Jump to content

QUAIS DEZENAS DAS AUSENTES SAIRÃO?


luanjes

Recommended Posts

A perfomance em cada sorteio é obtida pela soma das dezenas acertadas + a diferença entre a quantidade escolhida e 15.

A média é obtida pelo acumulado de acertos dividido pelo nº de sorteios nos quais o colaborador participou.

Na 2ª coluna temos o acumulado de acertos e o nº de sorteios. Na 3ª coluna, a média obtida na divisão......

Eventuais discrepâncias favor comunicar

Obs.: È excluído do ranking quem não postar por 3 sorteios consecutivos

Ranking acertos 540 a 545						
Média

01 14/1 14 C. Jacobino
01 14/1 14 Ferreir
01 14/1 14 Damiani
02 53/4 13,25 André
03 77/6 12,83 Etimo51
04 76/6 12,67 Bingo
05 38/3 12,67 Birasp
06 63/5 12,6 Joss
06 63/5 12,6 Airton
06 63/5 12,6 Tina
07 75/6 12,5 Luanjes
08 50/4 12,5 Edna Braga
09 62/5 12,4 Marcelo Lopes
10 49/4 12,25 Ilusão
10 49/4 12,25 Benício
11 61/5 12,2 Wata
11 61/5 12,2 Dapi
12 73/6 12,17 Onaiab
13 24/2 12 Iron Marcio
13 24/2 12 Devair
14 24/2 12 Akva
15 12/1 12 Faceira
16 46/4 11,5 Colt50

Link to comment
Share on other sites

A meu ver, seria muito menos complicado e mais justo o seguinte critério:

100 % acertos valeria uma nota qualquer, 10, 100 etc etc etc, obtida acertando 05 em 05, 06 em 06, etc etc etc

90%, 80% e demais performances, seguindo o critério acima citado.

Alguém que tenha conseguido acertar 01 única vez os 100% dos palpites e 70%, 80% etc etc etc em outros, obteve melhor resultado que um outro que tenha acertado 90% várias vezes, sem jamais ter alcançado os 100% de acertos.

Como é um Fórum de discussões, eu penso assim. ;)8-)

Link to comment
Share on other sites

A meu ver, seria muito menos complicado e mais justo o seguinte critério:

100 % acertos valeria uma nota qualquer, 10, 100 etc etc etc, obtida acertando 05 em 05, 06 em 06...90%, 80% e demais performances, seguindo o critério acima citado. Alguém que tenha conseguido acertar 01 única vez os 100% dos palpites e 70%, 80% etc etc etc em outros, obteve melhor resultado que um outro que tenha acertado 90% várias vezes, sem jamais ter alcançado os 100% de acertos.Como é um Fórum de discussões, eu penso assim. ;)

Caro Onaiab

Primeiramente, obrigado pela sugestão mas apesar dela ser teoricamente menos complicada, não traduziria com exatidão a perfomance dos palpites de cada colaborador. A avaliação neste tópico realmente tem algumas nuances que não podem deixar de serem observadas caso a pretensão seja estabelecer-se um critério justo. Quais são elas...?

Necessariamente tem que haver uma indexação da quantidade sugerida x nº de acertos, tudo relacionado com 15.

Apesar de ter pensado bastante, não encontrei ainda uma fórmula mais simples que permita mensurar os palpites sem que estas duas variáveis acima estejam presentes.

Na próxima mensagem, coloco alguns exemplos para um melhor entendimento....

Link to comment
Share on other sites

Para não irmos muito longe, vamos nos reportar somente a 4 palpites deste 545:

Onaiab.........6 acertos em 7 escolhidas

Wata...........6 acertos em 8 escolhidas

Etimo51.......5 acertos em 6 escolhidas

Benicio.........5 acertos em 7 escolhidas

Sairam 6 das ausentes. Etimo51 acertou a quantidade mas errou uma dezena. Onaiab e Wata acertaram as dezenas sorteadas mas erraram nas quantidades. Benício errou a quantidade mas acertou 5 dezenas das 6 que sairam. Como classificar quais os melhores palpites dos acima em termos de apostas?

