Jump to content

AG - ALGORITIMO GENÉTICO


Recommended Posts

sei que a análise, será feita em excell, mas como apoio, caso interesse, segue código em perl:

 

Spoiler

# Written by Tariq Abdullah
# Author, Bioinformatics Review
# tariq@bioinformaticsreview.com
# www.bioinformaticsreview.com

$CurrentHighest=0;

@GeneExpressionData = (1,3,8,5,2,4,46,6,78,7,9,9,0,1,1,1,5,59,9,97,7,6,5,45,4,3,23,2,22,2,2,4,5,5,6,54);
@SolutionSpace = ();
$HighestMutationValue = 110;
$GeneNumberConstraint = 5;
$InitialThreshold  = 10;
$genes    = scalar @GeneExpressionData;
@chromosome = ();
 $sum = 0;
$steps= 10;

print "The Total Genes are: $genes\n";

generate();
$steps = 10;
    for($p=0;$p<=$steps;$p++)
    {
        generate();
        SurvivalCheck();
        mutate();
        SurvivalCheck();
        recombine();
        SurvivalCheck();
        
    }


print "\n\n Genetic Algorithm Result\n\n\n\t\tHighest Detected: $CurrentHighest in $steps Steps\n\n";


sub mutate{
        $randpos = int(rand($gene));
        $n = int(rand($HighestMutationValue));
        $chromosome[$randpos] = $n;
        print "\n Mutation Took Place in Chromosome @chromosome ";
}

sub recombine
{
    print "\nRecombining\n\n";
        
    @chromosome1 = $SolutionSpace[int rand($p)];
    @chromosome2 =  $SolutionSpace[int rand($p)];
    print "Random Sequence Chromosome from Solution Space: @chromosome1 and @chromosome2";
    for($i=0; $i<=$GeneNumberConstraint/2; $i++)
    {
         my $random_number = int(rand(3)) + 1;
         $pos1 = int(rand($GeneNumberConstraint));
           $pos1 = int(rand($GeneNumberConstraint));
         $swap = $chromosome1[$pos1];
         $chromosome1[$pos1] = $chromosome2[$pos2];
         $chromosome2[$pos2] = $swap;
        
    }
    
    print "The Recombination led to @chromosome";
    
    @chromosome = ();
    @chromosome = @chromosome1;
}

sub SurvivalCheck
{
    
    $sum = 0;
    foreach $val (@chromosome)
    {
            $sum += $val;
    }
    if($sum>$CurrentHighest)
    {    $CurrentHighest = $sum;
        push @SolutionSpace, @chromosome;
        print "\nIndividual is alive! \nCurrent Highest Expression: $CurrentHighest";        return 1;
    }
    else
    {
        print "\nSpecies Didn't Survive! \n"; 
return 0;
    }
    
}

sub generate
{
    @chromosome = ();
    for($i=1;$i<=$GeneNumberConstraint;$i++)
    {
        $n = int(rand($genes));
        push @chromosome, $GeneExpressionData[$n];
        $sum += $GeneExpressionData[$n];
        
    }
    
    
    print "\n\n\nGenerated Chromosome: @chromosome \n";

}

 

Link to comment
Share on other sites

bem, a internet está recheada de exemplos e codigos

https://excelsignum.com/2017/06/29/generando-un-algoritmo-genetico-en-vba/

 

aqui o ponto principal nao é o codigo em si e sim como usar para loterias

claro que para implementar tem que se saber como funciona 

mas alem de tudo saber como tratar os dados das loterias e que tratar com o conceito e codigo criado

fora isso acho que mais vale como curiosidade ou treino para quem está estudando o assunto e nao para quem está tentando ganhar nas loterias

muitos aqui poderiam implementar isso e aquilo para testar, até mesmo eu,

mas até que ponto vale a pena?

só por curiosidade?

e as apostas, vale a pena arriscar ou vão ficar no "Nao tem garantia"?

bem, existem uma penca de fatores , a maior parte das pessoas que pedem isso e aquilo sequer perdem tempo de analisar o proprio resultado de maneira critica , e quando acham algo interessante só perguntam "tem palpitador?, gera jogos automaticos para apostas?"

o fato é que, a maioria quer pronto, se alguem confia na sua teoria corre atras para aprender e fazer ele mesmo , e  se algo chegar a funcionar , quem descobrir nao vai postar, " vc postaria?"

