Jump to content

Qual a fórmula de Excel que vc mais necessita e não tem ainda?


Recommended Posts

  • 2 weeks later...

Gostaria de uma fórmula que me desse as dezenas que vão ser sorteadas...:rolleyes:...

 

Agora falando sério e aproveitando o tópico, alguém sabe se é possível filtrar no EXCEL semelhante ao filtro que utilizamos no COLOGA?

Obrigado.

8-)

...

  • Like 1
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

40 minutos atrás, Joh2010 disse:

Todos os tipos de filtros que tem lá? Teria que fazer um processo gigantesco, não?

 

Falo de filtros simples.

Tipo, coloco umas 10 linhas de 15dz. e estabeleço os valores de mínimo e máximo para cada linha, exatamente como o COLOGA faz... 

Só não tenho ideia de como fazer isso.

 

8-)

...

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
Em 04/05/2021 em 00:05, Wata disse:

Gostaria de uma fórmula que me desse as dezenas que vão ser sorteadas...:rolleyes:...

 

Agora falando sério e aproveitando o tópico, alguém sabe se é possível filtrar no EXCEL semelhante ao filtro que utilizamos no COLOGA?

Obrigado.

8-)

...

Bom dia, visualizando o tópico aqui, a fim de colaborar, hoje também tem o Power BI que pode manipular uma quantidade gigante de dados tem mais possibilidades que o Excel. Hoje manipulo um trabalho para empresa com mais de 1,5 milhão de linhas.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, Paulo C V disse:

Bom dia, visualizando o tópico aqui, a fim de colaborar, hoje também tem o Power BI que pode manipular uma quantidade gigante de dados tem mais possibilidades que o Excel. Hoje manipulo um trabalho para empresa com mais de 1,5 milhão de linhas.

nao vejp power bi como uma boa escolha para a loteria

se a pessoa já sabe como usar e sabe oq quer no seu estudo ok

mas se vai aprender ou não sabe oq quer ou mesmo é só para teste não vale a pena o tempo empregado

praticamente ninguem sabe oq fazer em loteria, então tudo é teste e imaginação, se a questão for quantidade de linhas melhor aplicar um banco de dados

excel nesse ponto ganha por ser de facil aprendizado e facil fazer testes rapidos

a programação tbm é muito rapida

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde amigo !

 

Concordo com você, para iniciantes e leigos ou que manipulam poucos dados o Excel realmente é uma boa escolha. Apesar de trabalhar com planilhas desde o Lottus 123, ou seja, já faz uns 45 anos, talvez para loterias (como sou leigo) talvez seja matar uma formiga com pata de elefante. Pois com o Power BI justamente tem como diferencial trabalhar com tabelas e com funções e fórmulas DAX mais bem elaboradas e sem falar na liguagem M achei que poderia melhorar em algo.  Fica a dica !

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@Paulo C V

o problema não é nem matar a formiga com pata de elefante, o problema é achar a formiga para matar,

power bi  linguagem m e dax são especificas para tratamento de dados, mas tem que se saber quais dados tratar e como tratar, se souber não importa a ferramenta que se escolha caso saiba usar ela para o caso

em loteria não se sabe nada é tipo tiro no escuro usar ferramenta especifica para isso é perda de tempo, o melhor é usar uma ferramenta mais ampla e facil de usar mesmo que mais  simples

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Em 31/05/2021 em 14:25, Paulo C V disse:

Boa tarde amigo !

 

Concordo com você, para iniciantes e leigos ou que manipulam poucos dados o Excel realmente é uma boa escolha. Apesar de trabalhar com planilhas desde o Lottus 123, ou seja, já faz uns 45 anos, talvez para loterias (como sou leigo) talvez seja matar uma formiga com pata de elefante. Pois com o Power BI justamente tem como diferencial trabalhar com tabelas e com funções e fórmulas DAX mais bem elaboradas e sem falar na liguagem M achei que poderia melhorar em algo.  Fica a dica !

 

Essa linguagem M que você menciona, por acaso tem a ver com o antigo Mumps?

