Jump to content

Pensando sobre o dinheiro...


rivulus

Recommended Posts

Olá pessoal,

Taí um assunto que envolve nosso dia-a-dia.

Tenho pensado sobre isso. Tenho pesquisado algumas coisas sobre isso.

Tenho uma opinião muito definida de que deveria existir um limite para o enriquecimento de uma pessoa.

Do mesmo modo que existe um limite para o endividamento.

Você não pode pedir num banco o valor que quiser. Eles vão analisar seu histórico e dizer qual é sua capacidade de endividamento.

Mas toda riqueza é produzida numa comunidade, numa complexa rede de troca e intercâmbio...

Resumindo, ninguém fica rico sozinho. Mas com o trabalho de muitos outros que fazem parte daquela rede....

-------------------------------------------------------------------------------------

Me deparei com um artigo escrito por Michael Moore no qual ele conta como vendeu um filme para um dos grandes de Hollywood e de repente ficou com 3 milhões de dólares na conta. Mais ou menos 5 milhões de reais. E o que ele decidiu fazer com o dinheiro.

O que você faria com 5 milhões de reais?????

Para ler basta acessar:

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18864

-------------------------------------------------------------------------------------

Outro tema bem interessante que eu pesquisei são as cooperativas.

Sabem que existe um banco que funciona como cooperativa e não cobra juros?

É verdade. Para saber mais basta ver o vídeo em:

http://www.youtube.com/watch?v=7d5yA4oWncQ&feature=youtu.be

-------------------------------------------------------------------------------------

Se eu ganhasse uma valor razoável na loteria talvez eu levasse em conta algumas das ideias que eu vi nestes links que citei acima....

-------------------------------------------------------------------------------------

Uma grande abraço a todos.....

Link to comment
Share on other sites

É companheiro se correr o bicho pega se ficar o bicho come!

O governo enriquece sobre a premissa básica da soberania, da construção de um país justo, igualdade, prestação de serviços públicos de ótima qualidade. Isso se dá através da carga tributária, ou se daria.

Mas a pergunta é, o que recebemos?

Pois é complicado, olha no futebol o nego não estuda, as vezes mal sabe falar direito digasse o Walter ex-internacional, sugiro assistir algumas entrevistas dele.

E ganham rios de dinheiro coisa que um mês de salário dele ser 10, 20 anos de um outro profissional. Cito aqui os mais relevantes na ordem de deveres em prol da sociedade "Policial, professor". Antes já digo que não tenho nenhuma ligação com estes profissionais!

Também não acredito em limitar, ainda mais dentro do contexto hoje existente.

Mas a ideia do banco cooperado, cara do caramba. Grande ideia, isso num pais europeu, onde certamente o juros é muito inferior ao que pagamos aqui.

Eu fico imaginado um esquema destes sendo aplicado aqui, e olha que poderia ser feito de várias formas e em vários setores.

Hoje o maior gargalo no brasil é a corrupção e a aplicação dos recursos disponíveis, e olha que temos dinheiro sobrando! E claro a transparência no gasto público.

Mas voltando a ideia do cooperativismo, hoje pagamos impostos esperando receber de volta em forma de serviços e investimentos, e claro não recebemos, pelo menos não condizente com o que é pago. Imagina um bairro ai de uns 80 a 100 mil habitantes, sei lá chutando ai umas 40 a 50 mil famílias, cada família colocando 1, 2 ou 3 reais por mês, to jogando um valor bem baixo para não pesar no orçamento. Não seria possível dentro daquela micro-região, fazer coisa pontuais como melhorar o aparato policial já que a segurança pública é uma bosta, investir em algumas escolas em especial as públicas ofertando disciplinas extra-curriculares as nossas crianças (inglês, espanhol, algum esporte, artes, música).

Claro podemos dizer, bom pagamos impostos para quê?

Mas o certo é que pagamos e não recebemos. Mas com uma atitude destas poderiamos cobrar muito mais do governo, e certamente fiscalizar muitos mais.

Mas também é uma sinuca de bico não é, já que normalmente algumas pessoas não tem gosto pela comunicação, participação! E também teriamos aproveitadores, a nossa cultura também é S O D A!

Bom texto longo, utópico.

Link to comment
Share on other sites

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...