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Julio Cezar disse:

@Omesmo  mesmo sendo tudim verdade acho que sim nao é desanimador esperar algo diferente. Os limites e sonhos diferem no divan de cada um

sei que todos aqui sonhamos,

eu tbm sonho, eu mesmo já tinha iniciado a inclusão dessa e de outras coisas naquela planilha da loto facil "organiza pela estatística", aquela que vc queria que eu oferecesse por um punhado de dezenas de palpite

a diferença está no quanto a pessoa está afim de investir em seu sonho ,

alguns tem tempo, outros grana e outros conhecimento,

mas oq importa mesmo nas apostas é a grana ,

aqui nao se valoriza nem o tempo nem o conhecimento das pessoas , na hora das apostas é cada um por si

 

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

14 minutos atrás, Omesmo disse:

é cada um por si

e a amizade continua. O forum tem boloes para apostas coletivas

Eu gostaria de ver em muitos topicos uma proposta para jogo e implementar isto pelo forum bastaria apresentar a proposta ao adm @Jimmy e ele avalia. Isto pratico e simples de viabilizar. E nao mistura relacionamentos e apostas que nao estejam bem encaminhadas

Qual o topico bc gostaria de ver uma proposta dos participantes?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, Julio Cezar disse:

e a amizade continua. O forum tem boloes para apostas coletivas

e vai continuar sendo cada um por si

eu infelizmente só poso investir meu tempo e conhecimento nesse meu sonho de ganhar na loteria , quando vejo alguma oportunidade eu a´posto muito pouco confiando unicamente no meu estudo e nao no meu bolso, infelizmente ainda nao tive a sorte, na ultima aposta que fiz foi da mega quando estava a 60 milhoes e só acertei 2 ternos , tinha até colocado o jogo que nao apostei aqui só para nao sair mesmo,

então se vai ser cada um por si deixa como está o pessoal apresenta as ideia e outros apostam no aleatorio mesmo

Link to comment
Share on other sites

On 5/9/2022 at 5:01 PM, Omesmo said:

o fato é que, a maioria quer pronto, se alguem confia na sua teoria corre atras para aprender e fazer ele mesmo , e  se algo chegar a funcionar , quem descobrir nao vai postar, " vc postaria?"

bom, o fato é que estou tentando achar algo, e por isto, estou documentando aqui no forum, no tópico Método de Turing.

 

ainda que de modo lento, mas estou seguindo uma linha de raciocínio, evitando seguir mil dicas que cruzam o caminho a cada segundo, porém consistente, posto as "ferramentas" que pretendo utilizar e depois de tais, o mecanismo ( esquema ) a ser trilhado com base em tais ferramentas.

 

como disse nos primeiros posts, a idéia é achar um método que possa ser reutilizado em outras loterias, não apenas na mega sena ou lotofácil.

 

e sim, se der resultado, ficará aqui, no fórum, o caminha trilhado, de modo que outros também, possam trilhar e obter resultados.

 

por outro lado, se não der nenhum resultado, fica registrado como advertência, de tal maneira, que ninguém mais perca tempo com aquela idéia maluca.

Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, Eolocos disse:

ainda que de modo lento, mas estou seguindo uma linha de raciocínio, evitando seguir mil dicas que cruzam o caminho a cada segundo, porém consistente, posto as "ferramentas" que pretendo utilizar e depois de tais, o mecanismo ( esquema ) a ser trilhado com base em tais ferramentas.

sim tbm comecei varios projetos aqui, tbm sou multiloteria , tem varia planilhas que postei , até macros

mas me diga, depois de pronto e vc descobrir que dá para ter lucro direto vc vai postar o projeto pronto com as dicas para ganhar?

e tem outra , loteria da caixa vc nao aposta conta a caixa e sim contra outros apostadores,  quanto mais ganhadores tiver menor o premio que vc recebe , a nao ser que se use para apostar nas paralelas , nesse caso se aparecer muitos ganhadores direto eles tiram ou mudam as regras

 

a minha reclamação aqui é a falta de participação e a falta de valor que o trabalho de montar essas merdas que nao servem para nada dá, "nao servem, mas todo mundo quer ",

já me chamaram para participar de grupo de estudo e montagem de esquema para bolão, e advinha, eu teria o trabalho de montar as panilhas, macros, mas e nas apostas, sim eu teria que pagar igual a todo mundo,

aqui perto eu ajudei um grupo , montei planilha e tudo, limpei os jogos deles , eles apostaram e ganharam uma boa grana e oq eu ganhei? 50 reais por ter feito a planilha e todo o trabalho ,

como falei, na hora das apostas é cada um por si, então para que ter esse trabalho pelos outros?

