Jump to content

Phd em Estatísticas ganhou 4 vezes na loteria


robsonacr

Recommended Posts

Sortuda que ganhou 4 vezes a loteria é especialista em estatística

Reportagem da Harper’s Magazine afirma que Joan R. Ginther desvendou o algoritmo responsável por determinar o envio de bilhetes premiados.

Considerada por muitos como a mulher mais sortuda do mundo, Joan R. Ginther, 63 anos, ganhou na loteria dos Estados Unidos nada menos que quatro vezes. A cada prêmio, alguns milhões de dólares foram somados à sua conta bancária.

Porém, mais do que uma questão de sorte, a resposta para todas as vitórias de Joan podem estar na matemática. Segundo uma reportagem publicada pela Harper’s Magazine, a ganhadora é uma ex-professora de matemática com PhD (nível semelhante a um pós-doutorado) em estatística pela Universidade de Stanford.

Estatisticamente, as chances de alguém ganhar na loteria quatro vezes é uma em dezoito septilhões – algo que nem toda a sorte do mundo consegue explicar muito bem. Segundo um professor não identificado do Instituto para o Estudo dos Jogos de Azar e Jogos Comerciais da Universidade de Nevada, se uma situação do tipo acontecesse em um cassino, a pessoa seria presa imediatamente.

Sorte ou matemática?

Embora Joan viva atualmente em Las Vegas, todos os prêmios foram conquistados em loterias localizadas no Texas. Das quatro vitórias, três delas foram através de bilhetes de raspadinhas compradas no mesmo mercado da cidade de Bishop.

Segundo a reportagem, há grande possibilidade de que a ganhadora tenha usado seu conhecimento em estatística para adivinhar o algoritmo que determina os locais para os quais bilhetes ganhadores são enviados. A partir disso, se tornou uma tarefa relativamente simples determinar o melhor momento para comprá-los – tarefa facilitada pela programação fixa de envio das raspadinhas.

Os moradores da cidade de Bishop não desconfiam de qualquer tipo de manipulação, acreditando que a aparente sorte de Joan é um feito de Deus. A Comissão de Loterias do Texas tem opinião semelhante, afirmando que a ganhadora foi abençoada com uma sorte incomum e que não há qualquer suspeita de fraude durante o processo.

Fonte:

"http://tecmundo.com.br/m/12313.htm"

"http://noticias.terr...tura+US+mi.html"

_________________________________________

E ainda tem gente que acha que loteria só depende de sorte !

Link to comment
Share on other sites

Sou adepto à matemática e estatísticas para meus palpites. Agora esse negócio da raspadinha ai em cima não é matemática não. Não existe esse negócio de algorítimo pra adivinhar a cidade em que o prêmio irá ocorrer. Os caras mandam os bilhetes premiados para onde eles bem quiserem, para que, assim que sejam sorteados, as vendas locais se alavancam - que diga os concorrentes tupiniquins!

Esse exagero todo aí tá cheirando sim é uma baita lavagem de dinheiro, né João Alves? (In memoriam!)

Link to comment
Share on other sites

Pura matemática + um pouco de sorte, mais matemática do que sorte; as informações já dizem tudo, a mulher é phd em matemática e os especialistas em estatistas sempre sabem o que fazem e conhecem "segredos" matemáticos que nós, meros mortais não sabemos...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...