Eu usava (há décadas) o Mumps da Micronetics. Que acabou ou foi vendida para outra empresa.

 

Se for, realmente o Mumps ajudava muito na programação rápida para análises diversas que fazia.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O que é linguagem M?
M é a linguagem utilizada no Power Query, que está no Power BI e Também no Excel (muitas pessoas nem sabiam disso). Na realidade, nome formal desta linguagem é Power Query Formula Language, Porem, mesmo a Microsoft prefere chama-la de M. M é uma linguagem que nos permite realizar o tão aclamado ETL.
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Me surgiu uma dúvida agora: é possível conferir um grupo todo, de uma vez, em um resultado?

Por exemplo, se eu tenho vários grupos com centenas de linhas de 15dz. e quero conferir contra uma única linha de 15dz. (um resultado) e saber quantas linhas em cada grupo acertaram 5,6,7... como faço isso?

 

Sei que dá pra fazer pelo COLOGA, e alguns analisadores disponíveis no fórum, mas quero saber como fazer no Excel.

 

Se alguém souber, por favor dá uma força aí.

 

Valeu.

😎

...

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

33 minutos atrás, Wata disse:

Me surgiu uma dúvida agora: é possível conferir um grupo todo, de uma vez, em um resultado?

Por exemplo, se eu tenho vários grupos com centenas de linhas de 15dz. e quero conferir contra uma única linha de 15dz. (um resultado) e saber quantas linhas em cada grupo acertaram 5,6,7... como faço isso?

 

Sei que dá pra fazer pelo COLOGA, e alguns analisadores disponíveis no fórum, mas quero saber como fazer no Excel.

 

Se alguém souber, por favor dá uma força aí.

 

Valeu.

😎

...

 

Se entendi o que vc  procura, um conferidor para cada grupo em relação a sua linha de 15 dezenas já resolve.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

37 minutos atrás, Wata disse:

se eu tenho vários grupos com centenas de linhas de 15dz. e quero conferir contra uma única linha de 15dz. (um resultado) e saber quantas linhas em cada grupo acertaram 5,6,7... como faço isso?

pelo que entendi pode ser tanto por formula oumacro aqui mesmo no forum mesmo tem varios exemplo

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Wata disse:

Me surgiu uma dúvida agora: é possível conferir um grupo todo, de uma vez, em um resultado?

Por exemplo, se eu tenho vários grupos com centenas de linhas de 15dz. e quero conferir contra uma única linha de 15dz. (um resultado) e saber quantas linhas em cada grupo acertaram 5,6,7... como faço isso?

 

Sei que dá pra fazer pelo COLOGA, e alguns analisadores disponíveis no fórum, mas quero saber como fazer no Excel.

 

Se alguém souber, por favor dá uma força aí.

 

Valeu.

😎

...

 

Tentando ajudar...

Pelo que entendi, minha sugestão seria por INTERVALO DE COLUNAS conforme figura no spoiler.

 

Spoiler

Este é apenas um "rascunho" do cabeçalho com os 3 primeiros Grupos E não coloquei as fórmulas.

 

image.thumb.png.48708625bbe30c0128f234313b94c6fe.png

 

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Minha forma atual de fazer isso é conferindo linha por linha de cada grupo e depois contar quantas acertaram 5, quantas acertaram 6 e assim por diante.

Para muitos grupos com muitas linhas, o processamento se torna lento e o tamanho da planilha fica muito grande.

O que eu pensei é se não haveria uma forma mais eficiente pra fazer isso.

Valeu.

