Jump to content

Possibilidade de tornar o fórum exclusivo para assinantes e pessoas selecionadas. Entenda...


Jimmy

Recommended Posts

  • Administrador

Pessoal, antes de fazer qualquer mudança no fórum, venho sempre aqui buscar a opinião de vocês. E o que vocês comentam é MUITO IMPORTANTE PARA MIM. Se não fosse, sequer publicaria pedindo a opinião de todos, mesmo porque vocês ajudam a fazer deste site o maior fórum de loterias do Brasil. Enfim...

 

Como a maioria que está aqui a muito tempo sabe, o fórum foi criado para ser gratuito e por enquanto é desta forma que vai se manter, já que este tópico é apenas uma consulta e não uma decisão final.

 

O fórum tem custos, passam em média 5 mil pessoas por dia por aqui. Apesar disso é pouco valorizado, recebemos poucas contribuições financeiras, alguns meses sequer recebemos. Os anunciantes são poucos e não é sempre que aparece alguma empresa querendo anunciar, apesar da qualidade do site e do público altamente segmentado que temos. Então como já publiquei diversas vezes, o fórum existe pela nossa união, eu pago os custos e vocês me ajudam com o conteúdo. Mantenho o fórum no ar por orgulho, por gostar e por saber que é importante.

 

Ao ver alguns exemplos de fóruns premium, me surgiu a ideia de quem sabe tornar o nosso um lugar seletivo em que membros já cadastrados, membros valorosos, Super VIPs e VIPs iriam continuar participando normalmente (sem limitação) e apenas novos membros teriam que pagar uma pequena assinatura para ter acesso aos conteúdos mais importantes e engajados publicados aqui.

 

Não vou entrar em detalhes, mas a intenção não seria oferecer só o conteúdo, mas também com as assinaturas, conseguir angariar valores para oferecer serviços aos participantes.

 

Muitos membros já vieram me sugerir algo similar, inclusive alguns já me mandaram mensagens dizendo que publicariam conteúdo mais selecionado se o fórum tivesse um acesso mais seletivo.

 

Mas então, o que vocês pensam sobre isso? Ideias, sugestões, críticas, por favor, comentem. 

Obrigado!

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

o forum todo aberto dificulta um pouco o interesse do pessoal em contribuir,

se pode fazer de modo escalar, para apimentar a curiosidade

area aberta para todos, area aberta para quem participa com frequência "membros", areas para vip , area para super vip e areas restritas só para convidados

isso vai atiçar a curiosidade, uma coisa que nao pode ficar aberto é o topico de palpites

 

para evitar o pessoal de pagar o mes só para sair catando todas as planilhas é só colocar limite para baixar por dia  de acordo com a contribuição

ou  se pode tbm ver um lance de pagar só para baixar as planilhas e os donos das planilhas que forem baixadas recebe uma porcentagem para incentivar postar planilhas interessantes

tem que colocar uma categoria "geral" para area de download que serve para todas as planilhas para facilitar, tbm especificar se tem vba ou nem já que nem todo mundo gosta , tipo colocar tipo um formulario do que se trata a planilha com certas categorias para se filtrar os interesses de quem quer baixar

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador
4 horas atrás, Omesmo disse:

ou  se pode tbm ver um lance de pagar só para baixar as planilhas e os donos das planilhas que forem baixadas recebe uma porcentagem para incentivar postar planilhas interessantes

Se fizer isso fico devendo para quem criou a planilha, pois o número de pessoas que baixam é simplesmente muito superior a aqueles que contribuem. Mesmo cobrando assinatura, ainda assim, iria ficar devendo. Mas não descarto a possibilidade com algumas pessoas em algum tipo de parceria. Mas no geral realmente não é possível pelo simples fato que não é sustentável.

Quem normalmente publica planilha, sabe que está colaborando com o fórum e não buscando uma fonte de renda. O fórum não tem lucro e mesmo cobrando assinatura acredito que também não teria grandes lucros a esse ponto. A intenção seria reverter o valor em benefícios para os próprios participantes e não explorar o fórum para me enriquecer (alguns devem acreditar que esse é o objetivo, apesar de ser praticamente impossível).

