ainda estou aprendendo o Orange. Acho que pode ajudar. Mas não sei como fazer de forma objetiva.

 

Só na tentativa e erro.

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 digitos e 10 Ausentes

Dominio - 1, 2, 4  de  Soma = 10 

9 ocorrências  nos últimos 35 conc

contecu          
           
A 1 4 6 12 19
B 2 11 15 23 24
C 3 8 17 22 25
D 5 9 16 18 20
E 7 10 13 14 21
Edited by Julio cezar Rocha Brito
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, DixieJoe disse:

Só na tentativa e erro.

Sim, por isso seria importante a participação do maior numero de pessoas, e sendo o programa gratuito nao teria problemas de gastos

Mas como falei não vejo um futuro promissor em se tratando da participação de outros em testes sintéticos e postagem dos resultado

Será que tem uma forma de automatizar entrada e saída de dados ?

Ficaria mais facil promover testes de eficiência de acertos

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@Mauricio Pimenta 

 

Sabendo-se como e tendo-se tempo e dedicação para isso, automatizar é possível, sim, na minha opinião.

 

Mas não sabemos ainda o mínimo necessário para criar Datasets adequados para cada loteria. Nem sabemos como definir quais os Targets mais adequados para buscarmos.

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@DixieJoe 

2 horas atrás, DixieJoe disse:

Mas não sabemos ainda o mínimo necessário para criar Datasets adequados para cada loteria. Nem sabemos como definir quais os Targets mais adequados para buscarmos.

Isso depende justamente

Disso:

2 horas atrás, DixieJoe disse:

tendo-se tempo e dedicação

 

E para isso dependeria de mais pessoas participando, e já deu para notar pela falta de participantes no assunto que isso não vai rolar.

Como visto no outro tópico , o pessoal quer pronto e de graça, e se tiver que pagar quer que seja de uso pessoal.
Particularmente não me sinto a vontade em participar de um projeto onde se tem muitos interessados mas poucos contribuintes , não sou altruísta a esse ponto  , se pelo menos fosse em algo não ligado a ganancia financeira seria um ponto a favor , mas não nesse caso
Algo que seria proveitoso para todos seria o atualizador pelo Json da própria Caixa Econômica com resultado e  rateio para colocar em seus projetos e em qualquer planilha , ainda mais para loto facil e loto mania.

Já até li aqui mesmo no fórum gente cobrando atualizador em planilha postada gratuitamente , mas querem de graça e se pagar não querem pagar para outros usufruir, assim fica difícil aparecer alguém com conhecimento disposto a desenvolver ,
Mesmo o Orange que é gratuito é movido por varias pessoas e doações  até mesmo de empresas , é penoso o avanço de pessoas solitárias até mesmo em causas nobres e loteria está longe de ser uma causa nobre

 

 

Edited by Mauricio Pimenta
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 27/06/2019 at 14:38, Friaça disse:

Boa tarde Dixie..

Então amigo...

Vamos pegar a lotofacil de exemplo.

Sabemos que já ocorreram 1832 sorteios nessa loteria e através dessas 1832 linhas de 15 números são extraídos todo tipo de informação.

(Impar/par, primos, Fibonacci, miolo, Cruz, etc...)

O que eu penso seria o seguinte.

Queria que a planilha ou o programa analisasse para mim minhas 1832 linhas de 10 números e me mostrasse uma margem de ocorrência e com base nisso fizesse uma previsão para quais daqueles números ali mais saíram, esta o mais aptos a sair no próximo sorteio.

(Lembrando que só temos 1832 sorteios ainda, assim quando tiver mais, meu arquivo vai acompanhando os concursos)

Na lotofacil temos sempre 2 dígitos (01,02,03...) 

No meu arquivo posso ter 1 digito, 2 dígitos e 3 dígitos ao mesmo tempo.

Ex.

1,13,45,127,365,400,380,172,28,7.

Não são esses números, mas seriam desse modo.

Isso pode ser em entrada e saída excel e txt.

Boa noite, vc precisa dessas ferramentas:http://lotofaciltoolsprofissional.blogspot.com

  •  
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 years later...
13 minutes ago, Wata said:

A questão fundamental: o que posso saber, com certeza absoluta, sobre o resultado de um sorteio que ainda não ocorreu?

 

Quem souber a resposta ganha um doce...

 

😎

...

 

 

certeza absoluta !!!

 

parece um outro membro do fórum, querendo saber com 100% de certeza :) 

 

em loterias, dado à "aleatoriedade", improvável obter um resultado futuro com 100% de certeza ou conhecer com certeza absoluta dados a respeito de algo que ainda não ocorreu.

 

mas, e sempre existe um mas, é possível, escrutinando o passado, estimar, baseado nos dados observados, uma "vizinhança"  de onde ocorrerá a queda do raio ou disco voador :) 

 

Link to comment
Share on other sites

@Eolocos Posso lhe dizer, com certeza absoluta, que qualquer resultado futuro terá, no mínimo, 5dz. de qualquer resultado passado.

Isso não ajuda muito...🙁... É como eu lhe pedir que encontre uma pessoa (viva), dando como única informação que ela tem uma cabeça...😁...

 

😎

...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Wata said:

@Eolocos Posso lhe dizer, com certeza absoluta, que qualquer resultado futuro terá, no mínimo, 5dz. de qualquer resultado passado.

Isso não ajuda muito...🙁... É como eu lhe pedir que encontre uma pessoa (viva), dando como única informação que ela tem uma cabeça...😁...

 

😎

...

assim num vale !!

 

dizer que sempre acertará 5 dezenas no mínimo, não vale não !

 

a não ser que vc cite de antemão, quais as 5 que acertará :)

 

mas, como eu disse, vc pode estimar o local da queda do raio ( no mundo real, existe a ionização com o odor característico e os pêlos eriçados, como indicativo e aviso antecipado ) :) 

Link to comment
Share on other sites

Em 19/04/2023 em 16:28, Wata disse:

@Eolocos Posso lhe dizer, com certeza absoluta, que qualquer resultado futuro terá, no mínimo, 5dz. de qualquer resultado passado.

Isso não ajuda muito...🙁... É como eu lhe pedir que encontre uma pessoa (viva), dando como única informação que ela tem uma cabeça...😁...

 

😎

...

Wata,

 

Uma técnica que o pessoal ensina é pegar os valores da Coluna de Dados TARGET e fazer um LAG (significa, basicamente, usar os dados conhecidos dos sorteios usados mas deslocando os valores da coluna TARGET). Assim, você "conhece" os dados das features do sorteio anterior e vai tentar prever apenas o valor do Target do sorteio SEGUINTE.

 

Eu já tentei usar o Orange e o Weka para fazer isso. Faz muito tempo atrás e acredito ter feito alguma coisa errada porque dei com os burros n´água. Não consegui nada que ajudasse a analisar ou interpretar.

 

Resumindo, seria usar os dados das features dos sorteios anteriores com os Valores de Target do sorteio seguinte.

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

dixie fazer por posiçao lotofacil sorteios por posiçao ha tres padroes, maior, menor e igual 9 igual é quando repete, na posiçao , ha sorteio aonde sao todas as dezenas maiores, ha sim o pinto de referencia  é o ultimo sorteio na crescente. da maior e menor e igual voce nao escapa dos tres padroes

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...