Jump to content

A conjectura de Halpern-Weaver


RobSmith

Recommended Posts

image.jpeg.b5340af191732a8b9c62f64f0cf37536.jpeg

Pesquisador dos EUA teria solucionado enigma de 50 anos da matemática

O matemático Richard Evan Schwartz, da Universidade Brown, conseguiu provar a conjectura de Halpern-Weaver, que se refere ao tamanho mínimo para fitas de Möbius; entenda

Qualquer pessoa, até uma criança, pode construir fitas de Möbius. É bastante simples: basta pegar uma tira de papel, dar um giro e depois colar as extremidades.

Apesar disso, a natureza dessas formas curiosas é tão complexa que gerou um problema matemático durante 50 anos. A questão foi formulada pelos matemáticos estadunidenses Charles Sidney Weaver e Benjamin Rigler Halpern em 1977. Os pesquisadores ficaram intrigados com a seguinte pergunta: qual é a tira de papel mais curta necessária para fazer uma Fita de Möbius?

 

Agora, quase cinco décadas depois, o também norte-americano Richard Evan Schwartz, matemático da Universidade Brown, nos Estados Unidos, acredita ter finalmente resolvido o enigma. Ele apresentou seus resultados em um artigo ainda não submetido à revisão por pares em 4 de outubro no site ArXiv.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

A conjectura de Halpern-Weaver

Os autores do enigma, Halpern e Weaver, propuseram um tamanho mínimo para formar a Fita de Möbius, mas não conseguiram provar essa ideia, chamada conjectura de Halpern-Weaver. Em um artigo preliminar registrado no site arXiv em 13 de dezembro de 2020, Schwartz tentou provar essa hipótese.

 

Porém, o matemático deixou um erro, que corrigiu somente agora em seu mais novo estudo. Com essa correção, ele acredita ter provado a conjectura de Halpern-Weaver de uma vez por todas.

 

Segundo a revista Scientifican American, o especialista aprendeu sobre o problema cerca de quatro anos atrás, quando Sergei Tabachnikov, um matemático da Universidade Estadual da Pensilvânia, mencionou isso a ele. Schwartz leu um capítulo sobre o assunto em um livro escrito pelo próprio Tabachnikov e por Dmitry Fuchs, da Universidade da Califórnia em Davis.

 

O norte-americano mostrou que as fitas de Möbius só podem ser construídas com uma proporção de aspecto maior do que a raiz quadrada de 3 (√3), que é cerca de 1,73. Por exemplo, se a tira de papel tiver 1 centímetro de largura, ela deve ser mais comprida do que 1,73 cm.

 

Em seu trabalho anterior, Schwartz identificou duas linhas retas que são perpendiculares entre si e também no mesmo plano, formando um padrão em forma de T em cada fita de Möbius. "Não é de todo óbvio que essas coisas existam", disse ele.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...