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Estudo Dos Pesos De Cada Dezena Dentro De Quantidade De Jogos Na Mega


sorel

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seria como parecido como fixar dezenas mas rotativas, ex

as dezenas 21,52,45 dentro de numero de jogos aparecesse

mais vezes que 08,19,52, ( lembrando é apenas um exemplo)

 objetivo tentar pegar,as fixas rotativas( nova forma de fixar dezenas no forum ahh)

 fazer com que num jogo sse alinhe as de mais pesos( que tem em maior quantidade) com as de menor peso) alguem pode cria um algoritmo para isto? amem

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ex= seria assim em 20 jogos

 dezenas=  51,26,48= apareceria 25%

 dezenas =02,48,36,52= 20%

dezenas = 40,12,18,48,19,23  15%

dezenas= 01 06 12 15 29 39  10%

 dezenas=12,32,45,56,60,54,58=20%

 e para finalizar os 10% que falta seria 55,04,13,10,30

 sim claro é apenas um exemplo de como o algoritmo poderá distribuir atribuindo porcentegens ou pesos ou quantidades e, 20 jogos, a quantidades de jogos pode ser outra claro) capichi

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olá além tem algum estudo sobre pesos de uma dezenas( seria a quantidade de vezes que aparece numa matriz de jogos, ou num determinado numero de jogos exemplo

 40 jogos quero que determinada dezen apareça x vezes, precisa algum algoritmo para isto?

 

Seria assim:

 

Dezena analisada: 41
 
Nos ultimos 120 resultados: 13,33%, saiu: 16x
Nos ultimos  60 resultados: 21,67%, saiu: 13x
Nos ultimos  30 resultados: 20,00%, saiu: 6x
Nos ultimos  20 resultados: 25,00%, saiu: 5x
Nos ultimos  10 resultados: 30,00%, saiu: 3x
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Seria assim:

 

Dezena analisada: 41
 
Nos ultimos 120 resultados: 13,33%, saiu: 16x
Nos ultimos  60 resultados: 21,67%, saiu: 13x
Nos ultimos  30 resultados: 20,00%, saiu: 6x
Nos ultimos  20 resultados: 25,00%, saiu: 5x
Nos ultimos  10 resultados: 30,00%, saiu: 3x

 

 

Dezena analisada: 02 03 04 05 06 07 08 12 13 16 23 29 31 32 33 41 42 48 49 50 51 52 53 54 55 57 58 59
 
Nos ultimos 120 resultados: 00,83%, saiu: 1x
Nos ultimos  60 resultados: 01,67%, saiu: 1x
Nos ultimos  30 resultados: 03,33%, saiu: 1x
Nos ultimos  20 resultados: 05,00%, saiu: 1x
Nos ultimos  10 resultados: 10,00%, saiu: 1x
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Possível montar isso... muito interessante por sinal... mas numa geração caótica (100% aleatória) a coisa pode demorar muito, então é preciso definir algumas regras:

- os jogos devem ser gerados com base em casa posição de sorteio com as dezenas em ordem crescente;

- caso o processamento NÃO consiga fechar com as dezenas indicadas com seus pesos (10x a dezena 06 por exemplo), poderemos utilizar as outras não indicadas (usar as 60 dezenas da mega-sena?

- caso o processamento NÃO consiga fechar com as dezenas indicadas com seus pesos, o processamento apagará os jogos já criados e recomeçará novamente do zero;

- ao determinar que a dezena 06, por exemplo, vai aparecer 10x nos jogos criados, temos que distribuir essa quantidade nas seis posições que ela pode aparecer (em ordem crescente), de acordo com o percentual global das dezenas (abaixo na grade das posições);

- ou seja, a dezena 06 tem a distribuição percentual de 6,32 ; 3,16 ; 0,50 ; 0,03 ; 0,01 ; 0,01 (respectivamente posição 1 à 6), com a distribuição de 10x essa dezena, teremos 10 jogos assim:

06-xx-xx-xx-xx-xx

06-xx-xx-xx-xx-xx

06-xx-xx-xx-xx-xx

06-xx-xx-xx-xx-xx

06-xx-xx-xx-xx-xx

06-xx-xx-xx-xx-xx

xx-06-xx-xx-xx-xx

xx-06-xx-xx-xx-xx

xx-06-xx-xx-xx-xx

xx-xx-06-xx-xx-xx (considerando para o arredondamento da posição 3)

- da mesma forma se selecionada a dezena 01, só poderá aparecer na posição 01;

 

(ainda editando este post)

 

grade das posições dos 50 milhões de jogos:

