Jump to content

Planilha _ REGRESSÃO LINEAR na QUINA


Wata

Recommended Posts

Olá todos.

Construí uma planilha aplicando REGRESSÃO LINEAR NA QUINA (vejam na área de downloads);

 

O objetivo desse tópico é discutirmos melhoramentos nessa planilha já que a mesma não está acertando muito...:?...

 

Antes de tentar entender essa planilha é fortemente recomendado assistir os dois vídeos abaixo (salvo se vc tiver bons conhecimentos em CORRELAÇÃO e REGRESSÃO LINEAR no EXCEL):

 

 

 

Continuando...

O que ocorre é que os termos “a”(INCLINAÇÃO) e “b”(INTERCEPÇÃO) não estão muito bem ajustados, o que faz com que os “JOGOS PROJETADOS” não fiquem perto o suficiente do resultado real...:blink:...

 

A idéia que eu tive era fazer algum tipo de ajuste, conforme sugere o vídeo a seguir sobre REGRESSÃO NÃO LINEAR :

 

 

A questão é que no vídeo só mostra como seria possível fazer isso para um único resultado, e ainda não me caiu a ficha de como “adaptar” isso para todos os resultados (para ter algum termo de comparação se os valores “a” e “b” _ ou seus equivalentes _ produzem “JOGOS PROJETADOS” com bons acertos...).

 

Se alguém já estiver um pouco mais adiantado nisso e quiser compartilhar, agradeço.

 

Obrigado.

8-)

...

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Crazy Rabbit disse:

Caraca, Wata, Sensacional, aprendi muito com este vídeo,

excelente, as vezes coisas simples, não conseguimos fazer

pois não temos explicações tão detalhadas, como as tuas,

 

parabens__4034_1_.gif.454ebd6b79fdba937455d4b0c7510347.gif

 

Um Abraço do Coelho,

 

Crazy Rabbit

 

Nenhum desses vídeos são meus... huahsuahsua...:mrgreen:...

 

Peguei eles como base para aprender a teoria e tentar adaptar isso nas loterias.

 

Cheguei em alguma coisa... mas não tá bom ainda não...

Faz um tempo que estou pesquisando para ir para "o 2° andar", mas não está fácil achar informações.

 

É um assunto interessante. Acho que dá pra tirar algum proveito... só tenho que descobrir como...rs...

 

Abraço.

 

8-)

...

 

 

Link to comment
Share on other sites

Wata,

 

Você fala em projetar jogos....

Quer projetar as próprias dezenas? Para isso, você precisa "definir" e "esperar" que DETERMINADO par de Intercepto e Inclinação ocorra. Aí seu RESULTADO vai estar próximo da RETA gerada.

 

Fora disso, não saberia dizer como melhorar

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Wata,

 

Outra coisa que você "pode" fazer é "prever" o valor da Inclinação ou do Intercepto para determinado sorteio desejado.

 

Use os números de sorteios como Y e os valores de Intercepto ou de Inclinação para X (ou vice-versa como o seu video explicou).

 

Assim, você vai encontrar um sorteio mais provável em que ocorra determinado valor de Intercepto ou de Inclinação.

Claro que não vai acertar 100% naquele sorteio. Mas vai estar um pouco ANTES ou pouco DEPOIS do sorteio PREVISTO.

 

São brincadeiras possíveis. Eu dei uma parada nesses estudos. Mas valem a pena.

 

Principalmente, na espera de determinado conjunto de valores XY quando você vai ter uma RETA, ao redor da qual os resultados vão estar.

Ainda gera muitos jogos. Mas muito menos do que qualquer outra forma de geração.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, DixieJoe disse:

Quer projetar as próprias dezenas

 

Isto seria o ideal, mas caso fosse possível não existiriam loterias não é @DixieJoe...:mrgreen:...

Mas chegando próximo (por exemplo, +1 ou -1 em relação a sorteada) já seria muito bom.

Este estudo parece ser promissor.

Acerta bem 1dz. em um único jogo de 5dz. e as vezes até mais.

O problema é que estou usando Regressão Linear em algo que sabemos que não é linear...:blink:...

No último vídeo é possível ver como fazer um gráfico de Regressão Não Linear.

A questão é que só é mostrado como fazer para uma única sequência (um único resultado).

Eu até usei esse método (Regressão não linear com polinômio de ordem 3) e, nas poucas simulações que fiz a mão mesmo (calculando e anotando todos os valores para cada resultado da quina) parece que tem uma leve melhora nos acertos (na verdade aproximação dos resultados reais).

 

O que eu preciso é como saber aplicar esse método de forma automática para todos os resultados de uma vez só.

