Jump to content

Regressão Linear E Polinomial


Guest Zangado

Recommended Posts

Guest Zangado

achei algumas coisas a respeito aqui no forum

http://www.comoganharnaloteria.com.br/forum/topico/22809-ajuda-com-calculo/?hl=regress%C3%A3o
http://www.comoganharnaloteria.com.br/forum/topico/403-achei-este-texto-la-no-blogadao-jean/#entry217588

http://www.dudoido.com/lotofacil.php

pelo assunto antigo e pela falta de interesse parece que não foi muito a frente
apesar que pensei numa maneira diferente de analise

já tenho macros que fazem isso, vou adicionar outras ferramentas que já tenho
a parte mais dificil vai ser ter um parâmetro de apoio para decidir como usar os resultados

Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

Acho que aqui no forum está faltando uma area voltada para matematica

isso pq o pessoal usa varios campos da matemática em seus estudos

particularmente sou péssimo em matemática

 com muito custo consegui adicionar algumas coisas que encontrei na minha planilha
mas não consigo determinar como usar os dados


imagina um forum de loterias com varias coisa sobre matemática, logística, cálculos entre outras coisas

pode atrair pessoas que apesar não estarem interessados em loteias igual a mim, mas com  interesse em areas que se usa nas loterias

Link to comment
Share on other sites

Acho que aqui no forum está faltando uma area voltada para matematica

isso pq o pessoal usa varios campos da matemática em seus estudos

particularmente sou péssimo em matemática

 com muito custo consegui adicionar algumas coisas que encontrei na minha planilha

mas não consigo determinar como usar os dados

imagina um forum de loterias com varias coisa sobre matemática, logística, cálculos entre outras coisas

pode atrair pessoas que apesar não estarem interessados em loteias igual a mim, mas com  interesse em areas que se usa nas loterias

 

Interessante a ideia, acrescentaria programação também, pois são estudos de grande importância não só em loterias como na vida em geral.

Link to comment
Share on other sites

Eu utilizo média móveis aritméticas para rastrear e prever os números. Essa é uma média móvel para 3 períodos, no geral utilizo 10 gráficos com períodos distintos. Tem cerca de 3 semanas que comecei com esse esquema, já me rendeu vários 11pts e um 12pts.

 

grafico_mma3_C.png

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

Interessante a ideia, acrescentaria programação também, pois são estudos de grande importância não só em loterias como na vida em geral.

acho  que programação é algo mais complexo,

não que matemática não seja, mas dá para focar em algo especifico, enquanto programação tem que começar pela base e se aprofundar mais

planilhas já dão uma boa base para aplicar as teorias e teoremas

ola sanjos 

muito bom

a minha dificuldade nem é fazer algo o problema é aproveitar em algo pratico

normalmente eu adiciono um monte de coisa na planilha, mas no final acaba sendo mais um monte de numeros  :(

 

Link to comment
Share on other sites

Olá, eu gostaria de sugerir um soft/ambiente..

 

http://www.wolfram.com/training/special-event/system-modeler-2016/

 

http://www.wolfram.com/programming-lab/

 

Com relação a encontrar padrões nas loterias, creio que existem, acredito que são perceptiveis e possam ser utilizados para melhorar o nivel de acertos e construção de melhores fechamentos.

 

Porém, filosoficamente falando.

 

O degrau de certeza que estamos buscando é 100% se 100% e isso penso não existir a um custo baixo, ou em outras palavras matemágicas " os limites podem não existir para determinadas funções/equações " !!

 

Ainda no campo das sugestões,,, seria bacana se as mensagens que transitam nas caixas de correios e privadas circulassem pelo fórum !!  rsrsrs

 

Imagine o LaJolla guardando para si todos os fechamentos postados !!!

 

A época das trevas já passou foi na Idade Média !!!