1 5.006.386 0.000.000 0.000.000 0.000.000 0.000.000 0.000.000
2 4.582.116 0.424.270 0.000.000 0.000.000 0.000.000 0.000.000
3 4.187.106 0.790.020 0.029.260 0.000.000 0.000.000 0.000.000
4 3.819.816 1.101.870 0.083.160 0.001.540 0.000.000 0.000.000
5 3.478.761 1.364.220 0.157.410 0.005.940 0.000.055 0.000.000
6 3.162.510 1.581.255 0.248.040 0.014.310 0.000.270 0.000.001
7 2.869.685 1.756.950 0.351.390 0.027.560 0.000.795 0.000.006
8 2.598.960 1.895.075 0.464.100 0.046.410 0.001.820 0.000.021
9 2.349.060 1.999.200 0.583.100 0.071.400 0.003.570 0.000.056
10 2.118.760 2.072.700 0.705.600 0.102.900 0.006.300 0.000.126
11 1.906.884 2.118.760 0.829.080 0.141.120 0.010.290 0.000.252
12 1.712.304 2.140.380 0.951.280 0.186.120 0.015.840 0.000.462
13 1.533.939 2.140.380 1.070.190 0.237.820 0.023.265 0.000.792
14 1.370.754 2.121.405 1.184.040 0.296.010 0.032.890 0.001.287
15 1.221.759 2.085.930 1.291.290 0.360.360 0.045.045 0.002.002
16 1.086.008 2.036.265 1.390.620 0.430.430 0.060.060 0.003.003
17 0.962.598 1.974.560 1.480.920 0.505.680 0.078.260 0.004.368
18 0.850.668 1.902.810 1.561.280 0.585.480 0.099.960 0.006.188
19 0.749.398 1.822.860 1.630.980 0.669.120 0.125.460 0.008.568
20 0.658.008 1.736.410 1.689.480 0.755.820 0.155.040 0.011.628
21 0.575.757 1.645.020 1.736.410 0.844.740 0.188.955 0.015.504
22 0.501.942 1.550.115 1.771.560 0.934.990 0.227.430 0.020.349
23 0.435.897 1.452.990 1.794.870 1.025.640 0.270.655 0.026.334
24 0.376.992 1.354.815 1.806.420 1.115.730 0.318.780 0.033.649
25 0.324.632 1.256.640 1.806.420 1.204.280 0.371.910 0.042.504
26 0.278.256 1.159.400 1.795.200 1.290.300 0.430.100 0.053.130
27 0.237.336 1.063.920 1.773.200 1.372.800 0.493.350 0.065.780
28 0.201.376 0.970.920 1.740.960 1.450.800 0.561.600 0.080.730
29 0.169.911 0.881.020 1.699.110 1.523.340 0.634.725 0.098.280
30 0.142.506 0.794.745 1.648.360 1.589.490 0.712.530 0.118.755
31 0.118.755 0.712.530 1.589.490 1.648.360 0.794.745 0.142.506
32 0.098.280 0.634.725 1.523.340 1.699.110 0.881.020 0.169.911
33 0.080.730 0.561.600 1.450.800 1.740.960 0.970.920 0.201.376
34 0.065.780 0.493.350 1.372.800 1.773.200 1.063.920 0.237.336
35 0.053.130 0.430.100 1.290.300 1.795.200 1.159.400 0.278.256
36 0.042.504 0.371.910 1.204.280 1.806.420 1.256.640 0.324.632
37 0.033.649 0.318.780 1.115.730 1.806.420 1.354.815 0.376.992
38 0.026.334 0.270.655 1.025.640 1.794.870 1.452.990 0.435.897
39 0.020.349 0.227.430 0.934.990 1.771.560 1.550.115 0.501.942
40 0.015.504 0.188.955 0.844.740 1.736.410 1.645.020 0.575.757
41 0.011.628 0.155.040 0.755.820 1.689.480 1.736.410 0.658.008
42 0.008.568 0.125.460 0.669.120 1.630.980 1.822.860 0.749.398
43 0.006.188 0.099.960 0.585.480 1.561.280 1.902.810 0.850.668
44 0.004.368 0.078.260 0.505.680 1.480.920 1.974.560 0.962.598
45 0.003.003 0.060.060 0.430.430 1.390.620 2.036.265 1.086.008
46 0.002.002 0.045.045 0.360.360 1.291.290 2.085.930 1.221.759
47 0.001.287 0.032.890 0.296.010 1.184.040 2.121.405 1.370.754
48 0.000.792 0.023.265 0.237.820 1.070.190 2.140.380 1.533.939
49 0.000.462 0.015.840 0.186.120 0.951.280 2.140.380 1.712.304
50 0.000.252 0.010.290 0.141.120 0.829.080 2.118.760 1.906.884
51 0.000.126 0.006.300 0.102.900 0.705.600 2.072.700 2.118.760
52 0.000.056 0.003.570 0.071.400 0.583.100 1.999.200 2.349.060
53 0.000.021 0.001.820 0.046.410 0.464.100 1.895.075 2.598.960
54 0.000.006 0.000.795 0.027.560 0.351.390 1.756.950 2.869.685
55 0.000.001 0.000.270 0.014.310 0.248.040 1.581.255 3.162.510
56 0.000.000 0.000.055 0.005.940 0.157.410 1.364.220 3.478.761
57 0.000.000 0.000.000 0.001.540 0.083.160 1.101.870 3.819.816
58 0.000.000 0.000.000 0.000.000 0.029.260 0.790.020 4.187.106
59 0.000.000 0.000.000 0.000.000 0.000.000 0.424.270 4.582.116
60 0.000.000 0.000.000 0.000.000 0.000.000 0.000.000 5.006.386

 

distribuição percentual da grade das posições dos 50 milhões de jogos:

01 010,00 000,00 000,00 000,00 000,00 000,00
02 009,16 000,85 000,00 000,00 000,00 000,00
03 008,37 001,58 000,06 000,00 000,00 000,00
04 007,63 002,21 000,17 000,01 000,00 000,00
05 006,95 002,73 000,32 000,02 000,01 000,00
06 006,32 003,16 000,50 000,03 000,01 000,01
07 005,74 003,51 000,71 000,06 000,01 000,01
08 005,20 003,79 000,93 000,10 000,01 000,01
09 004,70 004,00 001,17 000,15 000,01 000,01
10 004,24 004,15 001,41 000,21 000,02 000,01
11 003,81 004,24 001,66 000,29 000,03 000,01
12 003,43 004,28 001,91 000,38 000,04 000,01
13 003,07 004,28 002,14 000,48 000,05 000,01
14 002,74 004,24 002,37 000,60 000,07 000,01
15 002,45 004,17 002,58 000,72 000,09 000,01
16 002,17 004,07 002,78 000,86 000,12 000,01
17 001,93 003,95 002,96 001,02 000,16 000,01
18 001,70 003,81 003,12 001,17 000,20 000,02
19 001,50 003,65 003,26 001,34 000,26 000,02
20 001,32 003,47 003,38 001,51 000,31 000,03
21 001,16 003,29 003,47 001,69 000,38 000,04
22 001,01 003,10 003,54 001,87 000,46 000,05
23 000,88 002,91 003,59 002,05 000,55 000,06
24 000,76 002,71 003,61 002,23 000,64 000,07
25 000,65 002,52 003,61 002,41 000,75 000,09
26 000,56 002,32 003,59 002,58 000,86 000,11
27 000,48 002,13 003,55 002,75 000,99 000,14
28 000,41 001,94 003,48 002,90 001,13 000,17
29 000,34 001,76 003,40 003,05 001,27 000,20
30 000,29 001,59 003,30 003,18 001,43 000,24
31 000,24 001,43 003,18 003,30 001,59 000,29
32 000,20 001,27 003,05 003,40 001,76 000,34
33 000,17 001,13 002,90 003,48 001,94 000,41
34 000,14 000,99 002,75 003,55 002,13 000,48
35 000,11 000,86 002,58 003,59 002,32 000,56
36 000,09 000,75 002,41 003,61 002,52 000,65
37 000,07 000,64 002,23 003,61 002,71 000,76
38 000,06 000,55 002,05 003,59 002,91 000,88
39 000,05 000,46 001,87 003,54 003,10 001,01
40 000,04 000,38 001,69 003,47 003,29 001,16
41 000,03 000,31 001,51 003,38 003,47 001,32
42 000,02 000,26 001,34 003,26 003,65 001,50
43 000,02 000,20 001,17 003,12 003,81 001,70
44 000,01 000,16 001,02 002,96 003,95 001,93
45 000,01 000,12 000,86 002,78 004,07 002,17
46 000,01 000,09 000,72 002,58 004,17 002,45
47 000,01 000,07 000,60 002,37 004,24 002,74
48 000,01 000,05 000,48 002,14 004,28 003,07
49 000,01 000,04 000,38 001,91 004,28 003,43
50 000,01 000,03 000,29 001,66 004,24 003,81
51 000,01 000,02 000,21 001,41 004,15 004,24
52 000,01 000,01 000,15 001,17 004,00 004,70
53 000,01 000,01 000,10 000,93 003,79 005,20
54 000,01 000,01 000,06 000,71 003,51 005,74
55 000,01 000,01 000,03 000,50 003,16 006,32
56 000,00 000,01 000,02 000,32 002,73 006,95
57 000,00 000,00 000,01 000,17 002,21 007,63
58 000,00 000,00 000,00 000,06 001,58 008,37
59 000,00 000,00 000,00 000,00 000,85 009,16
60 000,00 000,00 000,00 000,00 000,00 010,00
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oiregor, perfeita anlalise, este tipo de jogo é para manter ( jogar varios sorteios o mesmo jogo para pegar a onda cheia e a onda vazia) ex = acertando 3 dezenas que sao as de maior quantidade vai ser muito bom o problema é sincronizar, terminaçoes, etc

