Jump to content

[Pedido] Programas para verificação de sistemas/matrizes


rockcavera

Recommended Posts

Queria indicações de programas para a finalidade de verificação de fechamento de sistemas/matrizes. Informe todos que souber, do menos eficiente ao mais eficiente.

 

Exemplo: temos o sistema/matriz 12,6,4,6 (v = 12, k = 6, t = 4, m = 6) com 6 linhas:

Spoiler

01 02 03 04 05 06
04 05 06 07 08 09
01 02 03 07 08 09
01 02 03 10 11 12
07 08 09 10 11 12
04 05 06 10 11 12

O programa deve conseguir verificar se essas 6 linhas realizaram o fechamento 100% da garantia pretendida.

 

 

Não vi nenhum tópico relacionado e, futuramente, pode servir até como uma lista para quem faz uma procura rápida sobre este tipo de software.

 

Obs: editado para esclarecer melhor o que se pretende aqui, tendo em vista a resposta do usuário @DixieJoe. Obrigado.

Edited by rockcavera
Link to comment
Share on other sites

@rockcavera 

 

O que seria programa para verificação de sistemas e matrizes?

 

Alguma dica do que pretende fazer?

 

Verificar seria igual a conferir acertos, dado determinado resultado ou arquivo de resultado?

Ou seria testar 100% a matriz contra TODAS as possibilidades para saber as percentagens de acerto possíveis para cada nivel de acerto?

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, DixieJoe disse:

@rockcavera 

 

O que seria programa para verificação de sistemas e matrizes?

 

Alguma dica do que pretende fazer?

 

Verificar seria igual a conferir acertos, dado determinado resultado ou arquivo de resultado?

Ou seria testar 100% a matriz contra TODAS as possibilidades para saber as percentagens de acerto possíveis para cada nivel de acerto?

Programa para verificar o fechamento dos sistemas/matrizes. Exemplo: temos o sistema/matriz 12,6,4,6 com 6 linhas:

Spoiler

01 02 03 04 05 06
04 05 06 07 08 09
01 02 03 07 08 09
01 02 03 10 11 12
07 08 09 10 11 12
04 05 06 10 11 12

Um programa que verifique se de fato essas linhas realizam o fechamento 100% da garantia pretendida.

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Silva - GGS disse:

 

Já tentou usar o Cologa versão 3.5.6???

http://www.cologa.com.br/

Fiz um teste nas suas 6 linhas acima e ele informou 100%.

Pode ter algum outro programa que faz isto, mas não conheço outro programa...

 

O Cologa é muito lerdo, mas já temos um para lista. Não estou procurando apenas para as 6 linhas que falei acima. Elas foram apenas um exemplo.

 

Só por curiosidade. Por quê a versão 3.5.6 e não a mais recente 4?

Link to comment
Share on other sites

22 minutos atrás, rockcavera disse:

O Cologa é muito lerdo, mas já temos um para lista. Não estou procurando apenas para as 6 linhas que falei acima. Elas foram apenas um exemplo.

 

Só por curiosidade. Por quê a versão 3.5.6 e não a mais recente 4?

da uma olhada neste  se serve

https://drive.google.com/file/d/1dcP_w_gBUHZq5rMaWEu2usYKcuUPqKRL/view

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

21 horas atrás, rockcavera disse:

do menos eficiente ao mais eficiente.

Para verificar si há  possibilidade de um fechamento 100%

eu somente estico as linhas e simulo para a pior situação o que for proposto 

 

Temos em Pd O Pedido de verificação

E em T1  um  teste de um possível resultado para a situação mais difícil

E temos em T2 um outro teste simulado como um exemplo qualquer para verificar si alcança a pontuação desejada.

E pelo exposto e verificação simulada por este formato si pode afirmar que as linhas sugeridas atendem ao suposto 

12 6 4 6 com 100% de garantia e não há como provar o contrário.

Pd   12 6 4 6              
                         
L1 1 2 3 4 5 6            
L2       4 5 6 7 8 9      
L3 1 2 3       7 8 9      
L4 1 2 3             10 11 12
L5             7 8 9 10 11 12
L6       4 5 6       10 11 12
L7 1 2 3 4   6 7          
                         
                         
                         
                         
t1         5     8 9 10 11 12
t2   2   4   6   8   10   12

 

 

Outro de minhas buscas para linhas de 18 como inversas. 

E si vc testar verá as surpresas a cada uma destas linhas. 