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

22 minutos atrás, Jimmy disse:

Se fizer isso fico devendo para quem criou a planilha, pois o número de pessoas que baixam é simplesmente muito superior a aqueles que contribuem

no caso teria uma area de planilhas pagas, onde só se baixa se pagar , pode se colocar planilhas de valores onde o dono define o preço e o forum fica com 30 %, area de planilhas mais simples de valores fixo que todas teriam o mesmo preço, e uma area de planilhas gerais que quem contribuir  pode baixar uma certa quantidade por dia para a pessoa nao contribuir só para baixar

é só uma ideia, eu mesmo nao participarei pq já desencanei disso , quem comprar um certo valor de planilhas pode ganhar uma cota de algum bolão
seria tbm uma opção de criar bolões simples mais constantes para vender no forum e o valor ser investido no forum  e quem comprar ganha x dias de vip , tipo de 10 ou 15 cotas que só seriam apostadas depois de vender tudo ou a certo valor de acumulado de tal loteria

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador
14 minutos atrás, Omesmo disse:

é só uma ideia, eu mesmo nao participarei pq já desencanei disso , quem comprar um certo valor de planilhas pode ganhar uma cota de algum bolão

Entre as vantagens para os membros foi pensado a possibilidade de fazer bolões mensais para os assinantes. Só não detalhei esses pormenores, pois estou realmente recolhendo sugestões como as suas. São todas bem-vindas.

Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Jimmy disse:

Mas então, o que vocês pensam sobre isso? Ideias, sugestões, críticas, por favor, comentem. 

Estava lendo as mensagens e me lembrei que há algum tempo pensei em criar um site de apostas. Mas ficou só no pensamento. Nem sei como começar algo assim. No seu projeto não existiria tal possibilidade? O que não falta por aqui são 'cabeças pensantes'. :idea: 

 

P.S. E concordo com a sua ideia. Muita gente se beneficia com o acervo do fórum. Alguns certamente ganham uma boa grana e nem sequer voltam para agradecer. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Primeiramente ... muito obrigado pela existência deste.

Não faço idéia de como o administra.

Minha simples e singela contribuição... acho bem insiguinificante para poder ajudá-lo.

A idéia que eu tenho é que:

Poderia criar os bolões e vendê-los a quem querer participar, como é feito já em algum momento.

          Ex.: Independência(lotofacil), megadavirada... etc.

Nesses bolões pode acirrar uma disputa entre os VIP's para criarem os BOLÕES que você iria vendê-los.

Assim eu acho quem comprar ganha, os VIP's seriam mais competitivos na geração dos bolões e o site teria um ganho nas vendas.

Obrigado, e SORTE SEMPRE a todos!

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Jimmy disse:

Entre as vantagens para os membros foi pensado a possibilidade de fazer bolões mensais para os assinantes. Só não detalhei esses pormenores, pois estou realmente recolhendo sugestões como as suas. São todas bem-vindas.

acho que como é para arrecadar  os bolões devem ser abertos a todos vips ou nao, mesmo pq nem todos participam e muitos por problemas financeiros
oq vc pode fazer é cruzar os incentivos como falei, quem comprar os bolões dar um tempo de vip com acesso a areas restritas para os vip

quem comprar as planilhas ganhar uma cota de um dos bolões lançados

os bolões nao precisam ter concurso certo podem ser apostados depois de vender tudo e com a regra de x valor de acumulado, tipo a lf com 3mi minimo de premio, quina com 5mi de premio e po aí vai é só ver os historicos de premiação para definir um valor minimo de premio para compensar divisão , ou apostar só depois de vender tudo mesmo  sem valor minimo , poucas cotas com apostas online se for premio bom com pagamento por doação para ter pouco imposto a ser descontado

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

17 horas atrás, Jimmy disse:

Ao ver alguns exemplos de fóruns premium, me surgiu a ideia de quem sabe tornar o nosso um lugar seletivo em que membros já cadastrados, membros valorosos, Super VIPs e VIPs iriam continuar participando normalmente (sem limitação) e apenas novos membros teriam que pagar uma pequena assinatura para ter acesso aos conteúdos mais importantes e engajados publicados aqui.