 enfim outras analizes num crescente( nao é hormonio de crescimento ahhh) ou seja os pesos seria como um arvove cujo tronco central sao as dezena de maior quantidade se poderia montar varias matrizes com curvas diferentes de quantidades( ainda similar no mundo noa tem é claro)

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seria um tipo de rodas quantitativas e por posiçao como o oriegor falou,

seria uma nova forma de fixas rotativas pelos pesos atribuido a cada dezena acertando as tres dezenas tanto nas mais de mais quantidades como tambem de menor quantidades. oriwegor consegue simular um jogo de 20 linhas? ou 20 jogos?

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montei um para a mega sena (60 dezenas) ... preciso testar mais... poderá ser usado facilmente para a dupla sena, claro...

 

deixei que NÃO fará jogos se não tiver dezenas suficientes para preencher as 6 dezenas... o que fará com que algumas dezenas não sejam usadas totalmente...

 

na próxima versão ampliarei para 100 dezenas (portanto usável para lotomania) e que seja pré-definida a quantidade de dezenas para apostas... (não somente 6 fixas)

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)boa ,oieregor, precisamos disto para simular com os sorteios já realizados para confrontar ou seja, filtrar por pesos dos sorteios passados, sim cada sorteioou melho uma quantidade de 10,20, etc que se realizou tem um curva de pesos numdeterminado numero de sorteios, como posto rogeee.estava pesando em fazer os pesos nas terminaçoes da dezenas( 0 a 9)

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é de um forum de portugal do euromilhoa 50/5 mas alguma coisa se pode usar na mega sena 60/6

A ideia, é construir uma fórmula (de 'pesagem'), com diversas variáveis, que quando aplicada individualmente a cada numero, nos permita seleccionar N numeros ('mais pesados') para jogar.

Como podemos verificar já depois de 500 sorteios realizados, o equilibrio entre as quantidades de saidas de todos os numeros, não se tende a verificar. E também já verifiquei isto, através de estudos das quantidades de saidas dos numeros, em centenas de milhar de sorteios gerados aleatoriamente. A ideia que tinha há uns anos atrás, de que no infinito haveria equilibrio nas saidas dos numeros, não se verifica nesses estudos. A verdade é que os dados mostram, que a diferença entre quantidade de saidas do numero que saiu mais e do numero que saiu menos, vai sendo cada vez maior. É quase como o universo em expansão...

Em termos de ausências, sabemos que nestes 500 sorteios, existiu uma média de 10.90 numeros Atrasados e 5.40 numeros Frios. Ou seja, 16.30 numeros Atrasados e Frios. E a sua média de saida é 0.99 Atrasados e 0.53 Frios, por sorteio. Ou seja 1.52 numeros Atrasados e Frios, por sorteio. O que eu penso em relação ao peso a dar à Ausência dos numeros, é que não se pode dar factores iguais a todos os Frios e Atrasados, mas que se deve ter em conta não só, a própria quantidade de sorteios de ausência, a quantidade de vezes que o numero saiu antes de se ausentar, e também a quantidade de numeros que existem nos Frios e Atrasados.

Todos nós sabemos que, a média de saida teórica de cada numero, deveria ser uma vez em cada dez sorteios. E derivando daqui, cada numero deveria ter nove sorteios de ausência antes de sair. Mas todos sabemos, que não é isso que se verifica.

Então, e quais as outras variáveis que pensei?

Relativamente às quantidades de saidas dos numeros, em vez de pensarmos na quantidade total de saidas em todos os sorteios já realizados, porque não pensar e estudar, as quantidades de saidas de 5 em 5, 10 em 10 ou 15 em 15 sorteios? E então sabendo estas médias e qual o comportamento anterior, atribuir um valor de peso a cada numero?

Relativamente às quantidades de ausências dos numeros, em vez de pensarmos nas ausências só para o próximo sorteio, porque não pensar e estudar, as anteriores quantidades de ausências de 5 em 5, 10 em 10 ou 15 em 15 sorteios? E então sabendo estas médias e qual o comportamento anterior, atribuir um valor de peso a cada numero?

As Terminações e as Dezenas (ou Quintetos). Também aqui e para cada uma isoladamente, estudadas em intervalos de 5 em 5, 10 em 10 ou 15 em 15 sorteios. Será que a saida/ausência de um determinado numero, poderá ser influênciada pelas quantidades de saidas/ausências que a sua Terminação e Dezena (ou Quinteto) têm em determinado sorteio?

Os UQFA. Aqui não em termos de intervalos de sorteios, mas sim em termos de quantidades de numeros em cada um dos patamares UQFA. Mas ainda, tendo em conta, as quantidades de saidas nos ultimos 5, 10 ou 15 sorteios.

O Desemparelhamento de Ausências. Esta curva, indica de facto qual deveria ser o comportamento global de todos os numeros em termos de saidas/ausências. Não bate sempre certo, mas que anda lá perto, montes de vezes, anda.

Será que conseguiremos utilizar/pesar também, as próprias figuras das estatisticas dos Consecutivos e Adjacentes? E as dos Baixos/Altos e Pares/Impares? Tendo em conta a situação em cada sorteio, das suas figuras, de quais os atrasos relativos e teóricos de cada uma delas?

Será que conseguiremos utilizar/pesar também, as estatisticas das Terminações e Dezenas? Tendo em conta a situação em cada sorteio, das suas figuras, de quais os atrasos relativos e teóricos de cada uma delas?

O exemplo dos Números (Terminação 03) era apenas ilustrativo e não pretendia de forma alguma fazer o assunto decair (aliás uma das pragas deste tipo de discussão) para questões laterais.

