Jump to content

Pergunta de Iniciante Ignorante


Peregrino

Recommended Posts

Olá, Pessoal,

Tenho uma pergunta de iniciante e também ignorante no universo da estatística.

Antes da pergunta propriamente dita vou colocar algumas premissas que não sei serem verdadeiras:

- Todas as combinações da LotoFácil (e de qualquer loteria) têm a mesma probabilidade de sair;

- Os resultados passados não interferem nos futuros;

- As combinações que já li aqui (inclusive uso algumas), tais como 8i8p, 4-5-6 primos, etc., simplesmente colocam o meu jogo num conjunto mais amplo de combinações "premiáveis", mas não aumentam a probabilidade de premiação de um jogo individual.

Agora, a pergunta: usar as combinações citadas na minha 3ª premissa acima (8i8p, 4-5-6 primos, etc.) não seria o mesmo que dizer que se eu jogar em São Paulo vou ter mais chances de ganhar por ser o local onde há maior concentração de apostadores?

Agradeço desde já as respostas,

Peregrino

Link to comment
Share on other sites

Caro Peregrino,

Loterias de números são ganhas com os números corretos.

Combinações são feitas com números. E combinações premiadas são eventos, na sua grande maioria, distintos uns dos outros; diferente aos padrões em que essas combinações se encaixam e, estes últimos, sim, se repetem de tempos em tempos. Logo, voltamos a usar determinados padrões "quando ganhamos", e não, necessariamente, determinadas combinações.

Considero suas 1ª e 2ª premissas corretíssimas. Sua 3ª premissa e sua pergunta, no entanto, são um tanto sofismáticas.

Não acredito que seja um completo ignorante em loterias e/ou estatísticas. Mas, se quiser ganhar em loterias de números (se é que já não o faz), penso ser mais producente gastar suas energias em construir e analisar suas premissas, ou quaisquer outras, sob uma observação mais silogística.

E em jogar para ganhar. Sempre.

Saúde e Sorte.

Link to comment
Share on other sites

Prezado Ludo Parcheesi,

Agradeço a sua resposta e peço desculpas se criei, sem querer, um sofisma, pois não era este o meu objetivo.

Eu realmente tenho a dúvida que tentei colocar na pergunta; vou tentar refazê-la de outra forma, então. Sendo bem objetivo: um jogo 8i7p, 4,5 ou 6 primos e 9 repetidas + 6 que não saíram no concurso anterior tem, matematicamente, mais chances de premiação que outro com as dezenas de 01 a 15?

Para não tornar este post muito longo, vou deixar outras informações sobre a minha experiência com loterias e algumas das minhas premissas para depois.

Desejo saúde e sorte também para você,

Peregrino

Link to comment
Share on other sites

Caro Peregrino,

Não tem do que agradecer. Também peço desculpas, caso tenha sido enfático demais por conta do meu pragmatismo.

No aspecto matemático e/ou lógico, sabemos que, num determinado momento, qualquer combinação resultante de loteria de números pode ser sorteada de forma inédita ou em repetição a um sorteio anterior, incluindo a sequência de 01 a 15. Porém, factualmente (e para nossa felicidade), observamos que não tem sido assim.

Felizmente, determinados padrões (ou gêneros) têm sido evidenciados em sorteios, de forma a podermos generalizar esse ou aquele grupo de combinações prováveis, com suas respectivas periodicidades e os números que se "encaixam" nessas amostras.

Se alinharmos, em ordem crescente, os números de todos os resultados da Lotofácil até o momento, o atual comportamento nos mostrará que quaisquer das 136 combinações possíveis com os números de 01 a 17 provavelmente não se converteriam em 14 ou 15 pontos, pois a 14ª posição tem começado a pontuar a partir do número 18. Ou, caso investíssemos nas 3876 combinações possíveis com os números de 01 a 19, os 15 pontos seriam improváveis, pois a 15ª posição tem começado a pontuar a partir do número 20.

Ao não observarmos padrões como esses, estamos arriscados a "jogar dinheiro fora" em combinações com premiação improvável, e a ficarmos a esmo no "imenso" universo de combinações de qualquer loteria de números, sem aumento algum nas chances de acerto.

Em suma, análises no mundo real mostram que padrões nos proporcionam, factualmente, chances maiores de premiação, ainda que, no mundo teórico, quaisquer de nossas chances sejam, matematicamente, as mesmas.

É o que penso.

Abraço, Saúde, e Sorte.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

oi Peregrino e Ludo Parcheesi,

Eu vou pedir 3 cervejas "litro", mortadela picadinha em cubos e pimenta forte, porque o bate papo sobre loterias vai longe aqui neste tópico.

Parabéns a vocês, acho que aqui no fôrum tudo contribui para melhorarmos nosso pensamento crítico a respeito de nossas convicções.

saúde,sucesso e muita sorte para vocês

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Queremos achar uma atalho, pergunto aos membros do fórum.

Qual o conjunto (ou conjuntos) de 10 dezenas da lotofácil, que menos 9 pontos fez até hoje.

Existe algum software ou sistema que trabalha esta informação.

Att.

Rob Smith

Uma forma de identificar isso eh:

1) pegar a dezena que fez menos pontos;

2) eliminar todos os SORTEIOS que essa dezena apareceu;

3) repetir o processo: pegar a primeira dezena que menos aparece, nos sorteios restantes, apresentados no item 2;

4) repetir o processo: pegar a primeira dezena que menos aparece, nos sorteios restantes, apresentados no item 3;

5) até formar 10 dezenas.

Talvez, antes da nova dezena tenham sido eliminados todos os SORTEIOS, caso isso ocorra repita o processo a partir do item 1, ignorando as dezenas já selecionadas...

Outra forma: selecionar TODAS as combinações de DEZ dezenas e testar com todos os sorteios... mas deve demorar mais ;)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...