 

@Jimmy, sou a favor dessa ideia! Pois além de gerar mais receita para o fórum, também iria diminuir a participação/criação de usuários "fakes", que se cadastram apenas para fazer propaganda ou criar tópicos sem fundamentos para gerar discussões...

 

Em relação a gerar receita para o fórum, eu já sugeri isso uma vez e vou sugerir novamente, um mini concurso de palpites semanal ou quinzenal, onde pagaríamos para participar e o valor arrecadado seria distribuído entre os primeiros colocados, detalhe que somente membros que estivessem participando teriam acesso ao tópico de palpites. Na taxa de participação já poderia incluir o percentual do fórum, exemplo: taxa $25 reais, $20 para premiação e $5 para o fórum...

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Omesmo disse:

acho que como é para arrecadar  os bolões devem ser abertos a todos vips ou nao, mesmo pq nem todos participam e muitos por problemas financeiros
oq vc pode fazer é cruzar os incentivos como falei, quem comprar os bolões dar um tempo de vip com acesso a areas restritas para os vip

quem comprar as planilhas ganhar uma cota de um dos bolões lançados

os bolões nao precisam ter concurso certo podem ser apostados depois de vender tudo e com a regra de x valor de acumulado, tipo a lf com 3mi minimo de premio, quina com 5mi de premio e po aí vai é só ver os historicos de premiação para definir um valor minimo de premio para compensar divisão , ou apostar só depois de vender tudo mesmo  sem valor minimo , poucas cotas com apostas online se for premio bom com pagamento por doação para ter pouco imposto a ser descontado

 

Agora, Yusuke disse:

 

@Jimmy, sou a favor dessa ideia! Pois além de gerar mais receita para o fórum, também iria diminuir a participação/criação de usuários "fakes", que se cadastram apenas para fazer propaganda ou criar tópicos sem fundamentos para gerar discussões...

 

Em relação a gerar receita para o fórum, eu já sugeri isso uma vez e vou sugerir novamente, um mini concurso de palpites semanal ou quinzenal, onde pagaríamos para participar e o valor arrecadado seria distribuído entre os primeiros colocados, detalhe que somente membros que estivessem participando teriam acesso ao tópico de palpites. Na taxa de participação já poderia incluir o percentual do fórum, exemplo: taxa $25 reais, $20 para premiação e $5 para o fórum...

 

@Jimmy  Tenho acompanhado este Tópico

Até este momento simpatizo também com alguma(s) ideia(s) a partir das 2 sugestões citadas.

 

também

Digo isso, porque me parece haver sugestões referentes a essência do assunto (primário) e outras referentes a possibilidades decorrentes (secundário)

  1. primário Por exemplo: O que atrai um Assinante ?
  2. secundário Por exemplo: Que produtos interessam e podem ser oferecidos a um Assinante?

 

Parabéns pelo Tópico e muitíssimo abrigado à todos pelas colaborações.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Por experiencia própria, vale experimentar por 30 dias depois ou assina ou trava

Tambem acho que tda assinatura deveria ser anual e sem categorizar

Por oportuno acho que  em nossas atitudes "diárias" precisamos valorizar o forum e assim o forum poderá implementar algo mais  e tudo tem custos

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, Jimmy disse:

Se fizer isso fico devendo para quem criou a planilha, pois o número de pessoas que baixam é simplesmente muito superior a aqueles que contribuem. Mesmo cobrando assinatura, ainda assim, iria ficar devendo. Mas não descarto a possibilidade com algumas pessoas em algum tipo de parceria. Mas no geral realmente não é possível pelo simples fato que não é sustentável.

Quem normalmente publica planilha, sabe que está colaborando com o fórum e não buscando uma fonte de renda. O fórum não tem lucro e mesmo cobrando assinatura acredito que também não teria grandes lucros a esse ponto. A intenção seria reverter o valor em benefícios para os próprios participantes e não explorar o fórum para me enriquecer (alguns devem acreditar que esse é o objetivo, apesar de ser praticamente impossível).

