Jump to content

Eu e o fórum: um papo comigo mesmo (e você)


rivulus

Recommended Posts

PÔ, isto é papo de buteco mesmo.

Vou tentar...

Mas como isto é uma escrita vou pôr um livro no meio do caminho.

E tentar colocar em diálogo o livro e minhas impressões sobre o fórum. Mas o foco sou eu mesmo.

Terminei recentemente de ler "Auto-engano" do Eduardo Giannetti. Sabe que tem alguns livros em que eu fico desconfiado se o autor leu aquilo tudo que ele cita lá. Mas neste não cheguei a desconfiar. Me pareceu que ele leu mesmo...e olha que tem coisa pra caramba citada lá. Desde os antigos até os pós-modernos...rsrsrsrs. O que é "pós-modernos" eu não sei, mas vá lá, ... Tenho minhas ideias....

Bom; o que isto tem haver com o fórum, com as loterias....???????

Antes que você fique entediado....e de saco cheio....

Cada um se manifesta de modo muito particular, de modo muito pessoal aqui...

É claro, tem os mais contidos, os mais falantes, os mais introvertidos, os mais extrovertidos, e por aí vai... Tem os que criam tópicos e vários nicks para dar audiência e popularidade pro próprio tópico....Tem, também, alguns revoltados consigo próprio... que aparecem para conturbar... rsrsrsrs.

Mas tem aqueles que simplesmente se manifestam, sem alarde e sem os paparazzi...

Aos que criam tópicos e vários nicks e saem elogiando o próprio tópico, que fique claro, tem muita gente que percebe....rsrsrsr. Talvez, não, todos, mas como diz o ditado: me engana que eu gosto... rsrsrsrsrsrs

Eu tive uma experiência bem interessante por aqui. Cheguei sem saber muito, e no vasto mar de informações com as quais me deparei, fiquei bem perdido no início. Aos poucos fui me encontrando, e formando minhas próprias opiniões sobre a lotofácil - modalidade que eu mais gosto - e sobre o fórum.

É claro que formei, também, opiniões sobre os usuários - os foristas.

Mas não estou aqui para julgar e nem falar sobre qualquer um dos usuários, estou falando como uma pessoa qualquer que forma opiniões sobre outras pessoas. Estou falando de mim.

Passado um tempo, um dos usuários saiu do fórum. Pôxa, eu não fiquei sabendo dos detalhes e me pareceu que esta pessoa tinha sido banida. Mas não foi verdade. No entanto escrevi coisas pensando que esta pessoa tinha sido banida. Coisas que desagradaram profundamente o administrador. E com razão. Quando fiquei sabendo dos fatos, quando fiquei sabendo do que realmente tinha acontecido me senti mal. Tomei decisões baseadas em fatos inverídicos e de forma precipitada, e escrevi coisas das quais me arrependi. Tudo bem, não seria a primeira a vez, e talvez, não seja a última... rsrsrsrs

Ponderei com os meus botões que eu devesse tentar contornar a situação. Foi o que eu fiz. Foi aí que surgiu a ideia de um tópico para ajudar às pessoas que chegam (sic); foi aí que surgiu o tópico "iniciantes em loteria". Só que eu não quero que vocês pensem que eu sou um sujeito ultra-privilegiado, OU ultra-bonzinho, OU um exemplo de caridade. Caramba; tô muito longe disto. O Tópico foi criado para que eu pudesse continuar lidando comigo mesmo. Sem criar outros nicks. Sem tentar me mascarar. Sem tentar uma fuga inútil de mim mesmo. E vocês viram que o tópico vai chegar a estacionar. Vai parar. Se não for ultrapassado por algo mais avançado, que é um tópico ANONIMO. Eu, sozinho, não consigo avançar muito. Tem outro detalhe: minha personalidade se manifesta de modo muito intenso. É o egão. Por isso, acho que valem os argumentos anteriores...

Bom, mas então, eu falei lá no início que isto tinha relação com o livro né?

