Jump to content

[OPINIÃO] Conferir os jogos impressos para ver se nenhum foi registrado incorretamente


dois

Recommended Posts

Alguém interessado em colaborar nisto ?

Alguém interessado em dar sequência no pouco que disponho sobre o assunto e depois compartilhar ?

 

 

HISTÓRICO:

 

Quando meus planos eram "investir" em jogos de loteria, ainda não havia opção ON-LINE que a CEF "tem" atualmente.

Então pensei: "Conferir jogos da LOTOMANIA é uma estupidez desmedida!!!"

Naquela época comentei nessa postagem:

 

 

POSTAGENS RECENTES:

 

 

 

 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

A maioria dos jogos ainda são feitos nas lotéricas, especialmente em bolões. É claro que com a possibilidade de jogar online e as extensões que facilitam o preenchimento dos jogos, a tendência é que muitos migrem. Contudo, tem aqueles que preferem o comprovante físico.

 

A utilização do OCR é uma alternativa boa, já que permite transformar os jogos em texto e com uma exportação para o excel, conferir com os jogos originais, não precisa de nenhuma programação extra de softwares.

 

Outra possibilidade: Muitos acreditam que no código de barras estão as dezenas jogadas, mas o problema é a "chave" utilizada para transformar as barras em conteúdo, como acontece em conferências nas lotéricas ao pagar os prêmios. Desta forma conseguiríamos, através do scanner manual, fazer a leitura do código de barras e automaticamente, através de um software, comparar os jogos com o que foi digitalizado. Neste caso, não teríamos a digitalização dos bilhetes, mas uma conferência manual, porém mais rápida, de todos os jogos registrados.

 

A minha maior dificuldade em registrar jogos impressos, não é 'simplesmente' conferir (sim, é complicado conferir), mas digitalizar todos os jogos de forma "automatizada". Um programa de conferência precisa ser integrado a um scanner que já exista ou até mesmo construído especificamente para isso, que permita a digitalização em massa, para posterior conferência.

 

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Neste fim-de-semana estive tentando relembrar minhas experiências sobre o assunto

Não lembro se postei além do que citei na primeira postagem aqui do Tópico,

vou pesquisar e se encontrar posto o(s) link(s), caso contrário posto comentários.

 

Nesta manhã meus #TeT me sugeriram uma tentativa de solução que vou me esforçar em realizar,

é uma Lógica ridiculamente simples comparando-se com o que eu pensava até então

(confesso que até fiquei envergonhado de não ter pensado nisso antes... KKK).

Evidentemente que ainda exige um aprendizado que ainda não tenho (por enquanto).

 

Também aguardo ansiosamente por colaborações, sugestões, ...

 

  • Like 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

56 minutos atrás, dois disse:

Nesta manhã meus #TeT me sugeriram uma tentativa de solução que vou me esforçar em realizar,

é uma Lógica ridiculamente simples comparando-se com o que eu pensava até então

(confesso que até fiquei envergonhado de não ter pensado nisso antes... KKK).

Evidentemente que ainda exige um aprendizado que ainda não tenho (por enquanto).

 

Antes de tentar explicar os detalhes, eu e meus #TeT queremos reiterar uma realidade que talvez 

resulta em interpretação incorreta. Isto porque talvez haja o seguinte questionamento:

"Mas porquê não "desenrola" logo a explicação ? Tá querendo #Esconder-o-ouro ?"

 

Garanto que não se trata disso e repito também aqui o que comento em outros Tópicos:

"A intenção não é #Esconder-o-ouro, mesmo poque ele não existe e caso venha a existir,

terei o maior prazer em compartilhar com vários colaboradores também aqui."

 

Como também já comentei, continuo sem Placa-de-Video no meu modesto PC #Guerreiro

e isso me limita desde programação até criação de videos, que é o que eu gostaria de fazer também para este Tópico.

 

Por outro lado, continuo com internet Móvel via roteador do celular...

 

image.thumb.png.8d0dcb340f5b737a81637008c56c3e84.png

 

 

 

 

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, dois disse:

Nesta manhã meus #TeT me sugeriram uma tentativa de solução que vou me esforçar em realizar,

é uma Lógica ridiculamente simples comparando-se com o que eu pensava até então

(confesso que até fiquei envergonhado de não ter pensado nisso antes... KKK).