 

image.png.eb44eca719858feb6eb597e0306e96da.png

 

Todos sabemos que 7 ausentes é festa mas costumamos perder este foco - posicione seus prováveis erros nas últimas 7 colunas

Spoiler

image.png.95893703aff705db93eca6944d6a5d04.png

 

  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Julio Cezar disse:

Para verificar si há  possibilidade de um fechamento 100%

eu somente estico as linhas e simulo para a pior situação o que for proposto 

 

Temos em Pd O Pedido de verificação

E em T1  um  teste de um possível resultado para a situação mais difícil

E temos em T2 um outro teste simulado como um exemplo qualquer para verificar si alcança a pontuação desejada.

E pelo exposto e verificação simulada por este formato si pode afirmar que as linhas sugeridas atendem ao suposto 

12 6 4 6 com 100% de garantia e não há como provar o contrário.

Pd   12 6 4 6              
                         
L1 1 2 3 4 5 6            
L2       4 5 6 7 8 9      
L3 1 2 3       7 8 9      
L4 1 2 3             10 11 12
L5             7 8 9 10 11 12
L6       4 5 6       10 11 12
L7 1 2 3 4   6 7          
                         
                         
                         
                         
t1         5     8 9 10 11 12
t2   2   4   6   8   10   12

 

 

Outro de minhas buscas para linhas de 18 como inversas. 

E si vc testar verá as surpresas a cada uma destas linhas. 

 

image.png.eb44eca719858feb6eb597e0306e96da.png

 

Todos sabemos que 7 ausentes é festa mas costumamos perder este foco - posicione seus prováveis erros nas últimas 7 colunas

  Ocultar conteúdo

image.png.95893703aff705db93eca6944d6a5d04.png

 

O que seria a linha L7? Da onde ela veio? Como obteve ela?
O que é a linha t1 e t2? Da onde ela veio? Como obteve ela?

 

T1 seria resultado para a "situação mais difícil". Como saber qual situação é mais difícil se a probabilidade é igual para qualquer linha?

 

Ao meu ver, tanto T1 quanto T2 foram retiradas de forma aleatória e depois verificados para ver se satisfazem a garantia. Me corrija se eu estiver enganado e explique melhor, pois se apenas por duas linhas for possível verificar qualquer sistema/matriz seria uma revolução.

 

 

13 horas atrás, NET disse:

@rockcavera 

O Software Sorte Certa Evolution faz esta façanha.

Sds

Programa pago. Mas obrigado por responder.

 

18 horas atrás, Bruno Cintra disse:

Obrigado por responder e disponibilizar para download. É um programa bem lerdo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@rockcavera 

 

Pesso que veja com calma novamente.... si revolucionar, parabéns;

Caso ainda reste dúvida submeta aos testes - Diretas e inversas - Teste as sombreadas em azul frente e verso

Caso execute os teste e não encontre o que procura,

Eu verifico.

 

1 - Como saber qual situação é mais difícil ? - Para um conjunto de linhas observe a oportunidade de cada dezena - quanto menos aparecer maior será o risco, simples ou não é assim?

 

 

 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Julio Cezar disse:

@rockcavera 

 

Pesso que veja com calma novamente.... si revolucionar, parabéns;

Caso ainda reste dúvida submeta aos testes - Diretas e inversas - Teste as sombreadas em azul frente e verso

Caso execute os teste e não encontre o que procura,

Eu verifico.

 

1 - Como saber qual situação é mais difícil ? - Para um conjunto de linhas observe a oportunidade de cada dezena - quanto menos aparecer maior será o risco, simples ou não é assim?

 

 

 

Obrigado por responder. No entanto, continuo sem entender.

 

Vejamos e me corrija de acordo com as linhas.

 

1) Eu dei um sistema/matriz 12-6-4-6=6

 

2) Porém, nesse sistema todos os números aparecem na mesma proporção (cada um aparece 3 vezes). Portanto, não teria como encontrar a pior situação.

 

3) Ocorre que, você adicionou uma linha L7 (não sei se de forma aleatória) que possibilitou ter a pior situação com a linha T1.

 

4) Já T2 parece vir de uma linha aleatória para teste da garantia.

 

5) Agora, por fim, só verificar as duas linhas T1 e T2 para todas as linhas do sistema/matriz para saber se satisfazem a garantia pretendida.

 

Foi isso que entendi. Esse esquema teu vale para todos os sistemas/matrizes?

 

 

Sobre a imagem...