tenho outras historias cabulosas
por isso sou enfático , tem palpite e considera bom, aposte, tem uma ideia e acha que é o mapa do one piece pegue um barco e aprenda a navegar, nao tem um barco, construa, nao sabe construir aprenda ou pague a aguem para construir , loteria nao é filantropia , para um ganhar muitos tem que perder

 

até tento ponderar e ajudar aqui e ali, mas vai depender do meu animo e do meu humor na hora ,"já usei até nick de zangado aqui" , mas tbm nao vou perder meu tempo com as ideias dos outros onde eu mesmo nao esteja com interesse

 

ps, repara nao sou tosco assim mesmo, ou apenas sincero demais

  • Haha 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, Omesmo said:

sim tbm comecei varios projetos aqui, tbm sou multiloteria , tem varia planilhas que postei , até macros

mas me diga, depois de pronto e vc descobrir que dá para ter lucro direto vc vai postar o projeto pronto com as dicas para ganhar?

e tem outra , loteria da caixa vc nao aposta conta a caixa e sim contra outros apostadores,  quanto mais ganhadores tiver menor o premio que vc recebe , a nao ser que se use para apostar nas paralelas , nesse caso se aparecer muitos ganhadores direto eles tiram ou mudam as regras

 

a minha reclamação aqui é a falta de participação e a falta de valor que o trabalho de montar essas merdas que nao servem para nada dá, "nao servem, mas todo mundo quer ",

já me chamaram para participar de grupo de estudo e montagem de esquema para bolão, e advinha, eu teria o trabalho de montar as panilhas, macros, mas e nas apostas, sim eu teria que pagar igual a todo mundo,

aqui perto eu ajudei um grupo , montei planilha e tudo, limpei os jogos deles , eles apostaram e ganharam uma boa grana e oq eu ganhei? 50 reais por ter feito a planilha e todo o trabalho ,

como falei, na hora das apostas é cada um por si, então para que ter esse trabalho pelos outros?

tenho outras historias cabulosas
por isso sou enfático , tem palpite e considera bom, aposte, tem uma ideia e acha que é o mapa do one piece pegue um barco e aprenda a navegar, nao tem um barco, construa, nao sabe construir aprenda ou pague a aguem para construir , loteria nao é filantropia , para um ganhar muitos tem que perder

 

até tento ponderar e ajudar aqui e ali, mas vai depender do meu animo e do meu humor na hora ,"já usei até nick de zangado aqui" , mas tbm nao vou perder meu tempo com as ideias dos outros onde eu mesmo nao esteja com interesse

 

ps, repara nao sou tosco assim mesmo, ou apenas sincero demais

é verdade, que existe o risco de haver mudanças nas regras ou mesmo cancelamento de uma determinada loteria se houverem ganhadores seguidamente....

por isto, a idéia, não é um sistema que acerte 15 pontos todos os dias, mas talvez, 11 ou 12 pontos na loto fácil, a cada 10 apostas..

 

quanto ao fato de ter todo o trabalho intelectual e ainda pagar pelo bolão, poderia você mesmo gerenciar um bolão entre os teus amigos / vizinhos ou então vender o trabalho / conhecimento para criar os palpites a quem interessado for.

 

mas, acredite, independente do que ocorra com os "estudos" que estou fazendo na loteria, de qualquer modo, já estou no lucro, afinal, estou aprendendo e aperfeiçoando conhecimento em programação e matemática.

 

e o ponto principal:

 

se vier a dar resultado concreto, é para a minha segurança pessoal que estou documentando aqui.

 

não quero ser o único a saber como funciona algo financeiramente eficiente, num país, onde se mata por causa de um par de chinelos !

 

se estiver on-line, onde qualquer pessoa pode ver e usar, já não é segredo de estado, não precisa, sequestrar, chantagear, ameaçar, extorquir, matar.

 

basta usar.

