Jump to content

Fórmula ÚNICA para AUSENTES no Excel


Joh2010

Recommended Posts

1 minuto atrás, Omesmo disse:

@Joh2010 fazendo um teste com as formulas ativa para todos o resultado se nota que mesmo assim a formula feita em cima da da macro é bem mais rapida

Nem ativar uma macro eu decorei. Mas eu acredito que sempre fica mais rápida. Queria ter essa mente pra trabalhar com vba mas quando vejo aquele monte de termo em inglês já desisto.

Link to comment
Share on other sites

@Joh2010 eu tbm não sei ingles, oq manda ali são o termos funções igual a usar formulas
eu particularmente nem sei programar direito , só uso algumas funçoes basicas das muitas possibilidades
if =o SE
for i =1 to 10
= um loop de 1 até 10
next

pode ver que normalmente minhas macros tem poucas funções e só as basicas da programação

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 11/03/2020 em 22:54, Joh2010 disse:

=MENOR(SE(CONT.SE($B1:$P1;COL($1:$25))=0;COL($1:$25);"");COL(A1))

 

Boa pra quem tem bastante CPUs (processadores) ou threads.

A Cada modificação recalcula, demora uns 40 segundos (talvez a demora seja questão de HD ou memória com baixo Mhz).

Tem que usar as teclas CTRL+Shift+Enter juntas pra ativar

 

Muitíssimo obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pra mim a fórmula é o suficiente, Então não baixarei a planilha.

Minha solução atualmente é utilizar um range estático e uma Macro copia somente o valor para cada linha

que ainda não possua as Dezenas Ausentes.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, dois disse:

 

Muitíssimo obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pra mim a fórmula é o suficiente, Então não baixarei a planilha.

Minha solução atualmente é utilizar um range estático e uma Macro copia somente o valor para cada linha

que ainda não possua as Dezenas Ausentes.

 

=MENOR(SE(CONT.SE($B1:$P1;COL($2:$26))=0;COL($2:$26);"");COL(A1)) mudei um pouco. pra só gerar a fórmula quando tiver o número do sorteio em "a1"

Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, NandoADM disse:

Sim, tentei sim, como fórmula matricial, vc consegue me explicar o que é :

B1:$P1   Imagino que seja as 15 sorteadas

$1:$25    Imagino que seja os 25 possíveis

e  A1       Imagino que seja um dos 25 não presentes entre as 15

 

Mas não funciona, não tem dado certo. Então?

 

 

@NandoADM, tenta assim:=MENOR(SE(CONT.SE($B1:$P1;COL($1:$1))=0;COL($1:$1);"");COL(A1)) e ativa a fórmula matricial com CRTL+SHIFT+ENTER.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

@Joh2010  e demais interessados,

 

Para tentar controlar minha ansiedade tenho priorizado tentar "descansar de cursos e estudos" nos fins-de-semana,

mas meus #Tico-e-Teco estão eufóricos desde que conhecemos a postagem desta sua gigantesca colaboração.

 

A "demora" mencionada também nos intriga em outros processos e estamos empenhados em tentar melhorar,

Então desde ontem eles insistem numa sugestão que talvez melhore o processo de conferência de acertos...

O resultado é que vim pro PC... optei por começar aplicando esta fórmula das AUSENTES...

logo de início estranhei as indicações de refência que o EXCEL mostra...

como aqui no meu #jurássico PC a demora é de +-100 segundos, depurei a fórmula e encontrei o motivo.

 

Na figura 1 abaixo vemos que em cada célula o argumento original analisa o intervalo de 1 a 16.384 ao invés de 1 a 25.

Na figura 2 abaixo vemos que em cada célula o argumento que modifiquei analisa o intervalo de 1 a 25.