Evidentemente que ainda exige um aprendizado que ainda não tenho (por enquanto).

 

Seguindo em frente...

A sugestão supracitada é a seguinte:

(1) Criar uma rotina específica que permita Condicionar a cada Modalidade

       Isto simplifica gigantescamente em vários Tratamentos da digitalização:

       Por exemplo, na LOTOFÁCIL teremos:

       (1.1) São apenas 25 números e não todos os 256 caracteres e símbolos (ou mais)

       (1.2) Os 25 números estarão sempre em ordem crescente

       (1.3) Os 25 números estarão sempre em determinado tipo de Fonte

       (1.4) e assim por diante

(2) Quanto a digitalização:

       (2.1) Eu utilizo desde o ano de 2017 este e acho que para o meu uso não terei problema

image.png.cb51a69bcd1a3914169dc7bfb8b3751c.png

 

       (2.2) Também penso em analisar e testar outros modelos.

       (2.3) Talvez seja necessário Condicionar o processamento ao modelo do Scanner e/ou formato/propriedades da foto/figura

       (2.4) Também testei (em 2017) este modelo de Leitor de Código de Barras da figura abaixo e parece confirmar a opinião do  link que postei .

image.png.e4fc9191dd16deffadd3e0a53fd2b876.png

 

(3) Quanto a Lógica que considero "Lógica ridiculamente simples" trata-se de estruturar o processamento

      através de Comparação simples de Leitura x Repositório, aprovando ou reprovando conforme o Percentual

      e a Validação (por exemplo, o número lido não pode ser menor que o anterior lido, e assim por diante)

 

Evidentemente que isto são somente "rascunhos sintéticos", pois certamente durante a criação poderão

ocorrer modificações e novas necessidades.

 

Novamente reitero... SE puder e quiser...

Toda e qualquer colaboração, sugestão, ideia, opinião, crítica (desde que construtiva), ...

são sempre muitíssimo bem-vindas.

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, dois disse:

(2) Quanto a digitalização:

       (2.1) Eu utilizo desde o ano de 2017 este e acho que para o meu uso não terei problema

 

 

Uso ele desde o ano de 2017 no modo portátil e também com a base e nunca tive problemas...

Sinceramente... tive sim, mas foi em aprender a usar com a base...KKK

 

image.thumb.png.a23105735dd4743f4fcd4d2814720a09.png

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

24 minutos atrás, dois disse:

Uso ele desde o ano de 2017 no modo portátil e também com a base e nunca tive problemas...

Sinceramente... tive sim, mas foi em aprender a usar com a base...KKK

 

Olha ele aí agora:

 

image.png.80d0f4a545cd20945f29704cda42ffb8.png

Link to comment
Share on other sites

Quanto ao Bilhete/Recibo da aposta:

No post do link que mencionei na primeira postagem deste Tópico, há referências técnicas sintéticas passiveis de análise específica.

Por exemplo a figura abaixo digitalizei pelo Scanner T2SL no modo com a base e vou detalhar a seguir somente um ítem técnico, o ruído:

Talvez o termo técnico mais adequado seja Ruído Digital, que neste caso consideremos como:

"A distorção visual identificável pelos elementos não obrigatórios", que neste caso, o mais relevante está na cor azul

 

image.thumb.png.86d9a53e745b4b1c49eac50107a0d539.png

 

 

Como mencionei no link na primeira postagem deste Tópico: 

Até o momento o Melhor avanço foi digitalizando/convertendo em formato Bitmap monocromático...

Evidentemente que isso foi avaliando somente a solução mais simples e disponível que conheço.

Neste caso temos este resultado:

 

image.thumb.png.5a11ac4e7abd4cc609132f8ac0595dfa.png

 

Considerando como Referência alguns Elementos Obrigatórios do Recibo/Bilhete de aposta,

talvez o resultado da Comparação com um Repositório "LF_01_a _25" resulte em Percentual

suficiente para Aprovação e consequentemente a gravação destes 2 jogos no arquivo texto.

 

A única dúvida talvez seja quanto ao Número do Concurso que talvez possa ser validado

mediante Comparação com a Data do Sorteio.

 

Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, dois disse:

Evidentemente que isso foi avaliando somente a solução mais simples e disponível que conheço.

