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como encontrar os padroes e frequencias dominantes, para fixar na mega?


sorel

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objetivo achar o ponto de referencia para ser fixo

Do tamanho do Universo.

Neste ponto...o nosso sol fica reduzido a um minúsculo 'pontinho' não é mesmo?

E dentro do complexo movimento do Universo, com tantos astros errantes e etc....tudo pode ser visto como "aleatório"...ou sem uma rota 100% definida.

Acontece algo parecido com todas as partículas, de todos os tamanhos.

Neste sentido, existe um força regional capaz de "arrastar" grupos de partículas a um determinado comportamento.

Tipo o que o Sol faz com as "partículas" por nós camadas de "planetas".

Quando a gente vai analisar uma loteria,, é bonito estudar as tendências a partir de "astros dominantes".

Estes "astros dominantes" são uma espécie de "bolinhas invisíveis" com um comportamento matemático próprio e que "atraem" as bolinhas visíveis a gravitarem em torno deles.

Imagine então que existe uma "super bola" como sendo um sol, e uma série de "super bolas" que vem e vão e com isso carregam tendências.

Ainda que o agente lotérico "mude os pesos", mude o tamanho das campânulas e até forje resultados para favorecer políticos, a matemática é infalível para mostrar o comportamento dos astros dominantes...

Eles vão mostrar períodos sazonais e vão indicar a forma estratégica como os números sorteados estão sendo organizados.

Apoiando os resultados da mega sena em um modelo de análise histórica chamado de "Talisman", conseguimos obter quatro caminhos "gravitacionais" para o 2o número a ser sorteado no concurso 1526.

Nosso modelo encontrou um "impasse"(neste setor), e isto se traduz em um leque de quatro opções bem definidas, extraídas de duas linhas de tendências de ocorrência. Estas linhas foram calculadas usando dezenas de eventos históricos, mas, como é estatística, elas são sujeitas a eventuais alterações...

Assim como o ponto de localização de nosso planeta MUDOU no espaço depois do grande Tsunami (que foi "imprevisível"), também pode acontecer de existir uma mudança de comportamento do agente lotérico, e isso causa uma alteração na rota prevista em nossa planilha. 

O nosso "guru das loterias", o Mestre Saliu aplicou esse tipo de rotina com muita proeficiência e deu no que deu. Vamos seguir então os passos desse Einstein e estruturar condições de favorabilidade...mas sem "apostar na sorte"...vamos aprender, como ele,  a CRIAR  a sorte.  

Estes caminhos estão erguidos dentro de uma lógica científica e se estruturam assim: 

A: Estimamos que as duas planilhas estejam alinhadas com a continuidade dos dados históricos colhidos
B: Estimamos que a planilha "1" vai se comportar DIFERENTE do perfil histórico, mas, a "2" vai ser exatamente o que a estatística prevê
C: Estimamos que a planilha "2" vai se comportar DIFERENTE do perfil histórico predito, mas a "1" vai estar em acordo com o oque estamos predizendo
D: Estimamos que tanto a planilha "1" quanto a "2" não vão seguir o perfil de desenvolvimento histórico assinalado.

Desta maneira, observe, cobrimos 360 graus de todas as possibilidades obtidas.

Em termos de loteria a gente diz: o número está dentro(ou o "o número vem" ), ou dizemos, "o número está fora".

Se você tem dois conjuntos de números onde vai buscar dizer o que resulta deles, cria sempre o conjunto de quatro hipóteses que acabamos  de descrever. 

Em termos práticos, colocamos os números na nova enquete que você pode observar no canto direito da página.(ficará visível até a meia noite de sábado)

A letra A corresponde ao prosseguimento das tendencias observadas nos últimos 30 concursos e é favorita...mas, quando algo dura muito tempo, em especial em se tratando de loterias, as "chances" de uma eventual alteração vão crescendo.

Com isso, use sua sensibilidade para estimar.

