Jump to content

Jogo do Bicho Febre entre Investidores da Bolsa de Valores !


RobSmith

Recommended Posts

Ninguém duvida de que o mercado financeiro é um ambiente selvagem. Mas é notável o número de animais empregados para ilustrar os personagens reais ou imaginários que encontramos na bolsa de valores. 


Para quem está chegando agora pode ser novidade. 


Mas mesmo aqueles que já estão na bolsa de valores há algum tempo 
talvez não tenham parado para pensar e listar o número de animais que marcam presença nessa selva de números e cifrões.

Link to comment
Share on other sites

Fiz uma lista de alguns deles:

 

Bull (Touro) – Este é o mais famoso e até é o símbolo de Wall Street. Representa o mercado altista e o trader que, naquele momento, está posicionado como comprador. De fato, o touro ataca chifrando para cima. Representa também a ideia de que os mercados, no longo prazo vão sempre crescer e ganhar valor.

 

Bear (Urso) – Representa o mercado baixista e o trader que, naquele momento, está posicionado na venda. O urso ataca dando patadas para baixo. Não é correto ver o touro como inimigo do urso: a “briga” entre ursos e touros, no fim das contas, representam o equilíbrio do mercado que ora sobe e ora desce.

 

Sardinhas – É o pequeno investidor. Mas não apenas aquele que tem pouco dinheiro. O sardinha é um investidor que investe baseado em boatos, notícias, sem muita informação. É um peixe pequeno que, no fim, acaba sendo devorado por peixes maiores. O sardinha sempre culpa os tubarões por seus fracassos ou, então, o mercado.

Link to comment
Share on other sites

Manada – Pode ser de qualquer bicho. Um melhor nome seria cardume, visto que esse efeito afeta principalmente os sardinhas. De repente, o pânico toma conta do mercado e todos os sardinhas vão para o mesmo lado, vendendo tudo (quando os tubarões já estão comprando). E, quando a manada (cardume) está empolgada comprando, eufórica, os tubarões estão vendendo.

 

Tubarões – Seriam os grandes investidores que, muitas vezes, são acusados pelos sardinhas de manipulação do mercado. Em parte isso é verdade, pois os grandes investidores institucionais, umas cinquenta ou cem empresas internacionais têm bastante capacidade em termos de volume para montar grandes posições e movimentar os preços para onde desejam. Porém, elas têm que enfrentar umas às outras nem sempre em pé de igualdade tecnológica e de infomações.

 

Link to comment
Share on other sites

Golfinhos – Os flippers são aqueles investidores que compram ações em ofertas iniciais (IPOs), muitas vezes alavancados, e, ainda no primeiro dia, as vendem a fim de obter um lucro rápido.

 

Abutre – O abutre representa aquele investidor que está sempre de olho em dívidas de empresas em recuperação, seja para ganhar com a recuperação propriamente dita ou com a desintegração dessa empresa, quando isso for lucrativo.

 

Link to comment
Share on other sites

Borboleta – Não se trata de um personagem, mas a borboleta serve para nomear algumas operações estruturadas com opções em que o ganho e o prejuízo são limitados em certos patamares de preço do arquivo subjacente. O gráfico formado por esses limites lembra as asas de uma borboleta.

 

Condor – Outro bicho usado para ilustrar estratégias estruturadas com opções. As estratégias estruturadas são muito seguras e, se bem feitas, apresentam grande potencial de lucro ao mesmo tempo que limitam as perdas.

 

Fonte: Infomoney

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...