E se criasse tipo o ML vc cria a planilha tem uma parte do forum e uma parte de quem criou a planilha.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

@Jimmy e demais coelgas, boa tarde1

vale tb para o JB?  

tenho vontade de postar os palpites sempre, , só faço eventualmente , e qd posto há um garnde numero de acessos,

o problema , é que copiam  postam em canais ..gps de wtassap etc, sem citar fonte, isso incomodada, é o mesmo que acontece com as planilhas dos colegas, idéias.. canso de ver por ai..enfim

se for válido tb para o JB , a ideia de um tópico fechado de palpites diaários para os interessados seria bem legal, o forum com uma porcentagem, a ser decidida por vc,  até pq essa análise é diaria, ..evitaria de eu ter que enviar via watssap a cada um, como faço,  só sugestão.

sorte a todos.

sandra

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

Pessoal, estou curtindo todas as postagens para não me perder nas sugestões.

Basicamente o tópico é sobre transformar o fórum em um ambiente privativo aos que já estão aqui hoje e aos assinantes posteriormente, parte do conteúdo ou conteúdo total. Contudo, não se discute aqui a venda de planilhas ou coisas do tipo, pois não é esse o objetivo do tópico, apesar de muitos já estarem indo para esse lado. Isso pode ser discutindo em outro tópico posteriormente, que pode ser até uma coisa feita em conjunto, mas não é o foco. Inclusive uma das grandes dificuldades do fórum é ter uma forma efetiva de cobrança mensal ou anual. E isso ainda é mais complicado para um "marketplace" de planilhas. Inclusive, tem que ser algo que não entre em conflito, pois o pessoal publica planilhas aqui, como já falei, para ajudar e não para lucrar. A partir do momento que começa a cobrança de qualquer planilha, o pessoal só vai pensar em fazer com esse objetivo. Ou seja, por qual motivo alguém vai assinar o fórum, se precisa pagar pelas planilhas? E o foco não devem ser nas planilhas, mas o conteúdo oferecido pelos membros que aqui estão e as vantagens que as pessoas terão ao assinar.

Sei que ao debater sobre a possibilidade de tornar o fórum restrito, vão aparecer pessoas querendo ou achando que merece uma parte ou até pensando o porquê a administração tem que ganhar algo, enquanto os participantes não ganham "nada" (apesar de diariamente ter conteúdo valioso aqui), natural. Mas sequer sabemos se vão ter assinantes ou pessoas dispostas em comprar planilhas. E como disse, a intenção é tornar o fórum mais seletivo e oferecer vantagens, não é especificamente criar uma fonte de renda para mim ou qualquer pessoa.

O que pode ser discutindo também é que aqueles membros que colaboram com efetividade com o conteúdo do fórum, tenham algumas vantagens, como por exemplo, oferecer seus serviços particulares. 

Respondo a todas as sugestões depois. Obrigado.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

Outra coisa importante... Você ao colaborar com o fórum diariamente, além de compartilhar conhecimento, estará em uma vitrine, em que poderá oferecer serviços para os interessados, até mesmo sem precisar se esconder atrás de um usuário, já que o fórum terá uma restrição e um fluxo menor de pessoas estranhas. Para assinar o fórum, as pessoas teriam que deixar um mínimo de dados, evitando perfis que visam golpes, tumultuam, atrapalham e são apenas chupins. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

estou aqui no fórum, faz um tempinho... acho que morava em SP ainda quando comecei a participar (lá se vão uns 12-13 anos só nesse www).
Ao longo desse tempo, vi pessoas entrarem participarem fortemente, sumirem.

Apresentarem soluções "incríveis" e sumirem.
Vejo atualmente muitos que são mais dedicados que eu (mesmo quando eu postava mais) a todos esses meu muito obrigado.

 

A proposta não é vender loteria, mas ganhar a partir desse ambiente de loteria. 
Não obrigatoriamente com apostas, planilhas, mas com todo o network possível.

Vou citar um aqui: Eglitz @Eglitz, lembram dele??? a partir de uma planilha 17-15-14-15=8 que ele desenvolveu, fiz "ampliações" com ele. Tempos atrás tive a honra de conhecer pessoalmente, numa passada dele aqui na cidade que moro. Ele me explicou na época "tudo" sobre matrizes, inclusive dali saem as "minhas excellentes séries".

