Jump to content

Análise Combinatória Aplicada à Loteria Dupla Sena


Recommended Posts

Análise Combinatória Aplicada à  Dupla Sena

 

Introdução:

A Loteria Dupla Sena é um jogo  bastante popular, no qual os jogadores devem escolher seis números de um conjunto de 1 a 50 duas vezes. O objetivo é acertar a combinação premiada sorteada em dois sorteios consecutivos. Neste artigo, vamos explorar como a análise combinatória pode ser aplicada para entender melhor as chances de ganhar na Loteria Dupla Sena.

 

Princípios básicos da análise combinatória:

1.1 Permutação: A permutação é a combinação ordenada de elementos. Na Loteria Dupla Sena, a ordem dos números sorteados não importa, pois todas as combinações possíveis têm a mesma chance de serem sorteadas.

1.2 Combinação: A combinação é a seleção de elementos sem levar em consideração a ordem. Na Loteria Dupla Sena, a ordem dos números escolhidos pelos jogadores não afeta as chances de ganhar.

 

Número de combinações possíveis:

2.1 Primeiro sorteio: Para o primeiro sorteio da Loteria Dupla Sena, o jogador escolhe seis números entre 1 e 50. A quantidade de combinações possíveis é dada pela fórmula da combinação, onde n é o número total de elementos e k é o número de elementos selecionados.

C(50, 6) = 50! / (6! * (50-6)!) = 15.890.700 combinações

2.2 Segundo sorteio: No segundo sorteio, os jogadores selecionam mais seis números, mas sem repetir os números escolhidos no primeiro sorteio.

C(44, 6) = 44! / (6! * (44-6)!) = 7.059.052 combinações

 

2.3 Total de combinações: Para calcular o número total de combinações possíveis para ganhar na Loteria Dupla Sena, multiplicamos o número de combinações do primeiro sorteio pelo número de combinações do segundo sorteio.

Total de combinações = C(50, 6) * C(44, 6) = 112.949.043.500 combinações

 

Probabilidades de ganhar:

3.1 Probabilidade de acertar os seis números sorteados (primeiro sorteio): A probabilidade de acertar todos os seis números sorteados no primeiro sorteio é calculada dividindo o número de combinações vencedoras pelo total de combinações possíveis.

Probabilidade de acerto no primeiro sorteio = 1 / C(50, 6) = 1 / 15.890.700 ≈ 6,289 × 10^-8

3.2 Probabilidade de acertar os seis números sorteados (segundo sorteio): A probabilidade de acertar todos os seis números sorteados no segundo sorteio também é calculada dividindo o número de combinações vencedoras pelo total de combinações possíveis.

Probabilidade de acerto no segundo sorteio = 1 / C(44, 6) = 1 / 7.059.052 ≈ 1,416 × 10^-7

 

3.3 Probabilidade total de ganhar: A probabilidade total de ganhar na Loteria Dupla Sena é calculada multiplicando a probabilidade de acertar no primeiro sorteio pela probabilidade de acertar no segundo sorteio.

Probabilidade total de ganhar = (1 / C(50, 6)) * (1 / C(44, 6)) ≈ 8,88 × 10^-15

 

Conclusão:

A análise combinatória é uma ferramenta útil para entender as chances de ganhar na Loteria Dupla Sena. Com base nas combinações possíveis e nas probabilidades calculadas, fica claro que as chances de ganhar são extremamente baixas.

 

O valor de 10^-8 é igual a 0,00000001. Isso significa que é um número muito pequeno, representado por uma notação científica em que o expoente negativo indica a quantidade de zeros após o ponto decimal. Nesse caso, temos sete zeros após a virgula antes do número 1.

 

 

 

 

 

 

Edited by Substantivo
grafia
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Esta correta a probabilidade de acerto segundo sorteio.

As chances na Dupla Sena de ganhar o prêmio principal, a SENA, tanto no primeiro sorteio quanto no segundo, com uma aposta simples de 6 (seis) números é de 1 chance em 15.890.700 (quinze milhões, oitocentos e noventa mil e setecentos)

Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, walt disse:

Esta correta a probabilidade de acerto segundo sorteio.

As chances na Dupla Sena de ganhar o prêmio principal, a SENA, tanto no primeiro sorteio quanto no segundo, com uma aposta simples de 6 (seis) números é de 1 chance em 15.890.700 (quinze milhões, oitocentos e noventa mil e setecentos)

O cara é um sortudo vai acertar os 2 sorteios no mesmo dia.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...