"Não somente o vento dos acontecimentos me agita conforme o rumo de onde vem, como eu mesmo me agito e perturbo em consequência da instabilidade da posição em que esteja. Quem se examina de perto raramente se vê duas vezes no mesmo estado. Dou à minha alma ora um aspecto, ora outro, segundo o lado para o qual me volto. Se falo de mim de mim de diversas maneiras é porque me olho de diferentes modos. Todas as contradições em mim se deparam, no fundo como na forma. Envergonhado, insolente, casto, libidinoso, tagarela, taciturno, trabalhador, requintado, engenhoso, tolo, aborrecido, complacente, sábio, ignorante, liberal, avarento, pródigo, assim me vejo de acordo com cada mudança que se opera em mim. E quem quer que se estude atentamente reconhecerá igualmente em si, e até seu julgamento, essa mesma volubilidade, essa mesma discordância. Não possom aplicar a mim mesmo um juízo completo, simples, sólido, sem confusão nem mistura, nem o exprimir com uma só palavra. Montaigne."

Não sou fão de Motaigne, mas esta citação pode vir a calhar... E esta é uma das citações de Giannetti.

Mas vocês podem me questionar: porque você questiona tanto a si próprio?

"O espirito da regra de ouro darwiniana, é curioso notar, transparece de maneira cristalina no conselho de Wittgeinstein a um ex-aluno: 'Você não conseguirá pensar decentemente se não quiser ferir a si próprio'"

Eu acho importante que eu me desfamiliarize de algumas noções antes de avançar alguns passos. Sabe, tipo, achar estranho aquilo que todo mundo acha normal:

"Era uma vez uma czar naturalista

que caçava homens.

Quando lhe disseram que também se caçavam borboletas e andorinhas,

Ficou muito espantado

e achou uma barbaridade."Drummond (p. 186 ref. Eduardo Giannetti)

Já sem a pretensão de estar sendo lido por todos os que iniciaram esta jornada, finalizo, com:

Uma impossibilidade estatística

"[...]Uma pesquisa de opinião realizada na pátria do automóvel revelou um fato intrigante: nove entre dez motoristas norte-americanos consideram que dirigem melhor que a média.

Trata-se, é evidente, de uma impossibilidade estatística.

É provável até que muitos dos que se declaram abaixo da média estejam na verdade acima dela, dado que pelo menos não superestimam em demasia sua perícia ao volante.

O fato é que a opinião individual dos motoristas, baseada na visão interna que eles têm de suas habilidades, não bate com a percepção externa e generalizada dos que interagem com eles nas ruas.

Estarão mentindo?

Não creio.

As respostas - sinceras apesar de falsas para a maioria - refletem com perfeição a máxima formulada por La Rochefoucauld ao notar o modo acurado como 'cada um de nós descobre nos outros as mesmas falhas que os outros descobrem em nós'[...]" Eduardo Giannetti

Querendo por os pés no chão tento navegar por tudo isto que sou eu mesmo...Aquele quer quer parar de participar do fórum, mas ao mesmo tempo quer continuar participando. Vai entender......rsrsrsrsrsrsr

Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

Rivulus, obrigado pelo tópico.

A única coisa que peço, não pare de participar do fórum, você contribuiu, contribui e tenho convicção que continuará contribuindo ainda mais.

Esqueça os erros, lembre-se apenas do aprendizado que eles nos traz. Quem não erra? Vira e mexe estou errando, mas sinceramente não lembro mais quais foram os erros, porém sei exatamente o que devo fazer para não errar novamente. Estou tentando e tenho certeza que 2012 será melhor para mim, na minha vida particular e profissional. E quem sabe o fórum melhore ainda mais, é a intenção. Tenho certeza que 2012 será melhor para todos nós.

Sabe onde me encontrar, se precisar de mim ou quiser trocar uma ideia em off, mande um MP.

abraço

Link to comment
Share on other sites

Olá Airyl, Olá Admim, Olá todos,

Obrigado pelas palavras. E pelo apoio.