Através do fórum faço "as apostas" para muitos jogadores, os quais já tiveram êxito nos prêmios, e eu ganhei pela elaboração. Ou seja, foi uma prestação de serviço.

E nisso venho explicar que essa "vitrine" citada pelo Jimmy é esse network que não precisa ficar limitado em loterias. Podem surgir outras relações comerciais.

Podem nunca acontecer, e podem acontecer no primeiro contato "pessoal" (virtual eheh) entre os integrantes do fórum.

 

Aí entra o lance do fórum ser mais restrito.

 

A partir do lazer, hobby, vício (para alguns pode ser), ou mesmo trabalho com loterias, teremos um ambiente mais salutar para conversamos sobre assuntos não limitados em loterias.

 

E, claro, ninguém é obrigado a gostar disso... e ninguém está afirmando que SERÁ realmente isso... e ninguém (se ocorrer) será "obrigado" a fazer "negócios" fora do assunto loterias. São somente hipóteses. 

Um planejamento.
E como todo planejamento, tem uma ideia inicial, análise das opções, definição do que será feito, execução, e, por fim resultados.

OU, simplesmente não mudar nada e fica como está.

 

..... ..... ..... tem mais coisa... mas já ficou textão,,, parece podcast de tão longo kkkkk

 

Vamos opinando amigos.

 

Abraços

Rogério

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • Administrador

Vem o fato também que com assinantes (se tiverem pessoas realmente interessadas em assinar, já que o pessoal está acostumado com tudo grátis e quando o "dono" do site ganha alguma coisa, ainda está fazendo errado em ganhar e manter os custos ou empreender), bolões serão apostados com essas assinaturas, e os bolões poderiam ser maiores conforme a quantidade de assinantes. Quem ganharia? Todos nós!

 

Por quê? Porque o prêmio seria dividido entre os futuros assinantes e os super vips que hoje participam. Ou seja, além do conteúdo publicado aqui, os assinantes estariam participando de um clube de apostas, em que prêmios são divididos entre eles. Seria possível criar enquetes para decidir inclusive qual loteria jogar no próximo mês e focar nos concursos especiais quando tiverem.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Quando comecei a usar o forúm já pensei se não deveria ser assim, uma comunidade mais restritiva mas atualmente já tenho outra visão sobre meu pensamento. Pois não teria o conhecimento que tenho hoje se não fosse o forum e as pessoas que passaram por ele.

Minnha opinião sobre :

 

“Basicamente o tópico é sobre transformar o fórum em um ambiente privativo aos que já estão aqui hoje e aos assinantes posteriormente.......,”

 

 

 E compartilho minha opinião sobre o que penso nas possibilidades que possam acontecer:

 

 

Na minha visão entendo que está ação pode-se ter reflexos como:

 

- menor engajamento

- lopping de quase mesmas ideias;

-mais troca de comentários / menos troca de experiências (possibilidades de novos usuários debatedores);

-discussões limitadas a mesmo campo de ideias;

 

Respeitando a idéia inicial e todos os pontos de vistas relatados aqui por todos os membros. Apenas destacando as possibilidades que podem acarretar.

 

Boa noite a todos.

 

Obs: Não entrando no mérito das outras ideias já sugeridas opinando somente sobre a sugestão das possibilidades do ambiente se tornar mais privado.

 

Aceito as criticas também a quem as queira colocar.

 

 

 

Sds

 

OuroDeTolo.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, amigos.

 

Respeitando todas as opiniões, pontos de vista e, principalmente, a ideia original do tópico, acredito que todos nós poderíamos nos tornar assinantes e não somente os novos integrantes, os quais até podem contribuir com um valor um pouco superior aos antigos participantes. Creio que uma pequena contribuição mensal, anual ou mesmo única, mas de todos nós, seria de grande ajuda e importância para a manutenção do forum. Tenho certeza que qualquer mudança conforme proposta  só faria selecionar mais positivamente os participantes.

