Jump to content

Classificados: O que você acha de ter uma categoria para isso?


Jimmy

Recommended Posts

  • Administrador

Atualmente não é permitido a comercialização de produtos e serviços no fórum, contudo percebo que isso é uma demanda de muitos usuários. Quase que diariamente recebo mensagens de pessoas querendo contratar, por exemplo, a criação de uma determinada planilha.

 

É comum em vários fóruns, uma seção de "Classificados". Aqui sou relutante pelo fato de achar que pode atrapalhar o objetivo principal do fórum, que é a troca gratuita de informações. Mas também não posso simplesmente desconsiderar que existe uma demanda para essa troca de serviços.

 

Então, gostaria de saber a opinião de vocês, contra e favorável. Obviamente se algo assim fosse implementado, algumas regras precisam ser criadas para reger esse ambiente de classificados. Entre elas, cito algumas que me vem a cabeça agora e sugestões são bem-vindas:

 

- Proibido a venda de bolões;

- Proibido a divulgação de produtos de afiliados;

- Proibidos a venda de produtos pirateados ou qualquer item fora da lei;

- Todos os anúncios passariam por moderação;
- Somente Membros ativos e/ou VIPs que podem publicar nos classificados;

- Os membros seriam responsáveis por avaliar e decidir comprar ou contratar, sem culpabilidade da administração do fórum por qualquer problema na negociação.

 

...

 

Obrigado.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

@Jimmy 

Se for abrir uma seção de classificados

Permitir pedido de trabalho remunerado:

  1. As vezes a pessoa tem uma ideia demais extravagante que outros não iriam querer montar gratuitamente 
  2. A pessoa tem uma ideia que não quer passar para outros

permitir anunciar trabalho ou planilha especifica:

  1. Gratuitamente Apenas para pessoas de participação ativa e com boa pontuação "vai fazer valer o agradecimento que o pessoal faz", vai trazer mais participantes ativos que entendem do assunto
  2. Para quem pagar para ter direito a anunciar seus serviços sem se preocupar em ser ativo no forum

De certa forma a area de download já serve de area de anuncio apesar de nao ficar muito  evidente  , faltaria apenas uma para pedidos

As regras que expôs são mais que validas

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

@Jimmy 

 

Você tem razão em afirmar que gostaria que as coisas fossem sempre gratuitas aqui no forum. Respeito isso e quem quiser continuar colocando coisas gratuitamente vai poder fazê-lo.

 

O que ocorre, muitas vezes, é que alguns colegas têm necessidades especiais e estudos que gostariam de ver e que outros talvez possam ajudar.

 

Nesses casos, um "comércio" seria razoável de ser aceito. Claro, com o apoio do forum e a supervisão e avaliação dos usuários.

 

Parabéns pela idéia.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Esse classificados pode até atrapalhar aqui o fórum,mas por outro lado acaba tendo uma barreira daquelas pessoas mal intencionadas que não contribuem com nada aqui no fórum e só vem pra colher material e montar planilha pra depois vender em seus sites.

Poderia ter 2 abas

Free (usuário normal)

Pago (Vip) 10% desc

Edited by W.jhon
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

@Mauricio Pimenta o conteúdo gratuito na área de downloads só está disponível para Membros ativos, ou seja, quem deseja simplesmente se cadastrar para baixar, não é possível. É preciso realmente participar do fórum, um pouco pelo menos, antes de baixar qualquer conteúdo na área de downloads.

 

A intenção não é cobrar para anunciar neste espaço, mas nada é descartado, se houver demanda, é algo a ser visto posteriormente.

 

Já pensei em disponibilizar a área de downloads para vender planilhas, mas acho que pode haver um conflito. Mas com a categoria de classificados, vamos ver qual a demanda maior e ai implementar algo assim ou não.

 

-----------

 

@DixieJoe sim, estou pensando realmente em um comércio específicos para demandas especificas.

 

-----------

 

@Pedepano compartilho da sua opinião, mas os pedidos diários no meu email me faz pensar em algo assim. Se a gente implementar algo assim, não quer dizer que não existe possibilidade de se voltar atrás, ou seja, se não der certo, simplesmente acaba os "classificados". Lembrando sempre que todo o anúncio passaria pelo crivo da moderação. 