 

 

obrigado,

 

Sphgf

 

 

Acho que aqui no forum está faltando uma area voltada para matematica

isso pq o pessoal usa varios campos da matemática em seus estudos

particularmente sou péssimo em matemática

 com muito custo consegui adicionar algumas coisas que encontrei na minha planilha
mas não consigo determinar como usar os dados

imagina um forum de loterias com varias coisa sobre matemática, logística, cálculos entre outras coisas

pode atrair pessoas que apesar não estarem interessados em loteias igual a mim, mas com  interesse em areas que se usa nas loterias

Edited by sphgf
Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

sphgf
eu sugeri o excel pq a maioria tem em seus pcs ou pelo menos tem opções gratuitas e onlines
além de ser mais facil pegar o funcionamento e poder ser programado

fora que já tem varias ferramentas prontas para serem usadas
outros programas podem exigir um grau maior de aprendizagem ou serem limitados em seus usos 

tutoriais de matemática e excel tem de monte na internet bastando adaptar para uso em loterias e saber usar os resultados

 

  #8 icon_share.png DixieJoe   realmente, o dificil não é criar algo e sim definir como usar os dados

achei as aulas desse cara legais e muito bem explicadas

https://www.youtube.com/channel/UCu7Qqquv8XKeVh530mF-xGw
estou até baixando alguns videos já que minha internet é horrivel e online não tem como


alem disso estou juntando pdf´s para ver quais opções dá para criar ferramentas dinamicas de uso
 
 

Edited by Zangado
Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

regressao-linear

https://usuariosdoexcel.wordpress.com/2013/07/28/0192-regressao-linear-excel/

 

Regressão Linear Múltipla - Introdução

 

Distribuição de Probabilidade - Distribuição Binomial



acho que o primeiro passo é definir como os resultados dessas equações e formulas podem vim nos ajudar a escolher melhor as dezenas ou um fator de escolha
depois como construir algo proveitoso em cima , tipo dezenas por coluna, dezenas pós pares em resultado

o primeiro passo saber como usar os resultados e graficos "o mais dificil para mim"
2º creio que é criar filtros diferentes para usar nas equações apenas parte das dezenas ou resultados isso deve criar varios patamares de analizes possiveis em cima de uma mesma função
  Edited by Zangado
Link to comment
Share on other sites

sanjos,

 

Poderia nos dar uma dica de como utiliza esse gráfico? Para previsão, claro.

 

As linhas pontilhadas são as linhas de tendência (no caso desse gráfico, uma média móvel arimética dos últimos 3 concursos). Para onde aponta a linha é a dezena que escolho. Se estiver no meio, entre uma dezena e outra, escolho a dezena da média da casa correspondente.

 

Exemplo: se a linha pontilhada da casa 1 estiver no meio, entre 1 e 2, sem apontar para um dos dois, escolho o 1 que é o numero mais frequente na casa 1.

 

A desvantagem desses gráfico é que não é possível antecipar uma tendência, mas sim rastrear (ou identificar) uma tendência que já começou.

Edited by sanjos
Link to comment
Share on other sites

Acho que aqui no forum está faltando uma area voltada para matematica

isso pq o pessoal usa varios campos da matemática em seus estudos

particularmente sou péssimo em matemática

 com muito custo consegui adicionar algumas coisas que encontrei na minha planilha

mas não consigo determinar como usar os dados

imagina um forum de loterias com varias coisa sobre matemática, logística, cálculos entre outras coisas

pode atrair pessoas que apesar não estarem interessados em loteias igual a mim, mas com  interesse em areas que se usa nas loterias

Edcronos, verdade!

área para matemática e outra só para esquemas.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

Sou formado em Sistemas de Informação, e uma das disciplinas que me deixou maravilhado no curso foi a estatística! Antes mesmo de começar o curso já era amante dos estudos lotericos e foi um dentre os varios motivos que me levaram a cursar computação. Os sorteios passados tem milhares ou até milhoes de padrões escondidos que se analisados cuidadosamente podem aperfeiçoar as apostas e evitar milhoes de erros nas mesmas. Estou iniciando um projeto pessoal que já planejo ha mais de 5 anos e que ainda não coloquei em pratica devido aos estudos e trabalho, agora que conclui o curso e estou manjando de desenvolvimento de software espero conseguir conclui-lo. Este topico me chamou a atenção pois estou atras de novas ideias e estou convicto dos benefícios que o estudo das loterias traz para que possamos realizar uma aposta mais pautada em informações, claro que também precisamos de sorte, mas podemos dar a ela um empurrãozinho. Eventos no jogo acontecem...porém eles tem limites. Abraço a todos!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Em 21/01/2016 at 17:54, edcronos2 disse:

Acho que aqui no forum está faltando uma area voltada para matematica

isso pq o pessoal usa varios campos da matemática em seus estudos

particularmente sou péssimo em matemática

 com muito custo consegui adicionar algumas coisas que encontrei na minha planilha
mas não consigo determinar como usar os dados


imagina um forum de loterias com varias coisa sobre matemática, logística, cálculos entre outras coisas

pode atrair pessoas que apesar não estarem interessados em loteias igual a mim, mas com  interesse em areas que se usa nas loterias

 

Bom dia, eu acho que podemos enviar dúvidas e usar este novo canal no youtube.

Conheço pessoalmente o Professor Valter Máximo de longa data, creio que seja interessante envolver outras mentes na resolução do problema lotérico..

 

veja o canal dele no youtube:

 

https://www.youtube.com/channel/UCIR17BUJyhM93b0tV3HdpZw/videos

 

[]

30 inscritos 863 visualizações
Inscreveu-se em: 13 de out de 2015
 
Descrição
Estou criando esse canal, para divulgar e esclarecer dúvidas relacionadas à matemática e suas aplicações...
Peço que envie dúvidas.

[]

 

obrigado,

 

Sphgf

Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado
18 horas atrás, sphgf disse:

 

Bom dia, eu acho que podemos enviar dúvidas e usar este novo canal no youtube.

Conheço pessoalmente o Professor Valter Máximo de longa data, creio que seja interessante envolver outras mentes na resolução do problema lotérico..

Sphgf

 

eu não sei nada de matemática e loteria para mim é apenas um monte de numeros
então nem sei oq perguntar,
algo assim seria para alguém que já manja algo de matemática e entende das nuances das loterias

para ter ideia eu até acho que pliquei coisas bem interessantes em algumas planilhas que eu fiz , tipo filtros dependentes e ajuste de valores escalonares , dezenas conjutas , entre outras coisas
mas eu não tenho a menor ideia do que fazer com os dados apresentados
sobre regressão ao meu ver somente seria util se fizesse uma filtragem das duas comparações , ou melhor, fazer  regresão de filtragens selecionadas para ver qual o melhor rumo das dezenas conjuntas

Link to comment
Share on other sites

Guest Zangado

como falei anteriormente, sem saber como aproveitar os dados de nada adianta os montes e múltiplos estudos
aulas, dicas macetes e tudo o mais se encontra online,
quem quer, não precisa ficar dependentes de outros e achar que loteria é uma instituição de caridade e o pessoal vai fazer um mutirão para ajudar
http://www.instructioneducation.info/Excelsub/excel13.pdf

https://usuariosdoexcel.wordpress.com/2013/07/28/0192-regressao-linear-excel/

https://usuariosdoexcel.wordpress.com/2013/05/17/0161-construindo-uma-curva-de-gauss-no-excel/

https://usuariosdoexcel.wordpress.com/2011/07/07/podemos-confiar-nos-calcilos-estatisticos-no-excel/
 

e muitas outras coisas uteis,

vi tbm que muito abandonam o barco, e ou o pessoal fica chateado por ela não soltar o pão com manteiga na chapa
a maioria tbm somente solta um monte de números muito bons para casas lotéricas montarem seus bolões , mas para um pobre apostador fica difícil
quem aprecia o estudo uma hora cansa de ter apenas cobrança
então o pessoal que aprecia a aposta inteligente mas não tem tempo ou paciência pode colaborar tbm
invista em algum soft de loteria que ache interessante , agradeça ao pessoal disposto a ajudar, isso vai aumentar o interesse de todos
e não, loteria não é filantropia, todos tem o interesse de ganhar algo seja apostando no jogo ou estudando e montando estrategias para vender


e se achar que todos que sabem algo tem que ajudar, ajude tbm, aprenda e apresente suas ideias

aqui todos somos iguais

Edited by Zangado
Link to comment
Share on other sites

  • 7 years later...
On 1/21/2016 at 4:50 PM, Guest Zangado said:

oq vc´s acham no uso de regressão para pegar padrões ?