 

Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Eolocos disse:

por isto, a idéia, não é um sistema que acerte 15 pontos todos os dias, mas talvez, 11 ou 12 pontos na loto fácil, a cada 10 apostas..

mas então, mesmo essas faixas de valores quanto mais ganhadores menor é o premio

 

5 minutos atrás, Eolocos disse:

quanto ao fato de ter todo o trabalho intelectual e ainda pagar pelo bolão, poderia você mesmo gerenciar um bolão entre os teus amigos / vizinhos ou então vender o trabalho / conhecimento para criar os palpites a quem interessado for.

aqui é complicado "area de trafico" e as pessoas que conheço e considero de confiança nao apostam pq sao da igreja

esse grupo que ganhou me procuraram outras vezes e me neguei, cara fiquei puto eles só ganharam pq eu troquei algumas dezenas do jogo que  tinha até jogo repetido, eles já estavam com os jogos prontos que cada um do grupo montou um pouco, e me pediram para montar um conferidor , os jogos deles nao ganhava nada, pergunei se podia mudar algumas dezenas e falaram que sim

 

11 minutos atrás, Eolocos disse:

mas, acredite, independente do que ocorra com os "estudos" que estou fazendo na loteria, de qualquer modo, já estou no lucro, afinal, estou aprendendo e aperfeiçoando conhecimento em programação e matemática.

sim , e nao pode usar isso para ganhar dinheiro? nao vale nada esse conhecimento ? e o tempo que poderia aproveitar para outras coisas alem de loteria?

 

13 minutos atrás, Eolocos disse:

e o ponto principal:

 

se vier a dar resultado concreto, é para a minha segurança pessoal que estou documentando aqui.

eu considero isso um risco a mais, se vc descobrir algo seria melhor manter em segredo e ir ganhando aos poucos ou ganhar um premio bom de uma vez só, ou até promover bolões com amigos e parentes para distribuição de renda e justificar os ganhos frequentes

 

16 minutos atrás, Eolocos disse:

não quero ser o único a saber como funciona algo financeiramente eficiente, num país, onde se mata por causa de um par de chinelos !

repito, loteria nao é filantropia, para um ganhar muitos tem que perder, para ganhar tem que apsotar, tem que ter dinheiro , loteria não produz nada novo somente é concentração de renda , e os maiores ganhadores vão ser os que tem mais dinheiro para apostar sem se preocupar em perder

quer ajudar os desfavorecidos com loteria , ganhe sozinho e doe o dinheiro para quem precise 

 

 

20 minutos atrás, Eolocos disse:

se estiver on-line, onde qualquer pessoa pode ver e usar, já não é segredo de estado, não precisa, sequestrar, chantagear, ameaçar, extorquir, matar.

se tiver onlise completo vc só vai ver centavos do seu trabalho, se estiver incompleto e vc divulgar que funciona vc vai ser aliciado/ameaçado entregar o trabalho pronto e funcionando "se bem qeu se só falar que funciona ninguem vai acreditar "

Link to comment
Share on other sites

8 minutes ago, Omesmo said:

aqui é complicado "area de trafico" e as pessoas que conheço e considero de confiança nao apostam pq sao da igreja

rapaz, será que vc é meu vizinho ????

 

5 biqueiras na vizinhança, 12 traficantes na área, além dos agregados !

 

aqui é o mesmo caso !

 

10 minutes ago, Omesmo said:

eu considero isso um risco a mais, se vc descobrir algo seria melhor manter em segredo e ir ganhando aos poucos ou ganhar um premio bom de uma vez só, ou até promover bolões com amigos e parentes para distribuição de renda e justificar os ganhos frequentes

 

entonces, tenho um pequeno projeto neste sentido... bolões com número de cotas definidos em função disto que mencionou.

 

mas, acredite, quanto a descobrirem que eu descobri algo, aqui, todos acham que sou louco, ( incidentalmente, deixo barba e cabelo crescer por 8 meses e ando feito louco na cidade, afinal ninguém quer tratar, falar e ficar perto de louco ) por isto uso o nick eolocos, que nada de tem a ver com louco, mas com cia do vento - eolos co. :) ( um bom nome para escola de paraquedismo, não ? - tipo vou ali pular de paraquedas com o elocos )

 

Link to comment
Share on other sites

voltando ao algoritmo genético, encontrei um link em 2021, sobre o uso do Perl e Fourier aplicado ao código genético, durante minhas buscas pelos padrões gráficos que observei na mega sena

 

artigo do codigo genético e fourier: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/4112/1/DISSERTAÇÃO_OtimizaçãoPeriodicidadesFracas.pdf

imagem de codificação da mega sena, seguindo o sistema Taufic - binário: https://prnt.sc/g0Nos5DFXEig

 

de repente dá para adaptar o conceito das 4 bases nitrogenadas C-G-A-T aos 4 bits do sistema Taufic - binário dentro do algoritmo genético e uma função baseada na frequência por meio de Fourier.