Para finalizar, coloco aqui as imagens (parciais) do grupo analisado onde é muito provável a presença do o sorteado do concurso 1526...e com uma dose de perspicácia, você poderá também estimar onde vai estar esse número, que sozinho, consegue a façanha de desbancar muitos milhões de possibilidades combinatórias...(e com mais 3 apenas, você já faz a sua quadra)...
 

tendencia+positiva+para+o+2o+sorteado+1526.jpg

esta tabela tem indicativo para "conter" nosso número


e já esta a seguir, nos diz o contrário:
 

tendencia+improv%C3%A1vel+para+o+2o+sorteado+1526.jpg

 

 
 
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ola, sempre menciono sobre ter um referencia , um base ,um  norte, um centro

como sol, ter um macho lobo alfa  na matinha( opa agora estou falando de mim) ahh

 na mega temos os trios sem repetiçao de digitos sempre um dos dois digitos gravitam nos

 nos trios de referencia temos 4500 trios

 podemos urar tambem noa joga o ultimo e seus adajcentes com um quadrante fora

 entao sao 18mias 15= teoricamente 33 mas elas se anulam ( se comem) deve dar umas 27a 30

mias 17 em um das posiçoes( quando é visto por ordem de sorteios  lembrar

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objetivo= cruzar padroes de referencia  montar matrizes de padroes e  nao de dezenas

padrao basico= par/ impar

0/6

1/5

5/1

4/2

2/4

3/3

tambem serve para quantidade  de repetiçoes= em 4/2 indica que repete 4 e nao duas do ultimo para o proximo

pdemos usar padroes basicos os grupos pi ip ii pp

temos em 100%

precisamos ver as que mais saem e trasos mas das que mas saem( pois voltam sempre as que mais saem

 00 00 01 05
00 00 02 04
00 00 03 03
00 00 04 02
00 00 05 01
00 01 00 05
00 01 01 04
00 01 02 03
00 01 03 02
00 01 04 01
00 01 05 00
00 02 00 04
00 02 01 03
00 02 02 02
00 02 03 01
00 02 04 00
00 03 00 03
00 03 01 02
00 03 02 01
00 03 03 00
00 04 00 02
00 04 01 01
00 04 02 00
00 05 00 01
00 05 01 00
01 00 00 05
01 00 01 04
01 00 02 03
01 00 03 02
01 00 04 01
01 00 05 00
01 01 00 04
01 01 01 03
01 01 02 02
01 01 03 01
01 01 04 00
01 02 00 03
01 02 01 02
01 02 02 01
01 02 03 00
01 03 00 02
01 03 01 01
01 03 02 00
01 04 00 01
01 04 01 00
01 05 00 00
02 00 00 04
02 00 01 03
02 00 02 02
02 00 03 01
02 00 04 00
02 01 00 03
02 01 01 02
02 01 02 01
02 01 03 00
02 02 00 02
02 02 01 01
02 02 02 00
02 03 00 01
02 03 01 00
02 04 00 00
03 00 00 03
03 00 01 02
03 00 02 01
03 00 03 00
03 01 00 02
03 01 01 01
03 01 02 00
03 02 00 01
03 02 01 00
03 03 00 00
04 00 00 02
04 00 01 01
04 00 02 00
04 01 00 01
04 01 01 00
04 02 00 00
05 00 00 01
05 00 01 00
05 01 00 00

 

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quer dizer entao que quase sempre um quadrante( cruz no volante caixa)

da zero e tambem nos grupos pi ip ii pp= da zero

entao temos que cruzar estes dois padroes( é isto que falo cruzamentos de padroes basicos)

entao termos 16 linhas teoricamente seria 15 e 15= total 30 15 e 15 sao os dois zerados

e nas outras 30 ou espleho tem 5 a 6 dezena em 16 linhas uma esta carregada

 noa quer jogar as 16 ? vamo pelo atraso e filtrar

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quando voce cruza dois padroes da coisa boa