Não sei se perde o sentido, também já pensei igual a você, hoje tenho as minhas dúvidas. Imagine que alguém seja bom em algo e queira mostrar seu serviço. Qual a melhor forma aqui no fórum de demonstrar que o cidadão é bom em criar planilhas? No meu ponto de vista, oferecendo planilhas gratuitas o membro estará fazendo a melhor propaganda dele. Então, pode até ser que com essa abertura, possa incentivar que bons membros se sintam atraídos em oferecer planilhas gratuitas em troca de demonstrar que faz um bom serviço.

Lembrando que o foco do fórum não são as planilhas, mas o conhecimento passado nos tópicos. A área de downloads existiu depois de muito tempo que o fórum estava no ar e já funcionava muito bem sem a área de downloads. Então, não acredito, por exemplo, que a comercialização de planilhas iria atrapalhar a troca de conhecimento no fórum. Talvez atrapalhe a publicação de planilhas gratuitas, mas pode ser também que incentive, conforme expliquei acima.

-----------

@W.jhon não entendi bem sua colocação sobre Free e Pago em abas.

-----------

Estamos dando um exemplo de planilhas aqui e os classificados pode até ser somente sobre isso. Mas estou pensando em algo mais amplo.

Outra coisa que poderia ser pensado é em uma forma do fórum intermediar as negociações em um segundo momento. Por exemplo: Alguém precisa de uma planilha especifica, aparece alguém querendo fazer. O usuário paga para o fórum e a pessoa contratada faz. Depois que tudo estiver certo, o dinheiro é repassado para quem fez. 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sou favorável, o pessoal sofre por antecipação e negócios podem emperrar antes de começar.

Cria a seção de classificados e vai acompanhando como se comporta.

Só depois faz uma avaliação de como foi nos primeiros meses e se for negativa, arranca fora.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Jimmy disse:

Atualmente não é permitido a comercialização de produtos e serviços no fórum, contudo percebo que isso é uma demanda de muitos usuários. Quase que diariamente recebo mensagens de pessoas querendo contratar, por exemplo, a criação de uma determinada planilha.

 

É comum em vários fóruns, uma seção de "Classificados". Aqui sou relutante pelo fato de achar que pode atrapalhar o objetivo principal do fórum, que é a troca gratuita de informações. Mas também não posso simplesmente desconsiderar que existe uma demanda para essa troca de serviços.

 

Então, gostaria de saber a opinião de vocês, contra e favorável. Obviamente se algo assim fosse implementado, algumas regras precisam ser criadas para reger esse ambiente de classificados. Entre elas, cito algumas que me vem a cabeça agora e sugestões são bem-vindas: 

 

- Proibido a venda de bolões;

- Proibido a divulgação de produtos de afiliados;

- Proibidos a venda de produtos pirateados ou qualquer item fora da lei;

- Todos os anúncios passariam por moderação;
- Somente Membros ativos e/ou VIPs que podem publicar nos classificados;

- Os membros seriam responsáveis por avaliar e decidir comprar ou contratar, sem culpabilidade da administração do fórum por qualquer problema na negociação. 

 

...

 

Obrigado.

 

Sou totalmente favorável a existir uma seção de "classificados" no fórum.  Creio que alguns aqui possuem várias habilidades para programar. Inclusive, minha ideia seria:

a. Compradores:

1. Usuário contrata Usuário para trabalho específico; Sendo tipo um compra e venda sob demanda;

2. Um grupo de usuários contrata o "serviço" de "outro usuário" - como um bolão onde um monte de gente goste de uma ideia e queira ver algo implementado em alguma linguagem de programação.

 

b. Vendedores:

1. Oferecem seus serviços sob demanda;

2. Oferecem "modelos prontos", programas inéditos etc.

 

Vejamos por exemplo, que temos aqui várias planilhas muito bem elaboradas (como as dezenas de Ouro do Lucena). Para fazer um upgrade alguns usuários poderiam se unir, tipo um grupo, para fazer incrementos, e obviamente pagar para quem elaborou a planilha - ninguém gosta de trabalhar de graça.

 

No modelo ideal, "os vendedores e compradores" devem assinar um "Termo de Compromisso/Uso", no qual concordariam com algumas regras específicas, justamente para evitar possíveis problemas. Entre eles, a falsa ideia de existir garantia em qualquer ganho ou da possibilidade de previsão com garantia.

 

O fórum que seria o intermediário e deveria receber um % da transação - além de atuar como o fiduciante, ou então, o fórum poderia receber o direito de disponibilizar o programa/planilha/macro após um período "x" de tempo.

