Jump to content

Fechamentos Inconsistentes


OdeioParasita

Recommended Posts

28 minutos atrás, OdeioParasita disse:

 

Observe que tomei o cuidado de usar a expressão “tão eficaz quanto” e não o termo “equivalente”. Visto que equivalência matemática é um conceito bem definido. Além disso, desconheço técnicas de se provar equivalência de fechamentos. O conceito de prova de equivalência proposicional não se aplica.

 

Aqueles que forem mais empolgados com a Matemática, ou que gostam de entender a razão das coisas, podem tentar explicar o porquê. Já aqueles que forem mais pragmáticos podem se perguntar: - Há outros fechamentos com o mesmo comportamento? Tão eficazes quanto?

 

Bom, eu usei o termo equivalente, pois ambos fechamentos trazem a mesma quantidade de cobertura, ou seja, 100%. Não sou matemático e não conheço a definição de equivalente na matemática. Uma rápida procura no google apenas trouxe sobre frações equivalentes. Então, como sou curioso por conhecimento, quero aprender a definição matemática de equivalente. Sei que alguns pode dizer que foge do assunto do tópico, mas eu acho interessante.

 

Abraço.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/07/2023 em 18:54, OdeioParasita disse:

Já que ganhar em loteria depende da sorte, um desafio intelectual para passar o tempo.

 

Montar um fechamento é coisa trivial. Entretanto, entender as propriedades matemáticas dos fechamentos é algo muito mais desafiante.

 

O título desse tópico é Fechamentos Inconsistentes. Uma combinação de 15 números acertará, necessariamente, no mínimo 5 pontos. Então, por que o fechamento 18-15-9-9 é tão eficaz quanto um 18-15-14-15?

 

Quem souber responder a esse desafio irá ganhar conhecimento e, se tiver sorte, poderá até ganhar na loteria.

 

Olá, desafio por desafio, que tal este:

20-10-4-4 = 36 Created by Rade Belic

 

Disponível no site do Dan Gordon: https://ljcr.dmgordon.org/cover/show_cover.php?v=20&k=10&t=4

 

O desafio é rearranjar o fechamento de modo que as 20 dezenas ocorram com igual frequência de 18 vezes cada mantendo 4 se 4.

 

Quem souber fazer demonstrará conhecimento e, se tiver palpite, poderá até utilizar na Lotomania !!

 

Sds,

 

Sphgf

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Este post aqui mencionou que alguns fechamentos 22-15-11-11 contêm a propriedade de garantir 100% de lucro sob a condição de se acertar 15 em 22. Porém, o tema aqui é a consistência. Existe a consistência matemática e a consistência do jogo Lotofácil. Quando analisado sob o escrutínio do jogo de loteria, o fechamento 22-15-11-11 é inconsistente, pois é impossível m = 11 quando v = 22.

Link to comment
Share on other sites

On 12/15/2022 at 9:32 AM, walt said:

Para o interesse da cmunidade

https://mathworld.wolfram.com/WittDesign.html

 

Muito curioso perceber como o acaso interfere no caminho que trilhamos. Por causa desse citado post, descobri o trabalho de W.H. Mills. Confesso que nunca tinha ouvido falar dele. Foi uma fonte enorme de aprendizagem para mim.

 

Uma coisa é saber. Outra coisa é achar que sabe. Percebi que eu só achava que sabia sobre vários temas.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
Posted (edited)

Partindo do pressuposto que evoluir é coisa boa, tenho convicção que o entendimento conceitual faz evoluir a compreensão do problema analisado.

 

Motivado pelo que foi apresentado neste post, percebi que o fechamento apresentado pelo @Rodolfo822 tem 16 números fixos, e não 14. Então, resolvi montar o fechamento abaixo:

 

25-20-15-15 = 3 (14 números fixos)

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 21 22 23 24 25

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 16 17 18 23 24 25

 

Depois fiz o seguinte questionamento para mim mesmo:

 

Quando se escolhe 14 números para fixar, quantas combinações de 20 são necessárias para garantir 15 pontos quando acertarmos todos os 14 fixos?

 

Resposta: 2 combinações.

 

O fechamento com apenas 2 combinações de 20 terá necessariamente 15 números fixos, pois é impossível montar tal fechamento com menos de 15 fixos. Porém, basta acertar 14 deles para se garantir os 15 pontos.

 

Logo, se a última linha do fechamento acima for removida, deixando-o com apenas 2 combinações, a garantia será preservada. Será um 25-20-15-15 = 2 com 15 fixos de fato, mas 14 fixos na prática.

 

Edited by OdeioParasita
Acrescentar informação.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...