Jump to content

lotcef - Baixa os resultados das loterias da Caixa Econômica Federal


rockcavera

Recommended Posts

Como mencionado aqui, trago-lhes o programa e, de bônus, o código-fonte. Sim, trago o código-fonte, pois acho um absurdo existirem sites que cobram para as pessoas terem acesso a isso (pesquise no google). Então, a pessoa que conhece o mínimo de programação poderá se inspirar e ver como obter os resultados de forma fácil, sem precisar pagar por um API.

 

O segundo ponto pelo qual eu trago o código-fonte é uma possível motivação para aprenderem uma linguagem de programação, pois o código todo possui pouco mais de 500 linhas, foi escrito em no máximo 12 horas de dedicação, e não usei nenhum pacote de fora da "biblioteca padrão" da linguagem de programação Nim. A linguagem Nim não é tão conhecida como C, C++, Delphi/Pascal, etc., mas é uma linguagem de programação que te deixa ser produtivo. Claro que nem tudo são flores, mas é a linguagem que eu faço tudo hoje em dia. Já programei em Perl, PHP, Javascript, Delphi/Pascal, C e mIRC Scripting, mas nenhuma delas me trouxe a felicidade que é programar em Nim.

 

Bom, vamos parar de enrolação e vamos ao programa. 🤣

 

O lotcef é um programa de linha de comandos para baixar os resultados das loterias da Caixa Econômica Federal (CEF). Todos os dados são retirados do site da CEF. Atualmente as modalidades implementadas são: +Milionária, Dia de Sorte, Dupla Sena, Lotofácil, Lotomania, Mega-Sena, Quina, Super Sete e Timemania.

 

Como usar?

Por ser um programa de linha de comandos, você necessita acessar o terminal do seu Sistema Operacional. No Windows você pode usar o powershell ou cmd (prompt de comandos). Caso não saiba como fazer, pesquise no Google. Oh, pai Google, pai de todos os... que querem aprender! 😅

 

Para baixar os resultados de todas as modalidades, em formato CSV, com o concurso, digite:

lotcef --csv -c +Milionária "Dia de Sorte" "Dupla Sena" Lotofácil Lotomania Mega-Sena Quina "Super Sete" Timemania

 

Onde faço o download?

Está hospedado no github meu. Lá possui binários pré-construídos para Windows.

 

Cadê o código-fonte?

Como falei, está hospedado no meu github.

 

Espero que seja útil para alguém.

 

 

Posfácio

Melhorias são planejadas, principalmente para adicionar, de forma semi-automatizada, os concursos faltantes para certas modalidades.

 

Quem se interessar por Nim, acesse o site principalleia o tutorial básico e brinque no próprio navegador. Espero que isso seja um começo na sua jornada como um programador, caso já não seja. Se quiserem que eu fale mais sobre Nim é só perguntar.

 

Abraços.

  • Like 5
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Bela contribuição para a comunidade, agradeço a iniciativa e disponibilidade do código fonte, alias código muito bem feito e explicado em detalhes, parabéns!

 

Quando você mencionou que já programou mIRC Scripting quase escorreu uma lágrima aqui rsrsrsrsrsrsrsrsr, meu primeiro contato com o mundo da programação foi nessa linguagem, bateu uma grande nostalgia, muitas saudades deste tempo.

 

Saudações!

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Rany disse:

Bela contribuição para a comunidade, agradeço a iniciativa e disponibilidade do código fonte, alias código muito bem feito e explicado em detalhes, parabéns!

Obrigado. O código, de fato, foi escrito já com o intuito de disponibilizar aqui, até por isso utilizei nomes em português e comentários em português, principalmente documentando todas as armadilhas que pude notar.

 

6 minutos atrás, Rany disse:

Quando você mencionou que já programou mIRC Scripting quase escorreu uma lágrima aqui rsrsrsrsrsrsrsrsr, meu primeiro contato com o mundo da programação foi nessa linguagem, bateu uma grande nostalgia, muitas saudades deste tempo.

Meu primeiro contato com programação lá pelos anos de 2003 ou 2004 também foi com mIRC Scripting.

 

Abraço.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Adicionada a modalidade Federal.

 

Para baixar todos os resultados da federal basta digitar: lotcef Federal

 

O download pode ser feito aqui. Só tem binários para Windows. Quem quiser usar fora do Windows vai precisar compilar 😅.

 

Aqueles interessados nas mudanças do código e a simplicidade que foi adicionar a modalidade, vejam aqui o diff.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

@rockcavera

 

meus parabéns !!

 

muito útil compartilhar códigos, ajuda aqueles que desejam aprender !

 

não conhecia Nim, uso C, Perl, Assembly.

 

comecei em 1982, com Basic e Assembly, num velho CP200, depois fui para TK82/85 e MSX Hotbit, até comprar um PC nos anos 90 :) 

Link to comment
Share on other sites

32 minutos atrás, Eolocos disse:

meus parabéns !!

 

muito útil compartilhar códigos, ajuda aqueles que desejam aprender !

Foi o intuito da postagem, tentar incentivar pessoal a aprender alguma linguagem.

 

1 hora atrás, Eolocos disse:

não conhecia Nim, uso C, Perl, Assembly.

 

comecei em 1982, com Basic e Assembly, num velho CP200, depois fui para TK82/85 e MSX Hotbit, até comprar um PC nos anos 90 :) 

Eu conheci Nim em 2017. Mas comecei a fazer algo só lá para 2018.

 

Antes eu era um amante de Perl. Tudo que precisava fazer, eu fazia em Perl.

 

Caramba, 1982! Você é antigo, em? hahahahaha

Link to comment
Share on other sites

19 hours ago, rockcavera said:

Antes eu era um amante de Perl. Tudo que precisava fazer, eu fazia em Perl.

 

comecei com Perl em 2021 por causa da mega sena, resolvi "plotar" cada resultado manualmente, e após 1 semana, havia feito somente 1 ano !!

pensei em automatizar, mas com o que ?

Gimp, CAD ( via lisp ), Corel, Python ?

 

entonces vi que em Perl era mais fácil ( para um novato ) e desde então estou usando ele !

:) 

 

para o caso que pretendo, plotar, fazer coisinhas mais simples na lotofácil, está 100% adequado.

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
3 horas atrás, sam88 disse:

massa, hein!

To usando esse porque não implementei algo no meu programa.

Vou usar esse seu por conta da portabilidade.

Compilei pra Linux (Xubuntu 20.04) e funciona muito bem.

Obrigado!

Boa noite.

 

Meu caro, não vai funcionar, pois a Caixa mudou a API. Agora os resultados são baixados diretamente por arquivo de excel. Inclusive, abri um issue no repositório que fala sobre: #1

 

Claro que irá compilar... mas não funciona mais.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, rockcavera disse:

Boa noite.

 

Meu caro, não vai funcionar, pois a Caixa mudou a API. Agora os resultados são baixados diretamente por arquivo de excel. Inclusive, abri um issue no repositório que fala sobre: #1

 

Claro que irá compilar... mas não funciona mais.

 

Abraço.

Justo, reparei depois que testei.

 

Vi o código e eu usava algo parecido, e que também não funciona mais.

 

Well, enquanto não acho outra api gratuita, vou ter de baixar no manual. rsrsrs

 

Mas valeu mesmo assim, gostei de ver que essa linguagem nim é bem veloz por manter uma saída bem parecida com C.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...