Jump to content

[Matriz Condicionada] 25-15-11-15 Método GAP Joh2010


dois

Recommended Posts

Recapitulando o entendimento:

1.) Gerar Matriz HISTÓRICA 25-15-11-15 considerando as Condicionais:

      1.1) A primeira Linha/Combinação será:

              (método usado por amigos aqui pra primeira linha) pega a melhor linha de 15 dezenas, nos sorteios anteriores.

              Ideal seria A LINHA COM MENOR GAP! (eu costumo chamar de IMSP [Intervalo Máximo Sem Premiação])
      1.2) As demais Linhas/Combinações repitam Dezenas da primeira Linha/Combinação conforme a seguinte Tabela:

       Linha  1:  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15
       Linha  2:  02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16   <<< repete 14 Dezenas da primeira Linha/Combinação
       Linha  3:  03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17   <<< repete 13 Dezenas da primeira Linha/Combinação
       Linha  4:  04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18   <<< repete 12 Dezenas da primeira Linha/Combinação
       Linha  5:  05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19   <<< repete 11 Dezenas da primeira Linha/Combinação
       Linha  6:  06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20   <<< repete 10 Dezenas da primeira Linha/Combinação
       Linha  7:  07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21   <<< repete  9 Dezenas da primeira Linha/Combinação
       Linha  8:  08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22   <<< repete  8 Dezenas da primeira Linha/Combinação
       Linha  9:  09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23   <<< repete  7 Dezenas da primeira Linha/Combinação
       Linha 10:  10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24   <<< repete  6 Dezenas da primeira Linha/Combinação
       Linha 11:  11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25   <<< repete  5 Dezenas da primeira Linha/Combinação

      1.3) POR EXEMPLO: se a segunda melhor linha tiver 9 repetidos em relação à linha base (só aceitar linhas diferentes de 9 rep,

              o que significaria excluir as de 9, pra gerar a 3ª linha). ISSO "FORÇARIA", a "FECHAR" COM NO MÁXIMO 12 JOGOS,

              se a sequencia, ordem dos 11 fosse descoberta. Em teoria.

 

2.) GARANTIR O MAIS PRÓXIMO DE 100% USANDO CADA POSSIBILIDADE DE REPETIDO POSSÍVEL 

      2.1) Inicialmente a Matriz está condicionada a 11 Linhas/Combinações para LIMITAR A APENAS UMA LINHA da respectiva repetição.

      2.2) Não usar mais de uma linha com a respectiva quantidade de repetidos (ou seja, apenas uma linha com 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14) repetidas.

 

3.) Conforme combinado, vou montando a planilha no sistema passo-a-passo e confirmando com o @Joh2010

      e/ou adicionando/modificando estas informações

 

4.) Colaborações pertinentes são muitíssimo bem vindas.

 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Para prosseguir faz-se necessário alguns esclarecimentos:

1.) Alguns entendimentos terei somente durante o desenvolvimento da planilha, conforme menciono no Tópico origem

2.) Os termos GAP e IMSP identificam o mesmo objetivo, a única diferença é que são de "foristas" distintos

3.) GAP/IMSP é composto de 2 valores:

      1º valor é a Quantidade de Concursos seguidos que não ocorreu

      2º valor é a Quantidade de vezes que ocorreu o 1º valor E que atualmente está definido como irrelevante pelo Joh2010

4.) Algumas novas informações me motivaram a aceitar criar esta planilha, entretanto confesso que ficarei extremamente surpreso

      caso o resultado percentual do Fechamento seja mais satisfatório que o disponível atualmente.

5.) Meus maiores obstáculos são:

      1º Falta de capacitação técnica necessária, sendo que atualmente priorizo estudos de EXCEL e PYTHON

      2º Meus #Tico-e-Teco continuam insatisfeitos diante da incapacidade de utilização de Assembly e SGBD

6.) Minha internet atualmente é via roteador de dados móveis limitada a somente 100Mb/dia, Então peço paciência,

      pois não é possível acessar com frequência (mas os trabalhos estão sendo realizados).