 

 

vou inverter a pergunta

 

:) 

 

o que vocês acham de pegar padrões e usar regressão linear baseado nestes padrões ?

 

:)

 

Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
On 1/22/2016 at 11:43 AM, Sphgf said:

Ainda no campo das sugestões,,, seria bacana se as mensagens que transitam nas caixas de correios e privadas circulassem pelo fórum !!  rsrsrs

 

sugestão interessante !

 

 

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Eolocos disse:

 

sugestão interessante !

 

 

 

Olá Eolocos,

então a um bom atrás (e já contei esta história) fiquei procurando um software chamado Crystal Ball (Oracle), e numa das pesquisas acabei achando uma versão student naquela época numa página de um professor da UFSC.

 

Depois de instalar como pacote do excel fui rodar os resultados da lotofácil e fazer a previsão para o próximo concurso.

 

Mas o que o soft previu ?

E qual recurso ele usou ?

 

Resposta ele fez a previsão do valor esperado matemático calculado que eu já havia feito manualmente !!

 

 V E (DEF. MAT)1,63 - 3,25 - 4,88 - 6,50 - 8,13 - 9,75 - 11,4 - 13 - 14,6 - 16,3 - 17,9 - 19,5 - 21,1 - 22,8 - 24,4 

 

Como resultado desse cálculo tem-se r^2 = 1 ou seja correlação perfeita:

y=1,625x

 

velf.jpg.5156181dfc32d7041694f8707a1c3eeb.jpg

 

 

velf.thumb.jpg.939410ed2314cb654140aaff677986ad.jpg

 

E o recurso basicamente que ele usou foram várias simulações de Monte Carlo.

 

Como você sabe a ideia principal da Regressão é encontrar uma fórmula que prediz o resultado futuro.

 

Naquele momento o que eu consegui entender era:

 

Qualquer software que tentar prever alguma coisa estará usando funções, equações e conceitos já existentes da matemática conhecida !!

 

Então por exemplo se usar os CSN e tentar aprisionar uma equação que defina as dezenas pelos CSN já sorteados muito provavelmente as simulações vão devolver uma fórmula incompleta que vai gerar combinações pelo CSN.

 

Só que esta fórmula a gente já sabe dado o CSN encontrar a combinação e vice versa, então o que se pode tentar fazer e tentar encontrar dezenas posicionais em parte da combinação futura, um passo a frente.

 

Veja:

 

velf.jpg.6a8eebbaf8c4534c4e04fbe3c528ddc3.jpg

 

Se a regressão conseguir prever o sobe e desce um passo a frente para algumas posições, você terá dezenas fixas posicionais e isso reduz drasticamente a quantidade de jogos.

 

Esse gráfico mostra que a cada concurso, as dezenas sorteadas em cada posição variam para baixo, para cima ou mantém-se e não acredito que com a matemática conhecida atualmente se possa calcular TODAS as posições que irão descer, quais irão subir e quais irão se manter, porém acredito que dá pra calcular sim, partes da combinação ou posições um passo a frente, inclusive se você fizer isso visualmente vai até chutar certo !!

 

sds,

Sphgf

 

p.s. há uma versão da bola de cristal, não posso afirmar se vai rodar no excel atual ou 64 bits, pra quem quiser tentar prever o futuro...

 

https://sites.google.com/site/supertrainp/supertrainp/anexos

 

 

Edited by Sphgf
Correção ortográfica.
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

On 4/1/2023 at 11:21 AM, Eolocos said:

 

vou inverter a pergunta

 

:) 

 

o que vocês acham de pegar padrões e usar regressão linear baseado nestes padrões ?