 

😎

...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Wata disse:

Minha forma atual de fazer isso é conferindo linha por linha de cada grupo e depois contar quantas acertaram 5, quantas acertaram 6 e assim por diante.

bem, parece que a forma mais pratica de se fazer isso

tinha postado a macro função contREP


Function ContREP(ByVal rag1 As Range, ByVal rag2 As Range) As Long
     reg1 = rag1.Value2: reg2 = rag2.Value2: TtL = 0
     Lc1 = UBound(reg1, 1): Cc1 = UBound(reg1, 2)
     Lc2 = UBound(reg2, 1): cc2 = UBound(reg2, 2)
     For l1 = 1 To Lc1
          For C1 = 1 To Cc1
               If reg1(l1, C1) <> "" Then GoSub lk
          Next
     Next
     ContREP = TtL
     Exit Function
lk:
     For l2 = 1 To Lc2
          For c2 = 1 To cc2
               If reg1(l1, C1) = reg2(l2, c2) Then TtL = TtL + 1: Return
          Next
     Next
     Return
End Function

se tiver linhas com menos dezenas é só colocar como a primeira range

fica um pouco mais leve que a fomula pura pq para a contagem pela quantidade da primeira tabela
na coluna que colocou a formula é só aplicar um contase

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

peguei o bonde andando... e talvez não seja isso...

mas combine as funções SOMARPRODUTO e CONT.SE

 

=SOMARPRODUTO(CONT.SE( aposta1 :  $sorteio ))

 

onde:

- "aposta1" são as XX dezenas apostadas

- "$sorteio" são as XX dezenas sorteadas

Destaco que coloquei o "cifrão" para FIXAR as dezenas sorteadas, podendo copiar para várias linhas...

Ao final vc terá para cada aposta, o total de acertos do sorteio, tudo em uma única célula (um resultado por aposta, claro)

 

Veja exemplo:

image.png.3864e7797dc9f48f9ac6b055876bc144.png

 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Boa noite Galera.

Se alguem puder e tiver conhecimento, poderia disponibilizar ou

ensinar como fazer?

 

Tenho  1000 linhas de 15 dezenas no Excel e quero separar de 50 em 50 e contar os

acertos de cada grupo separadamente.

 

Estou fazendo a separação manual e contando manualmente cada grupo desses,

só que está demorando muito.

Caso alguem tiver uma formula para isso e puder disponibilizar, será de grande ajuda.

 

Obrigado...

 

Um Feliz Natal a todos do Fórum.

 

Att

Edited by Friaça
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, Friaça disse:

Boa noite Galera.

Se alguem puder e tiver conhecimento, poderia disponibilizar ou

ensinar como fazer?

 

Tenho  1000 linhas de 15 dezenas no Excel e quero separar de 50 em 50 e contar os

acertos de cada grupo separadamente.

 

Estou fazendo a separação manual e contando manualmente cada grupo desses,

só que está demorando muito.

Caso alguem tiver uma formula para isso e puder disponibilizar, será de grande ajuda.

 

Obrigado...

 

Um Feliz Natal a todos do Fórum.

 

Att

@Friaça Separar de 50 em 50... e contar em relação a todos os concursos, correto?

A única solução que encontrei para não ficar tão pesado o arquivo, foi: separar 25 em 25 ... A cada separação de 25 em 25 ir salvando o resultado em outro local , até completar a análise das 1000 linhas. Uma fórmula para 1000 linhas em relação a todos os concursos é inviável.

Fiz apenas um resumo dos últimos 100 concursos apenas como exemplo:

Espero que ajude em algo.

Spoiler

image.thumb.png.e69f1f93a47944d4664c7e9ee1e0e15b.png

 

 

image.thumb.png.ce3289902d7e2155bd1d3a78ebbf1be9.png

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Pataca disse:

Fiz apenas um resumo dos últimos 100 concursos apenas como exemplo:

Olá @Pataca.

Obrigado pela dica e pela tentativa de ajuda.

Mas não é realmente o que estou procurando, pois separar a quantidade x de linhas e ir salvando em outro local vai dar o mesmo trabalho....kkkk.

O que tenho feito é o seguinte.

Da linha 51 para baixo eu arrasto todas e deixo um espaço entre essas linhas (50,51) e conto a pontuação das 50...

Depois arrasto da linha 101 para baixo e deixo o espaço da (100,101) e conto a pontuação dessas novas 50 linhas.

E assim vou fazendo, mas com uma quantidade de linhas muito grande vai cansando a mente....kkkk

 

Mas mesmo assim agradeço. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...