 

Você selecionou (azul) 7 número de 15 para matriz 15-7-2-3. Já os não selecionados (fundo branco) são da matriz inversa da anterior, qual seja: 15-8-7-12.

 

A imagem possui os fundos em dois tipos de azuis. Qual a diferença do mais claro pro mais escuro?

Edited by rockcavera
Enviei o comentário antes de terminar
Link to comment
Share on other sites

@rockcavera 

Em 15/11/2019 em 18:31, rockcavera disse:

3) Ocorre que, você adicionou uma linha L7 (não sei se de forma aleatória) que possibilitou ter a pior situação com a linha T1

Rock,

O seu entendimento está correto.

No seu exemplo só constam 6 linhas, e não sei por cargas d'água no exemplo que analisei "apareceu" a L7;

Considerando a mesma proporção da distribuição das dezenas por todas linhas, qualquer teste deverá ser atendido ao pré suposto;

Quanto ao outro exemplo onde vc ver azuis com tons diferentes considere simplesmente que é azul;

No exemplo em SPOILER é uma oportunidade excelente quando si dispõe de 6 ou 7 esperando ausentes quando dispostas nas últimas colunas para a não participação ficando as linhas com 17 Dezenas por exemplo.

Postei por ser um grande exemplo e não ver ou poder supor algo melhor, não estou falando de viabilidade econômica pois são 21 linha e eu não fiz cálculo do IA total.

Vamos estudando, as vezes complicamos, mas esclarecemos quando cutucamos os somos instigados.

Fiquei sem saber si vc realizou alguns testes com os exemplos, pois todos colaboramos.

As vezes alguns estudos ficam pelo meio do caminho e si pode encontrar muitos estudos bons aqui pelo forum.

Espero que eu não tenha poluido com meus exemplos mas poso colocá-los todos em spoiler, si fizer sentido ou apagá-los se ficar muito confuso para a leitura rápida.

Grato pela releitura e compreensão.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

39 minutos atrás, Julio Cezar disse:

@rockcavera 

Rock,

O seu entendimento está correto.

No seu exemplo só constam 6 linhas, e não sei por cargas d'água no exemplo que analisei "apareceu" a L7;

Considerando a mesma proporção da distribuição das dezenas por todas linhas, qualquer teste deverá ser atendido ao pré suposto;

Quanto ao outro exemplo onde vc ver azuis com tons diferentes considere simplesmente que é azul;

No exemplo em SPOILER é uma oportunidade excelente quando si dispõe de 6 ou 7 esperando ausentes quando dispostas nas últimas colunas para a não participação ficando as linhas com 17 Dezenas por exemplo.

Postei por ser um grande exemplo e não ver ou poder supor algo melhor, não estou falando de viabilidade econômica pois são 21 linha e eu não fiz cálculo do IA total.

Vamos estudando, as vezes complicamos, mas esclarecemos quando cutucamos os somos instigados.

Fiquei sem saber si vc realizou alguns testes com os exemplos, pois todos colaboramos.

As vezes alguns estudos ficam pelo meio do caminho e si pode encontrar muitos estudos bons aqui pelo forum.

Espero que eu não tenha poluido com meus exemplos mas poso colocá-los todos em spoiler, si fizer sentido ou apagá-los se ficar muito confuso para a leitura rápida.

Grato pela releitura e compreensão.

Obrigado pela resposta.

 

Quando eu tiver um tempo irei fazer um código e rodar alguns sistemas/matrizes com esse algorítimo que você passou. Caso dê certo ou errado, eu te aviso.

 

Sobre o conteúdo fora do tópico, acredito que seja válido manter. Informação nunca é demais. Mas sobre o que eu sei sobre os 7 ausentes de 25, igual você colocou. Ou seja, errando 7 para acertar os 18. Matematicamente dá na mesma. A probabilidade matemática de se acertar 7 de 25 é igual a de se acertar 18 de 25. Ou seja, 1 em 480700. Conta básica de combinação. Falei sobre isso aqui: 

 

Link to comment
Share on other sites

Praticamente 1 semana depois de anunciar que irei fazer um software de verificação de sistemas/matrizes 100% gratuito. Venho trazer informações.

 

Após 2500 linhas de código, já tenho um protótipo 100% funcional que verifica sistemas/matrizes V K T M ou V K T (esta última quando T = M). Suporta V até 127, mas é claro que devido a circunstâncias de hardware acaba não sendo viável algumas verificações.