 

Spoiler

Para diminuir gigantescamente a demora, a fórmula pode ficar assim:

 

=MENOR(SE(CONT.SE($B1:$P1;COL($A$1:$Y$1))=0;COL($A$1:$Y$1);"");COL(A1))

Tem que usar as teclas CTRL+Shift+Enter juntas pra ativar

 

 

LF 376 Joh2010 Fórmula ÚNICA para dezenas AUSENTES no Excel _original.JPG

 

 

LF 377 Joh2010 Fórmula ÚNICA para dezenas AUSENTES no Excel _corrigida pelo dois.JPG

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 14/03/2020 em 00:07, Joh2010 disse:

*Menor espaçamento sem premiar...

de 5 dezenas, por exemplo? Ela tem a possibilidade de eliminar os sorteios que esse linha de menor gap gerada e fazer nova recontagem mas apenas com os sorteios que não foram premiados?

 

Não entendi...

É referente a este Tópico ou lá do outro ?

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

15 horas atrás, dois disse:

Para tentar controlar minha ansiedade tenho priorizado tentar "descansar de cursos e estudos" nos fins-de-semana,

mas meus #Tico-e-Teco estão eufóricos desde que conhecemos a postagem desta sua gigantesca colaboração.

 

A "demora" mencionada também nos intriga em outros processos e estamos empenhados em tentar melhorar,

Então desde ontem eles insistem numa sugestão que talvez melhore o processo de conferência de acertos...

 

 

@Joh2010 @DixieJoe e demais interessados,

Não teve jeito, só agora podemos ir dormir "tranquilamente"...KKK

(A figura abaixo dispensa comentários neste momento)

 

LF 378 Joh2010 Fórmula ÚNICA para dezenas AUSENTES _Conferidor Sonic.JPG

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, dois disse:

 

Não entendi...

É referente a este Tópico ou lá do outro ?

 

Não é um pedido, mas uma explicação de como eu começaria a trabalhar de posse de uma planilha como essa sua:

Na verdade eu começaria testar três coisas, também se tratando de linhas de 15 como o outro tópico:

 

A primeira seria formar a linha dezena por dezena: vem com a de menor gap, depois vem com a de menor gap que mais acertou com a primeira, depois vem com a terceira de menor gap que mais acertou com as duas anteriores até chegar na dezena 15. Pegar os sorteios que faltaram e vir e refazer o processo criando uma nova linha de 15. 

 

A segunda coisa seria vir com a linha de 5 de menor gap, depois com linha de 4 dezenas com menor gap, depois a de 3 a de 2 e a de 1, depois recomeçar o processo com as ausentes mas dessa vez sem a de 5 dezenas. Verificar a de menor gap de 4, 3, 2, 1(Na verdade as ausentes é inviável se trabalhar com grupos maiores que duas dezenas, mas aumentaria-se muito a quantidade de jogos, com quatro dezenas fica-se a merce da sorte, mas uma sorte melhorzinha)

Esse modo de grupo em queda é baseado naquele sistema de 5-5-5-5-5 dezenas que acaba sendo meio inútil pq é quase impossível acertar dois grupos de 5 ausentes.

 

Um terceiro método, um pouco mais complexo, seria pegar um grupo dois grupos de baixo gap, e fazer 3 separações, sorteios que acertam em comum, sorteios que apenas o grupo "x" acerta e linhas que apenas o grupo "y" acerta. E assim, construir linhas com n dezenas que obedecessem a esse padrão: xy, x, y. 

Supondo que a limitação de linhas seja 15 dezenas e não se tenha coberto(garantido) todos os sorteios aí se poderia partir pra construção da próxima linha.

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 15/03/2020 em 13:40, dois disse:

Na figura 1 abaixo vemos que em cada célula o argumento original analisa o intervalo de 1 a 16.384 ao invés de 1 a 25.

Na figura 2 abaixo vemos que em cada célula o argumento que modifiquei analisa o intervalo de 1 a 25.