 exemplo cruzamentos 4 quadrantes 4 grupos ip pi ii pp

deu 12 linhas de 30 dezenas  sempre em 100% tem uma quadra

 tem 50% ou seja de 10 sorteio 5 tem de 5 a 6 dezenas em 30

viu quando se cruza padroes agora voce noa quer jogar as 12 linhas

 vai por atrasos confira

01 03 05 07 09 10 12 14 16 18 21 23 25 27 29 30 32 34 36 38 41 43 45 47 49 50 52 54 56 58
01 03 05 07 09 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51 53 55 57 59
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59
01 03 05 07 09 10 12 14 16 18 21 23 25 27 29 30 32 34 36 38 41 43 45 47 49 50 52 54 56 58
01 02 03 04 05 06 07 08 09 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 60
02 04 06 08 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 46 48 50 52 54 56 58 60
01 03 05 07 09 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51 53 55 57 59
01 02 03 04 05 06 07 08 09 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 60
02 04 06 08 11 13 15 17 19 20 22 24 26 28 31 33 35 37 39 40 42 44 46 48 51 53 55 57 59 60
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59
02 04 06 08 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 46 48 50 52 54 56 58 60
02 04 06 08 11 13 15 17 19 20 22 24 26 28 31 33 35 37 39 40 42 44 46 48 51 53 55 57 59 60
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Total de jogos: 12

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entao voce escolheu uma os duas das linhas de 12 ok

 ai voce entra nas 30 em nao joga ultimo e seus ajacentes=  temos 30 -18

 sobra 12 bahhh veio voce desbora ou filta as 12  entsao de 60 biaxou para 12

 com uns filtros de terminçoes  pode chegar aso 60 cartoe

bahhh, ai voce noa esquece da minha claoi preta bonita
alguem dirá as vezes repete uma dezena do ultimo para o proximo

tem jogar varios sortteios para pegar os padraos

 há tem ai dentro o trios sem repetiçao de digtios pára ver
 

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 a repetiçao é o segredo da problabilidades e tambem o é a lei da atraçao   da freqeuncia dominante

de algumas dezenas em detrimento a outras, a faixa central da curva de gauss mostra isto

 atraves da curva do sino.das probalidades

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ala whiletrull é claro que vai ter adaptar o conceito em cada loteria

Lotofácil - Repetições - Parte 2 - Curva Normal - Distribuição Normal - Gauss - Desvio Padrão

 

Continuando nosso estudo sobre a "média da quantidade de dezenas repetidas do concurso anterior" (post do dia 25-10-2012). Vamos aprofundar o assunto.

O cálculo da média de qualquer coisa não é uma informação muito boa. Por exemplo, Manoel vendia,  a cada dia, a seguinte quantidade de pães: 50,40, 45, 55, 250, 30.

Manoel quer saber quantos pães vendeu naquela semana, em média. O cálculo da média é bastante simples: (50+40+45+55+250+30) / 6 = ( 470 ) / 6 = 78,33

Agora, observe que o valor "250" está "fora do normal". Foi uma encomenda de pães para uma festa de aniversário. Esse valor "fora do normal" alterou muito o resultado final da média. Na verdade, Manoel não vende 78 pães por dia (a média está dando um resultado equivocado).

O mesmo aconteceria, se em algum dia, a quantidade vendida fosse muito baixa. Por exemplo: 50, 40, 45, 55, 12, 30. Na sexta-feira foi feriado e a cidade ficou vazia. Todos foram para Santos e Manoel vendeu somente 12 pães. Então, ele resolveu calcular a média de pães vendidos naquela semana, para não perder produtos na próxima. Média = ( 50 + 40 + 45 + 55 + 12 + 30 ) / 6 = 232 / 2 = 38,66

Novamente, aquele valor "12" está fora do normal. E a média de 38 pães/dia é uma informação distorcida.

Por esta razão, aprendemos que o cálculo da média de qualquer coisa em nossos estudo sobre loteria (megasena, lofácil, etc) deverá SER EVITADO! Vamos falar SEMPRE de Distribuição Normal.