Quero dizer, parece-me que talvêz a questão ganhasse em substância se nos concentrar-mos em conceitos, elaboração de permissas, estabelecimento de hipóteses, que nos permitam deduzir "Leis" gerais ou particulares (ficando, depois, ao cuidado de cada um imaginar as ferramentas que permitam com eles trabalhar)

A verdade é que o "pêso" de um Número é (ou parece ser) por natureza relativo, dependendo bastante do ângulo por que olhe o observador, ou dito de outra forma, depende muito se se olha para ele apenas pelo histórico longo, histórico recente, Terminação, Dezena, etc.

Exemplo: Um Número pode estar farto de saír e mesmo assim a Dezena (ou a Terminação, ou outro alinhamento qualquer) "dizer" que está c/ grande probabilidade de sair outra vêz, sendo que o inverso também é verdade.

JRocas - Gostei bastante do enunciado do teu método de avaliação que é enxuto e directo. Uma nota apenas: Os cruzamentos dão figuras mas também podem dar Números. Ex.: Terminação X Linha Y só pode dar o Número Z

Bom. mas voltando á vaca fria, (isto é uma espécie de pré-aquecimento enquanto o Psazf não coloca aqui o resultado do estudo): factores que possam contribuir para avaliar a "gordura" ou falta dela de um Número.

Pessoalmente considero:

Posição na Terminação

Posição na Linha

Histórico curto (últimos 4/5 saídas e respectivos intervalos)

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Se possível  olhem esse texto e ter mais ideias

 

O rastro digital da megasena

MegasenaRast9.JPG

 

Henryk Zygalski foi um matemático polonês da década de 1930 que, junto com outros importantes matemáticos da Polônia, dedicou sua vida e história contra os alemães. Ao contrário do que muito se conhece, Zygalski e seu grupo trabalhou arduamente na quebra do código da máquina nazista Enigma, na segunda guerra mundial. A máquina Enigma servia para encriptar mensagens do alto comando nazista e enviá-las à frente de guerra. Com milhões de combinações possíveis entre os caracteres, a máquina foi e ainda continua sendo uma obra prima na encriptação de mensagens secretas.

MegasenaRast1.JPG

O grupo polonês conseguiu uma maneira bastante elaboriosa e criativa de não quebrar a mensagem, mas descobrir a palavra-chave da encriptação. Para que se possa encriptar uma mensagem, métodos antigos precisavam de palavras-chave para gerar uma senha e alterar o alfabeto normal de alguma maneira. Com essa palavra-chave, a pessoa na outra ponta com a mesma máquina conseguia então, letra por letra, decifrar as frases e mensagens originais.

Zygalski teve a ideia de trabalhar na captura das mensagens e transformar cada caracter num ponto dentro de uma matriz de 23 x 23 pontos. Ao colocar diversas mensagens do mesmo dia em folhas transparentes contra a luz, percebeu que muitos caracteres se repetiam nas diversas mensagens. Comparando as mensagens com os eventos, após um ano o grupo conseguiu criar um método para decifrar as mensagens secretas nazistas.

Quando os caracteres se repetiam nas mensagens, os decifradores cortavam a folha com lâmina de barbear fazendo um furo. Depois de todos os furos as mensagens eram colocadas contra a luz, e começava-se a tradução com a busca da palavra-chave. Então os poloneses criaram rolos mecânicos para comparar os furos entre as mensagens de forma mais automatizada. Depois que toda parte mecânica foi implementada, o equipamento recebeu o nome de "bomba" e tinha a capacidade de, em duas horas, decifrar as mensagens nazistas. Mas em 1940 tudo mudou.

MegasenaRast2.JPG MegasenaRast3.JPG

Matriz de Zygalski e Máquina Enigma de 4 rolos

A máquina Enigma original tinha 3 rolos mecânicos de codificação das letras, mas em 1940 os alemães passaram a colocar 6 rolos, fazendo a palavra-chave mudar quantas vezes fosse necessária ao longo do dia, levando o número de combinações aos trilhões de possibilidades. Quando invadiram a Polônia, os nazistas foram exatamente de encontro ao grupo de matemáticos, que fugiram para a Inglaterra queimando e quebrando todas as evidências na Polônia.

Com o asilo aceito pelos ingleses, os poloneses começaram a participar junto com os ingleses de um grupo para quebrar o código da Enigma. Eles ensinaram os ingleses (sobretudo o famoso Alan Turing) como funcionava o método de Zygalski, mostrando que a escolha da palavra- chave não era aleatória como os ingleses e franceses suspeitavam. Existia um código bem elaborado, e que com a mecanização do processo por calculadoras eletrônicas, as mensagens nazistas poderiam ser decifradas. Foi então que o primeiro ministro Churchil autorizou a construção do primeiro computador inglês de nome Collossus, especialmente voltado para a guerra, e sobretudo para a quebra das mensagens nazistas.

Essa é a prova mais exata de que em se tratando de segredos ultra-secretos, não existe espaço para a chamada aleatoriedade. O jogo de azar é proibido no Brasil, mas o jogo promovido pelo governo é liberado, pois é considerado um jogo honesto, onde as chances de ganhar são iguais para todos. A aleatoriedade é a base honesta para todos os jogos das loterias tais como megasena, quina, lottomania, federal e outras tantas.

 

O sonho de ficar rico, ou de fazer a conhecida "fézinha" domina a grande maioria dos brasileiros. Quem não gostaria de dormir com contas a pagar e acordar com compras a fazer?

No entanto, existem muitos e muitos vídeos na internet chamando a atenção sobre possíveis fraudes nos sorteios, sobretudo da megasena.

A Caixa Econômica Federal já soltou diversos desmentidos, diversos comunicados aos jogadores, negando as fraudes e alertando para o crédito total que deveria ser dado aos sorteios. Em caso mais recente a Caixa colocou a polícia federal para descobrir a origem de alguns vídeos e tentou até processar um dono de um pequeno jornal no Paraná no Supremo Tribunal Federal, alegando perda de arrecadação pelas notícias veiculadas. A Caixa perdeu e o dono do jornal pode continuar circulando suas notícias.

Mas por que tanta truculência da Caixa Econômica, se o processo é seguro e idôneo? A menos, é claro, que algo de estranho realmente ocorra no processo.

Decidimos então fazer um estudo, não sobre possíveis fraudes, nem sobre manipulações, visto que a Caixa garante um processo seguro e de total credibilidade.

O estudo é sobre os números do histórico dos sorteios da megasena liberados no site da Caixa. Os números formam um conjunto interessante, conhecido como sequência. E se tratando de sorteios, esperávamos que essa sequência fosse completamente aleatória.

