Jump to content

Números randômicos - Pseudo vs Verdadeiro


IGFX

Recommended Posts

O que vcs sabem sobre números randômicos ?

 

Qual a diferença entre "pseudo" random number e "true" random number ?

Tem algum programador no fórum ? :) 

 

 

Descobri uma coisa legal com "True" Random Numbers que se encaixa belamente com as loterias. Está sendo muito útil. :)

 

 

 

Edited by IGFX
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, IGFX disse:

O que vcs sabem sobre números randômicos ?

 

Qual a diferença entre "pseudo" random number e "true" random number ?

Tem algum programador no fórum ? :) 

 

 

Descobri uma coisa legal com "True" Random Numbers que se encaixa belamente com as loterias. Está sendo muito útil. :)

 

 

 

Números Aleatórios Verdadeiros (TRNGs) usam meios físicos imprevisíveis para gerar números.
Números Pseudo-Aleatórios(PRNGs)são usados algoritmos matemáticos gerados pelo computador
https://www.random.org/randomness/

https://en.wikipedia.org/wiki/Random_number_generation#.22True.22_random_numbers_vs._pseudo-random_numbers

 

Link to comment
Share on other sites

18 horas atrás, IGFX disse:

Tem algum programador no fórum ?

Eu sou.

 

Até onde eu sei, pseudo-random é uma forma artificial de geração de números aleatórios, onde o seed inicial gera o primeiro número, e todos os restantes são retro-gerados baseados no anterior.

Ou seja, o seed inicial é quem dita a sequencia toda.

 

Utilizo o XORShift generator, bem rápido.

 

https://github.com/pomma89/Troschuetz.Random

Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, walt disse:

Existe uma variavel incontrolavel o timing (função t de tempo)

 

Quando gerado o numero pseudo ou randomico, são um tempo diferente do sorteio de qualquer loteria.

 

Pode me explicar melhor cara?

Como assim tempo diferente? 

Link to comment
Share on other sites

@IGFX 

 

Tenho usado este site para gerar linhas com a finalidade de testes e também como base de "melhoria" nas quantidades totais de acertos.

 

Aparentemente, as linhas randômicas geradas com o True Generator deles são muito melhores do que com qualquer outro gerador. Acertam mais, por assim dizer.

 

Esse negócio de geração randômica gerou estudos e estudos e estudos ao longo do tempo.

 

O que foi a sua descoberta? Se puder informar, claro.

Link to comment
Share on other sites

18 minutos atrás, DixieJoe disse:

@IGFX 

 

Tenho usado este site para gerar linhas com a finalidade de testes e também como base de "melhoria" nas quantidades totais de acertos.

 

Aparentemente, as linhas randômicas geradas com o True Generator deles são muito melhores do que com qualquer outro gerador. Acertam mais, por assim dizer.

 

Esse negócio de geração randômica gerou estudos e estudos e estudos ao longo do tempo.

 

O que foi a sua descoberta? Se puder informar, claro.

Como voce utiliza  True Generator  par gerar os numeros.

Pode exemplificar.

Link to comment
Share on other sites

@walt 

 

o que o site gera é True Generator, conforme eles explicam lá.

Então, tudo o que você pedir, será gerado com um True Generator com base nestas explicações deles:

 

RANDOM.ORG offers true random numbers to anyone on the Internet. The randomness comes from atmospheric noise, which for many purposes is better than the pseudo-random number algorithms typically used in computer programs. People use RANDOM.ORG for holding drawings, lotteries and sweepstakes, to drive online games, for scientific applications and for art and music. The service has existed since 1998 and was built by Dr Mads Haahr of the School of Computer Science and Statistics at Trinity College, Dublin in Ireland. Today, RANDOM.ORG is operated by Randomness and Integrity Services Ltd.

Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, DixieJoe disse:

@IGFX 

 

Tenho usado este site para gerar linhas com a finalidade de testes e também como base de "melhoria" nas quantidades totais de acertos.

 

Aparentemente, as linhas randômicas geradas com o True Generator deles são muito melhores do que com qualquer outro gerador. Acertam mais, por assim dizer.

 

Esse negócio de geração randômica gerou estudos e estudos e estudos ao longo do tempo.

 

O que foi a sua descoberta? Se puder informar, claro.

 

Claro, com a randomizacão é possível acertar uma quantidade de dezenas por cada quadrante. 

Estou satisfeito TRNG mas ainda preciso conhecer mais. Estudar mais

Link to comment
Share on other sites

@walt 

 

Isso mesmo, Walt. Se quiser em linhas de 15 dezenas, vá no Menu NUMBERS, clique em Integer Sets e defina suas quantidades e parâmetros que ele pede.

 

Só se lembre que ele vai gerar um total de 10000 "dezenas".

 

Então, para linhas de 15 dezenas, vai conseguir gerar, no máximo 666 linhas de 15. Mas pode gerar várias vezes e ir copiando e colando num arquivo texto.