 

Ao Trabalho!

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Neste período ausente pouco foi realizado, pois a prioridade foi a harmonia com meus #Tico-e-Teco

que resultou no seguinte meio-termo:

1.) A Planilha que pretendia também permitir outros métodos deste mesmo assunto (vide abaixo figuras 1,2,3)

      estará em #ModoPause até a disponibilização desta.

2.) Diante da nossa incapacidade técnica de utilizar Assembly e SGBD utlizaremos técnicas/métodos

      que a tempos temos mencionado aqui no forum.

3.) Desenvolvi o início desta Planilha que atualmente processa somente a primeira Linha/Combinação

      e que será apresentada em outra postagem.

4.) Também estudei um pouco mais de PYTHON (vide abaixo figura 4) e estou condicionado a entender muito mais de:

      PDM = Python Data Móvel

      ABC  = Abstract Base Class

      Bibliotecas

      etc...

 

Ao trabalho!

 

 

LF 362 Joh2010 Planilha dois_LF - IMSP _aba GAP_dois.JPG

 

 

LF 363 Joh2010 Planilha dois_LF - IMSP _aba CombinaçõesGeradas.JPG

 

 

LF 364 Joh2010 Planilha dois_LF - IMSP _aba GAP_Resumo.JPG

 

 

LF 365 Joh2010 PYTHON _PDM, ABC.JPG

fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=ULj7ejvuzI8
PYTHON - Iteração do básico ao genial
Palestra com Luciano Ramalho na Rupy 2012

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, dois disse:

3.) Desenvolvi o início desta Planilha que atualmente processa somente a primeira Linha/Combinação

      e que será apresentada em outra postagem.

 

Uma das motivações que mencionei é que esta é uma Planilha que, em tese,

tem como base TODAS as 3.268.760 Linhas/Combinações possíveis da LOTOFÁCIL.

 

Inicialmente posto um #print atual da Planilha e comento assim que possível

(pois parece que meu pacote de dados móveis de 100Mb/dia está acabando) :wacko:..:wacko:

 

 

LF 365 Joh2010 Planilha LFme_IMSP - Método GAP Joh2010 v1.0 _Linha_1=357.689.jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

21 horas atrás, dois disse:

Inicialmente posto um #print atual da Planilha e comento assim que possível

 

21 horas atrás, dois disse:

3.) Desenvolvi o início desta Planilha que atualmente processa somente a primeira Linha/Combinação

      e que será apresentada em outra postagem.

 

Conforme já mencionei anteriormente, em, tese, somente após o processamento de 

TODAS as 3.268.760 Linhas/Combinações possíveis da LOTOFÁCIL encontramos

a Linha/Combinação de MENOR GAP/IMSP.

 

Também postei no Tópico origem, como um teste inicial,  2 Linhas resultantes da

manipulação de apenas algumas Combinações de 15 Dezenas na minha planilha:

======================================================================
MENOR IMSP - 15 Dezenas com Mínimo 11 Acertos nos Concursos 1 ao 1929
======================================================================
LINHA_1:  02 01 05 06 07 08 12 13 15 16 17 18 21 22 24   <<< 26=1 vezes
LINHA_2:  10 04 25 22 21 20 19 18 03 16 15 24 13 12 11   <<< 26=2 vezes
======================================================================

O teste teve como objetivo saber da possibilidade de encontrar GAP <= 19 proposto pelo  Joh2010

através da planilha e assim poder optar por dispensar o processamento da primeira linha da Matriz.

 

Como o MENOR GAP/IMSP foi 26 e ainda não sei se utilizarei arquivo externo ou gero cada Linha/Combinação

conforme a necessidade, optei por outro teste utilizando essas 2 linhas como FILTRO nas

 3.268.760 Linhas/Combinações possíveis da LOTOFÁCIL. Isto foi feito através do fantástico software

Analisador LF do Mestre Amigo e Parceiro @DixieJoe que resultou em 357.689 Linhas/Combinações

(vide figura 1 abaixo) que processadas por esta planilha encontrou somente  1 Linha/Combinação 

com MENOR GAP/IMSP =25 (vide figura já postada anteriormente).