Antes, no entanto, fomos para o Excel usando-o como laboratório. No Excel existe um comando, apresentado ao lado, conhecido como "AleatórioEntre". Ele gera números aleatórios entre determinados intervalos compostos por números inteiros.

Já comentamos aqui em nosso artigo que o gerador do Excel não é a melhor coisa que existe em termos de sorteio de dados(veja em "O diabo se esconde atrás dos dados...dos fundos de investimentos"). Mas mesmo assim, simulamos 5 vezes 1000 jogos aleatórios contendo 6 números por cartão.

MegasenaRast4.JPG

 

Comando AleatórioEntre do Excel

 

 

MegasenaRast5.JPG

Sequência aleatória gerada pelo Excel

 

MegasenaRast6.JPG

Livro "Segurança de dados com Criptografia"

 

 

MegasenaRast7.JPG

Planilha em Excel transformando números decimais da megasena em binários

 

A intenção é verificar, dentro dessas sequências que deveriam ser aleatórias, quantas não aleatórias aparecem. Sim, é de conhecimento de todos na área de métodos numéricos, que a grande maioria dos algoritmos que geram números aleatórios cometem falhas e sempre vão aparecer sequências que não são aleatórias.

Por exemplo, uma sequência 33-34-35-36-37-38 é não aleatória, pois em sorteios a chance desse tipo de evento ocorrer é quase impossível. A menos, é claro, se for escolhida por alguém.

Existem muitos livros sobre segurança de dados e criptografia. O livro de Daniel Balparda de Carvalho (" Segurança de dados com Criptografia - Métodos e Algoritmos") é um livro interessante onde resume algumas técnicas para se testar segurança de dados aleatórios.

Uma das técnicas que o livro explica, é transformar os números aleatórios em números binários. Agrupando então esses números binários teremos uma sequência longa de números. Números binários foram os primeiros a aparecer em linguagem de máquina e se compõem apenas de 0 e 1. Sua transformação é bem simples no Excel com a utilização do comando "DECABIN( )" e qualquer um poderá testar.

Outra utilidade dos números binários é que eles sempre compõem uma imagem digital e nos permite aumentar a imagem, comprimir, mudar a cor e até mesmo enviar mensagens secretas. A técnica de enviar mensagens secretas em imagem se chama Estenografia e os grupos terroristas tem usado isso com muita frequência para se comunicar. Esse é o trabalho da agência de segurança digital dos EUA (NSA) que fica rastreando tudo que fazemos na internet em busca de rastros digitais.

Em nosso experimento, tomamos então primeiramente um experimento controle. Simulamos 1000 cartões da megasena, cada cartão com 6 números aleatórios e transformamos esses números em sequências binárias (exemplo ao lado).

Como cada número decimal (de 1 a 60) tem de 1 a 34 dígitos 0 e 1, num cálculo rápido teremos 900 mil números binários para testar.

Um dos testes estatísticos amplamente recomendado (mas não o único) para testar se uma sequência é ou não aleatória, é o teste de Qui-quadrado. Usando a metodologia de testes de hipóteses estatística, confronta-se uma hipótese básica com o resultado dos dados reais. Dentro das cinco simulações com 1000 números que fizemos, escolhemos um nível de confiança de 10%. Isso significa afirmar que nossa afirmação final pode estar com erro de 10%.

No caso da primeira simulação de 1000 cartões com o gerador aleatório do Excel, encontramos 66 que não passaram no teste. Ou seja, mesmo sendo gerado aleatóriamente, 66 cartões não são aleatórios. Na segunda geração encontramos 41 e assim por diante. O resultado então foi:

Simulação-1: 66 não aleatórios em 1000

Simulação-2: 41 não aleatórios em 1000

Simulação-3: 49 não aleatórios em 1000

Simulação-4: 66 não aleatórios em 1000

Simulação-5: 59 não aleatórios em 1000

Ou seja, encontramos nesses eventos de laboratório, em média 56 cartões que não são considerados aleatórios dentre 1000 gerados, mesmo sendo gerados aleatórios. Resultado: 5,6% dos cartões não foram aleatórios.

Mas e na megasena?

Todos os números de todos os cartões foram transformados em binários e cada cartão foi verificado pelo teste de Qui-quadrado a 10%. O incrível resultado é que 11,11% dos cartões não são sequências que poderiam ser consideradas aleatórias. Ou seja, o resultado real da megasena foi duas vezes pior, do que o pior algoritmo gerador de números aleatórios.

Claro que nível de confiança de 10% ainda é muito alto. Fizemos então um teste com maior rigor, agora adotando nível de 5%. Ou seja, a resposta final terá um erro de 5%. Quando rodamos esse novo teste na sequência aleatória do Excel, encontramos 5,1% das sequências não aleatórias. E na megasena? Ainda assim, encontramos 7,1% de sequências não aleatórias nos cartões reais da megasena desde o primeiro concurso até o concurso 1521.

Pode ser que testes mais rigorosos mostrem que os números da megasena sejam aprovados quanto ao quesito aleatoriedade. Na verdade métodos mais robustos tendem a ser usados quando as sequências não são reprovadas. Isso é feito para detecção de falsos positivos e não quando sequências não passam nos testes. Podemos sim estarmos errados em dizer que 7% dos cartões não são aleatórios, mas o erro para essa afirmação é de apenas 5%.

Supondo que esses cartões realmente não sejam aleatórios a pergunta que fica é: quando apareceram?

MegasenaRast8.JPG

Essas sequências que não passaram no teste estatístico Qui-quadrado ocorreram em 8,3% dos prêmios que saíram a megasena. Em sorteios que foram acumulados, há um aumento e salto para o valor monetário acumulado. Por exemplo, quando se faz download da planilha da Caixa em seu site, no jogo 1513 encontra-se a sequência 56-57-58. O número "1" ao lado foi automaticamente colocado pelo nosso programa quando alertou sobre uma sequência não aleatória. De R$ 6 milhões o prêmio foi para R$ 10 milhões e no jogo seguinte, a aleatoriedade volta para o prêmio sair (os zeros indicam que a sequência passou no teste).

Da análise completa, encontramos 8,3% dos cartões com vencedores cuja sequência foi detectada como não aleatória. Parece um número pequeno, mas dentro do universo de 1521 cartões verificados, significa que 126 prêmios milionários saíram em sequências que não passaram no teste de aleatoriedade. Por exemplo, o jogo 1421 (19-31-39-44-53-59) não passou no teste, assim como o jogo 1501 também não passou no teste (1-7-13-29-37-54). Em ambos o prêmio máximo saiu.