 

Claro, o conjunto de regras para essa intermediação seria o mais importante. Porém, acho que o grande problema seria coibir a venda de coisas que já são consolidadas, por exemplo, conjunto de matrizes, fechamentos etc. Uma simples navegação na internet demonstra por exemplo que sites tentam vender fechamentos utilizando matrizes, algo que tecnicamente é fácil de conseguir e utilizar por exemplo com o Cologa.

 

Outro empecilho é a questão da pirataria - dai surge a necessidade de avaliar o que é "inédito", "único" e que tenha um "criador".

 

No mais, a questão é fazer uma avaliação equilibrada entre os benefícios para o conjunto de usuários. Isso também é algo difícil de precificar.

 

 

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, uilmozi disse:

 

Sou totalmente favorável a existir uma seção de "classificados" no fórum.  Creio que alguns aqui possuem várias habilidades para programar. Inclusive, minha ideia seria:

a. Compradores:

1. Usuário contrata Usuário para trabalho específico; Sendo tipo um compra e venda sob demanda;

2. Um grupo de usuários contrata o "serviço" de "outro usuário" - como um bolão onde um monte de gente goste de uma ideia e queira ver algo implementado em alguma linguagem de programação.

 

b. Vendedores:

1. Oferecem seus serviços sob demanda;

2. Oferecem "modelos prontos", programas inéditos etc.

 

Vejamos por exemplo, que temos aqui várias planilhas muito bem elaboradas (como as dezenas de Ouro do Lucena). Para fazer um upgrade alguns usuários poderiam se unir, tipo um grupo, para fazer incrementos, e obviamente pagar para quem elaborou a planilha - ninguém gosta de trabalhar de graça.

 

No modelo ideal, "os vendedores e compradores" devem assinar um "Termo de Compromisso/Uso", no qual concordariam com algumas regras específicas, justamente para evitar possíveis problemas. Entre eles, a falsa ideia de existir garantia em qualquer ganho ou da possibilidade de previsão com garantia.

 

O fórum que seria o intermediário e deveria receber um % da transação - além de atuar como o fiduciante, ou então, o fórum poderia receber o direito de disponibilizar o programa/planilha/macro após um período "x" de tempo.

 

Claro, o conjunto de regras para essa intermediação seria o mais importante. Porém, acho que o grande problema seria coibir a venda de coisas que já são consolidadas, por exemplo, conjunto de matrizes, fechamentos etc. Uma simples navegação na internet demonstra por exemplo que sites tentam vender fechamentos utilizando matrizes, algo que tecnicamente é fácil de conseguir e utilizar por exemplo com o Cologa.

 

Outro empecilho é a questão da pirataria - dai surge a necessidade de avaliar o que é "inédito", "único" e que tenha um "criador".

 

No mais, a questão é fazer uma avaliação equilibrada entre os benefícios para o conjunto de usuários. Isso também é algo difícil de precificar.

 

 

Classificados: O que você acha de ter uma categoria para isso?

R: Concordo desde que todos se manifestem a favor e para aqueles que não se manifestarem já ser aceito como um sim e que tudo

possa ocorrer monitorado por um ou mais  moderador do fórum para corrigirem alguma falha que possa surgir no futuro, acredito que a ideia aqui é a que todos e ou a maioria estejam satisfeitos com todas as postagens apresentadas passando pela Administra;cão que terá com certeza o sim ou não de cada item aqui postado. Na minha humilde opinião, estou de acordo e obrigado Jimmy por solicitar aos participantes do fórum em geral a opinião de cada um, valeu...

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Olá, penso que sim vai funcionar, a regra principal penso ser a disponibilização de espaço pago* para oferecer produtos/serviços.

O solicitante poderia ter o pedido gratuito, mas a exploração do espaço no fórum deve de alguma forma ser cobrado, o marketing ou propaganda (se o produto for comercial).

Porque digo isso, o fórum pode servir de intermediador, aceitando pagamento pelo serviço como mercado livre faz, ou simplesmente cobrar o espaço de divulgação, não sendo responsável sobre qualquer negociação entre as partes.

Já contratei programadores e de fato é difícil encontrar.

As regras precisam ser firmes para evitar algum tipo de mal entendido que gere processos judiciais, e ao mesmo tempo gerar receita para o fórum e não apenas gerar mais trabalho.