 

Diante disto optarei por processar TODAS as 3.268.760 Linhas/Combinações possíveis da LOTOFÁCIL

nesta primeira vez que esta Matriz será gerada.

 

 

LF 367 Joh2010  357689 Melhores Linhas 15 Acertando -11-12-13-14-15 ate Sorteio 1929 100 - 222.jpg

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, dois disse:

357.689 Linhas/Combinações

(vide figura 1 abaixo) que processadas por esta planilha encontrou somente  1 Linha/Combinação 

com MENOR GAP/IMSP =25 (vide figura já postada anteriormente).

 

A linha encontrada corresponde a de nº 3.643 (célula A5) da aba MatrizParaFiltrar

que contém as seguintes 15 Dezenas: 01 04 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 21 22

 

Eis algumas Estatísticas da linha e que também exibe o resultado do recurso Auto-Filtro

aplicado na coluna AG para exibir os GAPs/IMSPs mais recentes. Por exemplo:

  • Até o mais recente Concurso o atraso/intervalo está em 5
  • o GAP/IMSP anterior foi 14 Concursos de atraso/intervalo

 

LF 368 Joh2010 Planilha LFme_IMSP - Método GAP Joh2010 v1.0 _Linha1=25 s=1935.JPG

Link to comment
Share on other sites

Em 03/03/2020 em 16:56, dois disse:

3.) Desenvolvi o início desta Planilha que atualmente processa somente a primeira Linha/Combinação

      e que será apresentada em outra postagem.

 

 

EXPLICAÇÕES RELEVANTES:

Visualizando a figura abaixo:

A) No intervalo de células A11:Q???? você informa os dados dos Concursos/Sorteios

B) O intervalo de células A6:U6 mostra as informações da Linha/Combinação analisada nos Concursos do item A

       A célula A6 mostra o número da última linha analisada da aba MatrizParaFiltrar

       O intervalo de células A6:Q6 mostra as 15 Dezenas da última linha analisada da aba MatrizParaFiltrar

       A célula U6 mostra o MAIOR GAP/IMSP da última linha analisada da aba MatrizParaFiltrar

       (no processamento é aprovado somente o MENOR GAP/IMSP encontrado após a análise em todas as linhas)

C) O intervalo de células A5:U5 mostra as informações da linha de MENOR GAP/IMSP encontrado após a análise em todas as linhas do item B

       A célula A5 mostra o número da linha de MENOR GAP/IMSP analisada da aba MatrizParaFiltrar

       A célula U5 mostra o valor do GAP/IMSP da linha mostrada na célula A5 

D) No intervalo de células W11:AR???? serão gravadas as informações da Matriz gerada

      (TODAS as informações no intervalo de colunas W:AR nesta figura são somente para demonstração, ou seja,

      no processamento atual nada foi gravado nelas)

       A célula W11:W??? mostrará o número da Linha/Combinação gerada

       A célula X11:X??? mostrará o GAP/IMSP da Linha/Combinação gerada tendo como base a Matriz que está sendo gerada/atualizada

       A célula Y11:Y??? mostrará o GAP/IMSP da Linha/Combinação gerada tendo como base o Concurso constante na célula Y10

       A célula Z11:Z??? mostrará o GAP/IMSP da Linha/Combinação gerada tendo como base o Concurso constante na célula Z10

       O intervalo de células AB11:AP??? mostra as 15 Dezenas da Linha/Combinação da Matriz que está sendo gerada/atualizada

       A célula AR12:AR??? mostrará a Quantidade de Dezenas Repetidas da Linha/Combinação gerada tendo como base as 15 dezenas

       do intervalo de células AB11:AP11 (primeira Linha/Combinação da Matriz que está sendo gerada/atualizada)

 

EXPLICAÇÕES ADICIONAIS:

A célula W3 mostrará a Quantidade total de Linhas/Combinações da Matriz gerada/atualizada