Por que essa não aleatoriedade encontrada foi tão alta? Muitos fatores podem ser especulados, mas nenhuma explicação pode ser dada. Por exemplo, pode ser ruído na roda do globo que gira, favorecendo mais bolinhas do que outras, pode ser peso diferencial (que a Caixa já garantiu que não é, pois todas as bolinhas tem o mesmo peso), pode ser vento na hora do sorteio em cidades praianas, pode ser o dispositivo que libera as bolinhas, liberando primeiro mais bolinhas de uma cor do que outra e, pode ser, como já refutou a Caixa, algum tipo de fraude ainda não encontrada.

O giro do globo é calculado por computador, para manter a velocidade constante, mas o programa pode em algum concurso estar descalibrado em relação ao equipamenteo mecânico, e ao rodar mais lento, ou mais rápido, existe uma diferença importante que pode deixar o sorteio não aleatório. Como esses globos são transferidos constantemente de cidade para cidade, a descalibração é um processo mais do que normal.

O fato é que, digitalmente observando, os cartões tem apresentado mais sequências não aleatórias, deixando estranhas "pegadas" digitais acima do normal. Existem centenas de sites na internet promovendo venda de cartelas premiadas, cartões mágicos, números mágicos e na sua grande maioria são baseados em estatísticas e probabilidades. No entanto, com um número tão alto de sequências não aleatórias, os erros nesses prognósticos são enormes, pois o evento não é completamente aleatório.

Talvez a melhor ideia é como a de Henryk Zygalsk, ou seja, existe um algoritmo melhor e diferente dos pronunciados em termos de probabilidade. Talvez os prognósticos para a loteria não devessem ser baseados em probabilidade e estatística, mas sim em termos de algoritmos bem determinísticos e previsíveis. Pode ser que algo ainda esteja escondido no universo binário desses números, mas determinar esse algoritmo será tão cruel quanto a batalha dos poloneses contra os nazistas.

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Guest Pitaco_certo!

Roggee

 

Muito obrigado por essa postagem ótima!

 

Me lembrei de duas aulas que tive.....

 

É possível estruturar estratégias de jogo, a partir de determinadas condições é por esse motivo que muitas vezes, opto por jogar quando os valores, por exemplo são míseros!

 

Em relação ao tópico, boa proposta do Sorel, ótima!

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Se possível  olhem esse texto e ter mais ideias

 

O rastro digital da megasena

MegasenaRast9.JPG

 

Henryk Zygalski foi um matemático polonês da década de 1930 que, junto com outros importantes matemáticos da Polônia, dedicou sua vida e história contra os alemães. Ao contrário do que muito se conhece, Zygalski e seu grupo trabalhou arduamente na quebra do código da máquina nazista Enigma, na segunda guerra mundial. A máquina Enigma servia para encriptar mensagens do alto comando nazista e enviá-las à frente de guerra. Com milhões de combinações possíveis entre os caracteres, a máquina foi e ainda continua sendo uma obra prima na encriptação de mensagens secretas.

MegasenaRast1.JPG

O grupo polonês conseguiu uma maneira bastante elaboriosa e criativa de não quebrar a mensagem, mas descobrir a palavra-chave da encriptação. Para que se possa encriptar uma mensagem, métodos antigos precisavam de palavras-chave para gerar uma senha e alterar o alfabeto normal de alguma maneira. Com essa palavra-chave, a pessoa na outra ponta com a mesma máquina conseguia então, letra por letra, decifrar as frases e mensagens originais.

Zygalski teve a ideia de trabalhar na captura das mensagens e transformar cada caracter num ponto dentro de uma matriz de 23 x 23 pontos. Ao colocar diversas mensagens do mesmo dia em folhas transparentes contra a luz, percebeu que muitos caracteres se repetiam nas diversas mensagens. Comparando as mensagens com os eventos, após um ano o grupo conseguiu criar um método para decifrar as mensagens secretas nazistas.

Quando os caracteres se repetiam nas mensagens, os decifradores cortavam a folha com lâmina de barbear fazendo um furo. Depois de todos os furos as mensagens eram colocadas contra a luz, e começava-se a tradução com a busca da palavra-chave. Então os poloneses criaram rolos mecânicos para comparar os furos entre as mensagens de forma mais automatizada. Depois que toda parte mecânica foi implementada, o equipamento recebeu o nome de "bomba" e tinha a capacidade de, em duas horas, decifrar as mensagens nazistas. Mas em 1940 tudo mudou.

MegasenaRast2.JPG MegasenaRast3.JPG

Matriz de Zygalski e Máquina Enigma de 4 rolos

A máquina Enigma original tinha 3 rolos mecânicos de codificação das letras, mas em 1940 os alemães passaram a colocar 6 rolos, fazendo a palavra-chave mudar quantas vezes fosse necessária ao longo do dia, levando o número de combinações aos trilhões de possibilidades. Quando invadiram a Polônia, os nazistas foram exatamente de encontro ao grupo de matemáticos, que fugiram para a Inglaterra queimando e quebrando todas as evidências na Polônia.

Com o asilo aceito pelos ingleses, os poloneses começaram a participar junto com os ingleses de um grupo para quebrar o código da Enigma. Eles ensinaram os ingleses (sobretudo o famoso Alan Turing) como funcionava o método de Zygalski, mostrando que a escolha da palavra- chave não era aleatória como os ingleses e franceses suspeitavam. Existia um código bem elaborado, e que com a mecanização do processo por calculadoras eletrônicas, as mensagens nazistas poderiam ser decifradas. Foi então que o primeiro ministro Churchil autorizou a construção do primeiro computador inglês de nome Collossus, especialmente voltado para a guerra, e sobretudo para a quebra das mensagens nazistas.

Essa é a prova mais exata de que em se tratando de segredos ultra-secretos, não existe espaço para a chamada aleatoriedade. O jogo de azar é proibido no Brasil, mas o jogo promovido pelo governo é liberado, pois é considerado um jogo honesto, onde as chances de ganhar são iguais para todos. A aleatoriedade é a base honesta para todos os jogos das loterias tais como megasena, quina, lottomania, federal e outras tantas.

 

O sonho de ficar rico, ou de fazer a conhecida "fézinha" domina a grande maioria dos brasileiros. Quem não gostaria de dormir com contas a pagar e acordar com compras a fazer?

No entanto, existem muitos e muitos vídeos na internet chamando a atenção sobre possíveis fraudes nos sorteios, sobretudo da megasena.