"(...) distribuição normal é uma das mais importantes distribuições da estatística, conhecida também como Distribuição de Gauss ou GaussianaFoi primeiramente introduzida pelo matemático Abraham de Moivredistribuição normal é uma das mais importantes distribuições da estatística, conhecida também como Distribuição de Gauss ou Gaussiana. Foi primeiramente introduzida pelo matemático Abraham de Moivre. (...) Fonte: Wikipédia - Distribuição Normal

Vamos aprender a fazer a curva normal continuando com o exemplo do Manoel. Depois aplicaremos esse conhecimento em todas as nossas estatísticas de loterias, ok?

Antes de montar a "curva" de Gauss (essa curva tão importante me lembra as curvas da estrada de Santos... Você vai pensar que eu não gosto nem mesmo de mim, e que na minha idade só a probabilidade anda junto a mim...). Como estava dizendo, antes de poder construir a curva, precisamos saber calcular o "DESVIO PADRÃO".

Isso é simples: Para cada número do Manoel (futuramente da nossa loteria), nós subtraímos a média e levamos esse valor ao quadrado:

Vendas de pães por dia: 50,40, 45, 55, 250, 30
Média = ( 50 + 40 + 45 + 55 + 250 + 30 ) / 6 = 470 / 6 = 78,33

(   50 - 78,33 ) ^ 2 = ( -28,33 ) ^2 (ao quadrado, isto é, 28,33 vezes 28,33) = 802,77
(   40 - 78,33 ) ^ 2 = ( -38,33) ^ 2 =   1.469,44
(   45 - 78,33 ) ^ 2 = ( -33,33) ^ 2 =   1.111,11
(   55 - 78,33 ) ^ 2 = ( -23,33) ^ 2 =      544,44
( 250 - 78,33 ) ^ 2 = (171,66) ^ 2 =  29.469,44
(   30 - 78,33 ) ^ 2 = ( -48,33) ^ 2 =    2.336,11

Agora, soma-se esses valores e divide-se pelo total de amostras, isto é, por 6:

 ( 802,77 + 1.469,44 + .... 2.336,11 ) / 6 =
   35.733,33 / 6 = 5.955,56 (só por curiosidade, esse valor é chamado variância)

O último passo para chegar ao Desvio Padrão é tirar a Raiz Quadrada desse último valor:

Raiz Quadrada de ( 5.955,56 ) = 77,17

Agora, dos valores 50,40,45,55,250,30, já sabemos:

a) A média: 78,33
B) A variância: 5.955,56
B) O desvio padrão: 77,17

Pronto. Chega de cálculos e vamos à mágica:

Um dos segredinhos é: DESENHE! Vamos parar de calcular e começar a desenhar. Desenhar a curva de Santos, ou melhor, de Gauss:
 
curvamanoel.png
 
 
Quando a distribuição é normal, a área azul escura deve representar em torno de 95% das ocorrências. O nosso problema era conseguir um jeito de eliminar aquela variação acima do normal. No caso dos pães do Manoel foram aqueles 250 pães.

Agora vamos rever as vendas do Manoel, dia-a-dia:

50 = está entre a média (78,33) e a média+um desvio padrão (155,47) = OK
40 = está entre a média e um desvio padrão = OK
45 = idem
55 = idem
250 = ops, 250 está acima de 155,47 então NÃO vou considerar este valor
30 = OK

Vejam que agora eu tenho como achar valores fora do padrão e usaremos bastante isso em nossos filtros, descartando aqueles resultados eventuais que fogem ao "normal" e poderiam ferrar com nossa média.

Agora, vamos calcular novamente a média de pães vendidos tirando o(s) valore(s) anormal(is):

Nova média "normalzinha" = (50+40+45+55+30) / 5 = 44

Concordam comigo que esse 44 é um número bem mais REAL da média de pães vendidos em dias NORMAIS?

