Jump to content

Ajuda - Formula Minimo Teórico


Marco Silva

Recommended Posts

Pessoal, boa noite.

Estava trabalhando em alguns algoritmos em busca da combinacao magica, e estou com uma duvida.

Alguem tem alguma referencia ou sabe a formula para calculo do minimo teorico? Eu sei que esse numero é gerado automaticamente no cologa, ininuga, etc...mas gostaria de calcular usando alguns parametros que nestes softwares estao travados, entao nada melhor do que utilizar a matematica ao favor.

Porem, vi um site no brasil (http://loteriaeconomica.blogspot.com.br/2011/07/minimos-matematicos.html)%C2'> varios no exterior, e ainda nao encontrei nada satistatorio.

 

no caso do site do brasil, nao entendi a explicaçao.

Alguem poderia me ajudar? 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Realmente cebolinha. Olhando para o meu exemplo, a formula correta (e eu já corrigi), seria

 

=COMBIN(C7;C8)/(COMBIN(C7-C10;C8-C9)*COMBIN(C10;C9))

 

(que da o mesmo valor que o seu)

 

Porem, tentei calcular a matriz 25-15-12-13, e o minimo teorico da 1142,92 (igual o seu), porem, de acordo com o cologa, ininuga e o site lotoclover, o valor correto é de 1117,14. 

Tem alguma ideia do pq disso?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia,

Marco Silva eu acho que tem uma outra fórmula que foi inventada pelo Nurmela e outros, sugiro baixar a planilha do endereço: https://sites.google.com/site/sphgf3/softwares/Calculo%20das%20Probabilidades.zip?attredirects=0&d=1

 

A formula para o valor 25-15-12-13 retorna o valor 884 e no inverso 25-10-9-12=1020, va ate a guia todos fechamentos e digite manualmente os valores nas celulas b-c-d-e apartir da linha 12, na coluna I e R irá aparecer os citados valores, verifique a fórmula digitada.

 

Anexo vai um pdf com algumas formulas "prontas", que remetem a outros pdfs que remetem a outros pdfs que remetem a outros pdfs que nalgum momento remetem ao mesmo pdf !!!  (ic?!)

 

1-s2.0-S0166218X04001180-main.pdf

 

independente do valor correto, já sabendo um valor aproximado, dai se pode construir desdobros e fechamentos e avaliar se estão próximos ao mínimo ou não.

 

Difícil pra xuxu construir fechamentos sem ter ferramentas adequadas, maquinas disponiveis e claro muito conhecimento.

 

saudações,

 

 

Sphgf

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia,

Marco Silva eu acho que tem uma outra fórmula que foi inventada pelo Nurmela e outros, sugiro baixar a planilha do endereço: https://sites.google.com/site/sphgf3/softwares/Calculo%20das%20Probabilidades.zip?attredirects=0&d=1

 

A formula para o valor 25-15-12-13 retorna o valor 884 e no inverso 25-10-9-12=1020, va ate a guia todos fechamentos e digite manualmente os valores nas celulas b-c-d-e apartir da linha 12, na coluna I e R irá aparecer os citados valores, verifique a fórmula digitada.

 

Anexo vai um pdf com algumas formulas "prontas", que remetem a outros pdfs que remetem a outros pdfs que remetem a outros pdfs que nalgum momento remetem ao mesmo pdf !!!  (ic?!)

 

attachicon.gif1-s2.0-S0166218X04001180-main.pdf

 

independente do valor correto, já sabendo um valor aproximado, dai se pode construir desdobros e fechamentos e avaliar se estão próximos ao mínimo ou não.

 

Difícil pra xuxu construir fechamentos sem ter ferramentas adequadas, maquinas disponiveis e claro muito conhecimento.

 

saudações,

 

 

Sphgf

Sphgf, muito obrigado pela informaçao. vou analisar e criar o calculo. Espero que consiga chegar realmente no minimo teorico, somente para ter uma ideia das loucuras em relacao a custo que iráo acontcer. Muito obrigado.

assim que evoluir no assunto divulgo as informácoes.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Realmente cebolinha. Olhando para o meu exemplo, a formula correta (e eu já corrigi), seria

 

=COMBIN(C7;C8)/(COMBIN(C7-C10;C8-C9)*COMBIN(C10;C9))

 

(que da o mesmo valor que o seu)

 

Porem, tentei calcular a matriz 25-15-12-13, e o minimo teorico da 1142,92 (igual o seu), porem, de acordo com o cologa, ininuga e o site lotoclover, o valor correto é de 1117,14. 

Tem alguma ideia do pq disso?

 

o problema é o EXCEL... ele tem limitações, pois não utiliza números com mais de 15 posições... ou seja, ao fazer somente uma parte dessa formula, por exemplo: =combin(100;50) o excel apresentará (e usará internamente)  100.891.344.545.564.000.000.000.000.000, sndo que esse monete de zeros também tem números... o que prejudica o resultado final...

Os softwares citados não observam essa limitação.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Realmente cebolinha. Olhando para o meu exemplo, a formula correta (e eu já corrigi), seria

 

=COMBIN(C7;C8)/(COMBIN(C7-C10;C8-C9)*COMBIN(C10;C9))

 

(que da o mesmo valor que o seu)

 

Porem, tentei calcular a matriz 25-15-12-13, e o minimo teorico da 1142,92 (igual o seu), porem, de acordo com o cologa, ininuga e o site lotoclover, o valor correto é de 1117,14. 

Tem alguma ideia do pq disso?

Marco Silva, infelizmente não tenho idéia concreta dessas diferenças.

A explicação do Oiregor é a mais razoável, e assim como a quantidade de posições afetam os cálculos, imagino também que existem limites decimais e como os cálculos envolvem dízimas podem afetar os resultados no excel.

Link to comment
Share on other sites

Marco e demais,

 

Esse cálculo está na planilha de testes no link abaixo:

 

https://www.dropbox.com/s/5tvsg0alxc92txe/Combinations.xlsx?dl=0

 

Na aba Hypergeometric, consegui fazer uma adapatação na fórmula básica para trazer um cálculo MUITO APROXIMADO do que o Cologa ou outros fazem.

 

A fórmula está exposta para entender melhor.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...