Sphgf

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

16 horas atrás, Jimmy disse:

@Mauricio Pimenta o conteúdo gratuito na área de downloads só está disponível para Membros ativos, ou seja, quem deseja simplesmente se cadastrar para baixar, não é possível. É preciso realmente participar do fórum, um pouco pelo menos, antes de baixar qualquer conteúdo na área de downloads.

 

A intenção não é cobrar para anunciar neste espaço, mas nada é descartado, se houver demanda, é algo a ser visto posteriormente.

 

Já pensei em disponibilizar a área de downloads para vender planilhas, mas acho que pode haver um conflito. Mas com a categoria de classificados, vamos ver qual a demanda maior e ai implementar algo assim ou não.

Falo no sentido de que se pode postar planilhas como apresentação de seus trabalhos com link de sites ou email para contato

Querendo ou não  já existe um comercio onde tem gente que vende e gente que compra, assim como o de esquemas e matrizes que é a parte que o pessoal pega as matrizes prontas e montam as planilhas para vender usando um marketing meio agressivo 
E por que não trazer esse mercado para cá de maneira mais justa para quem elabora as matrizes e para quem monta as planilhas?
Em questão de planilhas não existe processos possíveis já que a licença  do excel não carrega questões de direitos autorais de quem desenvolve planilhas ou macros "teoricamente tudo pertence a MS e a quem pagou pela licença do Office"

Tem o fato também que tudo se tem um custo de tempo e ou dinheiro
 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Gostei da opinião do Dixie Joe !!!

 

Por exemplo... eu não entendo nada de elaboração de planilhas para loterias e não custa nada eu ''contratar'' algum amigo aqui do fórum 

para fazer um específica para mim e consequentemente poder compartilhar com os amigos aqui.

 

Desde que essa condição passe pelos filtros do moderador e administrador,  é claro. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 1 year later...
  • 2 weeks later...

@Jimmy, boa noite,

 

Vi que este assunto foi divulgado em 2019. Teve os "classificados" para quem quiser alugar os serviços de desenvolvimento por encomenda? Resultou em que?

 

Acredito que é uma opção válida para quem quiser contratar os serviços dos desenvolvedores de plantão, só que em contrapartida o fórum tenderá a ter menos ideias sendo divulgadas por livre e expontânea vontade dos foristas para se tornar algo mais capitalista. Tenderá a daqui a pouco o pessoal só querer postar algo em troca de $.

 

Nada contra. Só curiosidade para saber o desfecho.

 

Obs: Esta mensagem não possui a intenção alterar a opinião de ninguém.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador
10 horas atrás, Guy Novaes disse:

@Jimmy, boa noite,

 

Vi que este assunto foi divulgado em 2019. Teve os "classificados" para quem quiser alugar os serviços de desenvolvimento por encomenda? Resultou em que?

 

Acredito que é uma opção válida para quem quiser contratar os serviços dos desenvolvedores de plantão, só que em contrapartida o fórum tenderá a ter menos ideias sendo divulgadas por livre e expontânea vontade dos foristas para se tornar algo mais capitalista. Tenderá a daqui a pouco o pessoal só querer postar algo em troca de $.

 

Nada contra. Só curiosidade para saber o desfecho.

 

Obs: Esta mensagem não possui a intenção alterar a opinião de ninguém.

Vira e mexe faço essas perguntas para saber a opinião do pessoal, para ver se tem interesse, sugestões, etc... Contudo, algumas não seguem em frente. É o caso deste tópico. obrigado.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia Jimmy

 

Acho que não precisaria, pois temos poucas pessoas aqui que realmente são fornecedoras frequentes de planilhas. nem todos optam ou entendem de montagem de planilhas, eu mesmo gosto muito delas, mas não monto e nem quero, pois tenho outras prioridades. Quando uma pessoa posta na área de Downloads, ela o vez por livre e espontânea vontade, isso quer dizer que quem é membro do Fórum já pode baixar. O meu caso, eu baixo e guardo todas as planilhas que vejo, mesmo que não a use imediatamente. Não mando para ninguém e nem vendo a ninguém. 

Acho desnecessário. O que pode ser feito é um tópico que nele conste apenas as pessoas que queiram fornecer planilhas personalizadas, com certeza serão poucas, pois poucas já o fazem. A maioria aqui não sabe montar planilha e nem querem, mas buscam, e as vezes querem uma personalizada. Ai poderiam ir ao tópico e ver quem faz parte da lista e entrar em contato via particular e pedir o que quer.

Acho que inclusive esse tópico não deveria aceitar comentários e caso alguém quisesse entrar na lista, pediria ao administrador do tópico para acrescentar o seu nome.

