Jump to content

Poder & Querer


Valter Luiz

Recommended Posts

 É cada vez mais complexo definir e delimitar elementos que, de fato, contribuam para que o ser humano se realize e seja feliz.

Se nos tempos antigos existiam, no máximo, duas opções e, apenas uma era tutelada oficialmente pelas sociedades, hoje, os múltiplos caminhos e possibilidades desafiam o exercício da liberdade e bom senso. É preciso atenção, maturidade, paciência e discernimento para saber fazer as melhores escolhas.

Duas forças são determinantes na dinâmica que impulsiona a existência humana: ‘poder’ e ‘querer’. Poder é a potência e competência para realizar algo. Vontade ou intencionalidade é acapacidade de posicionar-se frente ao que nos aparece. Muito embora as pessoas, em geral, relacionem ‘poder’ e ‘querer’, diretamente, à uma equação de resultados positivos, isso nem sempre acontece; os resultados podem ser diversos.

  1. Poder + Querer = Esta equação produz o resultado ideal. Quando o ser humano relaciona a competência com a vontade de realizar, independentemente do grau de dificuldade, atinge as metas e objetivos propostos.
  2. Não Poder + Querer = O elemento limitante desta equação é o ‘poder’. Embora tenhamos vontade para realizar tantas coisas, nem sempre temos condições ou estamos preparados. O que fazer? É absolutamente possível que, uma vez alinhados os elementos essenciais, o ser humano aprenda, exercite e desenvolva a capacidade para tornar realidade aquilo que busca. Não nos faltam exemplos!
  3. Poder + Não Querer = O elemento limitante desta equação é o ‘querer’; refere-se àquilo que habita o mais íntimo do ser. Comumente, referimo-nos a ele como motivação, razões pelas quais buscamos determinada coisa. Muitas pessoas, por desconhecerem suas razões mais íntimas e profundas são ‘estranhas a si’; assumindo, inconscientemente, a postura do ‘não querer’. Elas precisam ser inspiradas a entrar em contato com o seu querer, trazendo-o à tona.
  4. Não Poder + Não Querer = Aqui os dois elementos são combinados de forma negativa. Deparamo-nos com o grau extremo de inércia. Dificilmente estas pessoas sairão deste estado de imobilidade; sua vida é monótona, uníssona, sem brilho, sem sabor; elas não vivem, sobrevivem; a força que possuem influencia, negativamente, atraindo outros ao seu nível de prostração. Por elas pouco, ou quase nada se pode fazer. É um caso crítico a ser confiado as preces e orações, se bem que nem mesmo Deus pode fazer algo sem que elas O permitam.

O sábio e prudente não perde a oportunidade, atreve-se a responder a si próprio em que nível está a relação entre o seu ‘poder’ e o seu ‘querer’. O nível maior de exigência é o do Poder + Querer pois requer estratégias e recursos de manutenção.

Os outros dois (Não poder + Querer e Poder + Não Querer), exigem cuidados especiais, no sentido de superar as limitações e alcançar a excelência. Investir energia e tempo nesta reflexão revela o quanto estamos abertos à busca pelo sentido da nossa existência e o quanto estamos dispostos a contribuir para tornar o mundo melhor, cada vez mais.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...