A Caixa Econômica Federal já soltou diversos desmentidos, diversos comunicados aos jogadores, negando as fraudes e alertando para o crédito total que deveria ser dado aos sorteios. Em caso mais recente a Caixa colocou a polícia federal para descobrir a origem de alguns vídeos e tentou até processar um dono de um pequeno jornal no Paraná no Supremo Tribunal Federal, alegando perda de arrecadação pelas notícias veiculadas. A Caixa perdeu e o dono do jornal pode continuar circulando suas notícias.

Mas por que tanta truculência da Caixa Econômica, se o processo é seguro e idôneo? A menos, é claro, que algo de estranho realmente ocorra no processo.

Decidimos então fazer um estudo, não sobre possíveis fraudes, nem sobre manipulações, visto que a Caixa garante um processo seguro e de total credibilidade.

O estudo é sobre os números do histórico dos sorteios da megasena liberados no site da Caixa. Os números formam um conjunto interessante, conhecido como sequência. E se tratando de sorteios, esperávamos que essa sequência fosse completamente aleatória.

Antes, no entanto, fomos para o Excel usando-o como laboratório. No Excel existe um comando, apresentado ao lado, conhecido como "AleatórioEntre". Ele gera números aleatórios entre determinados intervalos compostos por números inteiros.

Já comentamos aqui em nosso artigo que o gerador do Excel não é a melhor coisa que existe em termos de sorteio de dados(veja em "O diabo se esconde atrás dos dados...dos fundos de investimentos"). Mas mesmo assim, simulamos 5 vezes 1000 jogos aleatórios contendo 6 números por cartão.

MegasenaRast4.JPG

 

Comando AleatórioEntre do Excel

 

 

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Sequência aleatória gerada pelo Excel

 

MegasenaRast6.JPG

Livro "Segurança de dados com Criptografia"

 

 

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Planilha em Excel transformando números decimais da megasena em binários

 

A intenção é verificar, dentro dessas sequências que deveriam ser aleatórias, quantas não aleatórias aparecem. Sim, é de conhecimento de todos na área de métodos numéricos, que a grande maioria dos algoritmos que geram números aleatórios cometem falhas e sempre vão aparecer sequências que não são aleatórias.

Por exemplo, uma sequência 33-34-35-36-37-38 é não aleatória, pois em sorteios a chance desse tipo de evento ocorrer é quase impossível. A menos, é claro, se for escolhida por alguém.

Existem muitos livros sobre segurança de dados e criptografia. O livro de Daniel Balparda de Carvalho (" Segurança de dados com Criptografia - Métodos e Algoritmos") é um livro interessante onde resume algumas técnicas para se testar segurança de dados aleatórios.

Uma das técnicas que o livro explica, é transformar os números aleatórios em números binários. Agrupando então esses números binários teremos uma sequência longa de números. Números binários foram os primeiros a aparecer em linguagem de máquina e se compõem apenas de 0 e 1. Sua transformação é bem simples no Excel com a utilização do comando "DECABIN( )" e qualquer um poderá testar.

Outra utilidade dos números binários é que eles sempre compõem uma imagem digital e nos permite aumentar a imagem, comprimir, mudar a cor e até mesmo enviar mensagens secretas. A técnica de enviar mensagens secretas em imagem se chama Estenografia e os grupos terroristas tem usado isso com muita frequência para se comunicar. Esse é o trabalho da agência de segurança digital dos EUA (NSA) que fica rastreando tudo que fazemos na internet em busca de rastros digitais.

Em nosso experimento, tomamos então primeiramente um experimento controle. Simulamos 1000 cartões da megasena, cada cartão com 6 números aleatórios e transformamos esses números em sequências binárias (exemplo ao lado).

Como cada número decimal (de 1 a 60) tem de 1 a 34 dígitos 0 e 1, num cálculo rápido teremos 900 mil números binários para testar.

Um dos testes estatísticos amplamente recomendado (mas não o único) para testar se uma sequência é ou não aleatória, é o teste de Qui-quadrado. Usando a metodologia de testes de hipóteses estatística, confronta-se uma hipótese básica com o resultado dos dados reais. Dentro das cinco simulações com 1000 números que fizemos, escolhemos um nível de confiança de 10%. Isso significa afirmar que nossa afirmação final pode estar com erro de 10%.

No caso da primeira simulação de 1000 cartões com o gerador aleatório do Excel, encontramos 66 que não passaram no teste. Ou seja, mesmo sendo gerado aleatóriamente, 66 cartões não são aleatórios. Na segunda geração encontramos 41 e assim por diante. O resultado então foi:

Simulação-1: 66 não aleatórios em 1000

Simulação-2: 41 não aleatórios em 1000

Simulação-3: 49 não aleatórios em 1000

Simulação-4: 66 não aleatórios em 1000

Simulação-5: 59 não aleatórios em 1000

Ou seja, encontramos nesses eventos de laboratório, em média 56 cartões que não são considerados aleatórios dentre 1000 gerados, mesmo sendo gerados aleatórios. Resultado: 5,6% dos cartões não foram aleatórios.

Mas e na megasena?

Todos os números de todos os cartões foram transformados em binários e cada cartão foi verificado pelo teste de Qui-quadrado a 10%. O incrível resultado é que 11,11% dos cartões não são sequências que poderiam ser consideradas aleatórias. Ou seja, o resultado real da megasena foi duas vezes pior, do que o pior algoritmo gerador de números aleatórios.

Claro que nível de confiança de 10% ainda é muito alto. Fizemos então um teste com maior rigor, agora adotando nível de 5%. Ou seja, a resposta final terá um erro de 5%. Quando rodamos esse novo teste na sequência aleatória do Excel, encontramos 5,1% das sequências não aleatórias. E na megasena? Ainda assim, encontramos 7,1% de sequências não aleatórias nos cartões reais da megasena desde o primeiro concurso até o concurso 1521.

Pode ser que testes mais rigorosos mostrem que os números da megasena sejam aprovados quanto ao quesito aleatoriedade. Na verdade métodos mais robustos tendem a ser usados quando as sequências não são reprovadas. Isso é feito para detecção de falsos positivos e não quando sequências não passam nos testes. Podemos sim estarmos errados em dizer que 7% dos cartões não são aleatórios, mas o erro para essa afirmação é de apenas 5%.

Supondo que esses cartões realmente não sejam aleatórios a pergunta que fica é: quando apareceram?

MegasenaRast8.JPG

Essas sequências que não passaram no teste estatístico Qui-quadrado ocorreram em 8,3% dos prêmios que saíram a megasena. Em sorteios que foram acumulados, há um aumento e salto para o valor monetário acumulado. Por exemplo, quando se faz download da planilha da Caixa em seu site, no jogo 1513 encontra-se a sequência 56-57-58. O número "1" ao lado foi automaticamente colocado pelo nosso programa quando alertou sobre uma sequência não aleatória. De R$ 6 milhões o prêmio foi para R$ 10 milhões e no jogo seguinte, a aleatoriedade volta para o prêmio sair (os zeros indicam que a sequência passou no teste).