Vejam o poder que temos na mão para usar em filtros - mais adiante em uma Matrix de filtros:

Quantidade de Pares (descartando os "anormais")
Quantidade de Vizinhos (descartando os "anormais")
Quantidade de Repetidos (descartando os "anormais")
etc, etc, etc,

Bem é isso.
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8 horas atrás, sorel disse:

quando voce cruza dois padroes da coisa boa

 exemplo cruzamentos 4 quadrantes 4 grupos ip pi ii pp

deu 12 linhas de 30 dezenas  sempre em 100% tem uma quadra

 tem 50% ou seja de 10 sorteio 5 tem de 5 a 6 dezenas em 30

viu quando se cruza padroes agora voce noa quer jogar as 12 linhas

 vai por atrasos confira

01 03 05 07 09 10 12 14 16 18 21 23 25 27 29 30 32 34 36 38 41 43 45 47 49 50 52 54 56 58
01 03 05 07 09 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51 53 55 57 59
10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59
01 03 05 07 09 10 12 14 16 18 21 23 25 27 29 30 32 34 36 38 41 43 45 47 49 50 52 54 56 58
01 02 03 04 05 06 07 08 09 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 60
02 04 06 08 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 46 48 50 52 54 56 58 60
01 03 05 07 09 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51 53 55 57 59
01 02 03 04 05 06 07 08 09 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 60
02 04 06 08 11 13 15 17 19 20 22 24 26 28 31 33 35 37 39 40 42 44 46 48 51 53 55 57 59 60
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Total de jogos: 12

poderia encontrar esse padrao para a dupla sena amigo SOREL

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de um blog

SEGUNDA) Mudar o jogo todas as vezes, ou seja, o jogo de hoje, depende do que aconteceu no jogo anterior. Nós já provamos que isso aumenta muito a probabilidade de acerto. Por exemplo, a estratégia de repetir pelo menos uma dezena do concurso anterior, funciona de tempos-em-tempos (só funcionaria sempre se a loteria não fosse jogo). Compare os números sorteados na Megasena concurso 1441 de 10-11-2012 com o concurso 1440 de 07-11-2012:

Concurso 1443) 12-20-32-48-52-54
Concurso 1442) 12-13-20-30-34-49

Concurso 1441) 17-29-36-38-53-56
Concurso 1440) 02-06-28-36-51-56

Adoooooro isso.

TERCEIRA) Aumentando a quantidade de cartões jogados com os bolões. Esta terceira associada com a segunda, parecem ser a melhor escolha.

Neste Blog eu vou apresentar diversos tipos de análises que constituirão uma matriz (matrix) de regras, ou filtros e que, todos juntos, serão submetidos a duas macro-análises: do que está acontecendo e do que pode acontecer. Explico melhor:

Se eu crio um filtro (uma regra) que analisa a quantidade de números pares sorteados por cartão.

No concurso 1441) Tenho 03 pares: 36,38,56
No concurso 1440) Tenho 05 pares: 02,06,28,36,56

O filtro ( F ) é: quantidade de dezenas pares
Agora é preciso analisar todos os 1441 jogos e descobrir:

a1) Qual a quantidade mínima de F em R (universo Real, do que já aconteceu nos 1441 concursos)
b1) Qual a quantidade máxima de F em R (F->R)
c1) Qual o desvio padrão de F em R
d1) Quais os valores de F que estão dentro de uma variação normal (curva normal, ver post sobre curva normal)

a2) Qual a quandidade mínima de F em T (todas as 56 milhões de combinações, ou seja, tudo o que pode acontecer)
b2) Qual a quanidade máxima de F em T (F->T)
c2) Qual o desvio padrão de F em T
d2) Quais os valores de F que estão dentro de uma variação normal

Agora é preciso confrontar F->R com F->T. Normalmente, descobriremos que F->T reflete o que está acontecendo em F->R.

(vou criar um programa agora para executar todas as 56 milhões de combinações da Megasena, contando quantas vezes acontecem cartões com 0 a 6 dezenas pares, para depois compararmos com o que vem acontecendo)

A questão é o que acontecerá quanto eu tiver 'n' filtros (ou regras) e submetê-las todas juntas a esse tipo de análise? Qual o limite de filtros possíveis? E o uso de algoritmos de inteligência artificial para descobrir padrões?

Vamos em frente. Com tempo, chegaremos lá...