Obviamente, os melhores palpites serão aqueles que mais se aproximarem do resultado no sorteio. Como avaliá-los?

De acordo com os critérios que adotei, os palpites dos exemplos foram classificados da seguinte forma:

Onaiab..........6 + 8 = 14

Wata............6 + 7 = 13

Etimo 51.......5 + 9 = 14

Benício.........5 + 8 = 13

Se alguém tiver uma fórmula ou sistema mais simples para avaliação dos palpites, eu gostaria que postasse para análise. Não se esquecendo que qualquer um de nós poderá acertar 100% das ausentes se jogarmos com todas as 10 possíveis, só que em termos de apostas, estaremos deixando de priviliegiar as repetentes e, provavelmente, nossos resultados serão péssimos.

Ausentes x repetentes são parceiras inseparáveis

Link to comment
Share on other sites

GOSTARIA DE DAR A MINHA SINGELA SUGESTÃO PARA O CALCULO DA CLASSIFICAÇÃO DOS PALPITES. ACHO QUE DEVEMOS ESTABELECER O Nº DE 07 DEZENAS PARA A CLASSIFICAÇÃO PARA TODOS, POIS ESSA É A MELHOR MÉDIA. SE ALGUÉM ACHAR QUE VAI SAIR MAIS QUE ESSE Nº PODE PALPITAR MAS, DEVE SEPARAR A, OU, AS DEZENAS QUE ULTRAPASSAREM O Nº 07. FICA AÍ A MINHA SUGESTÃO. ABERTA A CRITICAS E TROVOADAS. UM ABRAÇO A TODOS AIRTON.

Link to comment
Share on other sites

Prezado Airton

O que estamos procurando é uma fórmula menos complicada para avaliarmos os palpites dos colaboradores.

Sua sugestão não trata diretamente desta questão e, segundo entendi, todos deveriam limitar-se a escolher 7 das ausentes, o que limitaria um pouco o objetivo principal deste tópico que é exatamente prever a quantidade e as dezenas "novas" que serão sorteadas de acordo com a intuição/palpite de cada um.

Mas agradeço sua opinião e se puder sugerir alguma coisa com respeito ao sistema de avaliação, por favor exponha...

Link to comment
Share on other sites

Luanjes

Creio que o problema está em querermos classificar duas "competições" (acertos e quantidades) em uma única nota.

Sugiro fazer uma divisão:

Para acertos, basta contar os acertos: quanto mais acertos melhor a qualificação no "ranking".

Para quantidades poderia somar a diferença entre o palpite e a quantidade sorteada.

Exemplo:

No 546 palpitei 8 ausentes e vieram 5, então tenho +3.

No 547 palpitei 9 e vieram 7, então tenho +2 (sempre +).

Minha "nota no ranking" seria então +3+2=5.

A classificação seria então inversa, ou seja, quanto menor a nota quer dizer que mais próximo do acerto das quantidades está o forista, e melhor sua "classificação" NESSE ITEM (quantidades).

Que me diz????

Link to comment
Share on other sites

Creio que o problema está em querermos classificar duas "competições" (acertos e quantidades) em uma única nota.

Sugiro fazer uma divisão:

Para acertos, basta contar os acertos: quanto mais acertos melhor a qualificação no "ranking".

Para quantidades poderia somar a diferença entre o palpite e a quantidade sorteada.Exemplos:

No 546 palpitei 8 ausentes e vieram 5, então tenho +3.

No 547 palpitei 9 e vieram 7, então tenho +2 (sempre +).

Minha "nota no ranking" seria então +3+2=5.

A classificação seria então inversa, ou seja, quanto menor a nota quer dizer que mais próximo do acerto das quantidades está o forista, e melhor sua "classificação" NESSE ITEM (quantidades).

Wata, obrigado pela sugestão. Há algumas particularidades que precisamos analisar melhor, pois simplesmente contar acertos sem indexá-los à quantidade pode trazer algumas distorções nas avaliações. No caso de todos os foristas opinarem com digamos, 9 dezenas entre as ausentes, provavelmente haveria um grande número de acertos de 100% (universo maior = + acertos) porém isto não cumpriria o objetivo principal do tópico, que é tentar captar a intuição de cada um quanto ao sorteio, inclusive na quantidade. Com certeza, muitos passariam a postar todas as 10 ausentes (quanto acertariam 100%) e o objetivo principal ficaria totalmente desvirtuado....