 

Daí posso obter mais dados para análise e confirmar se vale ou não estudar isso mais detalhadamente.

Com certeza há alguma forma de fazer isso, só está difícil de encontrar.

 

Vou seguir suas dicas Dixie.

Valeu.

Abraço.

 

8-)

...

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, sorel disse:

ala wata, voce fazer uma plnailia quina para ver correlaçao

 mas nos 4 quadrantes separados ( cruz no volante caixa) cada grupo tem 20 dezenas

 e tambem atrasadas por quadrantes,  freqeuncias= por quadrante separado

 50% mais saem 35% medias e 15 frias ( bem atrasadas) por favor

 

Sorel, isso que vc fala seria como "limites das quantidade de dezenas"?

Vc teria como fazer isso já na formatação dos filtros do COLOGA?

Assim ficaria mais fácil entender e não haveria nenhum erro.

Valeu.

Abraço.

8-)

...

Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Wata disse:

 

Isto seria o ideal, mas caso fosse possível não existiriam loterias não é @DixieJoe...:mrgreen:...

Mas chegando próximo (por exemplo, +1 ou -1 em relação a sorteada) já seria muito bom.

Este estudo parece ser promissor.

Acerta bem 1dz. em um único jogo de 5dz. e as vezes até mais.

O problema é que estou usando Regressão Linear em algo que sabemos que não é linear...:blink:...

No último vídeo é possível ver como fazer um gráfico de Regressão Não Linear.

A questão é que só é mostrado como fazer para uma única sequência (um único resultado).

Eu até usei esse método (Regressão não linear com polinômio de ordem 3) e, nas poucas simulações que fiz a mão mesmo (calculando e anotando todos os valores para cada resultado da quina) parece que tem uma leve melhora nos acertos (na verdade aproximação dos resultados reais).

 

O que eu preciso é como saber aplicar esse método de forma automática para todos os resultados de uma vez só.

 

Daí posso obter mais dados para análise e confirmar se vale ou não estudar isso mais detalhadamente.

Com certeza há alguma forma de fazer isso, só está difícil de encontrar.

 

Vou seguir suas dicas Dixie.

Valeu.

Abraço.

 

8-)

...

 

 

 

 

Wata, 

 

Preciso entender o que você quer dizer com fazer isso automaticamente para todos os resultados...

 

Você quer dizer calcular os valores do Intercepto e da Inclinação para cada resultado?

 

Para qual loteria? Já te adianto que essa idéia funciona melhor para a DuplaSena por conta das 50 dezenas.

 

Com mais dezenas, a dispersão aumenta.

 

Me diga o que pretende fazer. Quem sabe posso ajudar com minhas ferramentinhas.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ola Dixie você está correto, foi o Wata. Então vamos lá.

Para todos os resultados, ou vários deles, de uma vez só, os pontos (x,y) devem formar uma "nuvem". O termo que aparece no Excel é "Dispersão". Então depois de clicar em Inserir deve-se clicar em Dispersão. Assim a regressão irá considerar todos os pontos.

Um detalhe, a primeira linha da tabela deve conter os valores 1,2,3,4 e 5 que são os valores de x que vocês estão considerando.

Mas antes de gastarem energia nessa empreitada proponho que analisem o seguinte: 

"quais são as variáveis que estão sendo consideradas ? há correlação entre elas ?"

Se estamos vendo de formas iguais, está-se buscando a relação entre as dezenas sorteadas e suas posições. Como os resultados estão ordenados, sempre o coeficiente de "a" será positivo na equação, ou em outras palavras, jamais haverá correlação negativa.

Quanto mais próximas forem os deltas entre 2 posições consecutivas, tanto mais alto será o Coeficiente de Correlação.

Notem que correlação alta nessa situação não significa elevado grau de dependência de uma variável em relação à outra.

Considero a Regressão um excelente indicador de tendência principalmente pelo seu "custo x benefício", uma vez que irá produzir poucas combinações, mas na minha opinião é preciso repensar as variáveis que devem fazer parte do processo.

Estarei acompanhando.

Visual Sorte

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Visualsorte

 

Obrigado pelas considerações!

Você está correto! Só que, neste primeiro estudo onde disponibilizei os valores numa planilha, estou apenas considerando os próprios resultados.

E existe sim uma alta correlação porque estamos usando as posições como valor de A.

 

Aqui, estamos apenas tentando "classificar" os melhores (mais frequentes) valores de A e de B. Nada mais.

 

Podendo esperar, os melhores valores de A e/ou de B voltarão a ocorrer em conjunto e quando isso ocorrer, tem-se a RETA ideal e sugerida para determinado sorteio.