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Total de jogos: 12

 

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o coelho , nao tem nada de malucas, e sim padroes de aproveitamento

 em 80% ja serve,

já te falei temos duas linhas

 a 1ª linha da aleatorio sorte data de aniversaio emocial

 2ª linhas da sicronicidade de aproveitamento de padrao , aposta fria é nesta que estou

 voce nem olhor o paroveitamente bom coelho e rapido em tudo até na hora

 aonde tem 100mil pedras brutas e uma diamente ele o coelho passa a mil nem viu ahhh

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0161-Construindo uma Curva de Gauss no Excel

Antes de mais nada, gostaria de pedir desculpas aos estatísticos se utilizar definições inadequadas ao assunto, afinal, embora o tema me interesse bastante, não tenho formação na área.

A curva de distribuição normal, de Gauss ou em sino é a representação da distribuição de frequência dos dados de um fenômeno. É aplicável aos mais diversos campos do conhecimento (demografia, epidemiologia, controle de qualidade, etc). A interpretação da sua forma nos indica que a maior parte dos dados observáveis concentra-se em torno da média da população/amostra e à medida que nos afastamos deste valor, os dados se tornam cada vez menos frequentes. Como a curva é simétrica, temos que a queda nesta frequência se comporta de forma similar tanto para valores maiores quanto menores que a média.

O nosso objetivo será criar um gráfico como este aqui:

Histograma x Curva de Gauss

Histograma x Curva de Gauss

Este tipo de gráfico, permite-nos comparar visualmente a distribuição dos dados que estamos estudando, frente àquela que seria obtida caso a distribuição fosse exatamente igual à prevista matematicamente pela Curva de Gauss.

O Excel não possui nenhuma ferramenta que permita gerar a curva diretamente, mas é possível construí-la com o auxílio de funções. No nosso exemplo utilizaremos a função DIST.NORMP.N (Para versões anteriores à 2010, a função a ser utilizada é DISTNORMP).

Esta função permite calcular qual a densidade de probabilidade (frequência relativa) dos dados para um determinado valor da variável padronizada (Z). Para aqueles não familiarizados com esta terminologia, a variável z é calculada obtendo-se a diferença entre um dado valor e a média do conjunto de dados e, em seguida, dividindo-se o valor obtido pelo desvio padrão dos dados. (Z = (X-Média)/(Desvio Padrão)).

Vamos ao exemplo:

Iremos trabalhar com o conjunto de dados a seguir no qual já destacamos os valores mínimo e máximo:

Conjunto de dados

Conjunto de dados

Para que seja possível gerar o histograma de frequências, é necessário agrupar os dados em conjuntos chamados Classes.

Vamos agrupar os dados em grupos de 3, iniciando-se no valor mínimo até o valor máximo.

Desta forma, ficaremos com as seguintes classes:

Classes de dados

Classes de dados

Os rótulos L Inf e L Sup, significam, respectivamente, Limite Inferior e Limite Superior da Classe.

Agora, temos que determinar quantos dados há em cada classe.

Em outras palavras, para cada uma das classes temos que contar quantos valores são maiores ou iguais ao L Inf e menores ou iguais ao L Sup.

Utilizaremos a função CONT.SES, inserindo em N2 a fórmula: =CONT.SES($A$2:$J$21;”>=”&L2;$A$2:$J$21;”<=”&M2m seguida copiando-a para o intervalo N3:N9.

Fórmula para calcular frequências

Fórmula para calcular frequências

Essas já são informações suficientes para construir o histograma, mas vamos transformar essas frequências, em frequências relativas.

Para isso basta dividir a frequência pelo quantidade de dados analisados. Observe como isso é possível editando as fórmulas do intervalo N2:N9

Calculando frequências relativas

Calculando frequências relativas

Agora iremos calcular os valores calculados para a Curva de Gauss.

Para isso precisaremos, da média e do desvio padrão do conjunto de dados e do ponto médio de cada classe para podermos calcular o valor da variável Z para cada classe.

Nesta etapa, iremos inserir a fórmula para cálculo da média em L12 e copiá-la para o intervalo L13:L20.

Calculando o ponto médio de cada classe

Calculando o ponto médio de cada classe

Este cálculo chama-se padronização e pode ser calculado pela função do Excel chamada PADRONIZAR.