Por outro lado, precisamos também considerar como avaliar os palpites numa hipotética situação: Sairam 7 ausentes e o forista "A" opinou que viriam 6 enquanto o forista "B" cravou que sairiam 8. Ambos erraram mas qual foi o palpite mais próximo do sorteio: o de "A" ou o de "B"..? Para avaliar, temos que verificar quais as dezenas escolhidas por cada um e como elas se comportaram no sorteio, o que novamente leva à necessidade dos rankings escolhas x quantidades serem calculados em conjunto.

Mas vamos continuar pensando, quem sabe chegamos a alguma conclusão...

Link to comment
Share on other sites

Luanjes,

Em relação a pontuação, estamos avaliando duas situações

1- Acertos das dezenas ausentes que são sorteadas e,

2- Acerto da quantidade de dezenas ausentes que sairam.

A pontuação tem que premiar duplamente. :o

Assim como contribuição sugiro:

10 pontos para cada dezena acertada, e reduzir 10 pontos para cada postada a mais do que a quantidade sorteada.

Assim quem faz 6 acertos com 7 postadas e sairam 6 dezenas teria 50 pontos e

quem tem 6 acertos - postou 6 dezenas e sairam 6 dezenas teria 60 pontos.

Para funcionar melhor deveria ser limitada a quantidade de dezenas postadas ao máximo de 8 já que nunca sairam 10 e raramente 9 dezenas ausentes. 8-)

Link to comment
Share on other sites

Em relação a pontuação, estamos avaliando duas situações

1- Acertos das dezenas ausentes que são sorteadas e,

2- Acerto da quantidade de dezenas ausentes que sairam.

A pontuação tem que premiar duplamente. : sugiro 10 pontos para cada dezena acertada e reduzir 10 pontos para cada postada a mais do que a quantidade sorteada.

Assim quem faz 6 acertos com 7 postadas e sairam 6 dezenas teria 50 pontos e quem tem 6 acertos - postou 6 dezenas e sairam 6 dezenas teria 60 pontos.

Para funcionar melhor deveria ser limitada a quantidade de dezenas postadas ao máximo de 8 já que nunca sairam 10 e raramente 9 dezenas ausentes. 8-)

Dapi, obrigado pela sugestão, mas surgiu uma dúvida: como avaliar os palpites numa situação hipotética na qual sairam 7 ausentes e 3 foristas acertaram 6 dezenas das sorteadas se:

o forista "A" opinou que viriam 6, o forista "B" cravou que sairiam 7 e o forista "C" optou por 8 ?

Veja que "B" acertou em cheio na quantidade enquanto "A" e C" a erraram ( -1 + 1).

Pelo critério que vc propôs (apesar de não ter dado exemplo na situação de "A"), "B" teria 60 pontos (6 acertos x 10) enquanto "A" e "C" ficariam com 50 pontos (6 acertos x 10 - 10) pois postaram a menos e a mais (-1 +1) da quantidade sorteada.

Ocorre que "C" jogou com 8 dezenas e ficaria com a mesma pontuação de "A" que foi mais comedido (ou mais sincero) e sugeriu apenas 6 dezenas. Percebe a dificuldade..?

Quanto a limitação de 8 dezenas no palpite de cada colaborador, é algo a se pensar.....Talvez não prejudique em nada o objetivo maior do tópico que é tentar captar sugestões que se aproximem ao máximo do resultado do sorteio.

Vamos continuar pensando......

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto, apenas 6 opiniões, dando 41 palpites e resultando na média de 6,83 = 7

As 7 dezenas mais cotadas são:

2 (5) - 4 (5) - 9 (4) - 16 (6) - 19 (4) - 20 (5) - 22 (6)

Exatamente o palpite do Akva. Quem acreditar, deve jogar.....

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...