Sabemos também que os resultados REAIS estarão próximos da RETA.

 

Não gosto desta análise para a Quina pela grande quantidade de dezenas.

 

Mas te garanto que este tipo de estudo vale muito a pena para a Dupla Sena porque são apenas 50 dezenas.

 

Mesma coisa para a Lotofacil. Só que para a Lotofacil, podemos dividir os 15 pontos da RETA em 3 grupos, por exemplo, para tentar "prever" os melhores valores para cada grupo de 5. Não fiz isso ainda mas já andei testando. Parece fazer sentido.

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado
1 hora atrás, sorel disse:

wata, e dixie e demais outro exemplo

sorel desse jeito vc acaba tumultuando, nem o proprio autor do topico participa mais,

tem que ir com calma ,

e não é expor um monte de coisa e esperar que outros faça, aprenda pelo menos um pouco de excel e monte a bse de seus estudo para que outros possam complementar

se bem que não vou mais nessa de separar por tipo, até estudo digito mas sem filtrar suas características, somente seu envolvimento dentro do conjunto 

 

concordo que regressão e digitos caem bem, mas sem separar pelo tipo ,

 

Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado
47 minutos atrás, sorel disse:

edcronos 2 o wata  pediu como usar a correlaçao, esta nos post minha idéia é so isto

e todo resulatado vai passar  na quilo que postei qual é o problema,

 

o problema é que tem que ir adicionando aos poucos e tentando definir como aplicar e como usar os dados

por que uma simples busca na internet retorna uma penca de dados que fica dificil filtrar, quanto mais achar ago que consigamos entender e aproveitar

 

e outra ele pedou sobre correlação e não coisas para usar na correlação, a dificuldade dele é aplicar os dados e não achar algum dado para aplicar

como ele vai usar oq vc indicou numa correlação se eles sequer consegue usar uma correlação linear com dados simples ?

 

ideias eu tbm tenho de monte mas cada vez que mexo na minha planilha mais vejo que não preciso de outras coisas nela "apesar de já ter uma penca de implementações "

 

Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

engraçado que aqui no forum se fala muito em tecnicas, estatisticas e essas coisas ,

mas nunca falam em como usar essas coisas para montar os jogos

por vezes pessoal pedem isso e aquilo para complementar seus estudo, para aplicar em seus fultros isso e aquilo

mas depois que conseguem não dão nem bola para explicar a utilidade e como aproveitar

 

já vi muito assim que aparentemente sabia como usar mas não ensina

já montei varias coisas , muitas a pedido

como os tais ciclos

image.thumb.png.f29c17c2047a6f48a70e2bf1a18b883a.png

 

muitos ficaram no hd que deu pane, e as vezes ainda tento recuperar algumas coisas que estão corrompidas e reparar formulas e essas coisas como essa aí

parece até legal e dá até algumas informações uteis mas não tenho ideia como usar de maneira pratica

Link to comment
Share on other sites

Srs. e SE em vez de usar conjuntos de dezenas, usarmos UMA dezena em cada posição...

 

Usando um paralelo com a Lotofacil (minha preferida, mas farei para as demais loterias), observando que, por exemplo a dezena 22 na posição 15, esta "muito" atrasada, avaliando a frequência ocorrida, com os sorteios ocorridos, podemos fazer a progressão / regressão da dezena (e qualquer outra) prevendo o sorteio que ocorrerá... ser exato é impossível, mas para usar jogos fixos e insistir, é um caminho... ou não????

 

 VEJAM O GRÁFICO DA POSIÇÃO 15, AVALIANDO A DEZENA 22

 

image.png.0ab03d377d493284ef1fe1559b069b80.png 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

sim é um caminho, e tambem com a vizinha no caso da 15ª só tem a vizinha a esquerda(14ª)

bom aqui é quina  como é em ordem crescente a analise no caso a 5ª posiçao atrasadas vai de um limite de 60 a 80

e quando é por sorteio ordem a 5ª posiçao vai de 01 a 80( como nas outras posiçoes)

 portanto crescente é melhor.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, sorel disse:

sim é um caminho, e tambem com a vizinha no caso da 15ª só tem a vizinha a esquerda(14ª)

bom aqui é quina  como é em ordem crescente a analise no caso a 5ª posiçao atrasadas vai de um limite de 60 a 80

e quando é por sorteio ordem a 5ª posiçao vai de 01 a 80( como nas outras posiçoes)

 portanto crescente é melhor.