Simples e limpo assim.

 

Bons jogos

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

18 horas atrás, Omesmo disse:

@NADA É O QUE PARECE

quem posta , posta as coisas da sua ideia, de seu gosto

no caso a questão é de alguem quiser uma personalizada ou um programa especifico, uma macro que faça algo que não tem , ou mesmo adaptação, pode ser tbm reservado a quem tem participação ativa no forum

 

Bom dia amigo

Sim, esta certo. O que eu quis dizer é que, a pessoa pode continuar postando as planilhas aqui no Fórum de graça mas se alguém quiser acrescentar algo em particular seria só entrar em contato e encomendar, ai essa não seria postada por quem a fez e sim por quem a encomendou, se quisesse um dia.

Apenas mais uma ideia. A iniciativa é boa, mas tem que ter um acompanhamento rigoroso do administrados do tópico.

Por isso a ideia de uma lista de pessoas dispostas a criar planilhas encomendadas, obviamente pagas.

Bom jogos amigo

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@NADA É O QUE PARECE

claro, ninguem vai pagar por algo que já tem de graça e sabe que tem

falo exclusivamente sobre projetos pessoais de pessoas que não sabem montar ou não querem gastar tempo nisso

tbm pode se ter um topico de pedidos para trabalhos pago

tudo é questão de propaganda

 

uma coisa que posso dizer é

tudo é dinheiro , mas nem sempre vale a pena

a maioria dos projetos são confusos, malucos ou sem detalhe algum de como chegar no resultado esperado

isso faz perder mais tempo tentando entender a ideia do que montando

eu mesmo já peguei alguns para fazer e desisti no meio do caminho

 

então o certo é definir todos os detalhes antes de pegar o projeto em si para saber se não é apenas um conto de fadas onde a princesa queira uma maça envenenada que já venha acompanhada do príncipe encantado

 

mas tbm acho que devia ter uma area com trabalhos prontos a venda, compra quem quer, sendo que só pode postar quem tem participação ativa, afinao tudo em se tratando de loteria é dinheiro e as vezes a pessoa para de criar as coisas pq sequer tem grana para apostar

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, Omesmo disse:

@NADA É O QUE PARECE

claro, ninguem vai pagar por algo que já tem de graça e sabe que tem

falo exclusivamente sobre projetos pessoais de pessoas que não sabem montar ou não querem gastar tempo nisso

tbm pode se ter um topico de pedidos para trabalhos pago

tudo é questão de propaganda

 

uma coisa que posso dizer é

tudo é dinheiro , mas nem sempre vale a pena

a maioria dos projetos são confusos, malucos ou sem detalhe algum de como chegar no resultado esperado

isso faz perder mais tempo tentando entender a ideia do que montando

eu mesmo já peguei alguns para fazer e desisti no meio do caminho

 

então o certo é definir todos os detalhes antes de pegar o projeto em si para saber se não é apenas um conto de fadas onde a princesa queira uma maça envenenada que já venha acompanhada do príncipe encantado

 

mas tbm acho que devia ter uma area com trabalhos prontos a venda, compra quem quer, sendo que só pode postar quem tem participação ativa, afinao tudo em se tratando de loteria é dinheiro e as vezes a pessoa para de criar as coisas pq sequer tem grana para apostar

Bom dia amigo

 

O meu maior problema com planilhas é, o seu alto custo, pois para ter bons resultados tem que gastar um dinheiro por sorteio que hoje é inadmissível. 

Os meus jogos são os mais simples possíveis, quem sabe um dia.

Bons jogos

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, NADA É O QUE PARECE disse:

O meu maior problema com planilhas é, o seu alto custo, pois para ter bons resultados tem que gastar um dinheiro por sorteio que hoje é inadmissível. 

Os meus jogos são os mais simples possíveis, quem sabe um dia.

aí já nao é culpa da planilha e sim do projeto colocado

eu mesmo só monto de busca de dezenas

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Omesmo disse:

aí já nao é culpa da planilha e sim do projeto colocado

eu mesmo só monto de busca de dezenas

É amigo

As vezes eu penso se existe outros tipos de planilha, pois já vi de tudo aqui e acho difícil que possa aparecer novas ideias.

São tantas planilhas ótimas colocadas a anos na área de downloads. Eu mesmo não saberia nem qual pedir.

Espero que esse tópico vá para frente, quero ver como ficará.

Bons jogos

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...