Jump to content

LEI DE BENFORD


Wata

Recommended Posts

LEI DE BENFORD

Visulizar Arquivo

A LEI DE BENFORD, também conhecida como A LEI DO 1° DÍGITO, ou melhor ainda A LEI DA DETECÇÃO DE FRAUDES, pode ser aplicada as loterias?

 

Para os números sorteados não, já que são (em teoria...:?...) aleatórios.

 

Mas, e para a quantidade de premiações pagas?

 

Será que a LEI DE BENFORD se aplica a isso??

 

Honestamente eu não sei, mas acho que é bastante aconselhável que a avaliação de algum profissional da área...

 

8-)

...


 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, DixieJoe disse:

Wata,

 

Uma vez tentei entender como aplicar em loterias.... Não cheguei a lugar algum na época.

 

Mas vou olhar sua planilha com calma...

 

Dixie, até onde eu vi não se aplica a números aleatórios.

É uma curiosidade Matemática interessante e muito útil na detecção de fraudes.

Minha planilha engloba apenas a Lotofácil e Mega-Sena.

Não está totalmente automatizada. 

De acordo com o que vc quiser analisar, tem que preencher os campos específicos.

Na Lotofácil tem que alterar na célula AI2 (e completar até o fim, para baixo) e na Mega-Sena na célula W2 (e completar até o fim, para baixo).

É fácil: na Mega-Sena se vc quiser analisar a quantidade de ganhadores de quadra é só por na célula W2 =VALOR(ESQUERDA(P2)) , se for analisar a quantidade de ganhadores de quina então W2 =VALOR(ESQUERDA(O2)) .

Na Lotofácil é semelhante, basta apenas verificar em qual colunas os dados que quer analisar.

 

Apesar disso não posso deixar de citar que talvez esse trabalho seja todo inválido, visto que não sei (não consegui achar essa informação) se essa Lei de Benford se aplica a isso...:mrgreen:...

A ajuda de um Matemático seria muito bem vinda.

 

1 hora atrás, PS_(Soares) disse:

Pessoal a vida de jogador é dura, aprender matemática, programação,  banco de dados, algoritmo, pseudocódigo, aplicativo, e mais uma porrada de cosias...ufaaaa!

 

PS_(Soares), tem razão mas (ao menos para mim) isso é ótimo.

Li muito, estudei muito, aprendi muito e sei que ainda tem muito que aprender.

Esse é um tema (de novo, ao menos para mim) fascinante.

Só falta a coroação de um grande prêmio!

Aí sim! ...:D...

 

8-)

...

Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado
1 hora atrás, Wata disse:

 

Dixie, até onde eu vi não se aplica a números aleatórios.

É uma curiosidade Matemática interessante e muito útil na detecção de fraudes.

Minha planilha engloba apenas a Lotofácil e Mega-Sena.

Não está totalmente automatizada. 

De acordo com o que vc quiser analisar, tem que preencher os campos específicos.

Na Lotofácil tem que alterar na célula AI2 (e completar até o fim, para baixo) e na Mega-Sena na célula W2 (e completar até o fim, para baixo).

É fácil: na Mega-Sena se vc quiser analisar a quantidade de ganhadores de quadra é só por na célula W2 =VALOR(ESQUERDA(P2)) , se for analisar a quantidade de ganhadores de quina então W2 =VALOR(ESQUERDA(O2)) .

Na Lotofácil é semelhante, basta apenas verificar em qual colunas os dados que quer analisar.

 

Apesar disso não posso deixar de citar que talvez esse trabalho seja todo inválido, visto que não sei (não consegui achar essa informação) se essa Lei de Benford se aplica a isso...:mrgreen:...

A ajuda de um Matemático seria muito bem vinda.

 

 

PS_(Soares), tem razão mas (ao menos para mim) isso é ótimo.

Li muito, estudei muito, aprendi muito e sei que ainda tem muito que aprender.

Esse é um tema (de novo, ao menos para mim) fascinante.

Só falta a coroação de um grande prêmio!

Aí sim! ...:D...

 

8-)

...

kkkk eu tbm já tinha comentado a esse respeito falando que a gente antes de ganhar na loteria iríamos nos formar matematicos, programadores, entre outras  coisas fora a fisica quantica que as vezes tentamos enfiar no meio

 

mas me diga uma coisa,

não serve para sorteios aleatorios

mas e sorteios não aleatórios gerados por nós mesmo com um evento matematico?

como seria o uso e o reconhecimento do funcionamento?

 

Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, RobSmith disse:

 

@edcronos2 nesse link vc pode ver a porcentagem esperada para cada dígito, segundo a Lei de Benford.

 

Talvez vc possa criar um gerador de números aleatórios de apenas 1 dígito (é o que é necessário) e verificar se segue o esperado pela tal lei.

Também pode fazer outra experiência fácil: pega um jornal de mercado e anota todos os primeiros dígitos dos preços dos produtos e aplica a tal lei.

Eu fiz isso... e realmente ficou bem próximo...

 

Agora me ocorreu a idéia de testar isso no jogo do bicho... pra ver se é aleatório mesmo...

Mas não vou fazer porque não tenho dados suficientes.

 

Com relação a loteria, se tivesse os resultados de loterias de outros países poderíamos fazer um comparativo com a CEF...

 

8-)

...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
Em 24/11/2017 at 09:37, PS_(Soares) disse:

Pessoal a vida de jogador é dura, aprender matemática, programação,  banco de dados, algoritmo, pseudocódigo, aplicativo, e mais uma porrada de cosias...ufaaaa!

 

:shock:

kkkkkkkkkkkk pois é....to nessa luta tb...ao final acabamos ricos ou muito sabios

Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado
7 minutos atrás, Jupita disse:

kkkkkkkkkkkk pois é....to nessa luta tb...ao final acabamos ricos ou muito sabios

e pior que nem dá para colocar no curriculum 

Link to comment
Share on other sites

a lei de benford, funciona na lista de 1,2, mas para valores delta ou distancias da lotofacil, mais na lotofacil para ser curta

 01 a 25.

 pode ver = passe todos os sorteios  da lotofacil é faça um lista dos delta a de valor 1 é maior que 7,8,9

 indo de encontro a lei de benford. a lotofacil é unica que mais se identifica com a lei mas com os valores delta

Link to comment
Share on other sites

  • 3 years later...
  • 4 weeks later...
Em 24/11/2017 em 09:37, PS_(Soares) disse:

Pessoal a vida de jogador é dura, aprender matemática, programação,  banco de dados, algoritmo, pseudocódigo, aplicativo, e mais uma porrada de cosias...ufaaaa!

 

:shock:

Uma coisa e certa vou descobrir ate a origem do universo entender a vida mais ganhar na loteria  nunca vou aprender😆.😆

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
Em 24/11/2017 em 09:37, PS_(Soares) disse:

Pessoal a vida de jogador é dura, aprender matemática, programação,  banco de dados, algoritmo, pseudocódigo, aplicativo, e mais uma porrada de cosias...ufaaaa!

:shock:

Para estudar matematica temos o site:

https://byjus.com/maths/

 

Um estudo especifico sobre distribuição binomial:

 

https://byjus.com/maths/binomial-distribution/

traduzir pelo google

 

Até mais

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...