 

Deixe terminar um estudo... para depois de algumas conclusões irmos para a avaliação das vizinhas... TALVEZ nem funcione a primeira... imagine já pensar na segunda, terceira, quarta variação ;) 

Link to comment
Share on other sites

exemplo 2 simulação da dezena 21 na posição 15

 

image.png.5e6a158b3f9a8acec7e59b09a61ee39b.png

 

como a dezena 21 está em "excesso" na posição 15 (já saiu 19x), aplicando a fórmula, temos que para ocorrer o  20º sorteio com a dezena 21 na posição 15, deveria ocorrer entre o sorteio 1424 (20,0006) e 1503 (20,9881), pois o sorteio 1504 já teria a pontuação de 21,0006.

Ou seja, isso foi uma outra forma de avaliar que a dezena está em "excesso" nessa posição, portanto, a possibilidade dela voltar a ocorrer nessa posição deve demorar...

Repito: DEVE. não é certeza... heheheh

 

Por outro lado, podemos avaliar os dados da dezena 22 (post anterior), onde temos que essa dezena está muito atrasada... ou seja, no sorteio 1574, aplicando a fórmula, deveríamos estar com +/- 48 ocorrências dessa dezena, vejam:

y = 0,0314 . x + 1,3557

y = 0,0314 . 1574 + 1,3557

y = 48,0679

Sendo nesse sorteio (1574) a 44ª ocorrência, a dezena 22 deve aparecer novamente na posição 15 nos próximos sorteios... 

 

E então vem a pergunta: QUAL SORTEIO ?

 

Se chegarmos a uma forma "melhor" de avaliar isso, podemos aplicar a cada posição, e então "amarrar" 2 dezenas por posição para buscar os prêmios...

SERÁ?

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, oiregor disse:

Srs. e SE em vez de usar conjuntos de dezenas, usarmos UMA dezena em cada posição...

 

Usando um paralelo com a Lotofacil (minha preferida, mas farei para as demais loterias), observando que, por exemplo a dezena 22 na posição 15, esta "muito" atrasada, avaliando a frequência ocorrida, com os sorteios ocorridos, podemos fazer a progressão / regressão da dezena (e qualquer outra) prevendo o sorteio que ocorrerá... ser exato é impossível, mas para usar jogos fixos e insistir, é um caminho... ou não????

 

 VEJAM O GRÁFICO DA POSIÇÃO 15, AVALIANDO A DEZENA 22

 

image.png.0ab03d377d493284ef1fe1559b069b80.png 

oiregor,

 

Concordo plenamente que é um excelente caminho para jogos de espera.

Imagino que os valores no eixo X sejam os sorteios.

 

mas não entendi ainda o que são os valores do eixo Y. DISTÃNCIA ENTRE OCORRÊNCIAS? TEMPO DE ATRASO EM QUANTIDADE DE SORTEIOS? ISSO?

 

Link to comment
Share on other sites

1 minuto atrás, DixieJoe disse:

oiregor,

 

Concordo plenamente que é um excelente caminho para jogos de espera.

Imagino que os valores no eixo X sejam os sorteios.

 

mas não entendi ainda o que são os valores do eixo Y. DISTÃNCIA ENTRE OCORRÊNCIAS? TEMPO DE ATRASO EM QUANTIDADE DE SORTEIOS? ISSO?

 

 

nesse exemplo é quantidade acumulada de sorteios... para que o gráfico seja "confiável". (acima de 75% em r²)

Então aplicando a fórmula, temos a previsão do sorteio da próxima ocorrência... 

agora quero avaliar outras hipóteses... por exemplo, tempo de espera / demora para sortear... SERA?

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

E AGORA A DEZENA 59 EM TODOS OS SORTEIOS INDEPENDENTE DA POSIÇÃO.

image.png.88a6dd92806e5cfd18d7a80aae1adb33.png

 

AGORA TEMOS INFORMAÇÕES QUE ENTENDO SEREM MAIS IMPORTANTES:

VEJAM QUE, PRIMEIRO R² É 99,85%!!!! OU SEJA É MUITO PRÓXIMO DO IDEAL/PERFEITO...

 

E A FÓRMULA NÃO DÁ MUITO CERTO? ACHO QUE SIM... EHEHEH

Y=0,0649.X-4,828

Y=0,0649.4515-4,828

Y=288,1955

 

ATUALMENTE FORAM 277 SORTEIOS COM A DEZENA 59 ..... 

 

OU SEJA... MUITO ATRASO... NOS 4515 SORTEIOS...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

da pra usar isso para avaliar o uso de dezenas fixas porque quando apostamos um conjuntos de dezenas estamos também apostando 

que esse conjunto saia alinhado e assim prevendo cada evento de cada dezena podemos alinhar um conjunto e assim acerta uma % do jogo deixando menor % para sorte que sempre vai ter que existir!

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...