Jump to content

De Que Estado Vc É? Então, Saiba Que...


RafaelResponde

Recommended Posts

... neste interessante estudo exclusivo em loterias da Caixa que preparei pessoalmente para vocês, afinal, esta comunidade é provavelmente a que mais estuda loterias na www.br, os estados que mais distribuíram prêmios por habitante são:

  • O Distrito Federal. De uma forma proporcional à sua liderança isolada em renda per capita;
  • Depois, o Sergipe. Este pequeno estado é mais pé-quente, um tanto indiferentemente relacionado com a riqueza por habitante;
  • Em terceiro, o Espírito Santo, que mantém os dados medianos em qualquer indicador e reflete a média brasileira.

E as curiosidades não param por aqui...

  • São Paulo, o estado isoladamente mais populoso do país, não distribuiu tantos prêmios quanto a sua riqueza permite. Mas isso talvez reflita por uma atividade mais forte de pessoas jurídicas, já que o estado abriga muitas vezes as matrizes das empresas;
  • Bahia, por outro lado, um populoso estado de renda per capita baixa, está entre os últimos (verdes) em prêmios distribuídos por habitante.

Confira!

1zpsiub.jpg

Adaptação das fontes: Wikipedia (1)(2) e CBNFoz (1).

A tabela ordena as UF por relação entre prêmios distribuídos por habitante na respectiva UF.

 

Comentem! Suas observações são importantes para acrescentar nossa reflexão.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

RafaelResponde,

 

Muito interessante seu estudo!

Só me ajude a entender algumas coisas, por favor?

 

1- Qual ou quais as loterias? Todas as da CEF? E quais as faixas de premiação consideradas?

2- Qual o período analisado? 1 ano, 1 mês?  Me parece poucos ganhadores. Só 169 em São Paulo

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Embora a fonte CBNFoz não tenha deixado muito claro, entendi que os dados #G correspondem ao número de ganhadores no prêmio principal da Mega ou seja, que levaram a sena. O artigo é de anteontem, então, poderia estar atualizado (uma vez que não houve ganhador de sena ontem).

 

Para tirar a prova, baixei da Caixa o arquivo de resultados e colei no Excel, filtrei a coluna ganhadores de sena, e observei o total de 575 ganhadores de sena, na minha tabela baseada da CBNFoz deram 543. Uma divergência de 32 ocorrências a menos...

 

Algumas coisas podem ser levantadas para ponderação... Por exemplo, onde saíram os prêmios com rateio maior de R$ 20 milhões, por exemplo, que podem pesar especialmente nas menores UF's. Lá na fonte CBNFoz há dados sobre cidades que mais levaram para aprofundamento.

 

No fim, são poucos os milionários mesmo, eles não saem todo dia. Sequer em todo concurso.

 

Ainda assim, vale a pena o estudo.

 

RafaelResponde,

 

Muito interessante seu estudo!

Só me ajude a entender algumas coisas, por favor?

 

1- Qual ou quais as loterias? Todas as da CEF? E quais as faixas de premiação consideradas?

2- Qual o período analisado? 1 ano, 1 mês?  Me parece poucos ganhadores. Só 169 em São Paulo

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...