 

Link to comment
Share on other sites

@walt

@DixieJoe, estou me referindo a lotomania . Divido a cartela em 4 quadrantes, cada uma contendo 25 dezenas. Depois eu desmembro as 25 dezenas em conjuntos de 5 ou 7 dezenas.  Logo em seguida eu peço ajuda ao RANDOM para randomizar cada conjunto , e me fornecer pelo menos 1 dezena correta.  A random me gera dezenas que vão cair no próximo sorteio.  Foi isso que percebi. Entretanto, o gerador não dá garantias que a dezena escolhida aleatoriamente apareça para mim  na ordem correta.

 

Meu desafio é conseguir identificar a dezena correta nas primeiras posições que a Random me gera.  Para mim, ainda é complexo.

Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, DixieJoe disse:

@walt 

 

Isso mesmo, Walt. Se quiser em linhas de 15 dezenas, vá no Menu NUMBERS, clique em Integer Sets e defina suas quantidades e parâmetros que ele pede.

 

Só se lembre que ele vai gerar um total de 10000 "dezenas".

 

Então, para linhas de 15 dezenas, vai conseguir gerar, no máximo 666 linhas de 15. Mas pode gerar várias vezes e ir copiando e colando num arquivo texto.

 

Entendí....mas tem um mas..

 

Os números mais aleatórios ou não preditivos são, como tal, os números de ordem de csn. 

 

 

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, bitwizardry disse:

Eu sou.

 

Até onde eu sei, pseudo-random é uma forma artificial de geração de números aleatórios, onde o seed inicial gera o primeiro número, e todos os restantes são retro-gerados baseados no anterior.

Ou seja, o seed inicial é quem dita a sequencia toda.

 

Utilizo o XORShift generator, bem rápido.

 

https://github.com/pomma89/Troschuetz.Random

 

Oi cara, pode me ensinar a baixar o XORShift ?

Não encontrei nenhum botão executável ...

Link to comment
Share on other sites

 

percebi também que em cada sorteio da lotomania , existem 2 números "colados"  um ao outro em 3 ou 4 colunas . Descobrir uma maneira super simples de filtrar essas " duplas " - como eu costumo falar.

 

por exemplo: 02  33

                        12  43  etc.

Edited by IGFX
Link to comment
Share on other sites

56 minutos atrás, IGFX disse:

Oi cara, pode me ensinar a baixar o XORShift ?

Não há executável, apenas código fonte. (em c#)

 

Você precisa "clonar" o projeto para a sua máquina, compilar, criando um .exe e uma dll, fazer a referencia da dll no seu .exe e rodar os exemplos que o cara escreveu. Se você não é programador, fica difícil entender. Mas posso te mostrar algo parecido sem que vc tenha que compilar, siga esses passos:

 

1 - Acesse esse site: https://en.cppreference.com/w/cpp/algorithm/sample

2 - No campo onde está o código, ao lado esquerdo, em cima, há um botão escrito "Run this code", clique nele.

3 - Cole esse código por cima do anterior:

 

#include <iostream>
#include <random>
#include <string>
#include <iterator>
#include <algorithm>
#include <chrono>
 
int main() {
    auto seed = 0;
    std::mt19937 generator(seed);
    std::vector<int> in = {1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20,21,22,23,24,25};
    std::vector<int> out;
    std::sample(in.begin(), in.end(), std::back_inserter(out), 15, generator);

    for (auto x : out) {
        std::cout << x << " ";
    }
}

 

4 - Agora clique em em "Run", e pronto. Veja a saída embaixo dessa telinha:  1 3 6 8 9 10 13 14 16 17 19 20 22 23 24

Agora altere o valor do seed e veja a diferença, nessa linha: auto seed = 1;

Coloque 1, 2 3... etc... qualquer numero de 0 até 9223372036854775807 e observe os diferentes outputs.

Se der alguma zebra, pressione F5 e siga os passos novamente.

Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

se o sorteio já é aleatório qualquer escolha que se fizer vai cair dentro das possibilidades matemáticas

 

qual seria a diferença de se escolher as dezenas, gerar com pseudo aleatorio , aleatório real, bolinha no globo  ou estatísticas?

 

Link to comment
Share on other sites

23 minutos atrás, DixieJoe disse:

Pergunta para o bitwizardry: isso tem ajudado?

Não Dixie, não ajuda em nada. Eu só quis mostrar como é o funcionamento do seed de qualquer código pseudorandom.

Aliás, definir a "qualidade" da aleatóriedade, tbm é algo subjetivo. Alguns podem afirmar que quanto mais dispersos os números uns dos outros, por um determinado período, maior qualidade, outros, afirmam justamente o contrário.

 

Ex.: Imagine um código que tenha gerar 5 numeros aleatórios entre 1 e 100 (repetidos ou não)

 

No primeiro output, vc tem: 4 ,23, 50, 65, 69

No segundo vc tem: 11,11,29,31 92

 

Qual sequencia seria a "melhor"? de mais aleatóriedade? Impossível dizer.

 

Houve uma discussão sobre isso nessa conferencia c++. O fato é:  seja lá qual for o método, não ajuda em nada em loteria.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...