Da análise completa, encontramos 8,3% dos cartões com vencedores cuja sequência foi detectada como não aleatória. Parece um número pequeno, mas dentro do universo de 1521 cartões verificados, significa que 126 prêmios milionários saíram em sequências que não passaram no teste de aleatoriedade. Por exemplo, o jogo 1421 (19-31-39-44-53-59) não passou no teste, assim como o jogo 1501 também não passou no teste (1-7-13-29-37-54). Em ambos o prêmio máximo saiu.

Por que essa não aleatoriedade encontrada foi tão alta? Muitos fatores podem ser especulados, mas nenhuma explicação pode ser dada. Por exemplo, pode ser ruído na roda do globo que gira, favorecendo mais bolinhas do que outras, pode ser peso diferencial (que a Caixa já garantiu que não é, pois todas as bolinhas tem o mesmo peso), pode ser vento na hora do sorteio em cidades praianas, pode ser o dispositivo que libera as bolinhas, liberando primeiro mais bolinhas de uma cor do que outra e, pode ser, como já refutou a Caixa, algum tipo de fraude ainda não encontrada.

O giro do globo é calculado por computador, para manter a velocidade constante, mas o programa pode em algum concurso estar descalibrado em relação ao equipamenteo mecânico, e ao rodar mais lento, ou mais rápido, existe uma diferença importante que pode deixar o sorteio não aleatório. Como esses globos são transferidos constantemente de cidade para cidade, a descalibração é um processo mais do que normal.

O fato é que, digitalmente observando, os cartões tem apresentado mais sequências não aleatórias, deixando estranhas "pegadas" digitais acima do normal. Existem centenas de sites na internet promovendo venda de cartelas premiadas, cartões mágicos, números mágicos e na sua grande maioria são baseados em estatísticas e probabilidades. No entanto, com um número tão alto de sequências não aleatórias, os erros nesses prognósticos são enormes, pois o evento não é completamente aleatório.

Talvez a melhor ideia é como a de Henryk Zygalsk, ou seja, existe um algoritmo melhor e diferente dos pronunciados em termos de probabilidade. Talvez os prognósticos para a loteria não devessem ser baseados em probabilidade e estatística, mas sim em termos de algoritmos bem determinísticos e previsíveis. Pode ser que algo ainda esteja escondido no universo binário desses números, mas determinar esse algoritmo será tão cruel quanto a batalha dos poloneses contra os nazistas.

Parabéns muito bem elaborado este estudo

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a pergunta é que fale muito, e fazer c na vertical em 6 sorteios tambem como é feito na horizontal? e depois criar um sistema de cartesiano aonde ai se poderá ver que num determinado sorteio ou perto dele de poderá ver os padroes, ai as dezena estarao ou  ou nao,o sistema de cruzamento de linha e coluna no caso o plno cartesinao poderpa dar algum indicios

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ok muito bom mesmo! consegue num lista ao lado para confrontar apartir  do ultimo num intervalo de 30 sorteios

 relacionar as dezenas que sairam e colocar seus pesos( quantidades de vezes) naquela criterios de vezes que falou na ordem crescente, objetivo filtrar por pesos nos sorteios passados num intervalo de 30  sorteios cada para poder ver a curva dos pesos de cada 30 sorteios( que tambem será o numeros de jogos 30) obviamente será o numeros de jogar até 30 sorteios( voce ta bem de caixa  para jogar?)  s em em 6 intervalos de 30 sorteios passados 180 sorteios passados se dentro destas 6 matrizes tiver um curva diferentes, poderem assim prever os pesos

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fiz pesquisa de diversos intervalos pequenos e grande  um dos grande de 126a 896=

 a dezena 41 continuo de  maior pesos sera que tem outras dezenas assim há a que menos  pesos  é a 26

o problema que a curva é  01 a 60 e so pode 6 dezenas na aposta, sim claro podemos escolher 20,30 etc..

  e tem 3 tipos de pesos na saida de sorteios 50% 3 dezenas que  mais saem 35% media e 15% frias

entao na hora de colocar os pesos observar isto

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Guest Pitaco_certo!

acessem o meu site, nessa página: http://www.excellentes.com.br/loterias.html

 

o arquivo compactado Arqu0023.rar contem a planilha com as fórmulas.

 

Fico à disposição para acrescentar mais regras definidas pelos foristas.

 

Muita sorte!

 

 

Me concentro nos estudos da Dupla Sena, 

 

É possível montar nos mesmos moldes e critérios para a mesma?

 

Nesse case apresentado por você;

 

- caso o processamento NÃO consiga fechar com as dezenas indicadas com seus pesos (10x a dezena 06 por exemplo), poderemos utilizar as outras não indicadas (usar as 60 dezenas da mega-sena?

- caso o processamento NÃO consiga fechar com as dezenas indicadas com seus pesos, o processamento apagará os jogos já criados e recomeçará novamente do zero;

 

 

Considere caso possível utilizar as outras dezenas não indicadas usando sempre o menor número possível de repetição, ou seja quanto menos melhor.

 

Att.

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Guest Pitaco_certo!

pitaco, já que a dupla sena tem 6 dezenas penso que é so usar de 01 a 50 entende. ou seja usar a mesma planilia

 

nao escolhendo de 51 a 60 claro

 

 

Olá Amigo!

 

Obrigado por sua colaboração!

 

Sim você está certo.

 

Pense comigo;

 

Como a ideia é gerar os jogos com base nas posições, o que acontece é que na Dupla Sena por exemplo, as dezenas possuem uma distribuição quantitativa diferente da mega sena, exemplo;

 

A dezena de número 02, na Dupla sena na primeira posição ocorreu 147 vezes, a mesma dezena na mega sena, ocorreu 165, dependendo de como o calculo foi realizado poderemos ter alguma diferença a ideia é apenas obedecer os fatos.

 

Concordo que podemos usar mesmo assim;

 

Veja;

 

Preencha da seguinte forma;

 

Dezenas por jogo:7

 

As dezenas e suas quantidades respectivamente conforme relação abaixo;

 

01-02

 

02-02

 

03-04

 

04-02

 

05-02

 

06-02

 

17-04

 

26-04

 

41-04

 

42-04

 

44-04

 

Clique sobre o botão  XRodar;

 

Qual é o resultado?

 

1 Sena

1 Quina 

1 Quadra

 

Como são em jogos de 7 dezenas X (Prêmios Multiplicados)

 

Sorel, ótima idéia apresentada por você!

 

Isso é só o começo!

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