Admim, se você não se importar, poderíamos converar ONLINE mesmo. Ao vivo. Em relação ao fórum não tenho nada a esconder de ninguém. Minhas opiniões podem, muito bem, se tornarem públicas a qualquer momento... E por isso, acho, que podem JÁ nascer públicas...

Agradeço bastante a oportunidade que tive. Tudo bem, acho que fiz por merecer... Mas também acho que não custa um MUITO OBRIGADO...

Quanto à minha mensagem: Têm lá uma ideia, que é minha ideia das coisas(muitas coisas).

Eu me questiono mesmo. E vou continuar me questionando. Mas, tudo, já superei as pisadas de bola por aqui. Eu queria mesmo era compartilhar com todos...

Eu gostaria que outrem fizesse isso por mim. Porque eu não faria? Continuo e continuarei errando e acertando, tal como a vida tem acontecido para muitas pessoas; já faz muito tempo na história deste planeta....

Eu queria, mesmo, era compartilhar. Taí uma coisa que gosto de fazer: compartilhar tudo o que tenho feito....e pensado em relação à minha participação aqui.

Um grande abração a todos.

E que em 2012 cada um possa arrumar novos problemas com os quais se incomodar. Porque os velhos problemas espero que todos resolvam...

Isso tenho tentado fazer por mim....

ABRAÇOS.............

Link to comment
Share on other sites

Um feliz ANO NOVO A TODOS - deixo aqui algumas frases para pensar em 2012.

Na Califórnia não se joga o lixo na lixeira - o convertem em programas de televisão. (Woody Allen)

No momento em que o escravo decide que não quer ser escravo, suas correntes caem ao solo. Se liberta e mostra aos outros como fazê-lo. A liberdade e a escravidão são estados mentais. (Mahatma Gandhi)

As mulheres gostam dos homens silenciosos. Acreditam que as estão escutando.

(Marcel Archard)

A nossa felicidade depende de nós mesmos. (Aristotoles)

A música limpa a alma do pó da nossa vida diária. (Berthold Auerbach)

Conhecimento é poder. (Francis Bacon)

Nunca esquecerei o tempo que passei contigo. Te peço que sigas sendo meu amigo, da mesma maneira que eu sempre serei o teu. (Ludwig Van Beethoven)

Já não me preocupa ser um grande artista da conversação. Simplesmente procuro saber escutar bem. Me dei conta de que as pessoas que sabem escutar são bem acolhidas vão onde vão. (Frank Bettger)

As pessoas tomam caminhos diferentes em busca da felicidade e da satisfação. O fato de que o caminho de alguém não coincida com o seu não quer dizer que vocês se perderam. (H. Jackson Browne)

Um homem pode equivocar-se muitas vezes, mas não se converte em um fracasso até que comece a culpar uma terceira pessoa de seus próprios erros. (John Burroughs)

Lembre-se, hoje é o dia de amanhã que tanto lhe preocupava ontem. (Dale Carnegie)

Sentir dor é inevitável. Sofrer é opcional. (M. Kathleen Casey)

Quem pergunta permanece ignorante durante somente cinco minutos, mas quem não pergunta será um ignorante para sempre. (provérbio chinês)

O mau nunca é bom até que aconteça o pior. (provérbio dinamarquês)

Sonhar como se fosse viver para sempre. Viver como se fosse morrer hoje. (James Dean)

O senso comum é o conjunto de preconceitos adquiridos antes de completar 18 anos. (Albert Einstein)

A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)

Nenhum número de experiências, por muitas que sejam, poderão provar que tenho razão. Mas será suficiente uma só experiência para demonstrar que estou equivocado. (Albert Einstein)

Um pequeno tropeço pode impedir uma grande queda. (provérbio inglês)

Não fracassei. Encontrei 10.000 soluções que não funcionam. (Benjamin Franklin)

Nunca conheci um homem tão ignorante que fosse impossível aprender algo dele. (Galileo Galilei)

Se acreditas em tudo o que lês, melhor não ler. (provérbio japonês)

Link to comment
Share on other sites

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...