Este cálculo será realizado no intervalo M13:M20:

Padronizando a variável Xi

Padronizando a variável Xi

OBS:

1. O cálculo da média e do desvio padrão foram realizados diretamente em cada fórmula do intervalo. Nada impede, no entanto, de inserirmos o cálculo numa célula auxiliar.

2. A fórmula utilizada para calcular o desvio padrão foi DESVPAD.A. Para aqueles que utilizem versões anteriores à 2010, a função a ser utilizada é DESVPAD.

E para concluir os nossos cálculos, iremos determinar o valor da densidade de probabilidade prevista pela Curva de Gauss, inserindo as fórmulas no intervalo N13:N20, utilizando a função DIST.NORMP.N.

Calculando a densidade de probabilidade

Calculando a densidade de probabilidade

Observem que foi utilizado o parâmetro FALSO na fórmula. Desta forma é calculada a densidade de probabilidade para o valor informado. Se for utilizado o parâmetro VERDADEIRO, será calculada a densidade acumulada até o ponto.

Agora que todos os cálculos foram realizados, vamos organizar os resultados para gerar o gráfico, simplesmente movendo-os para outro ponto da planilha.

Rearranjando os resultados

Rearranjando os resultados

Agora na coluna P iremos inserir os valores que serão usados como rótulos do gráfico. Uma fórmula simples para colocar numa única célula os limites inferior e superior da cada classe. Vamos alterar também as denominações em Q1 e R1, respectivamente para Calc e Real.

Acertando os últimos detalhes para construir o gráfico.

Acertando os últimos detalhes para construir o gráfico.

Selecionando o intervalo P1:P9, vamos inserir um gráfico de colunas:

Inserindo gráfico de colunas

Inserindo gráfico de colunas

Clicando com o botão direito na coluna Calc, vamos selecionar a opção Alterar tipo de gráfico.

Alterando o tipo de gráfico

Alterando o tipo de gráfico

E vamos modificá-lo para um gráfico de linhas:

Modificando para gráfico de linhas

Modificando para gráfico de linhas

Clicando com o botão direito na linha, vamos formatá-la:

Formatando linha do gráfico

Formatando linha do gráfico

Na opção Estilo de Linha, vamos marcar Linha suavizada.

Criando uma linha suavizada

Criando uma linha suavizada

Agora iremos alterar um dos parâmetros das colunas, clicando com o botão direito e selecionando Formatar série de dados.

Formatando colunas

Formatando colunas

Em Opções de série, vamos definir a Largura do espaçamento, para 0%.

Configurando o espaçamento entre as colunas

Configurando o espaçamento entre as colunas

E, finalmente, obtemos o resultado desejado:

Gráfico concluído

Gráfico concluído

A partir deste ponto, podemos modificar mais parâmetros, formatando o gráfico de acordo com o estilo desejado.

Deixo disponível o arquivo com os dados, cálculos e o gráfico para download:Histograma x Curva de Gauss

  • Haha 1
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nemao esta na mao agora ficou 6 linhas em que nos dois sorteios tem 100% no minimo a quadra podem ter 5 e 6

ficou assim mesmo uma maior e outras menor linhas

confere nos dois sorteios  em 100% minimo quadra

se noa quer jogar as 6 veja por atraso de 5 a 10 sorteios em cada um dos sorteios da dupla

 testa bem antes

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opa consegui em 95% aO  MENOS A 5 DEZENAS POD TER 6 EM 100%

05 10 11 12 16 17 18 23 25 27 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 41 43 45 47 49 50
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04 06 10 11 12 16 17 18 22 24 26 28 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 42 44 46 48 49 50
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95% nos dois sorteios temos uma menos numa desta linhas de 27 dezenas uma quina

 garAntia 100%

 entao agora é ver a linha atrasada em 20a 30 sorteio filtrar por noa jogar o ultimo adjacentes

 pelas terminaçoes( filtro rpetidas e ausentes 0 a 9) tu capichi

 o coelho é gente boa

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