 

O ideal é criar ou obter uma rotina que FILTRE considerando RGB,

que certamente resulta em Melhor Aproveitamento.

Link to comment
Share on other sites

Não tenho muito a acrescentar, mas vou dar minha visão.

 

Acredito que a forma mais rápida de se fazer isso é com uma câmera para fotografar. Se você precisa de velocidade, fotografar é mais rápido que escanear. O maior desafio é construir algo que puxe os comprovantes dos jogos, ou seja, mesmo problema de um scanner, segundo li nos tópicos anteriores. O scanner evita a parte de automação e manipulação de vários "hardwares" separados, pois se for uma usar câmera fotográfica, você vai ter que criar todo um sistema de disparo, integrar com uma forma de puxar e soltar os comprovantes... Isso acredito que não seja difícil fazer, pois já deve ter coisas prontas para arduino, só vai precisar botar um timer para sincronizar com a troca de comprovante.

 

O mais fácil de tudo é criar o reconhecimento de caracteres. Há diversas bibliotecas para isso, ainda mais o que se pretende reconhecer são linhas "-------", números e algumas palavras, pois a "FONTE" dos comprovantes são universais. Então, o treinamento para reconhecer vai ser especifico para ela. Como o @doisjá disse, é melhor transformar a foto em monocromática para se fazer o reconhecimento, pois, até onde conheço, o reconhecimento se faz com hashes, ou seja, assinaturas.

 

Infelizmente a parte de automação não posso ajudar, pois nada entendo. A parte de programação seria algo interessante.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

19 horas atrás, rockcavera disse:

Não tenho muito a acrescentar, mas vou dar minha visão.

 

Acredito que a forma mais rápida de se fazer isso é com uma câmera para fotografar. Se você precisa de velocidade, fotografar é mais rápido que escanear. O maior desafio é construir algo que puxe os comprovantes dos jogos, ou seja, mesmo problema de um scanner, segundo li nos tópicos anteriores. O scanner evita a parte de automação e manipulação de vários "hardwares" separados, pois se for uma usar câmera fotográfica, você vai ter que criar todo um sistema de disparo, integrar com uma forma de puxar e soltar os comprovantes... Isso acredito que não seja difícil fazer, pois já deve ter coisas prontas para arduino, só vai precisar botar um timer para sincronizar com a troca de comprovante.

 

O mais fácil de tudo é criar o reconhecimento de caracteres. Há diversas bibliotecas para isso, ainda mais o que se pretende reconhecer são linhas "-------", números e algumas palavras, pois a "FONTE" dos comprovantes são universais. Então, o treinamento para reconhecer vai ser especifico para ela. Como o @doisjá disse, é melhor transformar a foto em monocromática para se fazer o reconhecimento, pois, até onde conheço, o reconhecimento se faz com hashes, ou seja, assinaturas.

 

Infelizmente a parte de automação não posso ajudar, pois nada entendo. A parte de programação seria algo interessante.

 

Muitíssimo obrigado pela colaboração,

Isso já é mais um incentivo por saber que é uma solução viável.

Estou satisfeito com meu SCANNER que, como comentei, uso no modo portátil e também no modo "com a base",

a qual é a base de tração e também tem "Guia de largura" que ajusta para diferentes larguras de papel.

image.png.24e530a29422551a901f3c3cbe011c56.png

Evidentemente que para grandes quantidades o ideal é uma solução mais rápida.

Na época que pesquisei (salvo engano no ano de 2015) lembro de ter analisado um modelo interessante com sistema de

fotografia apoiado por um acessório de iluminação e também acompanhava um software também interessante,

vou tentar procurar nos meus backups antigos e se encontrar posto aqui.

 

Eu também ainda não tenho o conhecimento suficiente, mas logo começo a Minerar: tutoriais, cursos, ferramentas.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, dois disse:

vou tentar procurar nos meus backups antigos e se encontrar posto aqui

 

@rockcavera e demais

É conhecido como SCANNER DE LIVROS, eis um exemplo (mas me interessou outro modelo, pelo software que acompanhava):

 

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/5458/czur-et16-plus-e-o-scanner-de-livros-que-consegue-digitalizar-100-paginas-em-2-minutos

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...