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Eolocos disse:

voltando ao algoritmo genético

tem varios artigos ,

um dos problemas é nossa limitação, eu mesmo só sei mexer com vba e excel e para mim é suficiente para implementar minhas ideias  e maluquices

segundo problema é  saber como tratar os dados sem transformar os testes em puramente aleatorios

terceiro problema é testes de acertos futuros sem perder a chance de um grande premio

 

Fourier é um bom conceito eu já tentei algo do tipo mas pra um nao matematico é dificil implementar ,ainda mais em dados aleatorios do tipo loteria

 

para a loto facil eu tinha implementado uma planilha capaz de absorver todas essas ideias de maneira programática

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Omesmo said:

um dos problemas é nossa limitação, eu mesmo só sei mexer com vba e excel e para mim é suficiente para implementar minhas ideias  e maluquices

segundo problema é  saber como tratar os dados sem transformar os testes em puramente aleatorios

terceiro problema é testes de acertos futuros sem perder a chance de um grande premio

 

Fourier é um bom conceito eu já tentei algo do tipo mas pra um nao matematico é dificil implementar ,ainda mais em dados aleatorios do tipo loteria

 

tratar dados, primeiro precisa saber o que vc procura antes de trata-los....

 

veja o exemplo:

 

mega sena concurso 0009: https://prnt.sc/SLfxAJO6k8kF

mega sena concurso 0025: https://prnt.sc/m0G_d6y-akIm

 

estes 2 concursos, tem algo em comum e se usar Fourier no método Taufic - binário, ao longo de todos os resultados, poderá encontrar a frequência com que tais "desenhos" / padrões ocorrem e com isto, usar tais informações como entrada para uma rede neural ou um algoritmo genético

 

quanto à questão de testes futuros, o padrão de repetição dos ciclos de fechamento pode ajudar a inferir sobre quando jogar: https://prnt.sc/X3dOv0ZhQFfJ

Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Eolocos disse:

tratar dados, primeiro precisa saber o que vc procura antes de trata-los....

acertar as dezenas do sorteio que vai apostar, alguem nao?

 

13 minutos atrás, Eolocos disse:

mega sena concurso 0009: https://prnt.sc/SLfxAJO6k8kF

mega sena concurso 0025: https://prnt.sc/m0G_d6y-akIm

 

estes 2 concursos, tem algo em comum e se usar Fourier no método Taufic - binário, ao longo de todos os resultados, poderá encontrar a frequência com que tais "desenhos" / padrões ocorrem e com isto, usar tais informações como entrada para uma rede neural ou um algoritmo genético

mas isso nao precisa de desenho, é só questão de dezenas iguais , e a frequencia nem a distancia vão ser regulares , e essas coisas dá para tratar com atrasos de grupos

rede neural ainda tem que ser programada , por isso falei em tratar os dados, smpre vamos estar procurando a mesma coisa que é acertar as dezenas do proximo jogo

 

19 minutos atrás, Eolocos disse:

quanto à questão de testes futuros, o padrão de repetição dos ciclos de fechamento pode ajudar a inferir

creio que nao isso serve para fazer testes passados para conferir a resposta do sistema programado, mas nao teste futuro , teste futuro só na pratica

Link to comment
Share on other sites

4 minutes ago, Omesmo said:

mas isso nao precisa de desenho, é só questão de dezenas iguais , e a frequencia nem a distancia vão ser regulares , e essas coisas dá para tratar com atrasos de grupos

 

eu não olho números !

eu olho padrões - que é diferente para mim !

 

acostumei, devido ao meu trabalho, a usar gráficos, símbolos, desenhos, esquemas, que representam coisas ( sejam números ou qualquer outra coisa )

por isto não olho os números que saíram, eu olho os desenhos, padrões que os números formam ( e em cada matriz, eles são diferentes )

matriz aqui, representa os números a serem escolhidos, em ordem diferente daquela que usamos para apostar !

e aqui a coisa fica interessante....

mesmo em matrizes diferentes, muitos desenhos, são similares !

 

concursos diferentes, matrizes diferentes: https://prnt.sc/PVInyG1WtHmd

concursos iguais, matrizes diferentes: https://prnt.sc/MJEbBJzmAXXG

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...