 

Por que ainda não disponibilizei para download?

Resposta: pois ainda faltam algumas coisas:

1) uma interface gráfica, pois ainda é tudo por linha de comando;

2) fazer o código trabalhar de forma paralela, ou seja, distribuir tarefas entre processadores para acelerar a verificação.

 

Acredito que assim que fizer a interface gráfica, que não é meu forte, irei disponibilizar um beta sem trabalho paralelo.

 

Demonstrações de tempo de verificação de sistema/matriz:

Sistema/Matriz (V,K,T,M=B) | Tempo Para Verificação (s)
---------------------------|---------------------------
90,10,04,07=2528           | 48,83484792709351
---------------------------|---------------------------
25,15,14,15=50867          | 2,991585493087769
---------------------------|---------------------------
25,18,14,15=722            | 0,2746248245239258
---------------------------|---------------------------
31,10,07,15=63             | 4,916049718856812
---------------------------|---------------------------
31,10,10,20=1602           | 10,8928918838501
---------------------------|---------------------------
60,15,04,06=167            | 0,02796721458435059
---------------------------|---------------------------
60,15,6,6=38496            | 71,83080196380615
---------------------------|---------------------------
80,10,04,05=7352           | 1,559086799621582
---------------------------|---------------------------
80,05,04,05=131513         | 47,59147930145264
---------------------------|---------------------------
80,15,05,05=25248          | 64,94854664802551

Testes realizados com hardware: Intel(R) Core(TM) i7-4810MQ CPU @ 2.80GHz x64 / 2x Kingston 8GB 1600MHz DDR3 (16GB)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

50 minutos atrás, RobSmith disse:

E apenas verificador.

 

 

Sim, é apenas um verificador. Mas tenho projeto de fazer um "gerador" de sistemas/matrizes, bem como outras coisas, mas nada de filtros, pois tem bastante coisa por ai. E sim, tudo gratuito. Os projetos vão sair de acordo com meu tempo disponível, tendo em vista que não sou desenvolvedor por profissão.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

"Trago boas novas"!

 

O software com interface gráfica já funciona. Porém, ainda sem paralelismo de processamento e sem mostrar o progresso da verificação. Perdi alguns dias com a interface gráfica, pois estava dando perda de desempenho mo verificador. Mas contornei o problema.

 

Acredito que, até o dia 13 de dezembro, saia um beta público.

 

Também estou trabalhando em um site, que funciona como repositório de sistemas, para integrar com o programa. Há outras coisas planejadas... Tudo gratuito, como sempre falei, pois sou adepto de uma internet livre e gratuita.

 

Ideias são bem-vindas.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Cavera, em qual linguagem vc está desenvolvendo o aplicativo? Se for em .NET, posso dar uns pitecos sobre a implementação do paralelismo.

Se sua idéia é manter o software open source, sugiro que vc crie um repositório no github ou algo parecido, é a forma mais prática de buscar cooperação.

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

8 horas atrás, bitwizardry disse:

Cavera, em qual linguagem vc está desenvolvendo o aplicativo? Se for em .NET, posso dar uns pitecos sobre a implementação do paralelismo.

Se sua idéia é manter o software open source, sugiro que vc crie um repositório no github ou algo parecido, é a forma mais prática de buscar cooperação.

 

 

Estou desenvolvendo em Nim. Linguagem "nova". Há vários conceitos de paralelismo nela. Eu tenho em mente o que fazer, mas estive sem tempo essa semana.

 

O maior problema do Nim são: conceitos experimentais, o fato da linguagem ter se estabilizado recentemente - final de setembro -, pacote GUI incompletos e não documentados.

 

Apesar dos problemas, vejo mais vantagens, por isso escolhi Nim.

Link to comment
Share on other sites

Não consegui disponibilizar uma versão beta no dia 13. Desde o dia 13 não consegui mexer mais com as coisas devido a afazeres do dia-a-dia.

 

Site está 100% pronto. API servidor-cliente também. Um software para inversão de sistemas pronto, para não precisar armazenar todas os sistemas que tem inversos.

 

Sófalta implantar API cliente no software de verificação (login e senha na parte gráfica). Estou esperando resposta do desenvolvedor do pacote gráfico, pois não achei textbox de senha. Até agora ele não respondeu, mas adicionou uma etiqueta no github. Vou tentar improvisar ou deixar senha exposta na textbox comum até sair algo ou mudar o pacote usado.

 

Acho que é isso.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...