A célula X3 mostrará a Quantidade de GAPs/IMSPs distintos/diferentes que compõem a Matriz gerada/atualizada

(No exemplo demonstrado na figura há repetição do GAP/IMSP=2, Então temos 12 Linhas e 11 GAPs/IMSPs distintos/diferentes)

A célula Y3 mostrará a Quantidade de GAPs/IMSPs distintos/diferentes tendo como base a Matriz gerada/atualizada no Concurso da célula Y10

(No exemplo demonstrado na figura há repetição do GAP/IMSP=33, Então temos 12 Linhas e 11 GAPs/IMSPs distintos/diferentes)

A célula X5 mostrará o valor do MENOR GAP/IMSP existente no intervalo de células X11:X??? 

A célula X6 mostrará o valor do MAIOR GAP/IMSP existente no intervalo de células X11:X??? 

A célula Y5 mostrará o valor do MENOR GAP/IMSP existente no intervalo de células Y11:Y??? 

A célula Y6 mostrará o valor do MAIOR GAP/IMSP existente no intervalo de células Y11:Y??? 

 

Na célula C3 poderão ser mostradas mensagens com orientações ou avisos decorrentes de algum processamento.

 

 

LF 370 Joh2010 Planilha LFme_IMSP - Método GAP Joh2010 v1.0 _Tutorial.JPG

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Em 04/03/2020 em 14:29, dois disse:

Diante disto optarei por processar TODAS as 3.268.760 Linhas/Combinações possíveis da LOTOFÁCIL

nesta primeira vez que esta Matriz será gerada.

 

@Joh2010 e demais possíveis interessados:

O processamento supracitado utilizando a mesma macro que processou as 357.689 linhas demandaria vários dias;

Também meus #Tico-e-Teco se recusam colaborar diante da oportunidade de adquirir experiência utilizando-se SGBD.

Diante disto iniciei cursos de SGBD priorizando o ACCESS (vide abaixo figura 1 com algumas aulas).

A ansiedade me fez realizar um primeiro teste (vide abaixo figuras 2, 3, 4) que comentarei na próxima postagem.

 

LF 371 Joh2010 Iniciando curso SGDB ACCESS.JPG

 

 

LF 372 Joh2010 SGDB ACCESS _teste importar txt.JPG

 

 

LF 373 Joh2010 SGDB ACCESS _teste Consulta _Estrutura.JPG

 

 

LF 374 Joh2010 SGDB ACCESS _teste Consulta (CSN errado).JPG

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

11 minutos atrás, dois disse:

 

@Joh2010 e demais possíveis interessados:

O processamento supracitado utilizando a mesma macro que processou as 357.689 linhas demandaria vários dias;

Eu sou muito leigo, talvez minha pergunta seja meio burra: mas vc testou nas 3 milhões? Eu não entendo qd vc diz sobre essas 300 mil.

Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Joh2010 disse:

Reli, e entendi, desculpe. Vc fez um teste com as 300mil. E esteve fazendo com as 3 milhoes. Certo?

 

3 horas atrás, Joh2010 disse:

E foi nessa 300 mil que vc encontrou aquela linha com máximo de 26! Eu sou lento...

 

  • As 357.689 Linhas/Combinações foram processadas e encontrou somente  1 Linha/Combinação com MENOR GAP/IMSP =25
  • Com GAP/IMSP =26 eu postei anteriormente 2 Linhas/Combinações
  • As 357.689 Linhas/Combinações foram filtradas das 3.268.760 tendo como base as 2 Linhas/Combinações com GAP/IMSP =26
  • As 3.268.760 Linhas/Combinações ainda não processei, pois demandaria vários dias, atualmente fiz um primeiro teste
  • somente de importação para o ACCESS das 3.268.760 Linhas/Combinações e comentarei na próxima postagem

 

 

Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, dois disse:

A ansiedade me fez realizar um primeiro teste (vide abaixo figuras 2, 3, 4) que comentarei na próxima postagem.

 

Me desculpem, mas provavelmente não postarei esse comentário.