 

:)

 

 

@Sphgf

 

confuso ??

 

eu sou assim, gosto de ver o outro lado da moeda :) 

 

Link to comment
Share on other sites

Agora, Eolocos disse:

confuso ??

 

eu sou assim, gosto de ver o outro lado da moeda :) 

 

 

Eolocos,

ainda aguardando encontrar um padrão diferente do que conheço:

O padrão é não ter padrão ...

 

Sds,

Sphgf

Link to comment
Share on other sites

19 minutes ago, Sphgf said:

 

Olá Eolocos,

então a um bom atrás (e já contei esta história) fiquei procurando um software chamado Crystal Ball (Oracle), e numa das pesquisas acabei achando uma versão student naquela época numa página de um professor da UFSC.

 

Depois de instalar como pacote do excel fui rodar os resultados da lotofácil e fazer a previsão para o próximo concurso.

 

Mas o que o soft previu ?

E qual recurso ele usou ?

 

Resposta ele fez a previsão do valor esperado matemático calculado que eu já havia feito manualmente !!

 

 V E (DEF. MAT)1,63 - 3,25 - 4,88 - 6,50 - 8,13 - 9,75 - 11,4 - 13 - 14,6 - 16,3 - 17,9 - 19,5 - 21,1 - 22,8 - 24,4 

 

Como resultado desse cálculo tem-se r^2 = 1 ou seja correlação perfeita:

y=1,625x

 

velf.jpg.5156181dfc32d7041694f8707a1c3eeb.jpg

 

E o recurso basicamente que ele usou foram várias simulações de Monte Carlo.

 

Como você sabe a ideia principal da Regressão é encontrar uma fórmula que prediz o resultado futuro.

 

Naquele momento o que eu consegui entender era:

 

Qualquer software que tentar prever alguma coisa estará usando funções, equações e conceitos já existentes da matemática conhecida !!

 

Então por exemplo se usar os CSN e tentar aprisionar uma equação que defina as dezenas pelos CSN já sorteados muito provavelmente as simulações vão devolver uma fórmula incompleta que vai gerar combinações pelo CSN.

 

Só que esta fórmula a gente já sabe dado o CSN encontrar a combinação e vice versa, então o que se pode tentar fazer e tentar encontrar dezenas posicionais em parte da combinação futura, um passo a frente.

 

Veja:

 

velf.jpg.6a8eebbaf8c4534c4e04fbe3c528ddc3.jpg

 

Se a regressão conseguir prever o sobe e desce um passo a frente para algumas posições, você terá dezenas fixas posicionais e isso reduz drasticamente a quantidade de jogos.

 

Esse gráfico mostra que a cada concurso, as dezenas sorteadas em cada posição variam para baixo, para cima ou mantém-se e não acredito que com a matemática conhecida atualmente se possa calcular TODAS as posições que irão descer, quais irão subir e quais irão se manter, porém acredito que dá pra calcular sim, partes da combinação ou posições um passo a frente, inclusive se você fizer isso visualmente vai até chutar certo !!

 

sds,

Sphgf

 

p.s. há uma versão da bola de cristal, não posso afirmar se vai rodar no excel atual ou 64 bits, pra quem quiser tentar prever o futuro...

 

https://sites.google.com/site/supertrainp/supertrainp/anexos

 

 

 

interessante a análise !

 

uma pena eu não saber usar o Excel :( 

 

fazemos o mesmo tipo de análise, a diferença é que vc trabalha com as dezenas individuais e eu trabalho com o conjunto de tais dezenas ( CSN )

 

aparentemente, tudo igual, exceto, ao analisar os erros !

 

com CSN eu preciso fazer isto para uma única variável !

 

com dezenas individuais, temos que fazer isto para cada dezena que o processo aponta !

 

Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, Sphgf said:

 

Eolocos,

ainda aguardando encontrar um padrão diferente do que conheço:

O padrão é não ter padrão ...

 

Sds,

Sphgf

 

discordo neste quesito !

 

o padrão é ter padrões :) 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...