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Bem. Eu fico pensando o seguinte: visitantes são aos milhares, diariamente. Entretanto, quantos são aqueles que realmente movimentam o Fórum, frequentemente, com as suas publicações, ideias, polêmicas, etc? No meu entender esse detalhe deve ser levado em conta. :cool:

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, ON aia B disse:

Bem. Eu fico pensando o seguinte: visitantes são aos milhares, diariamente. Entretanto, quantos são aqueles que realmente movimentam o Fórum, frequentemente, com as suas publicações, ideias, polêmicas, etc? No meu entender esse detalhe deve ser levado em conta. :cool:

bom dia! bom dia a todos ,

penso como vc,  pouquissimos movimentam o forum, só visitam em busca das idéias dos colegas,  muitos copiam e fazem gps de wtassap, canais no youtube etc, com planilhas que pegam aqui, canso de ver, nem é esse o problema, NÃO citam fonte,,, ,,, ,,enfim..

boa sorte pra nós

sandra

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

@Jimmy, você teria que pensar nos possíveis problemas jurídicos que poderia ter pelo fato de transformar o forum em um "serviço" propriamente dito, independente de visar ou não lucro. Claro que da forma atual também pode acabar sofrendo algum processo, mas ao tornar um serviço, a chance de se judicializar algo contra o forum e o seu proprietário aumentam, pois o forum vai ser visto dentro da lei do código de defesa do consumidor e tudo que implica.

 

Exemplo: algum usuário publica um programa maliciosa, um assinante do forum baixa e tem prejuízo com isso. O forum acaba sendo parte legitima. Não que não possa ser no modelo atual, mas é mais difícil alguém entrar com um processo contra um forum aberto, grátis. No caso de um forum pago, as pessoas, pela insatisfação, podem externar em um processo judicial de forma mais fácil, ainda mais coma facilidade de se entrar com processos de pequenas causas sem advogado.

 

São várias coisas a serem pensadas e uma acessória jurídica e contábil teriam que ser vistas para te passar o que pode e não pode ser feito, o que você pode ser responsável ou não... a forma empresarial mais adequada aos seus riscos...

 

 

Agora, tirando essa parte mais jurídica, vou falar o que EU ACHO.

 

1) ao tornar o forum SELECIONADO, apenas para assinantes e para os vips, etc. pode haver uma perda de conteúdo de pessoas que querem expor algo que encontraram e não estão afim de assinar o forum apenas para expor sua ideia.

2) as discussões do forum vão acabar se polarizando em determinadas pessoas até que elas deixem o forum.

3) talvez o forum perca a sua essência, que ao meu ver, é ser o maior forum de discussão sobre loterias do Brasil. Poderá ser o maior forum privado de discussão de loterias do país.

 

Além disso, eu sou um apreciador do opensource e do uso livre de softwares. Claro que nem sempre dá para deixarmos algo exposto para todos, pois podem se aproveitar disso para fazer dinheiro as nossas custas (algo que parece ocorrer aqui no forum com aproveitadores que pegam ideias aqui e lucram em seus canais, sites), até por isso os meus programas são gratuitos, mas código fechado, pois há diversos sites, brasileiros e gringos, que faturam horrores com programas lotéricos de qualidade duvidosa. No entanto, possuo um repositório no github com vários projetos de código aberto.

 

 

Mas a decisão, meu caro @Jimmy, só cabe a você. Você precisa saber o que vale a pena para ti, pois quem mantem é você. Só você sabe o valor sentimental que tudo isso tem.

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

5 horas atrás, rockcavera disse:

você teria que pensar nos possíveis problemas jurídicos que poderia ter pelo fato de transformar o forum em um "serviço" propriamente dito, independente de visar ou não lucro.

Quem sabe então, criar um "apoia-se" e mecanismos afins, a exemplo do que existe em inúmeros canais internet afora que passam informação sobre variados temas, porém, sem a possibilidade que esse aqui oferece, gratuitamente, que é, entre outras coisas além de informar, contribuir para desenvolver o raciocínio, acertar algo que valha a pena e faturar uma boa grana. Muita gente já seguiu por algum tempo o que foi publicado aqui, se deu bem, encheu o bolso e não voltou nem sequer para agradecer, retornou apenas para colher mais frutos. Me engana que eu gosto. 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...