Mais de 1 hora montando aqui e a bosta do meu #Maravilhoso PC surtou:unsure:..:unsure:

 

Detesto postar porcaria e também não posso me estressar montando novamente e relembrando...

sei que vou acabar por chutar o meu #Maravilhoso PC...

 

Enfim, talvez nem seja assim tão interessante...

  • O mais relevante é que a intenção principal desta Modelagem é tentar aproveitar os recursos de indexação.
  • Outra intenção é padronizar a identificação das Combinações/Dezenas, utilizando o CSN.
  • Substituí o uso do Sistema Numérico Decimal por Letras do Alfabeto: A=0,B=1,...,T=19,U=20

 

 

Link to comment
Share on other sites

39 minutos atrás, dois disse:

Substituí o uso do Sistema Decimal por Letras do Alfabeto: A=0,B=1,...,T=19,U=20

 

Isto facilita aplicar conceitos pessoais =--(x=y) dispensando uso de indexação convencional.

Veja um exemplo na figura abaixo.

PS: Não testei se também pode utilizar Somarproduto() ao invés de cálculo Matricial {}

 

 

LF 375 Joh2010 SGDB ACCESS _=--(x=y).JPG

Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, dois disse:

Isto facilita aplicar conceitos pessoais =--(x=y) dispensando uso de indexação convencional.

 

 

Conforme já expliquei, a fórmula também pode aceitar outros operadores matemáticos, aninhamento,...

 

No caso supracitado foi calculado na célula B2 a somatória considerando-se 1935 Concursos,

Onde x é o Acerto/Pontos de cada Concurso e K significa 10 Acertos:

{=soma(--(x>K))}

 

Portanto, de 1935 Concursos, em 272 deles ocorreu, no mínimo, 11 Acertos/Pontos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Em 03/03/2020 em 15:49, dois disse:

3.) Conforme combinado, vou montando a planilha no sistema passo-a-passo e confirmando com o @Joh2010

      e/ou adicionando/modificando estas informações

 

 

@Joh2010  e demais possíveis interessados,

Ainda não consigo me concentrar o suficiente para retomar os cursos de Excel com Banco de Dados Access;

Então resolvemos retomar a criação convencional desta planilha; Optamos por criar uma nova Macro com

algumas outras melhorias (vide figura 1 abaixo) e iniciar o processo gerando cada Linha/Combinação,

Então considerando os Concursos de 1 ao 1929:

 

1.) Para a LINHA 1 da Matriz, processando TODAS as 3.268.760 Linhas/Combinações possíveis da LOTOFÁCIL encontrou

      somente 1 Linha/Combinação com MENOR GAP/IMSP =25 (Infelizmente o raciocínio já postado estava correto).

 

2.) Para a LINHA 2 da Matriz, processando TODAS as 3.268.760 Linhas/Combinações possíveis da LOTOFÁCIL encontrou 

     14 Linhas/Combinações com MENOR GAP/IMSP =14 (vide figura 2 abaixo, inclusive com a situação no Concurso atual). 

 

 

Como definir os critérios para escolher UMA das 14 Linhas/Combinações para prosseguir o processamento para gerar

a próxima LINHA da Matriz ?.

 

 

LF 382 Joh2010 Planilha LFme_IMSP - Método GAP Joh2010 v1.3 _linhas 1 e 2.JPG

 

 

LF 383 Joh2010 Planilha LFme_IMSP - Método GAP Joh2010 v1.3 _linha 2 _14(14).JPG

Link to comment
Share on other sites

@doisComo definir os critérios para escolher UMA das 14 Linhas/Combinações para prosseguir o processamento para gerar

a próxima LINHA da Matriz ?.

 

Ainda não passei essas linha pro excel, mas eu iria pelo caminho da que tenha menos repetidos em relação à "linha 1", ou na linha que mais premiou no passado.

 

Link to comment
Share on other sites

A intenção FINAL seria chegar no gap "0"

Pelo que vi é um pouco "demorado" o processo, uma possibilidade seria usar apenas linhas que não faça parte da premiação da "linha 1", não fica ria mais leve?