@dois Ainda não tinha tido tempo pra testar a sua modificação na fórmula

Mto Obrigado pelo que vc fez, tá 99% mais leve do que a que eu tinha feito! Vlw

Tô tentando criar a formula unica do atraso pra criar a única da ifrap. Mas demora mto descobrir a lógica. E o tempo é mto escasso.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 14/03/2020 em 01:04, Pataca disse:

@NandoADM, tenta assim:=MENOR(SE(CONT.SE($B1:$P1;COL($1:$1))=0;COL($1:$1);"");COL(A1)) e ativa a fórmula matricial com CRTL+SHIFT+ENTER.

 

Consegui otimizá-la e estou usando-a em todas as minha planilhas...

 

@Joh2010  @dois

 

FICOU BEM MELHOR AGORA.... COM ESSA OTIMIZAÇÃO... POSSO COLOCAR A MINHA LISTA DE AUSENTES EM QUALQUER COLUNA

 

DÁ UMA OLHADA

{ = MENOR(SE(CONT.SE($E4:$S4;COL($A1:$Z1))=0;COL($A1:$Z1);"");1)}

{ = MENOR(SE(CONT.SE($E4:$S4;COL($A1:$Z1))=0;COL($A1:$Z1);"");2)}

 

O 1 nº no final, trará o primeiro ausente, na 2ª posição o 2 trará o 2º ausente e assim por diante até o 10 na 10ª posição

 

A explicação dessa fórmula é que ela traz o menor não encontrado no intervalo de 25 posições (25 nºs) ,daí tem que ser em fórmula  matricial pois compara duas matrizes, as 15 presentes com as 25 possíveis, e pega as posições de ausentes encontradas.

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, NandoADM disse:

 

Consegui otimizá-la e estou usando-a em todas as minha planilhas...

 

@Joh2010  @dois

 

FICOU BEM MELHOR AGORA.... COM ESSA OTIMIZAÇÃO... POSSO COLOCAR A MINHA LISTA DE AUSENTES EM QUALQUER COLUNA

 

DÁ UMA OLHADA

{ = MENOR(SE(CONT.SE($E4:$S4;COL($A1:$Z1))=0;COL($A1:$Z1);"");1)}

{ = MENOR(SE(CONT.SE($E4:$S4;COL($A1:$Z1))=0;COL($A1:$Z1);"");2)}

 

O 1 nº no final, trará o primeiro ausente, na 2ª posição o 2 trará o 2º ausente e assim por diante até o 10 na 10ª posição

 

A explicação dessa fórmula é que ela traz o menor não encontrado no intervalo de 25 posições (25 nºs) ,daí tem que ser em fórmula  matricial pois compara duas matrizes, as 15 presentes com as 25 possíveis, e pega as posições de ausentes encontradas.

 

 

@NandoADM a formula é uma boa alternativa; ficou muito bom. (para Lotofácil perfeito ). 

Edited by Pataca
Link to comment
Share on other sites

22 horas atrás, NandoADM disse:

Consegui otimizá-la e estou usando-a em todas as minha planilhas...

@Joh2010  @dois

 

O 1 nº no final, trará o primeiro ausente, na 2ª posição o 2 trará o 2º ausente e assim por diante até o 10 na 10ª posição

Se usar pode ser cols($a1:a1) no lugar de 1, 2, 3... 10, melhorá tb na parte de criação demora menos ficar clicando numero um por um. Só usar o substituir pra remover os cifrões($) e já pode usar em qualquer planilha.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Joh2010 disse:

Se usar pode ser cols($a1:a1) no lugar de 1, 2, 3... 10, melhorá tb na parte de criação demora menos ficar clicando numero um por um. Só usar o substituir pra remover os cifrões($) e já pode usar em qualquer planilha.

Sim e não, dessa forma é bom se pensarmos em outras loterias, mas na lotofácil são só 10 ausentes, daí são 10 células e depois poderá copiar para qualquer outro lugar, claro mantendo a linha do resultado... os dois métodos funciona bem.

 

Eu tive um grande ganho em minha planilhas, passei o dia de ontem trocando formulas e excluindo linhas que ficaram obsoletas.

 

Obrigado Joh outro mundo. Risos. FOCO e SORTE.

 

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...