Se o processo fosse mais rápido também seria interessante ir pelos 14 caminhos, o problema é que vai se ampliando cada vez mais, né?

Link to comment
Share on other sites

O terceira linha poderia ser  uma linha também de menor gap mas que tivesse o máximo repetidos entre as duas (eu acho que pra premiação de 11 seria 10 tb) primeiras. Que obviamente não teria mais que 10 já que pra linhas totalmente oposta esse é o limite.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Joh2010 disse:

@doisComo definir os critérios para escolher UMA das 14 Linhas/Combinações para prosseguir o processamento para gerar

a próxima LINHA da Matriz ?.

 

Ainda não passei essas linha pro excel, mas eu iria pelo caminho da que tenha menos repetidos em relação à "linha 1", ou na linha que mais premiou no passado.

 

 

 

(1) Na condição de Menos repetidos em relação a LINHA 1, a aprovada seria a linha 12 com 6 Dezenas repetidas,

      porém o MENOR GAP/IMSP =14 encontrado para a condição Concursos do 1 ao 1929,

      "passará" para MENOR GAP/IMSP =15 no Concurso 1947.

 

(2) Na condição de linha que mais premiou no passado, a aprovada seria a linha 4 com 261 Concursos premiados

      para a condição Concursos do 1 ao 1929.

 

O que pode ser considerado em ambos os casos:

A )  Prosseguir sempre ignorando-se o que poderá ocorrer até o Concurso mais recente que o 1929.

B )  Atualizar para a condição Concursos do 1 ao 1947 (ou superior) e reprocessar.

 

Neste primeiro estudo vamos priorizar somente uma das opções e depois que a planilha estiver pronta podemos 

adicionar outra opção. Então, precisamos escolher somente uma das 4 opções: 1A, 1B, 2A, 2B

 

 

LF 384 Joh2010 Planilha LFme_IMSP - Método GAP Joh2010 v1.3 _linha 2 _14(14)_Min_Max.JPG

Link to comment
Share on other sites

54 minutos atrás, Joh2010 disse:

A intenção FINAL seria chegar no gap "0"

Pelo que vi é um pouco "demorado" o processo, uma possibilidade seria usar apenas linhas que não faça parte da premiação da "linha 1", não fica ria mais leve?

Se o processo fosse mais rápido também seria interessante ir pelos 14 caminhos, o problema é que vai se ampliando cada vez mais, né?

 

Atualmente não é tão demorado,  a estimativa é que a Matriz com 11 LINHAS demande de 35 a 50 Minutos de Tempo de Processamento.

(Talvez consiga diminuir usando Arquivo externo ou Ponteiros...).  A verdade é que só agora consegui retomar este projeto somente com VBA.

 

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Joh2010 disse:

o problema é que vai se ampliando cada vez mais, né?

 

Exatamente,

Por isso prefiro te consultar a cada ponto de decisão :mrgreen:..:mrgreen:

Vamos fazer a planilha obedecendo um critério e depois podemos adicionar outros.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, dois disse:

 

Exatamente,

Por isso prefiro te consultar a cada ponto de decisão :mrgreen:..:mrgreen:

Vamos fazer a planilha obedecendo um critério e depois podemos adicionar outros.

Na verdade eu tb estou tentando entender as coisas! Seria bom se tivéssemos mais idéias. Um dos problemas do fórum é o gap de resposta kk. Seria bom se pelo menos o responsável pelo tópico pudesse se comunicar por áudio (nem precisa ser vídeo, que deve custar caro pra quem paga o servidor). Conseguiríamos nos comunicar mais rápido. Igual as lives do amigo @sorte com estudo ss. Mas enfim. 

Falo isso pq fui tomar banho e veio todos os processos e suas problemáticas em minha mente, mas já esqueci kk. Isso sempre acontece quando se trata de assuntos com "n" prerrogativas.

Depois fui fazer um lanche pra esposa e nem vi que deixei logado, parece que só estou curiando sem responder, mas nem estava aqui!

Coisas de fórum escrito!

Mas não é reclamação, só mera observação mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...